A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 05 Mai 2007, 16:02

espoleta escreveu:caros amigos e tio nono olha pode borar o motor zero no carro e ir pro pau prejudica ou nao ......


Perdão, não entendi a pergunta. :cry:

Abraço.

Tio Nonô.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 742
Registrado em: 05 Fev 2007, 21:00
Localização: recife-pe

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor espoleta » 06 Mai 2007, 04:45

caro amigo nono a pergunta e botar o motor zero linpar e botar nocarrinho e andar forte na pista


www.impactrc.net

 VELOX V10 VELOX V8      Max Power,JP Gimar      KO PROPO EX10 EURUS      LRP      Sei la      Hot Race      Mini Autódromo Tamboril

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 08 Mai 2007, 16:03

Boa tarde Espoleta!

Vou traduzir tua pergunta para português arcaico.


Caro amigo Nonô

A pergunta é:
Limpar o motor zero, colocá-lo no motor e andar
forte na pista pode prejudicar um motor novo?

Obrigado.

Espoleta.


Sou veínho, não estou acostumado com este novo português internético.
Se traduzi corretamente, a resposta segue abaixo.


Sim Espoleta.
Colocar um motor novo num automodelo e regulá-lo como se amaciado estivesse tem uma chance muito grande de fazer com que o motor tenha um baixo rendimento e uma vida mais curta.
Claro que há exceções.
Certamente alguém irá dizer que o irmão do conhecido de um amigo falou que ele comprou um motor novo e saiu "baixando lenha" e o motor já é campeão sul americano há 3 anos consecutivos.
Como não se deve chamar ninguém de mentiroso, o melhor é acreditar que para todas as regras existem exceções e também acreditar que o teu motor
NÃO será a exceção.
Tratar um motor novo da maneira correta(e existem várias) fará com que o desempenho e a durabilidade dele sejam melhores.
Se você ainda tem dúvidas, releia este e outros tópicos de amaciamento. Podes dar uma olhada no www.bynono.com.br também.

Boa sorte.

Abraço gaúcho.


Tio Nonô.

PS: Se não traduzi corretamente sua pergunta, por favor, faça-a novamente mas já em português arcaico.
Editado pela última vez por tionono em 23 Mai 2007, 20:09, em um total de 2 vezes.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 462
Registrado em: 15 Jul 2006, 23:00
Localização: Campinas

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor rvargas » 08 Mai 2007, 16:10

Boa Tio Nono... rs




 Byron 20%

Piloto
 
Mensagens: 175
Registrado em: 11 Abr 2007, 23:00
Localização: Vila Prudente

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor Diney » 08 Mai 2007, 16:23

tionono escreveu:Boa tarde Espoleta!

Vou traduzir tua pergunta para português arcaico.


Caro amigo Nonô

A pergunta é:
Limpar o motor zero, colocá-lo no motor e andar
forte na pista pode prejudicar um motor novo?

Obrigado.

Espoleta.


Sou veínho, não estou acostumado com este novo português internético.
Se traduzi corretamente, a resposta segue abaixo.


Sim Espoleta.
Colocar um motor novo num automodelo e regulá-lo como se amaciado estivesse tem uma chance muito grande de fazer com que o motor tenha um baixo rendimento e uma vida mais curta.
Claro que há excessões.
Certamente alguém irá dizer que o irmão do conhecido de um amigo falou que ele comprou um motor novo e saiu "baixando lenha" e o motor já é campeão sul americano há 3 anos consecutivos.
Como não se deve chamar ninguém de mentiroso, o melhor é acreditar que para todas as regras existem excessões e também acreditar que o teu motor
NÃO será a excessão.
Tratar um motor novo da maneira correta(e existem várias) fará com que o desempenho e a durabilidade dele sejam melhores.
Se você ainda tem dúvidas, releia este e outros tópicos de amaciamento. Podes dar uma olhada no www.bynono.com.br também.

Boa sorte.

Abraço gaúcho.


Tio Nonô.

PS: Se não traduzi corretamente sua pergunta, por favor, faça-a novamente mas já em português arcaico.

=================================

Ai manu,

Posso pegar o bagulho, enfiar no trecko e sentar o dedo no pretinho e fazê o pneu virar pó e no mesmo tempo o birinaith ter um live mais long e eu nao ter que dispensar mais forfets do meu bolso pra ter que conservar o bagulho sempre new e apitando no pretinho????


rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs


desculpe...mas nao deu pra ler sem responder...........rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
.
.
.
hauhauhauhuahuahuhauhauhauhauhhauuhauhauhauhauhauahaua



Diney #4

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 92
Registrado em: 08 Mar 2006, 22:00
Localização: São Bernardo do Campo/SP

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor Traci » 08 Mai 2007, 19:44

tionono escreveu:Boa tarde Espoleta!

Vou traduzir tua pergunta para português arcaico.


Caro amigo Nonô

A pergunta é:
Limpar o motor zero, colocá-lo no motor e andar
forte na pista pode prejudicar um motor novo?

Obrigado.

Espoleta.


Sou veínho, não estou acostumado com este novo português internético.
Se traduzi corretamente, a resposta segue abaixo.


Sim Espoleta.
Colocar um motor novo num automodelo e regulá-lo como se amaciado estivesse tem uma chance muito grande de fazer com que o motor tenha um baixo rendimento e uma vida mais curta.
Claro que há excessões.
Certamente alguém irá dizer que o irmão do conhecido de um amigo falou que ele comprou um motor novo e saiu "baixando lenha" e o motor já é campeão sul americano há 3 anos consecutivos.
Como não se deve chamar ninguém de mentiroso, o melhor é acreditar que para todas as regras existem excessões e também acreditar que o teu motor
NÃO será a excessão.
Tratar um motor novo da maneira correta(e existem várias) fará com que o desempenho e a durabilidade dele sejam melhores.
Se você ainda tem dúvidas, releia este e outros tópicos de amaciamento. Podes dar uma olhada no www.bynono.com.br também.

Boa sorte.

Abraço gaúcho.


Tio Nonô.

PS: Se não traduzi corretamente sua pergunta, por favor, faça-a novamente mas já em português arcaico.


É isso aí....viva o bom e velho português....




 KM H-K1      Flash 12      TBD      TBD      TBD      TBD      AARC do ABC

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 04 Jun 2007, 18:37

RobsonVieira escreveu:Olá, estou iniciando no automodelismo e ......., sobre amaciamento de motores, se for possível me tire uma dúvida, eu ligo o motor ando com o carro e quando a temperatura chegar ao nível em que vou usar, eu ando mais 30 segundos e paro, é isto mesmo que eu entendi???


Robson:

Fiz uma pequena alteração no texto em www.bynono.com.br. Retirei o tempo para o motor aquecer e coloquei a temperatura que o motor deve atingir para desligá-lo e deixá-lo esfriar

Espero que tenha ficado mais claro.


Tio Nonô.
Editado pela última vez por tionono em 22 Mai 2009, 20:57, em um total de 1 vez.

 
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Jun 2007, 23:00
Localização: São José dos Campos

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor robson1969 » 04 Jun 2007, 21:03

Clarissssssssimo, muito obrigado.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 221
Registrado em: 05 Nov 2006, 21:00
Localização: Belo Horizonte

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor MAsterDV » 06 Jun 2007, 03:00

Galera, eu nao sei, sou aeromodelista a muitos anos e sempre amaciei motores YS de 4 tempos com muito cuidado, pois o compressor e altas rotações ja me deram grandes surpresas e o uso deste em competições ja me deram prejuizos estratosféricos, então com o passar do tempo eu consegui melhorar o amaciamento e as quebras foram sendo cada vez menos constantes, as valvulas que eram campeões simplesmente pararam de quebrar. Bom sou automodelista ã pouco menos tempo mas nunca cheguei a nivel de competições até agora, com meus motores 4 tempos funcionava eles bem gosdos e ate atingirem a temperatura de funcionamento de no maximo 90 graus e desligava umas 5 vezes, depois ia funcionando com baixa rotação bem gordo e subindo gradativamente a temperatura ate os 110 mais ou menos, ate acelerar ele todo com a agulha aberta ao extremo e soltando muita fumaça, a afinando gradativamente, nop ar subai e deixava descer em lenta esfriando um tanque todo.
Bom comprei um PlUS 3SCT e fiz basicamente a mesma coisa, limpei o motor antes por dentro pra avitar qualquer impureza da fábrica e fiz uma pre librificação, funcionei o motor no carro bem gosdo e com baixa RPM a uns 80 graus e no segundo tanque levei a 90 +- 100 e no terceiro coloquei o carro no chao e com a agulha bem aberta e com a caixa do carro bem solta andei com ele na pista e fui fechando ate ele atingir 120, hoje ele tem uma lenta espetacular e um desempenho digno de um "PURO SANGUE ITALIANO".
Nonô, nao tenho nem de lonje a sua esperiência com motores de automodelos mas acho que de alguma forma acabei acertando...




 V-ONE RRR WC      Rossi PLUS-12 3SCT      3PK      TOP FUEL      NSX-R      Alpha R/C      AMARC

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 09 Jun 2007, 00:05

Boa noite Master DV, tudo bem?

Realmente, motores a quatro(4) tempos possuem uma técnica bem diferente para amaciar.
Uma das configurações comuns de motores 4 tempos é o uso de camisa de ferro e pistão de alumínio com anel de ferro.
Para amaciar este tipo de motor, é conveniente deixá-lo funcionando por bastante tempo à +- 30% de sua rotação de potência máxima e com o motor bem rico. Isto fará com que haja um perfeito assentamento da superfície de contato do anel do pistão com as paredes do cilindro. E isto pode ser feito com o motor trabalhando numa bancada, com hélice e em baixa temperatura (comparado com os automodelos). +-85 graus é uma boa temperatura.
Quanto mais paciêcia o aeromodelista tiver para fazer este assentamento, melhor o amaciamento destes motores quatro tempos.
É importante salientar que as características construtivas de um motor 4 tempos (com anel, camisa de ferro e sem "clinch" no Ponto morto Superior (as paredes do cilindro são paralelas)) são completamente diferentes de nossos motorzinhos para automodelismo (Sem anel, camisa de bronze banhada internamente com cromo e topo da camisa mais fechado que a parte debaixo).
Devem ser analisadas todas estas características e enfatizado que o método de amaciar os dois tipos de motores seguem linhas bem diferenciadas.

Abraço.


Tio Nonô RC.
Editado pela última vez por tionono em 08 Mar 2008, 15:21, em um total de 1 vez.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 10 Jul 2007, 14:17

Lenildo escreveu: Comecei a amaciar o motor do meu G4S seguindo as instruções do manual do motor, acontece que no manual diz para não deixar a temperatura do motor passar dos 60 graus nos 2 primeiros tanques, mas ao ligar em marcha bem lenta a temperatura já passa dos 60 graus . . . mando ver assim mesmo ou tem alguma alternativa ? Estou usando byron 20%.


Boa tarde Lenildo!

Desculpe-me redirecioná-lo em seu post, mas acharás aqui algumas discussões sobre o assunto.
Olhe-o desde o início (clique aqui).

Minha humilde contribuição.

Abraço gaúcho.


Tio Nonô RC

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor tionono » 31 Jul 2007, 18:11

Gustavo H F Souza escreveu:Pessoal gostaria de umas dicas para amaciar o motor PRO-12 BZX.
E qual é a temperatura ideal que um motor deve manter?


Boa tarde Gustavo, tudo bem?

Por favor, dês uma olhadinha em

/viewtopic.php?t=4399

É o início do tópico.

Abraço gaúcho.


Tio Nonô RC.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 150
Registrado em: 05 Set 2007, 23:00
Localização: Fernandópolis - SP

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor skrothu » 07 Set 2007, 04:07

tionono:

o seu artigo no www.bynono.com.br está faltando algo ?

tionono escreveu:
Leitor escreveu:Acabei de ler sua máteria sobre o amaciamento de motores e vou fazer igual no meu um OS12TZ 3P só que estou com uma dúvidas será que tem como me ajudar? 1º quando vc diz que para andar 30 seg. e deixar esfriar completamente isso quer dizer deixar esfriar até quantos graus + - ? 2º depois de ter feito isso 8 vezes (8 x 30 seg.) o motor já estára amaciado? 3º como eu deixo as regulagens das agulhas de alta e baixa (do jeito que veio de fábrica)? E por ultimo vou ter que fazer aquilo de andar 5 tanques acelerando aos poucos e soltando? Muito OBRIGADO.
Valeu.


Boa tarde Leitor.

Respondendo, pela ordem:

1-Deves deixar o motor atingir a temperatura ambiente. Estes primeiros ciclos em que atinges os 100 graus e esperas o motor esfriar são para, além de iniciar o processo de amaciamento, permitir uma acomodação térmica do motor. Um motor, quando é usinado, sofre stress nos metais que o compõem. Este "aquece/esfria" permite um "alívio" nas áreas de stress do motor. Esta tecnologia é bastante discutida por preparadores de carros "de verdade" e os norte-americanos chamam-na de "THERMAL STRESS RELIEVING". Existem outras técnicas de alívio de stress, como o por vibração(VIBRATORY STRESS RELIEVING), menos comuns no automodelismo. Relembrando, o motor, além de sofrer estes ciclos térmicos, estará também passando pela fase inicial do amaciamento.

2 - Não, o motor terá iniciado o processo de amaciamento e poderá começar a ser utilizado na pista, sem exigir dele nas retas e dando curtas aceleradas fortes nos miolos da pista. Progressivamente vá aumentando a exigência sobre o motor. Não há como dizer exatamente quantos tanques deves fazer o amaciamento. Alguns motores já vem solto de fábrica. Outros participam de um fim-de-semana de provas e continuam"presos". A análise deve ser feita caso a caso.

3 - Puxa, isto de dizer quantas voltas em cada agulha é complicado. Cada motor/fabricante tem uma especificação. O modo que explico aos novatos é, para motorzinhos .12:
_ usar uma vela bem quente (C5TC) pois consegue queimar "rico";
_ deixar uma abertura de .5 a .7 mm no carburador (Um clips pequeno de papel tem esta medida);
_ ir enriquecendo a mistura da lenta até o motor apagar e voltar um pouquinho, "limpando" de vez em quando para ver se estabiliza em lenta;
_ Na alta, fazer o motor funcionar de modo a ter bastante fumaça e que não consiga "limpar", muito menos afinar.

Se você não estiver confiante, peça ajuda a um hobbista experiente.


Tio Nonô.


o que quer dizer esse limpando e limpar ?!

valeu

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 01 Mai 2007, 23:00

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor motta » 07 Set 2007, 13:30

Ferrou...
Não tenho termômetro... Vou pelo "fumaçômetro"... rsrsrs

Ou será que se for depois do almoço na AARC do ABC, alguma alma caridosa empresta um termômetro pra eu amaciar o meu NINJA?!

Ou vocês simplesmente acham um absurdo eu ter o equipamento, mas não ter um termômetro?! rsrsrsrs!


Alexandre

 MTX4R      Ninja MR12      Sanwa MX3S

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 141
Registrado em: 12 Fev 2006, 21:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!

Mensagempor Piloto » 07 Set 2007, 14:03

tionono, fiquei com uma duvida !!!
Tenho 1 ano e meio de hobby e amaciei apenas 1 motor, onde eu deixei ele funcionando 5 tanques com a mistura bem gorda. E depois fui andando e regulando o carro aos poucos.
No seu texto vc explica que quando o motor chegar a 120 graus deve-se desligar o motor e esperar esfriar para liga-lo novamente. É isso mesmo? Não preciso deixar ligado até acabar o combustivel?
P.S: Acabar o combustivel não é secar o tanque... Desligar antes de isso acontecer !!
Muito obrigado, e um abraço.


Imagem

 Inferno MP7,5 Sport 4      .21      Fs-Gt 2,4Ghz      Traxxas      Buggy      Kyosho      5º RC

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes