AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 17 Jan 2012, 20:23

Boa noite turma.

Antes que alguém escreva que eu não pesquisei aqui na RCMasters eu deixo bem claro que fiquei mais de 02h e 45 min tentando tirar algumas dúvidas que tinha e realmente tirei várias.

A minha questão foi a dúvida de muitos outros usuários e tal. Mas comprei uma Savage XL na semana passada que chegou ontem 16/01/2012. Estou muito animado e ainda continuo lendo bastante sobre o assunto, pois sou iniciante no hobby. Mas então andei lendo o MANUAL ORIGINAL que veio na caixa e aparentemente bem simples o amaciamento.

1 - Ligue as partes elétricas como controle e carro verificando se ocorre respostas aos comandos dados por você.

2 - Colocar combustível.

3 - Usar o roto start por no máximo 5 seg. para que o combustível chegue até o carburador.

4 - Depois faz o mesmo processo, mas já com o aquecedor de velas e fazendo o carro funcionar.

5 - Deixa o carro suspenso e "queimar" 03 tanques de combustível.

6 - Depois mais 02 tanques fazendo oito ou círculos com a aceleração de leve.

7 - Depois vem a parte que me deixa a uma baita "?" em mente... Preparação da agulha para alta velocidade. Essa parte eu queria AJUDA da turma mais fera no assunto. Se alguém tiver como me explicar seria ótimo.

Poderia muito bem ir em lojar aqui e pagar R$ 50,00 para eles fazerem isso, mas as duas lojas aqui da cidade me falaram que demoraria apenas 04 horas e tal. São muitas horas, tudo bem, mas onde que eles gastariam 02 tanques andando em lenta na loja, pois ambas não possuem tanto espaço interno?! Ou seja... Achei e acho que esse serviço não seria bem feito.

Alguém me ajuda sobre agulha de baixa e alta?! Todo motor tem isso?!

Desculpa a dúvida que deve ser até meio idiota para muitos, mas apenas quero cuidar vem do bruto e fazer ele rodar numa boa. Eu estou até pensando em filmar todo o processo e postar os vídeos para ajudar muitos e tal. Mas para isso teria que contar com a ajuda da turma aqui.

OBRIGADO desde já e forte abraço!


:D


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto Master
 
Mensagens: 2653
Registrado em: 24 Jul 2010, 23:00
Localização: Passo Fundo RS

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor rafael61333 » 17 Jan 2012, 21:12

Da uma olhada aqui, pode ajudar.


Imagem
Potência não é nada sem controle!!!

 /RB one R      / Orion alpha mte      Airtronics m11x/      VP 25/9      / RB one R v2      Sweep exgon/ pro circuit      pista off road paddock racing

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 17 Jan 2012, 21:30

rafael61333 escreveu:Da uma olhada aqui, pode ajudar.


Não apareceu nada... Ou não tinha nada realmente?! Valeu!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor gligoco » 17 Jan 2012, 22:46

Amigo, pelo que eu entendi essa preparação da agulha para alta velocidade seria a regulagem fina das agulhas. Essa regulagem é feita APÓS o amaciamento (só para deixar claro eheheh).

Basicamente o que você vai fazer é:

- Ligar o motor e andar até atingir a temperatura de trabalho.
- Acelerar o carro em uma reta, sendo que nesse momento o motor não desenvolverá muito giro e o carro não chegará a altas velocidades devido a agulha de ALTA estar muito gorda.
- Afine a agulha de alta 1/8. (girar no sentido horário) e acelere novamente na reta. Você percebera que o motor irá girar um pouco mais e o carro irá andar mais rapido. Repita esse processo de afinar 1/8 e acelerar na reta até que o carro comece a desenvolver uma boa velocidade e mudar de marchas, lembrando de nunca deixar o tanque ficar muito vazio.
- Após regular a alta, é hora de regular a baixa. Com o carro já quente e com as rodas no ar, acelere ele algumas vezes (puxando o gatilho até o final por uns 4 segundos e soltando) e depois deixo-o em marcha lenta por aproximadamente 8 segundos.
- Apoós os oitos segundos acelere o gatilho do controle até o final por 4 segundos. O motor irá embolar e soltar bastante fumaça, e só depois irá afinar o giro. Afine a agulha de baixa em 1/8
-Repita o procedimento de acelerar o motor algumas vezes e depois esperar 8 segundos e dar uma boa acelerada de 4 segundos, afinando um 1/8 após cada acelerada até que o motor não embole mais, ou embole bem pouco, e suba o giro sem falhas até o fim.
- Com a agulha de alta e de baixa regulada, seu motor provavelmente estará com a rotação em marcha lenta muito alta. Para resolver isso, abra a agulha de lenta (sentido anti horário) até a rotação abaixar.

Para saber qual a agulha de baixa, de alta e de lenta olha este link:
index.php?name=News&topic=5

Um PS. Não se preocupe com a agulha dourada da foto por enquanto, ela é um pouco mais complicada, e não precisa ser regulada para brincar hehehe.. A agulha de baixa é o numero 2 do lado esquerdo naquela "botinha preta".

Abs
Gabriel


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor gligoco » 17 Jan 2012, 22:48

Ficou meio confuso, mas acho que dá para intender ehehh

Abs
Gabriel


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 18 Jan 2012, 08:32

gligoco escreveu:Ficou meio confuso, mas acho que dá para intender ehehh

Abs
Gabriel



Gabriel... Você está ajudando muito mesmo. Suas dicas foram importantes demais e me tirou um monte de dúvidas. Estou no momento no escritório da empresa. Assim que chegar em casa eu vou olhar bem direitinho o motor para saber onde fica o que exatamente.

Cara eu vou filmar tudo e tal. Fazendo certo creio que o vídeo ajudará bastante e muita gente.

Desde a primeira vez eu devo colocar o óleo de filtro e tal?!

Devo comprar combustível 25% ou 20%?!

Mais uma vez MUITO OBRIGADO.

Abraço man!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor gligoco » 18 Jan 2012, 10:13

Óleo de filtro deve ser usado SEMPRE, e é aconselhado ter umas 5 espumas de filtro caso você anda na terra para trocar a cada 5 tanques aproximadamente. E de tempos em tempos é bom trocar as espumas por novas. Eu uso a espuma de filtro só uma vez, no maximo 2 vezes e jogo fora, esse seria o correto, mas a maioria não faz isso e não tem problemas ahahaha... É só prestar atenção e trocar a espuma quando ela ficar encardida, e a sujeira não sair nem lavando.

Combustivel eu aconselharia 25% pois funcionaria bem tanto em motor taxado para 30% como para 20%.

Abs
Gabriel


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 18 Jan 2012, 11:56

gligoco escreveu:Óleo de filtro deve ser usado SEMPRE, e é aconselhado ter umas 5 espumas de filtro caso você anda na terra para trocar a cada 5 tanques aproximadamente. E de tempos em tempos é bom trocar as espumas por novas. Eu uso a espuma de filtro só uma vez, no maximo 2 vezes e jogo fora, esse seria o correto, mas a maioria não faz isso e não tem problemas ahahaha... É só prestar atenção e trocar a espuma quando ela ficar encardida, e a sujeira não sair nem lavando.

Combustivel eu aconselharia 25% pois funcionaria bem tanto em motor taxado para 30% como para 20%.

Abs
Gabriel



Então man... Fui ali em uma loja, até tem aqui no site o LINK dessa loja, que se chama-se Free Hobby aqui na cidade de Goiânia. Chegando lá falei com uma moça muito educad sobre o orçamento daquilo que estava faltando para eu iniciar a "festa" com meu carro e tal.

PREÇOS:

Bateria do ROTO START - R$ 120,00
Carregador do ROTO START - R$ 80,00
Aquecedor + Carregador de VELA - R$ 80,00
Almotolia - R$ 30,00
Óleo de filtro + After Run - R$ 50,00
Vela Extra - R$ 30,00
Falão de 20% - R$ 135,00

Estou esquecendo de alguma coisa?!

Ela me falou que para amciar não teria que colocar o carro para rodar, pois poderia quebrar um componente e o carro não funcionaria mais na lenta. Que lá eles usam o amaciamento dessa forma... DEIXA O CARRO QUEIMAR COMB. de 6 tanques.

Não entendi essa, mas foi como eu achava mesmo... Não colocariam meu carro para queimar pelo menos dois tanques andando devagar.

OBRIGADO e abraços!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor gligoco » 18 Jan 2012, 12:05

Acho que é isso mesmo cara, pelo menos para iniciar o amaciamento.

Sobre o componente que pode quebrar, acredito que ela esteja se referindo a mola da embreagem. Não sei se isso é um problema cronico da savage, mas os meus carros eu só amacio andando mesmo ahahha...
Amaciamento é polemico, cada um tem seu jeito, para motores pró esse amaciamento que ela te passou não é aconselhado, mas no caso de motores RTR pode se usar essa técnica sem problemas...

Abs
Gabriel


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor Abib » 18 Jan 2012, 12:08

Só uma dica: Não precisa escrever em Negrito..

Vc deve ter percebido que ninguém aqui usa.. então não há necessidade de você usar também..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor mach » 18 Jan 2012, 12:12

Falta um termômetro.


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 18 Jan 2012, 13:23

abib escreveu:Só uma dica: Não precisa escrever em Negrito..

Vc deve ter percebido que ninguém aqui usa.. então não há necessidade de você usar também..


Bom... Foi mal. Não sabia que não era/podia usar. Obrigado!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 18 Jan 2012, 13:26

mach escreveu:Falta um termômetro.


Boaaaa... Nem lembrava e sei que é importante demais isso.
Obrigado!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor mach » 18 Jan 2012, 13:28

Regras do fórum, deve ter lido quando se registrava

/viewtopic.php?t=1239

4.11. Não poste em letras maiúsculas, isto é extremamente desagradável, equivale a GRITAR. Além de ser desagradável de ler, é injusto, pois faz com que sua mensagem tenha mais destaque que as demais. O uso de letras maiúsculas, em negrito é proibida na postagem de mensagens inteiras: o seu uso só é permitido em trechos de mensagens visando chamar a atenção para a informação ali contida. Também é proibida a postagem de mensagens inteiras com cores berrantes ou qualquer outra maneira de chamar a atenção.


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 784
Registrado em: 05 Mar 2011, 22:00
Localização: Santos São Paulo

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor rgaspar » 18 Jan 2012, 13:31

mach escreveu:Falta um termômetro.


Boa mach, Alias Temperatura é um dos principais itens a serem monitorados !!!


Reinaldo Santos-SP
Traxxas Revo 5309 Nitro
Kyosho Inferno Race Spec Nitro
Kyosho FW06 Nitro
Kyosho DRX Fiesta Rally Brushless
Kyosho DBX Convertido Brushless
Losi Eight Brushless

Muitos me seguem, mas só Deus me acompanha !!!

 Revo 5309/Kyosho R.Spec/Losi 8      Motor 3.3 / M .25 / brushless      Traxxas 2,4 / Spektrum / Losi      BYRON RACE 20% / LIPO 3s

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes