A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor kaka_lima » 25 Jun 2009, 17:07

realmente dá para perceber que amaciamento não é facil...
Porém quero deixar minha experiencia:
APESAR DE AINDA TER 16 ANOS, JA AMACIEI VÁRIOS MOTORES E NÃO ESTOU AQUI PARA PUXAR SACO DE NENHUM FABRICANTE, MUITO MENOS DE ALGUEM, ACREDITO QUE O TIO NONO, O CESAR SALVADORI E TODOS OS OUTROS PREPARADORES TÊM GRANDE POTENCIAL E ATÉ HOJE ME INSPIRO NELES PARA PODER AMACIAR MEUS MOTORES, PORÉM, NUNCA ABRI MANUAL DE MOTOR, PARA TIRAR, DUVIDAS E DESDE DE QUE ESTOU NO HOBBIE VOU CITAR ALGUNS AMACIAMENTOS QUE FIZ:

1º AMACIEI UM MOTOR MEGA:
PEGUEI O MOTOR ZERADO, LIGUEI-O E LOGO DEPOIS DE DOIS TANQUES PARADOS JÁ O COLOQUEI PARA ANDAR A TEMPERATURA ERA DE 110ºC E HOJE O MOTOR ESTA COM MAIS DE 2 GALÕES E SINCERAMENTE, DESDE DO AMACIAMENTO, NUNCA TROQUEI NENHUMA VELA SE QUER....

2º AMACIEI UM MOTOR NINJA MR12 COM O AUXILIO DO SANDRO DA AARC DO ABC
FOI DIFICIL FAZER O MOTOR PEGAR POREM, QUANDO PEGOU, AMACIAMOS O MOTOR COM 5 TANQUES PARADO E DEPOIS COLOCAMOS PARA ANDAR, NO COMEÇO FOI DIFICIL ACERTAR A CARBURAÇÃO, E ALÉM DE TUDO QUEIMEI VÁRIAS VELAS, MAS HOJE O MOTOR ESTA COM UM GALÃO COMPLETO E NÃO APRESENTA NENHUMA FOLGA E EXCELENTE COMPRESSÃO.

3º AMACIEI UM PICCO JL3
ESSE FOI O MELHOR!!!!!!!
NA 1ª VIRADA DO MOTOR, ELE PEGOU, DAÍ FOI SÓ MINISTRAR A TEMPERATURA DURANTE OS 8 TANQUES AMACIANDO E DEPOIS COLOCAMOS O CARRO PARA ANDAR E FOI SÓ ACERTAR A CARBURAÇÃO, HOJE O MOTOR TEM 35 TANQUES EM MÉDIA, DESEMPENHO EXCELENTE E INCRIVELMENTE NENHUMA VELA QUEIMADA!!!!!

PORTANTO, HOJE POSSO PERCEBER, QUE O MODO DE AMACIAR PODE VARIAR E POR ISSO ESTOU SEMPRE EXPERIMENTANDO NOVAS MANEIRAS, SEMPRE ME BASEANDO NAS DICAS DE OUTROS PROFISSIONAIS.

ABRAÇOS A TODOS E ESPERO TER CONTRIBUÍDO.

Aeromodelismo = o céu é o limite...
Automodelismo = a parede da pista é o limite.
www.aarcdoabc.com.br
www.bolhapoint.com.br

NEW XRAY NT1 2014      NOVAROSSI VIRTUS .12      FUTABA 4PL 2.4 GHZ      TORNADO 16%      BOLHAPOINT      CONTACT      AARC do ABC

Mensagempor sobrinho » 27 Jun 2009, 14:30

amigo eu fiz o amaciamento com 3 tanke com o carro parado o meu carro pega de primeira pode cre so estou com duvidas na hora de regular o carburador vc tem como me da uma luz para regular eu tenho que regular ele com o medidor de temperatura ex: e de acordo com a temperatura meu carro e um TNX5.2R sou novato se vc poder me ajudar fico muito grato

outra coisa esses carro tem como da ré com eles ou nao blz amigo é isso fica com Deus vc e sua familia

tenho um TNX5.2R

4+4 Monster truck TNX5.2R      FR-32FX      ADSPEC GP 2channel AM26/27MHz      25% Nitro      TGM-04      1:8      sou novato ainda

Piloto Iniciante

Mensagempor ghn-sp » 14 Jul 2009, 01:06

Achei interessante esse texto em ingles sobre o tema:

Engine Break-In 101

In the area of engine break-in, there are several different procedures that have been used over the years. Different manufactures, top drivers, and hobby store experts all vary in their opinion as to which is best. Over the past 10+ years of nitro racing I have found this procedure to give me good results in both areas of on-track performance as well as reliability.

Install the new engine into your chassis complete with clutch and ready to go as if you were going to race. Take a screwdriver, glow igniter, starter box, and a full bottle of fuel to a remote area where you won't annoy anyone with a running engine. Start your engine and allow it to warm up with several short ½ throttle “blips”. Once your engine has some temperature in it you can begin the break-in process. Start by opening the top end needle 1 full turn. Open the carburetor to full throttle and hold it there. Open the top end needle until the engine flames out. From here, close the top end needle ¼ turn and restart the engine again running it at full throttle. Run the engine full throttle for 3 tanks and shut the engine down.

Allow the engine to cool for 15-30 minutes. Once the engine has cooled down, run through the same process again for two additional tanks. On the third tank close the top end needle by ¼ of a turn. Instead of holding the engine at full throttle, start using the throttle by doing 2-3 second bursts of full throttle. Once you have done this for ½ of the tank close the top end needle another ¼ of a turn and continue throttling the engine. Continue closing the top end needle ¼ turn per every ½ tank of fuel. Do this until you have run a grand total of 8 tanks through your engine and then shut the engine down.

Allow the engine to cool for 15-30 minutes and then you are ready to hit the race track. Drive two tanks rich around the track slowly closing the top end needle sneaking up on that perfect mixture. At the end of the second tank your engine should be tuned to race speed. This will give you a total of 10 tanks of fuel through your engine before you really start to lean the mixture for ultimate power.

The reasoning behind this break-in procedure is that there is always a large volume of fuel flowing through the engine. Large volume of fuel means plenty of oil and lubrication for the break in process. This also helps flush out any burrs or small pieces of material that may have been left over from the manufacturing of the engine. Also, the engine has a load placed on it by trying to cycle all of the fuel through it – somewhat similar to the load that you will put on it out on the track when you try to power your car around the track. Last, the engine is broke in with rpm – if you break the engine in at idle then you will not be seating the piston, sleeve, and connecting rod at anywhere near the rpm that it will have to be ready for out on the race track.

This is the procedure that I have used with good success over the years of nitro racing. When I've hurried the break-in process I have had some engines last 30 minutes to 4 hours of racing. When I've taken my time and run through this process I've run engines as long as 16 hours of racing!! Yep, same piston and sleeve!!!! Be patient and have fun!!

Good Luck!!
Josh Cyrul
CEFX

Moderador

Mensagempor gligoco » 14 Jul 2009, 19:10

Uhmmmm, na minha opinião amaciar o motor muiiitto gordo como foi dito no texto acima, não é uma boa ideia. Primeiro porque o motor irá rodar muito frio, e assim a camisa não vai dilatar, e toda vez que o pistão passar pelo PMS com o motor frio, vai ter uma resitencia gigantesca, e toda essa força será transferida para biela, rolamento e pino do vira que com certeza terão um desgaste prematuro.
E fora isso a grande quantidade de combustivel vai criar mais uma resistencia no motor, que novamente, irá afetar biela, rolamento e etc ehehe...

Acredito que uma das melhores formas de amaciamento é a seguinte:
- Envolver o cabeçote com um papel sulfite, e depois com papel aluminio.
- Aquecer o motor usando um soprador termico ou secador de cabelo até + ou - 90ºC
- Ligar o motor e começar a andar com o carro, se o carro estiver muito gordo a ponto de não estar saindo do lugar, então vá afinando a agulha de alta pouco a pouco até que ele comece a andar, e sempre confira se o motor está soltando bastante fumaça.
- Depois de regulado para o amaciamento, comece a fazer um traçado em forma de 8 com o carro, acelerando e desacelerando. E nunca deixe o motor chegar a rotações muito altas.
- ande um tanque assim e deixe esfriar
- Depois de frio, aqueça o motor novamente com o secador termico.
- Ligue o motor e ande mais um tanque. Vá repetindo esse processo de andar um tanque, parar para esfriar e ligar novamente durante 10 tanques.

Depois de ter andado os 10 tanques, deixe o motor esfriar, retire a vela e gire a flywheel, você deve sentir apenas um pequena "travada" no PMS, se ainda estiver travando muito, então ande mais alguns tanques. O objetivo é que sem a vela o pistão trave apenas um pouco no PMS.
Quando seu motor estiver assim, ele estará amaciado e pronto para afinar.

Abs
Gabriel

VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto Racer

Mensagempor Mako » 14 Jul 2009, 19:21

sobrinho escreveu:amigo eu fiz o amaciamento com 3 tanke com o carro parado o meu carro pega de primeira pode cre so estou com duvidas na hora de regular o carburador vc tem como me da uma luz para regular eu tenho que regular ele com o medidor de temperatura ex: e de acordo com a temperatura meu carro e um TNX5.2R sou novato se vc poder me ajudar fico muito grato

outra coisa esses carro tem como da ré com eles ou nao blz amigo é isso fica com Deus vc e sua familia

Sobrinho...

A regulagem que você está falando é o famoso acerto da TAXA DE COMPRESSÃO...leia esta matéria que vai te ajudar

/viewtopic.php?t=14498

A regulagem não é padrão, pois varia de motor a motor, da condição climática local, do combustível, etc...

Em relação a dar ré com o carrinho, depende se seu carro esta com kit de ré, mas respondendo sua pergunta, sim, eles dão ré.

Espero ter lhe ajudado. Abrax.

Piloto Advanced

Mensagempor kenediquequi » 14 Jul 2009, 19:25

Ola pessoal
Sei que hoje existem muitas formas de se amaciar os motores,mas e preciso dizer que.

Cada pilotoo tem a sua, poren a fabrica na maioria das vezes indica uma forma diferente de tantas encontratas em sites e forum pelomundo a fora.
Estive tempo e a oportunidade de conversar durante 3 dias com o piloto Chris Tosolini aqui em Curitiba na etapa do Bras em Curitiba .
Segundo o piloto que é piloto oficial Sirio, a melhor forma de se amaciar um motor para copetição e amaciar ele, super gordo, com carburação totalmente aberto deixando o motor como se fosse um 4 tempos.
Argumentei a ele que dessa forma no forcaria demais a biela do motor pela alta quantia de oleo?

ele disse que nao, disse inclusive que os motores Sirio sao amaciados assim.

Sao montados no carro, e ja saem andando com ele super gordo.

Eu hoje venho amaciando meus motores da seguinte forma.[i]

1º Tanque. Deixo o motor ligado por aprox 3 minutos na lenta apenas para gerar um pouco de calor, e as peças moveis se acomodarem.
Apos isso deixo o motor ligado com meia aceleração durante 10 minutos com temperatura em 100 graus.

Apos estes 10 minutos , coloco o carro na pista e ai andamos mais 10 tanques com temperatura na casa dos 110 graus.(temperatura proxima da de uso do motor Nao adianta andar a 90 graus 10 tanques e dpeois afinar e ja andr a 120.).

Apos andar estes 10 tanques, inicio o processo de afinação, nesta etapa sao mais 4 tanques onde a cada 3 voltas lentas, dou 1 volta rapida, com o motor e levemente afinado ate chegar a uma temperatura ideal de utilização.Ao final destes ultimos 4 tanques o motor esta na afinação correta e plenamente amaciado.
O motor amaciado andando esta recebendo AR em toda a sua extremidade, e isso ajuda para que a dilatação seja uniforme dentro do cilindro.

