AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 23 Jan 2012, 15:33

becao escreveu:Pera ai, vc disse no segundo tanque? Amacia melhor o bixo ai hehe, por pelo menos uns 10 tanques, depois começa a aumentar gradativamente o peso do dedo. Se você colar logo no segundo tanque é capaz do motor nao aguentar.


Não man... KKK... Segundo tanque é com ele parado.... Depois mais um com ele parado. Depois 02 tanques com ele andando com o gatilho puxado bem de leve... Sem força... Pra daí sim andar com ele mais forte ajustando as agulhas de alta, baixa e neutro.

Abs!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 23 Jan 2012, 15:50

gligoco escreveu:Cara, vê ai quanto você vai pagar no carregador e me fala... Eu tenho 2 carregadores novos aqui em casa que eu não to usando para nada.... Dependendo de quanto você for pagar no carregador, eu posso vender o que eu tenho aqui pelo mesmo preço ou até menos...

Abs
Gabriel


Cara... Eu achei um Turnigy por 95 pila man. Mas eu ia retirar, no caso, pois fica numa cidade aqui pertinho.

Abs!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 24 Jan 2012, 18:32

Atualizando: Fiz mais duas queimas de tanque hoje. Infelizmente por "culpa" da chuva eu não tive como rodar com ele para a segunda etapa do amaciamento. Mas ainda essa semana farei. Fiz uma curta gravação do amaciamento e tal, mostrando a posição das agulhas. Assim que a minha esposa retornar com o SD eu postarei o vídeo.

O carro só desligou 5 vezes em TODO o processo de queima desses 03 tanques. Não passou de 90 C. Normal?! Abs!

PS: Devo usar o after run sempre depois de ligar o carro?! Exemplo... Hoje deveria colocar depois de tudo?! Quando usar?!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 784
Registrado em: 05 Mar 2011, 22:00
Localização: Santos São Paulo

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor rgaspar » 24 Jan 2012, 19:06

danilobaiano escreveu:Atualizando: Fiz mais duas queimas de tanque hoje. Infelizmente por "culpa" da chuva eu não tive como rodar com ele para a segunda etapa do amaciamento. Mas ainda essa semana farei. Fiz uma curta gravação do amaciamento e tal, mostrando a posição das agulhas. Assim que a minha esposa retornar com o SD eu postarei o vídeo.

O carro só desligou 5 vezes em TODO o processo de queima desses 03 tanques. Não passou de 90 C. Normal?! Abs!

PS: Devo usar o after run sempre depois de ligar o carro?! Exemplo... Hoje deveria colocar depois de tudo?! Quando usar?!


Danilo da uma lida neste topico que mostra direitinho como usar o after run, é bem legal, boa sorte ai com a Savage.
/viewtopic.php?t=6470


Reinaldo Santos-SP
Traxxas Revo 5309 Nitro
Kyosho Inferno Race Spec Nitro
Kyosho FW06 Nitro
Kyosho DRX Fiesta Rally Brushless
Kyosho DBX Convertido Brushless
Losi Eight Brushless

Muitos me seguem, mas só Deus me acompanha !!!

 Revo 5309/Kyosho R.Spec/Losi 8      Motor 3.3 / M .25 / brushless      Traxxas 2,4 / Spektrum / Losi      BYRON RACE 20% / LIPO 3s

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 24 Jan 2012, 20:16

rgaspar escreveu:
danilobaiano escreveu:Atualizando: Fiz mais duas queimas de tanque hoje. Infelizmente por "culpa" da chuva eu não tive como rodar com ele para a segunda etapa do amaciamento. Mas ainda essa semana farei. Fiz uma curta gravação do amaciamento e tal, mostrando a posição das agulhas. Assim que a minha esposa retornar com o SD eu postarei o vídeo.

O carro só desligou 5 vezes em TODO o processo de queima desses 03 tanques. Não passou de 90 C. Normal?! Abs!

PS: Devo usar o after run sempre depois de ligar o carro?! Exemplo... Hoje deveria colocar depois de tudo?! Quando usar?!


Danilo da uma lida neste topico que mostra direitinho como usar o after run, é bem legal, boa sorte ai com a Savage.
/viewtopic.php?t=6470


Opa!... Valeu mesmo! Vou olhar. Abs!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 25 Jan 2012, 09:28

Segue o vídeo, curto, que fiz da parte do amaciamento da minha Savage XL. O que vocês acharam?! Tudo normal?! Fiz um amaciamento com ela bem gorda. Fiz desse jeito com os 03 tanques e esperando ela ficar fria. Lembrando que a temperatura não passou de 90º C em nenhum momento e só chegava em 90º C mesmo no final.

Abs!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VRIeWjzxGyI[/youtube]


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 470
Registrado em: 12 Jun 2007, 23:00
Localização: Santa Catarina - Florianópolis

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor K.C.O » 25 Jan 2012, 10:29

danilobaiano escreveu:Segue o vídeo, curto, que fiz da parte do amaciamento da minha Savage XL. O que vocês acharam?! Tudo normal?! Fiz um amaciamento com ela bem gorda. Fiz desse jeito com os 03 tanques e esperando ela ficar fria. Lembrando que a temperatura não passou de 90º C em nenhum momento e só chegava em 90º C mesmo no final.

Abs!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VRIeWjzxGyI[/youtube]



O correto seria você trabalhar com o motor na casa dos 100ºC, não importa se você está ou não no processo de amaciamento do motor.

Acho que a 90ºC não deve vir a ter problemas, mas se você estiver com temperaturas mais baixas que isso você vai forçar o motor devido à falta de dilatação necessária entre o pistão e a camisa proporcionada pela temperatura do motor.

Agora que você vai colocar a Savage para rodar, acredito que essa temperatura pode vir a baixar ainda mais, pois você vai fazer com que o ar passe pelas aletas de resfriamento do motor. Você vai ter de monitorar a temperatura para garantir que não fique muito baixa (abaixo de 90ºC) e nem muito alta (acima dos 110ºC).

É claro que picos de temperatura ocorrem, mas o importante é que você mantenha o motor na faixa dos 100ºC a maior parte do tempo.

Att. K.C.O

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 25 Jan 2012, 11:47

K.C.O escreveu:
danilobaiano escreveu:Segue o vídeo, curto, que fiz da parte do amaciamento da minha Savage XL. O que vocês acharam?! Tudo normal?! Fiz um amaciamento com ela bem gorda. Fiz desse jeito com os 03 tanques e esperando ela ficar fria. Lembrando que a temperatura não passou de 90º C em nenhum momento e só chegava em 90º C mesmo no final.

Abs!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VRIeWjzxGyI[/youtube]



O correto seria você trabalhar com o motor na casa dos 100ºC, não importa se você está ou não no processo de amaciamento do motor.

Acho que a 90ºC não deve vir a ter problemas, mas se você estiver com temperaturas mais baixas que isso você vai forçar o motor devido à falta de dilatação necessária entre o pistão e a camisa proporcionada pela temperatura do motor.

Agora que você vai colocar a Savage para rodar, acredito que essa temperatura pode vir a baixar ainda mais, pois você vai fazer com que o ar passe pelas aletas de resfriamento do motor. Você vai ter de monitorar a temperatura para garantir que não fique muito baixa (abaixo de 90ºC) e nem muito alta (acima dos 110ºC).

É claro que picos de temperatura ocorrem, mas o importante é que você mantenha o motor na faixa dos 100ºC a maior parte do tempo.

Att. K.C.O



Opa... Primeiramente, OBRIGADO! Valeu mesmo as dicas. Vou ficar sempre de olho na temperatura.
No mais... Você achou que estava tudo certo e tal. O barulho dele e etc?!

Abs!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 26 Jan 2012, 12:13

Turma... Eu estou com a cabeça a milhão... Já li MUITO sobre o uso do grande AFTER RUN e sobre o WD 40. Como eu tenho óleo AFTER RUN em casa vou usar o dito cujo. Porém... Li aqui que devemos usar se o carro for ficar parado por mais de 15 dias e vi gente escrevendo que deve usar sempre que terminar com carrinho deve aplicar o óleo... E agora?! Complicado demais essas coisas. Kkk! Eu ainda não usei o óleo porque apenas gastei 03 tanques do amaciamento.

Abs!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 470
Registrado em: 12 Jun 2007, 23:00
Localização: Santa Catarina - Florianópolis

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor K.C.O » 26 Jan 2012, 12:36

danilobaiano escreveu:Turma... Eu estou com a cabeça a milhão... Já li MUITO sobre o uso do grande AFTER RUN e sobre o WD 40. Como eu tenho óleo AFTER RUN em casa vou usar o dito cujo. Porém... Li aqui que devemos usar se o carro for ficar parado por mais de 15 dias e vi gente escrevendo que deve usar sempre que terminar com carrinho deve aplicar o óleo... E agora?! Complicado demais essas coisas. Kkk! Eu ainda não usei o óleo porque apenas gastei 03 tanques do amaciamento.

Abs!



Tem gente que coloca o After-Run, WD-40 ou qualquer outro óleo sendo ou não em spray dentro do motor.

Acredito que o importante é que após você andar com o automodelo, é lubrificar o motor a fim de impedir a sua oxidação, claro que utilizando óleo próprio para essa finalidade.

Não há problemas em sempre lubrificar o motor após andar com o automodelo, o problema está em não lubrificá-lo ou lubrificá-lo uma vez ou outra.

Quanto à quantidade de óleo a ser utilizada é simples, coloque umas duas ou três gotas de óleo na boca do carburador e faça o motor girar para que esse óleo se espalhe por dentro do motor. De preferência ao procedimento de lubrificação enquanto o motor ainda esta quente, pois isso torna o óleo mais fino e isso ajuda.

Att. K.C.O

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 26 Jan 2012, 12:40

K.C.O escreveu:
danilobaiano escreveu:Turma... Eu estou com a cabeça a milhão... Já li MUITO sobre o uso do grande AFTER RUN e sobre o WD 40. Como eu tenho óleo AFTER RUN em casa vou usar o dito cujo. Porém... Li aqui que devemos usar se o carro for ficar parado por mais de 15 dias e vi gente escrevendo que deve usar sempre que terminar com carrinho deve aplicar o óleo... E agora?! Complicado demais essas coisas. Kkk! Eu ainda não usei o óleo porque apenas gastei 03 tanques do amaciamento.

Abs!



Tem gente que coloca o After-Run, WD-40 ou qualquer outro óleo sendo ou não em spray dentro do motor.

Acredito que o importante é que após você andar com o automodelo, é lubrificar o motor a fim de impedir a sua oxidação, claro que utilizando óleo próprio para essa finalidade.

Não há problemas em sempre lubrificar o motor após andar com o automodelo, o problema está em não lubrificá-lo ou lubrificá-lo uma vez ou outra.

Quanto à quantidade de óleo a ser utilizada é simples, coloque umas duas ou três gotas de óleo na boca do carburador e faça o motor girar para que esse óleo se espalhe por dentro do motor. De preferência ao procedimento de lubrificação enquanto o motor ainda esta quente, pois isso torna o óleo mais fino e isso ajuda.

Att. K.C.O


Perfeito então. Da próxima farei isso. Quero cuidar muito bem dele. Ontem mesmo já dei um grau na sujeira do combustível que saiu da pipa e pegou ali perto da roda. Porque ela estava gorda e tal. Acho que vou até depois colocar a borracha da pipa mais para o lado de fora. Se bem que quando eu afinar o motor não sairá tanto combustível e sim fumaça. O que me diz?!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor heavy » 26 Jan 2012, 12:59

danilobaiano escreveu:Perfeito então. Da próxima farei isso. Quero cuidar muito bem dele. Ontem mesmo já dei um grau na sujeira do combustível que saiu da pipa e pegou ali perto da roda. Porque ela estava gorda e tal. Acho que vou até depois colocar a borracha da pipa mais para o lado de fora. Se bem que quando eu afinar o motor não sairá tanto combustível e sim fumaça. O que me diz?!



O motor tem que ser amaciado a uma temperatura próxima aos 120ºC, que é a temperatura indicada para se andar normalmente, muito abaixo disso você pode estar tendo uma dilatação incorreta e diminuindo a vida útil do motor, outra dica é amaciar o carro com as rodas no chão, amaciar o motor em bancada não é uma boa.

No vídeo me pareceu que a sua coroa está empenada, dá uma olhada nisso para não ter um desgaste prematuro.


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 26 Jan 2012, 13:00

heavy escreveu:
danilobaiano escreveu:Perfeito então. Da próxima farei isso. Quero cuidar muito bem dele. Ontem mesmo já dei um grau na sujeira do combustível que saiu da pipa e pegou ali perto da roda. Porque ela estava gorda e tal. Acho que vou até depois colocar a borracha da pipa mais para o lado de fora. Se bem que quando eu afinar o motor não sairá tanto combustível e sim fumaça. O que me diz?!



O motor tem que ser amaciado a uma temperatura próxima aos 120ºC, que é a temperatura indicada para se andar normalmente, muito abaixo disso você pode estar tendo uma dilatação incorreta e diminuindo a vida útil do motor, outra dica é amaciar o carro com as rodas no chão, amaciar o motor em bancada não é uma boa.

No vídeo me pareceu que a sua coroa está empenada, dá uma olhada nisso para não ter um desgaste prematuro.


Vou olhar... No caso se tiver o ideal seria comprar uma nova, correto?! Como isso acontece já que ela é zero. Ela tem uma pequena folga... Poderia ser isso.

Abs!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 26 Jan 2012, 13:04

Digo sobre essa folga que quando coloco ela para frente e para trás ela fica mexendo um pouco, entende?!

Abs!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor heavy » 26 Jan 2012, 13:10

danilobaiano escreveu:Digo sobre essa folga que quando coloco ela para frente e para trás ela fica mexendo um pouco, entende?!

Abs!


Se está com folga é só apertar aquela porca na frente da coroa, mas só até o carro ter tração o suficiente, não aperte até o fim.


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes