A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 22 Mar 2007, 12:42

Birk escreveu:nono voce é de porto alegre certo ?

desculpe fugir do assunto mas eu queria saber se voce pode me dizer algumas lojas de modelismo aqui em POA.

fica ruim sempre que estraga uma pecinha, encomendar de sao paulo e outras cidades.

obrigado e abraços


Pasqual - 0xx51 3026-5135 0xx51 9956-2022
ConeSul - Jair - 51 9707-3380
Editado pela última vez por tionono em 04 Mai 2007, 16:37, em um total de 1 vez.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 22 Mar 2007, 12:53

branco escreveu:Lendo a sua metodologia de amaciamento surgiu uma dúvida, o q de fato significa o motor funcionar em 4 tempos?

Valeu.


Bom dia Luciano:

Se você observar o som de um motor a quatro tempos (de aeromodelo, por exemplo), ouvirás o som parecendo ser mais grave.
E é.
Um motor a quatro tempos explode 1 vez para cada duas vezes que o pistão sobe. Um motor a dois tempos corretamente regulado explode toda a vez que o pistão sobe ao ponto morto superior(PMS).
Entretanto, se você acelerar um motor a dois tempos e for "engordando" a mistura (abrindo a agulha da alta), verás que haverá um momento em que o motor mudará a tonalidade de seu som, ficando mais "grave" e parecido com o do motor a quatro tempos. Neste momento o motor está funcionando a quatro tempos. Ele não explode a mistura toda vez que o pistão chega ao PMS.

Espero ter conseguido explicar.
Qualquer dúvida, perguntes.


Tio Nonô.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 22 Mar 2007, 16:09

Leitor escreveu:Acabei de ler sua máteria sobre o amaciamento de motores e vou fazer igual no meu um OS12TZ 3P só que estou com uma dúvidas será que tem como me ajudar? 1º quando vc diz que para andar 30 seg. e deixar esfriar completamente isso quer dizer deixar esfriar até quantos graus + - ? 2º depois de ter feito isso 8 vezes (8 x 30 seg.) o motor já estára amaciado? 3º como eu deixo as regulagens das agulhas de alta e baixa (do jeito que veio de fábrica)? E por ultimo vou ter que fazer aquilo de andar 5 tanques acelerando aos poucos e soltando? Muito OBRIGADO.
Valeu.


Boa tarde Leitor.

Respondendo, pela ordem:

1-Deves deixar o motor atingir a temperatura ambiente. Estes primeiros ciclos em que atinges os 100 graus e esperas o motor esfriar são para, além de iniciar o processo de amaciamento, permitir uma acomodação térmica do motor. Um motor, quando é usinado, sofre stress nos metais que o compõem. Este "aquece/esfria" permite um "alívio" nas áreas de stress do motor. Esta tecnologia é bastante discutida por preparadores de carros "de verdade" e os norte-americanos chamam-na de "THERMAL STRESS RELIEVING". Existem outras técnicas de alívio de stress, como o por vibração(VIBRATORY STRESS RELIEVING), menos comuns no automodelismo. Relembrando, o motor, além de sofrer estes ciclos térmicos, estará também passando pela fase inicial do amaciamento.

2 - Não, o motor terá iniciado o processo de amaciamento e poderá começar a ser utilizado na pista, sem exigir dele nas retas e dando curtas aceleradas fortes nos miolos da pista. Progressivamente vá aumentando a exigência sobre o motor. Não há como dizer exatamente quantos tanques deves fazer o amaciamento. Alguns motores já vem solto de fábrica. Outros participam de um fim-de-semana de provas e continuam"presos". A análise deve ser feita caso a caso.

3 - Puxa, isto de dizer quantas voltas em cada agulha é complicado. Cada motor/fabricante tem uma especificação. O modo que explico aos novatos é, para motorzinhos .12:
_ usar uma vela bem quente (C5TC) pois consegue queimar "rico";
_ deixar uma abertura de .5 a .7 mm no carburador (Um clips pequeno de papel tem esta medida);
_ ir enriquecendo a mistura da lenta até o motor apagar e voltar um pouquinho, "limpando" de vez em quando para ver se estabiliza em lenta;
_ Na alta, fazer o motor funcionar de modo a ter bastante fumaça e que não consiga "limpar", muito menos afinar.

Se você não estiver confiante, peça ajuda a um hobbista experiente.


Tio Nonô.
Editado pela última vez por tionono em 04 Dez 2007, 10:24, em um total de 1 vez.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 648
Registrado em: 30 Abr 2006, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor GIL_BH » 23 Mar 2007, 00:02

Obrigado. Sábado(24/3) estarei começando a fazer esse processo.


V ONE RRR

 V ONE RRR/TMAXX      SIRIO TRIPLE X/TRX 3.3      SPEKTRUM DX3      BYRON 20/12      MAZDA 6      ALPHA      UMA BH

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 23 Mar 2007, 16:24

tionono escreveu:
SalvadoriRacing escreveu:so ressaltando que na bancada com helice (quando feito direito) o motor gira a 100 graus e não frio, portanto não há compatação de parte nenhuma......

isso só é feito pq com helice se roda quente e a no maximo 20000rpm, o que é impossivel no carro, não se vira em 100ºC abaixo dessa rotação rodando direto na pista.........

tambem não torna o processo mais rapido, se quiser um motor pronto da helice direto pra pista não se consegue com menos de umas 2~3 horas, caos contrario tem que rodar mais uns 45~60 minutos na pista ainda gordo........


Certamente, César.

Mas para conseguires esta temperatura, é necessário "fechar" as aletas do motor ou usar um cabeçote com menos aletas(ou até só com a espoleta, no inverno). A gente está acostumado a ficar montando/desmontando o motor e a ficar trocando cabeçotes para acerto fino de temperatura. Eu chego a desmontar meus motores novos e nunca ligados para passá-los no ultrassom. É comum motores zero virem sujos e com poeira da usinagem neles.
Mas muitos hobbystas não querem se envolver com estes procedimentos e procuram nunca mexer ou abrir os motores.
E motores completos, com cabeçotes normais, amaciados em bancada e com a hélice soprando neles, para atingirem 100 graus tem que rodar muito "finos", o que não é bom para a saúde dele. Já fiz um monitoramento disto com termometros acoplados ao motor e a temperatura não sobe num motor completo e "gordo".

Mas certamente também é possível amaciar em bancada mantendo a temperatura sob controle. Mas é mais difícil e precisa ter mais "know-how" de como fazer isto.

Abraço e te espero no brasileiro, aqui em Porto Alegre.


Nonô


É isto aí César ...

Conversando chegamos à um denominador comum.
Amaciar com motor rico para lubrificar, mas quente e que não afine no início.

Como atingir isto?
Cada um escolhe o que lhe aprouver, dentre as diversas
idéias apresentadas no tópico.

Abraço.

Tio Nonô.
PoA RS
Editado pela última vez por tionono em 22 Mai 2009, 20:53, em um total de 1 vez.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 27 Mar 2007, 16:17

GIL_BH escreveu:Obrigado. Sábado(24/3) estarei começando a fazer esse processo.


Gil

Terminastes o amaciamento?

Tio Nonô.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 648
Registrado em: 30 Abr 2006, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor GIL_BH » 27 Mar 2007, 21:22

Comecei mas só rodei 2 tanques ainda tenho que continuar mas já queimei 2 velas. HEHEHEHEHEHEHE


V ONE RRR

 V ONE RRR/TMAXX      SIRIO TRIPLE X/TRX 3.3      SPEKTRUM DX3      BYRON 20/12      MAZDA 6      ALPHA      UMA BH

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 28 Mar 2007, 20:28

GIL_BH escreveu:Comecei mas só rodei 2 tanques ainda tenho que continuar mas já queimei 2 velas. HEHEHEHEHEHEHE


CUIDADO COM A QUEIMA DE VELAS.
PODE DANIFICAR O MOTOR.
VOCÊ ESTÁ COM O MOTOR MUITO FINO/POBRE.


Tio Nonô

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 432
Registrado em: 22 Jun 2005, 23:00
Localização: São Paulo

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor SalvadoriRacing » 28 Mar 2007, 22:12

se já queimou duas e não estragou pode se dar por sortudo.......


www.salvadoriracing.com.br

NOVAROSSI - KM RACING - ARC - LRP ELECTRONIC - SAVOX SERVO - SALVADORI RACING PARTS

 KM RACING - ARC R10      NOVAROSSI      SANWA      LRP      CONTACT - LRP

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 29 Mar 2007, 04:31

SalvadoriRacing escreveu:se já queimou duas e não estragou pode se dar por sortudo.......


Põe sortudo nisto!

Tio Nonô

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 648
Registrado em: 30 Abr 2006, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor GIL_BH » 29 Mar 2007, 09:46

PUTZ. O que me falaram aqui que é normal queimar velas no amaciamento pois o motor quando está novo algumas limanhas soltam e batem na vela fazendo com que ela queime mesmo. Agora que me vocês falaram isso achei até estranho pois um motor pode ter tantas coisas para soltarem assim no amaciamento? Como faço para saber se a mistura está muito pobre? Obrigado.


V ONE RRR

 V ONE RRR/TMAXX      SIRIO TRIPLE X/TRX 3.3      SPEKTRUM DX3      BYRON 20/12      MAZDA 6      ALPHA      UMA BH

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 29 Mar 2007, 12:44

GIL_BH escreveu:PUTZ. O que me falaram aqui que é normal queimar velas no amaciamento pois o motor quando está novo algumas limanhas soltam e batem na vela fazendo com que ela queime mesmo. Agora que me vocês falaram isso achei até estranho pois um motor pode ter tantas coisas para soltarem assim no amaciamento? Como faço para saber se a mistura está muito pobre? Obrigado.


Dá uma relida nos posts daqui do RcMasters.

Tio Nonô.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 30 Mar 2007, 12:27

seithan escreveu:gostei da frase: o fabricante é um dos maiores
interessados no rendimento e durabilidade de seu motor.

eheheh faz todo o sentido..

seithan....


Certamente, Seithan.

Você é um automodelista viajado e tem bastante cultura. Quando tivestes contatos com pessoas em outras partes do mundo, certamente deves ter te certificado deste assunto. Nenhum fabricante de motor que quer permanecer no mercado vai indicar no manual de seu motor como "expremer" toda potência possível, pois isto está muito próximo da quebra. (E da "queimada" do motor no mercado). Mas os pilotos profissionais arrancam tudo o que podem dos motores. Exemplo disto é o Collari que, no pré mundial da Argentina tinha um motor tão pobre que nem fazia fumaça. E que, para baixar a rotação na lenta, tinha o carburador totalmente fechado. Quando ele parava, mantinha a lenta dando "pulsos" no acelerador.

Moral?
Reza para o motor durar 1 hora.

Abraço.


Tio Nonô
PoA RS

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 04 Mai 2007, 16:49

GIL_BH escreveu:Obrigado. Sábado(24/3) estarei começando a fazer esse processo.


Gil

Terminastes o amaciamento?

Tio Nonô.


_ Cada geração se considera mais inteligente do que a anterior e mais sábia do que a próxima!
"No ano de meus noventa anos quis me dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem."
- Gabriel García Márquez, Memória de Minhas Putas

 V1 RRR .      NovaRossi 353 By Nonô .      Futaba 3PJ. Servo dir. HiTec.      Byron 20% Gen 2.      Protoform Stratus 3 .      Alpha, ATS .      Conesul, Portão, RS .

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 742
Registrado em: 05 Fev 2007, 21:00
Localização: recife-pe

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor espoleta » 04 Mai 2007, 18:21

caros amigos e tio nono olha pode borar o motor zero no carro e ir pro pau prejudica ou nao ......


www.impactrc.net

 VELOX V10 VELOX V8      Max Power,JP Gimar      KO PROPO EX10 EURUS      LRP      Sei la      Hot Race      Mini Autódromo Tamboril

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 6 visitantes