Como disse acima , existem varias formas de amaciamento,mesmo sendo elas diferentes das indicada em manual.
Seriam estas varias formascertas? ou seriam erradas?

O correto mesmo e que cada piloto saiba exatamente oque esta fazendo,ja vi motores quebrarem amciando,,,ja vi motores que foram amaciados a temperaturas de 120 graus, e ficaram fortissimos .

Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.

Piloto Iniciante

Mensagempor ghn-sp » 14 Jul 2009, 21:46

Gligoco... gostei da sua explicaçao sobre o metodo que vc usa. Eh bem coerente com todos os artigos sobre amaciamento que tenho lido em outros foruns.

A unica coisa que fiquei em duvida eh:

gligoco escreveu:E fora isso a grande quantidade de combustivel vai criar mais uma resistencia no motor, que novamente, irá afetar biela, rolamento e etc ehehe...

Gabriel

Nao seria o contrario quanto mais combustivel maior a lubrificaçao do motor ? E portanto menor atrito entre as partes metalicas.

Abs GHN

Moderador

Mensagempor gligoco » 14 Jul 2009, 23:46

Sim, teria maior lubrificação, mas se tiver muiiittto lubrificação a ponto de ficar com barulho de quatro tempos, então vai ter uma maior quantidade de combustivel sendo comprimida no pequeno espaço da camara de combustão, e quanto maior a quantidade de combustivel sendo comprimida, maior a pressão e maior a força exercida sobre as partes do motor.
No sudamericano desse ano, eu acabei perdendo um motor porque o filtro caiu e acabou entrando terra, e na pressa eu tive que amaciar um motor dessa maneira, super gordo, com barulho de 4 tempos e frio. Foi muito facil amaciar o motor, e ele ficou pronto para correr em menos de uma hora (E andou muito bem). Mas em compensação, a biela arrebentou com menos de 2 galões. Agora, um motor que eu amaciei a uma temperatura média de 100ºc, seguindo o procedimento que eu falei no outro post, andou 3 galões e a biela só foi trocado por garantia, pois ela ainda estava sem nenhuma folga e podia andar facilmente mais 3 galões.
Mas isso é comigo, como você pode ver nesse mesmo topico, existem muitas opiniões diferentes, e nenhuma está errada. Cada um faz os seus testes e vê o que é melhor para ele.

Bom, essa é minha opinião eheh..

Abs
Gabriel

VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto Iniciante

Mensagempor ghn-sp » 15 Jul 2009, 12:40

Legal Gligoco e Kennediquequi pela troca de ideias......realmente cada um faz de uma forma diferente, mas o importante eh ter um bom resultado.

Ai vai mais um texto dessa vez da murnan modfied :

Here is how we break in our engines! Privacy Notice
There are different ways to break in your new nitro engine. Here are the ways that we have found work the best to give you a long lasting, fast engine.

For in car break in:
1.) Warm the engine with a heat gun until it is (around 170F).
2.) Start the engine. Then establish a rich idle ( around 7,000 r.p.m.)and let the engine run for 150cc of fuel, then let the engine cool to ambient temperature. Running temperatures during this stage will be between 160-190 degrees F.
3.) Next, with a fully engaged clutch, run the car at a very rich setting for about 750cc of fuel. Make sure the car is very slow at full throttle, and lots of smoke at this stage. If the car wants to go fast at this stage richen the main needle until the car makes lots of smoke, but does not move fast. Maximum R.P.M should be about 15,000 at this point. Let the engine cool again. Running temperatures during this stage will be between 150-170 degrees F.
4.) Over the next 750cc of fuel you can gradually lean the high speed needle. A good method to keep in mind is to go one hour leaner per tank of fuel to be safe. The engine will need to be run at a race setting in order to become fully broken in. Each engine will break in at a different time, and with a different amount of fuel due to differences in manufacturing materials, tolerances, etc… You can know that the engine has fully broken in when you are running the engine at 90-95% of it’s potential, and you can run at this pace without the engine going rich. An engine that is not fully broken in will continue to richen itself on the racetrack.
An engine that is properly and fully broken in will reward you with cooler temperatures, more power, and long engine life.

For Break in using a propeller:
Always keep the cooling head covered so the airflow does now cool the engine too much. You can use aluminum foil for this.
1.) Warm the engine with a heat gun until it is (around 170F).
2.) Start the engine. Then establish a rich idle ( around 7,000 r.p.m.)and let the engine run for 150cc of fuel, then let the engine cool to ambient temperature. Running temperatures during this stage will be between 160-190 degrees F.
3.) Run the engine at ¼ throttle for 450cc of fuel then let cool. ( Temperatures should be around 170-190 F)
4.) Run the engine at ½ throttle for 450cc of fuel then let cool. (Temperatures should be around 180-200 F)
5.) Run the engine at ¾ throttle for 450cc of fuel then let cool. (Temperatures should be around 180-200 F)
6.) Run the engine at full throttle for 450cc of fuel then let cool. (Temperatures should be around 180-200 F)
7.) After this process has been completed on the break in bench, it is time to install the engine in the car, and follow the steps listed above from # 4 until break in is complete.

In reference to the WOT break-in I have used it with the same success as the idle method. I think the most important thing is to have the engine rich and getting some temperature into the engine in the beginning. If you let the engine sit and idle too long it can damage the engine just as you can damage the engine from running them too cold.

Mensagempor Thom » 24 Ago 2009, 18:29

Pessoal,

Ontem dei uma puxada um pouco mais forte, pela primeira vez, após conseguir finalmente obter ajuste legal do carburador.

Ocorre que o carro ainda está amaciando (ainda não consumi 1/2 galão).

Controlei a temperatura e não deixei ela passar dos 130ºC em nenhum momento, com o motor soltando bastante fumaça o tempo todo.

Cometi um sacrilégio muito grande????

Falow!

***********\r\nKyosho DST

Kyosho DST      GXR18      Perfex KT-6 2ch      Race 2000 - Byron      DST - Tipo 2      Kyosho 505/55/22      Floripa

Piloto Advanced

Mensagempor brunogs » 24 Ago 2009, 20:50

A já um tempo tava amaciando meu plus 12-3 o unico erro foi que nao medi a temperatura , mais eu medi com a mão mesmo tenho, certeza que nao deu nenhum dano porque o motor ta beleza por dentro.Acho que dei uma exagerada ,dei 20 tanques com ele parado mais ta andando d+.

Um dos membros mais antigos deste Fórum!

FW05RR - Inferno ST2 - AlfaIII      Novarrosi - Kyosho      Futaba      Byron 33%      Vauxhall      Kyosho      L2 SUL

Piloto Advanced

Mensagempor RONEY.HSIAO » 02 Out 2009, 20:27

quando eu troco de combustivel de 20% para 30% é preciso fazer amaciamento e com o mesmo numero de tanques?

Mensagempor LeonardoZ » 08 Nov 2009, 22:51

boa nono! aaaaaah se eu fosse seguir manual...

Piloto Advanced

Mensagempor nbrancalhaojr » 03 Mar 2010, 22:57

Se devo funcionar o motor apenas por uns 30s e desligá-lo devo necessariamente andar com o carro? Pergunto por ser um tempo tăo curto.

Piloto Advanced

Mensagempor Moisés » 04 Mar 2010, 11:18

Eu normalmente sigo em partes o manual, como o próprio tio nono disse o fabricante tem interesse q as peças sejam duráveis e acabam colocando um meio termo de amaciamento, o importante sempre é ficar atento a temperatura o resto vai muito de cada um, pois o que muitas vezes funciona para uns fica ruim para outros, se vai usar apenas para brincar vale seguir o manual pois vai ter um carro com bastante durabilidade, caso contrário é bom seguir conselhos de especialistas como temos aqui.

Moisés Salib
Caxias Do Sul - RS

Tá nervoso?
Vai pilotar!

Savage xl,Slayer,Summit,Baja,      Revo,SC8,4tec,inferno Gt2, ...      Spektrum DX3R      ODonnell 30%, top fuel, podium      Umas 30      Depende do dia

AnteriorPróximo

Voltar para Motor