AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 14 Fev 2012, 21:05

K.C.O escreveu:Camarada,

A vela OS Nº8 é e continua sendo uma ótima vela para esse seu motor. A única coisa que ocorre é que ela é uma vela média, ou seja, não se enquadra na fria e nem na quente (definição tosca a minha, mas é isso).

Desta forma se a sua carburação está com uma mistura ar / combustível um pouco gorda, a OS Nº8 vai fazer o motor rodar de boa, vela OS Nº8 queima quase tudo que entra no carburador, mas deixa o motor um pouco quente.

Outra vela que você pode usar (a vela original da HPI que vem nesse seu motor) é a R5. É uma vela fria e pode ser um pouco mais chato acertar a regulagem ideal do motor, mas deixa o motor em uma temperatura mais legal.

Em Terras Brasiles, você acha as duas velas nesse site: http://www.milinfohobby.com.br/menu-178 ... ismo-velas

Att. K.C.O


Obrigado mesmo pela atenção e resposta. Vou continuar com essa vela mesmo. Ficou com medo de estar errado e tal... A primeira vela queimei no amaciamento, já no final... E essa queimei hoje. Tipo... Terminei o amaciamento há três semanas e rodei com ela creio que uns 04 tanques no TOTAL desde a troca da primeira.

Abs!


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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 11 Mar 2012, 14:23

Bom... Nada como o tempo para ajudar. Agora eu mesmo regulo o meu carro e tal. Está andando bem. Apenas a terceira marcha que ainda está "verde", digamos assim. As vezes entra e as vezes não. Mas creio que motor ainda está muito novo. Obrigado a todos pela ajuda e espero futuramente ajudar a todos que tiveram dúvidas como as minhas. Abraços!!!!!


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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor Ramon986 » 12 Mar 2012, 13:30

Opa então amigo vamos lá:

Agulha de alta -> controla a entrada de combustível no carburador

Agulha de baixa -> controla a entrada de ar no carburador

Algumas dicas:

Quanto mais aberto estiver o parafuso da agulha de alta mais lubrificado e mais frio vai estar seu motor, porém seu carro perderá potencia

Quanto mais fechado estiver o parafuso da agulha de alta, mais potencia você terá, porém seu motor vai receber menos lubrificação e aquecerá mais

Durante o amaciamento deixe o motor mais ''gordo'', isto é com mais lubrificação, o que é essencial para qualquer motor novo, para isso abra um pouco mais a agulha de alta

Agora, quanto a relação da posição das agulhas aí depende do manual do que está escrito no manual do seu modelo

Comesse a regular a agulha de alta depois passe a regular a agulha de baixa

Agora, respondendo a sua pergunta, sim creio eu que todos os motores possuem agulha de alta e agulha de baixa, pois eles que controlam a entrada de ar e combustível no carburador

Espero ter ajudado

Para mais informações, visite meu blog -> seuautomodelo.blogspotcom

Lá você encontra-rá diversas dica sobre atomodelismo, vale a pena conferir


"Definitivamente, há algo nos motores que me acalma. Algo que traz paz à minha alma."

— Ramon Vargas

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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 18 Mar 2012, 13:58

Galera eu acho que já perguntei sobre isso, mas não achei. Veja se estou correto. Não queria, por favor, explicação complexa, pois sou iniciante no hobby.

Agulha de alta: Serve para regular a passagem do combustível para o motor, ou seja, deixar mais "fino" ou mais "gordo", correto?!

Agulha de baixa: Serve para regular a passagem/mistura do ar com o combustível?! Ou serve para dar uma resposta mais rápida quando descemos o dedo no gatilho do acelerador?!

Agulha da lenta: Serve apenas para regular a aceleração do carro quando parado (giro do motor) e com isso não deixar ele apagar quando não acelerado?! Quando bem regulado após uma acelerada total o giro do motor deve baixar em aproximadamente 06 segundos, correto?! Outra coisa é que as rodas, quando suspensas, não podem ficar girando, certo?!

Agulha lateral dourada: Não faço a mínima idéia para que serve essa danada, tanto que nem mexi nela, apenas decorei a posição dela original e pronto.

Obrigado pela atenção e espero que tenham paciência em me explicar, coisa que todos tem me ajudado bastante. Abraços!


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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor Ramon986 » 18 Mar 2012, 18:57

danilobaiano escreveu:Galera eu acho que já perguntei sobre isso, mas não achei. Veja se estou correto. Não queria, por favor, explicação complexa, pois sou iniciante no hobby.

Agulha de alta: Serve para regular a passagem do combustível para o motor, ou seja, deixar mais "fino" ou mais "gordo", correto?!

Agulha de baixa: Serve para regular a passagem/mistura do ar com o combustível?! Ou serve para dar uma resposta mais rápida quando descemos o dedo no gatilho do acelerador?!

Agulha da lenta: Serve apenas para regular a aceleração do carro quando parado (giro do motor) e com isso não deixar ele apagar quando não acelerado?! Quando bem regulado após uma acelerada total o giro do motor deve baixar em aproximadamente 06 segundos, correto?! Outra coisa é que as rodas, quando suspensas, não podem ficar girando, certo?!

Agulha lateral dourada: Não faço a mínima idéia para que serve essa danada, tanto que nem mexi nela, apenas decorei a posição dela original e pronto.

Obrigado pela atenção e espero que tenham paciência em me explicar, coisa que todos tem me ajudado bastante. Abraços!



É isso aí, só que o que te faz dar mais aceleração é a combinação da afinação entre a agulha de alta e a agulha de marcha lenta, uma influencia na outra, por isso quando tu mexer em uma talvez será preciso mexer na outra, entendeu ?

E a agulha ''dourada'' não tem função de regulagem, ela apenas prende o conjunto da agulha de alta no carburador (pelo menos no meu carro a função dela é essa), não mexa nela, deixa como está

Qualquer dúvidas estamos aí pra isso...

Caso tenha mais dúvidas a respeito viste meu blog: seuautomodelo.blogspot.com

Lá você vai encontrar dicas sobre amaciamento, regulagem, limpeza entre outros, vale a pena conferir

Espero ter ajudado


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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 18 Mar 2012, 20:22

Ramon986 escreveu:
danilobaiano escreveu:Galera eu acho que já perguntei sobre isso, mas não achei. Veja se estou correto. Não queria, por favor, explicação complexa, pois sou iniciante no hobby.

Agulha de alta: Serve para regular a passagem do combustível para o motor, ou seja, deixar mais "fino" ou mais "gordo", correto?!

Agulha de baixa: Serve para regular a passagem/mistura do ar com o combustível?! Ou serve para dar uma resposta mais rápida quando descemos o dedo no gatilho do acelerador?!

Agulha da lenta: Serve apenas para regular a aceleração do carro quando parado (giro do motor) e com isso não deixar ele apagar quando não acelerado?! Quando bem regulado após uma acelerada total o giro do motor deve baixar em aproximadamente 06 segundos, correto?! Outra coisa é que as rodas, quando suspensas, não podem ficar girando, certo?!

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Obrigado pela atenção e espero que tenham paciência em me explicar, coisa que todos tem me ajudado bastante. Abraços!



É isso aí, só que o que te faz dar mais aceleração é a combinação da afinação entre a agulha de alta e a agulha de marcha lenta, uma influencia na outra, por isso quando tu mexer em uma talvez será preciso mexer na outra, entendeu ?

E a agulha ''dourada'' não tem função de regulagem, ela apenas prende o conjunto da agulha de alta no carburador (pelo menos no meu carro a função dela é essa), não mexa nela, deixa como está

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Espero ter ajudado



Muito obrigado! Com toda certeza ajudou e MUITO. Agora mesmo estou dando uma olhada no BLOG e está genial. Parabéns! Abraço!


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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor Ramon986 » 19 Mar 2012, 01:40

danilobaiano escreveu:
Ramon986 escreveu:
danilobaiano escreveu:Galera eu acho que já perguntei sobre isso, mas não achei. Veja se estou correto. Não queria, por favor, explicação complexa, pois sou iniciante no hobby.

Agulha de alta: Serve para regular a passagem do combustível para o motor, ou seja, deixar mais "fino" ou mais "gordo", correto?!

Agulha de baixa: Serve para regular a passagem/mistura do ar com o combustível?! Ou serve para dar uma resposta mais rápida quando descemos o dedo no gatilho do acelerador?!

Agulha da lenta: Serve apenas para regular a aceleração do carro quando parado (giro do motor) e com isso não deixar ele apagar quando não acelerado?! Quando bem regulado após uma acelerada total o giro do motor deve baixar em aproximadamente 06 segundos, correto?! Outra coisa é que as rodas, quando suspensas, não podem ficar girando, certo?!

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É isso aí, só que o que te faz dar mais aceleração é a combinação da afinação entre a agulha de alta e a agulha de marcha lenta, uma influencia na outra, por isso quando tu mexer em uma talvez será preciso mexer na outra, entendeu ?

E a agulha ''dourada'' não tem função de regulagem, ela apenas prende o conjunto da agulha de alta no carburador (pelo menos no meu carro a função dela é essa), não mexa nela, deixa como está

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Espero ter ajudado



Muito obrigado! Com toda certeza ajudou e MUITO. Agora mesmo estou dando uma olhada no BLOG e está genial. Parabéns! Abraço!


Fico feliz em tê-lo ajudado... e obrigado pelo elogio sobre o blog :D


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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor K.C.O » 19 Mar 2012, 13:25

danilobaiano escreveu:Galera eu acho que já perguntei sobre isso, mas não achei. Veja se estou correto. Não queria, por favor, explicação complexa, pois sou iniciante no hobby.

Agulha de alta: Serve para regular a passagem do combustível para o motor, ou seja, deixar mais "fino" ou mais "gordo", correto?!

Agulha de baixa: Serve para regular a passagem/mistura do ar com o combustível?! Ou serve para dar uma resposta mais rápida quando descemos o dedo no gatilho do acelerador?!

Agulha da lenta: Serve apenas para regular a aceleração do carro quando parado (giro do motor) e com isso não deixar ele apagar quando não acelerado?! Quando bem regulado após uma acelerada total o giro do motor deve baixar em aproximadamente 06 segundos, correto?! Outra coisa é que as rodas, quando suspensas, não podem ficar girando, certo?!

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Obrigado pela atenção e espero que tenham paciência em me explicar, coisa que todos tem me ajudado bastante. Abraços!


Camarada,

Vou preparar um manual explicando para você o que e como regular as agulhas do motor K 5.9!!!

Acho que até amanhã ele tá feito.

Att. K.C.O

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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 19 Mar 2012, 19:45

K.C.O escreveu:
danilobaiano escreveu:Galera eu acho que já perguntei sobre isso, mas não achei. Veja se estou correto. Não queria, por favor, explicação complexa, pois sou iniciante no hobby.

Agulha de alta: Serve para regular a passagem do combustível para o motor, ou seja, deixar mais "fino" ou mais "gordo", correto?!

Agulha de baixa: Serve para regular a passagem/mistura do ar com o combustível?! Ou serve para dar uma resposta mais rápida quando descemos o dedo no gatilho do acelerador?!

Agulha da lenta: Serve apenas para regular a aceleração do carro quando parado (giro do motor) e com isso não deixar ele apagar quando não acelerado?! Quando bem regulado após uma acelerada total o giro do motor deve baixar em aproximadamente 06 segundos, correto?! Outra coisa é que as rodas, quando suspensas, não podem ficar girando, certo?!

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Camarada,

Vou preparar um manual explicando para você o que e como regular as agulhas do motor K 5.9!!!

Acho que até amanhã ele tá feito.

Att. K.C.O



Bacana demais então... Ficarei no aguardo. OBRIGADO!


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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor K.C.O » 20 Mar 2012, 00:30

[center]Nitro Star K5.9 Engine[/center]
Após o processo de amaciamento do motor, é necessário efetuar os ajustes das agulhas do carburador para que o motor possa ter um melhor desempenho durante as corridas. Lembrando que a temperatura do motor não deve ultrapassar o valor estipulador pelo fabricante no caso do motor Nitro Star K5.9 a faixa de temperatura de utilização é de 90ºC a 120ºC. Procure utilizar o seu automodelo com segurança uma vez que ele não é um brinquedo.

Agulha de Alta (High Speed Needle):
A agulha de alta velocidade atuará no funcionamento motor em médias e altas rotações. Através dela você regula o fluxo de combustível que entra no carburador: mais aberta, mais combustível; mais fechada, menos combustível. Esta é a agulha principal e aquela que será ajustada na maioria das vezes.

Agulha de Média (Mid Range Needle):
Está agulha geralmente é encontrada em carburadores de motores de cubagem .28 para cima. Motores maiores tendem a apresentar problemas de falta de combustível assim que passam de baixas rotações para elevadas rotações, exigindo desta forma uma agulha intermediaria para o ajuste de carburação. Desta forma essa agulha ajusta a quantidade de combustível que entra no carburador quando o acelerador está meio aberto. Uma vez que esta agulha esteja ajustada raramente precisará ser reajustada.

Agulha de Baixa (Low Speed Needle):
Esta agulha controla a mistura de combustível e ar em baixa velocidade. A agulha de baixa afeta o funcionamento do motor em baixa velocidade ou giro, limitando ou permitindo mais combustível no carburador. Esta agulha também atua na marcha lenta do motor.

Agulha de Espera (Idle Ajustament Screw):
Determina o ponto máximo de fechamento do carburador quando o freio é acionado ou quando o acelerador encontra-se em ponto de espera (neutro).

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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor K.C.O » 20 Mar 2012, 00:35

Identificação das Agulhas e configuração padrão do carburador:
Temos uma imagem onde são apresentadas todas as agulhas do carburador do motor K5.9, os pontos de referencia para o ajuste padrão das mesma.
Anexos
default setings.jpg
default setings.jpg (96.67 KiB) Exibido 2553 vezes

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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor K.C.O » 20 Mar 2012, 00:37

A agulha de alta possui uma marcação em seu corpo identificando a posição padrão em que ela deve ser deixada.
Anexos
high speed.jpg
Identificação da posição padrão da agulha de alta.
high speed.jpg (30.87 KiB) Exibido 2552 vezes

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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor K.C.O » 20 Mar 2012, 00:38

As agulhas de baixa e de média não possuem uma marcação que identifique a posição padrão em ela deva ser deixada, neste caso o correto é que as mesmas fiquem ajustadas de forma que fiquem rentes ao corpo do carburador. Nunca deixe estas agulhas ajustadas de forma que fiquem frouxas, pois com a vibração provocada pelo motor em funcionamento pode acabar soltando o parafuso por completo e ocasionando a perda do mesmo.
Anexos
low and midle speed.jpg
Identificação da posição padrão da agulha de baixa.
low and midle speed.jpg (22.08 KiB) Exibido 2551 vezes

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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor K.C.O » 20 Mar 2012, 00:41

Para a agulha de espera recomenda-se iniciar com uma abertura de 1 mm no carburador. Esta distância é o espaço entre o embolo e carburador e você pode vê-la retirando o filtro de ar e olhando dentro do carburador.

No demais é só no momento.
Esse material eu encontrei no proprio manual da Savage XL.
Att. K.C.O
Anexos
idle.jpg
Identificação da agulha de espera.
idle.jpg (8.25 KiB) Exibido 2553 vezes

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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 20 Mar 2012, 10:55

K.C.O escreveu:Para a agulha de espera recomenda-se iniciar com uma abertura de 1 mm no carburador. Esta distância é o espaço entre o embolo e carburador e você pode vê-la retirando o filtro de ar e olhando dentro do carburador.

No demais é só no momento.
Esse material eu encontrei no proprio manual da Savage XL.
Att. K.C.O




Mais uma vez... MUITO OBRIGADO. Ajudou e muito. Esse final de semana coloco minha monstrenga pra andar! Abraços!


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