Motor elétrico... dúvida!!!

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Avatar do usuário
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jan 2006, 21:00
Localização: Marília-SP

Motor elétrico... dúvida!!!

Mensagempor Éricão » 10 Jan 2006, 06:08

Olá, esse é meu primeiro post por aqui, possuo um Auto OFF elétrico da Associated modelo RC10T e gostaria de adquirir um motor novo, pois o meu motor é o que acompanha o kit e não está me satisfazendo o desempenho dele, no entanto não consegui sanar minhas dúvidas quanto à potência do motor, vejo que há vários motores na mesma faixa de preço com diferentes voltas, como funciona a relação voltas/velocidade, pois eu não estou conseguindo entender. Tenho duas baterias de 1800A e gostaria de adquirir um motor para conseguir trabalhar com elas, o que me recomendariam? Existe alguma restrição de uso do motor dependendo do speed?

Aguardo respostas! Obrigado.
Anexos
chastop750.jpg
chastop750.jpg (60.77 KiB) Exibido 589 vezes

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 605
Registrado em: 30 Nov 2004, 21:00
Localização: Brasil

Re: Motor elétrico... dúvida!!!

Mensagempor CrisRCM » 10 Jan 2006, 09:03

Manco, você pode ajudar nosso amigo?
Obrigado,
Cris




 RRR / T4 17 / T4 18      OS TZ 5 / LRP X22 / Fantom      3PK Black / 4PX      Byron 20% / Fantom      Nemesis / Bittydesign      Alpha / Matrix      Indaiatuba / Americana

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Motor elétrico... dúvida!!!

Mensagempor Christian » 10 Jan 2006, 09:49

A "regra básica" é: menos voltas = mais potência.

Mas pra botar um motor mais forte no seu carrinho, primeiro vc precisa ver se o speed (controlador eletrônico de velocidade que aciona o motor) suporta um motor mais forte. Em geral, o speed é classificado pelo seu limite (mínimo) de voltas do motor. E essas suas baterias tb não vão aguentar um motor muito forte.

Mas que motor que está no seu carro? Vc acha ele fraco por que? O carro não tem boa velocidade final, não tem torque? Às vezes uma mudança de relação (coroa/pinhão) pode resolver isso. E pode ser que ele seja mesmo fraco, mas tb pode ser que esteja com algum problema, como carvões gastos ou molas tortas. É bom dar uma verificada antes de comprar outro motor.




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 5500
Registrado em: 02 Jan 2005, 21:00
Localização: Brasil - São Paulo - ZS

Re: Motor elétrico... dúvida!!!

Mensagempor Manco » 10 Jan 2006, 11:13

E ai Ericão! Beleza?

A regra básica é muito parecida com esta que o Christian lhe escreveu. Contudo, existem tipos de enrolamento diferentes que podem fazer um motor com mais voltas se sair melhor do que um com menos voltas dependendo do tamanho da pista.

Um ponto muito importante citado pelo Christian são os carvões. É necessário ficar atento para evitar o desgaste excessivo do coletor, além é claro de garantir um bom rendimento na pista.

Sobre as molas, sou obrigado a não concordar totalmente, pois o alinhamento influencia muito pouco quando as molas são submetidas a aprovação dum dinamômetro específico para este fim. É mais provável que o motor tenha esquentado demais, devido a erro no cálculo da relação, fazendo com que as molas se destemperassem. Isso sim, afetaria sobremaneira a performance uma vez que o carvão não sofre a pressão devida contra o coletor e flutua quando o mesmo atinge giro mais alto. Desta forma, o carro não tem a velocidade final devida.

A respeito do cálculo da relação para o motor, tenho visto pessoas com anos de experiência no hobby errarem bastante por trabalhar de maneira empírica! Num motor elétrico, acreditem, as vezes uma relação mais curta pode fazer o carro ganhar velocidade final! Existem fórmulas matemáticas que devem ser respeitadas. Estas, levam em consideração o tamanho da pista, a capacidade de aceleração do motor, a curva de torque e também sua eficiência. Enfim, para os novatos, minha recomendação é iniciar com a relação mais curta disponível e depois de 5 voltas na pista, medir a temperatura do motor que deve estar perto dos 70C. Se o motor passar disso, coloque uma relação mais curta porque senão você vai estragar o motor.

Enfim amigão, meu telefone é (11) 8315 9431 - meu nome é Demian. Sinta-se a vontade para me ligar e ai poderei te passar algumas dicas afim de melhorar a performance do seu carrinho. Por favor, quando me ligar, eu precisarei saber que speed, que motor (marca, número de voltas -> pela foto parece que é um Kr que vem no kit?) e que baterias você está usando.

Abraço,


Team Dulac - Shepherd - Max Power - www.dulac.com.br

 Shepherd V10      Max Power      M11-X      Tornado On Road      Protoform      Shepherd      Paulista / Brasileiro

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 50 visitantes