Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor TIAGO » 10 Nov 2007, 21:36

É, pra mim também
tiaguinho07@gmail.com

Obrigado

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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor Pries_jeden_Got » 16 Nov 2007, 17:47

Nossa nonô... Caracas.. quanto tempo faz que você mexe com este hobby?
Vou aproveitar - como se já não o tivesse feito em outros tópicos - e pedir algumas dicas:

Eu quero que um dia meu bisneto brinque com meu nitro - heheh, tem que durar!!!! - e por isso não pretendo arrancar a máxima potência do motor, ou ficar " judiando da máquina. Eu não sou expert -embora leia muito me goste por demais - e não posso ficar desmontando, mudando regulagens. Pretendo apenas divertir-me muito, manter um estoque de peças para manutenção e coisas desse tipo.

Se não for pedir demais, gostaria de passar meu e-mail para podermos conversar.

Desde já agradeço!

Rodolfo.


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor tionono » 23 Nov 2007, 17:15

Pries_jeden_Got escreveu:Nossa nonô... Caracas.. quanto tempo faz que você mexe com este hobby?
Vou aproveitar - como se já não o tivesse feito em outros tópicos - e pedir algumas dicas:

Eu quero que um dia meu bisneto brinque com meu nitro - heheh, tem que durar!!!! - e por isso não pretendo arrancar a máxima potência do motor, ou ficar " judiando da máquina. Eu não sou expert -embora leia muito me goste por demais - e não posso ficar desmontando, mudando regulagens. Pretendo apenas divertir-me muito, manter um estoque de peças para manutenção e coisas desse tipo.

Se não for pedir demais, gostaria de passar meu e-mail para podermos conversar.

Desde já agradeço!

Rodolfo.


Buenas Rodolfo!

Comecei aos 12 anos com aeromodelismo;
Aos 16 com mobiletti;
Aos 19 com Fusca;
Aos 19 com Maverick GT V8(Até hoje sempre tenho um V8 na garage) :wink: ;
Aos 22 em corrida de motos no autódromo de Tarumã;
Dos 22 aos 35 em motos e carros antigos;
Dos 30 aos 41 em motores 1x1 arrancada;
De 1999 até agora, aos 49, em automodelismo.
Tudo isto sempre como hobby.

Meu e-mail - tionono@mail.com

Abraço gaúcho.


Tio Nonô RC.
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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor Birk » 23 Nov 2007, 20:23

Aqui em casa nós não temos V8, mas temos um Fusca com motor AP 2.0 GTI, Nitrado.

Por falar em arrancada, tu custuma ir nos metropolitanos tio nonô ?
Ou já largou os carros de arrancada ?

Abraços

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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor hanks2b » 23 Nov 2007, 22:55

eheheheh, isso que é "curriculum", me fêz lembrar em 1987 qdo fui rebaixar o cabeçote do meu corcel II 82 no quintal de casa e qdo "destaquei" ele 2 camisas subiram juntas, estavam coladas na junta, nem imaginava que era camisa livre do bloco, ah mais o pior foi que voltei elas pro lugar, mandei rebaixar 1 mm, montei de novo e não liberei as varetas das válvulas, entortou as 8, e ainda por cima perdi uma troca de óleo porquê desceu água e virou "Leite", a hora que as camisas subiram entrou sujeira por baixo, no pé delas, depois fiquei sabendo, vão uns anéis de metal. Resumindo, foi preciso abrir o cárter, soltar as bielas, subir os 4 pistões com as camisas, limpar, trocar os 4 anéis, montar tudo de novo, desentortar as 8 varetas, na hora de apertar os prisioneiros do cabeçote, 1 deles quebrou dentro do bloco, aí fui até o mecânico, me disse: " Põe o dedo nele e roda que sai", não sabia que tinha "Rosca Livre", ahahahahahaha.
Sabe o quê mudou no desempenho: NADA. :lol:
Más não me arrependo, bons tempos.................. :wink:

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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor fkupka » 06 Dez 2007, 23:11

puts veio to loko por um Maveco V8 GT motor 302, show de bola, tem um cara vendendo por R$25000,00 um inteiro reformado!! to doido por ele, muito tesaum mesmo!!!


"Carro bom é carro mal educado, você pisa ele responde!"

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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor tionono » 10 Dez 2007, 13:42

Fulano escreveu:Obrigado pela aula Nonô, vou seguir seus conselhos.
Por curiosidade, quanto você cobrar para mexer em um motor?

Abraço.



Não tem de quê Fulano.

A pessoa interessada me manda um Novarossi novo amaciado e uma biela extra.
A preparação leva +- 1 mês e custa de R$800 a R$1200,00.

Fulano, uma coisa deve ser deixada bem claro.
Um carro com um ótimo setup e um motor sem preparação aliado a um piloto proficiente possuem um rendimento final melhor do que um carro mal acertado com motorão e um piloto inesperiente.
Para a maioria das pessoas que entram em contato comigo eu faço este alerta, pois pagar (caro) por um motor preparado achando que ele sozinho irá levá-lo ao pódium é pensamento errado.

Motor que anda muito tem que ter um acerto muito mais cuidadoso e um conjunto muito melhor afinado,
pois senão será mais difícil de pilotar do que com motores standard (que atualmente já geram cavalaria absurda).

Motores (bem) preparados são aquela "coisinha a mais" que fará a diferença quando um ótimo grupo de pilotos/carros estão batalhando por centésimos de segundo.

Aí sim um motor bem preparado fará a diferença.

Se não for este o seu caso, gaste seu dinheiro em pneus, combustível e horas de pista.
Eles te trarão um crescimento maior e mais prazeiroso.

Pense no assunto e obrigado pelo contato.

Abraço gaúcho.


Tio Nonô RC.

 
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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor MDEMARCHI » 09 Jul 2008, 15:32

estou com dificuldade de regular um motor 18cxp vertex. ele demora muito para retornar para idle speed após acelerar. o que pode estar acontecendo.
alguem me ajude! sou novo neste forum.


COMEÇANDO EM RC NITRO

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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor tionono » 15 Jul 2008, 20:28

Baixa pobre!

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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor Cestaric » 06 Ago 2008, 14:53

Tio Nono,
como faço a "leitura" da cabeça do pistão para saber se devo colocar mais calço ou tirar quando varia a altitude em relação ao nível do mar ?

Existe uma regrinha para isso ?

Abraço
CestariC

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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor Edsel » 08 Ago 2008, 07:03

Puxa, Tio Nonô manja mesmo, muito bom ver pessoas com esse nível de conhecimento participando do fórum e tirando dúvidas dos iniciantes...

Uma perguntinha... (não ia perder a chance hehehe)...

O que pode levar o motor a quebrar a biela após apenas 16 tanques de uso? motor mal projetado?

Parabéns




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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor tionono » 10 Ago 2008, 01:30

Cestaric escreveu: Tio Nonô:
Como faço a "leitura" da cabeça do pistão para saber
se devo colocar mais calço ou tirar quando varia a
altitude em relação ao nível do mar ?

Existe uma regrinha para isso ?

Abraço
CestariC


REPETINDO ...

Nonô


Mindu escreveu: Oba Tio Nonô....

Gostaria de uma informação do expert no assunto com relação à taxa de compressão.
Como saber a ideal pra o local onde moro?
Qual a diferença em relação à minha cidade e quando vou andar em nível do mar.
Onde consigo estas informações?

Muito obrigado.


Boa tarde Mindu!

Na realidade, o acerto da taxa é feito em função de:
_ Tipo de combustível;
_ Vela;
_ Altura do local (> altura = < densidade do ar);
_ Características particulares de cada motor;
_ Outros(densidade do ar no dia, humidade do ar, % óleo, etc ..)

Isto começa a ficar crítico quando se quer tirar o máximo de potência do motor.
Para descobrir qual a taxa ideal, partindo do que vem original no motor,
a gente vai diminuindo a medida das arruelas de 5 em 5 centésimos de milímetro.
Em um determinado momento o motor começa a superaquecer,
mesmo você abrindo a agulha de alta.
Aí você aumenta a medida da arruela de taxa em 5 centésimos.
Vai com o carro para a pista e anda em ritmo de corrida.
Observa se no final de sua rotação (normalmente no fim de reta)
o ruído do motor (pitch) não começa a ficar "estranho".
_ Se não e o motor mantém a temperatura normal (110º C), está ok.
_ Se sim, aumenta-se a arruela de taxa 5 centésimos e recomeça o teste.

Outra característica do motor sobretaxado é ele ficar com um torque "cavalar"
em baixas e médias rotações mas ter dificuldade de atingir a faixa
mais alta de rotações.
Ele parece ficar "travado" para alta rotação.

É interessante observar que, se você acertou a taxa "no limite",
ao andar num outro dia com condições climáticas diferentes,
ela poderá já não estar perfeitamente correta.

É isto aí, vida de acertador é dura!

Era esta a informação que querias?


Tio Nonô RC.

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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor tionono » 10 Ago 2008, 01:45

Edsel escreveu: Puxa, Tio Nonô manja mesmo, muito bom ver pessoas com esse nível de conhecimento participando do fórum e tirando dúvidas dos iniciantes...

Uma perguntinha... (não ia perder a chance hehehe)...

O que pode levar o motor a quebrar a biela após apenas 16 tanques de uso?
Motor mal projetado?

Parabéns.


Que perguntinha sacana!!

Várias causas:

_ Defeito de material;
_ Combustível de baixa qualidade;
_ Alta pobre, permitindo excesso de rotações;
_ Motor novo com muito "clinch" no Ponto Morto Superior (PMS) e
amaciado muito rico, não permitindo expansão da camisa e
fadigando a biela (dês uma olhadinha no tópico de amaciamento em

www.bynono.com.br );
_ reta muito longa com carro com relação curta (comum em RTR's);
_ motor mal projetado ou fraco: :wink:
_ etc. ...


Tio Nonô RC.

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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor Edsel » 10 Ago 2008, 04:22

tionono escreveu:
Edsel escreveu: Puxa, Tio Nonô manja mesmo, muito bom ver pessoas com esse nível de conhecimento participando do fórum e tirando dúvidas dos iniciantes...

Uma perguntinha... (não ia perder a chance hehehe)...

O que pode levar o motor a quebrar a biela após apenas 16 tanques de uso?
Motor mal projetado?

Parabéns.


Que perguntinha sacana!!

Várias causas:

_ Defeito de material;
_ Combustível de baixa qualidade;
_ Alta pobre, permitindo excesso de rotações;
_ Motor novo com muito "clinch" no Ponto Morto Superior (PMS) e
amaciado muito rico, não permitindo expansão da camisa e
fadigando a biela (dês uma olhadinha no tópico de amaciamento em

www.bynono.com.br );
_ reta muito longa com carro com relação curta (comum em RTR's);
_ motor mal projetado ou fraco: :wink:
_ etc. ...


Tio Nonô RC.


Ihhhhhh, acho que vc achou o problema... :(

A biela do motor quebrou quando eu estava correndo em um Kartódromo, hehehehehe, realmente o carro vinha a toda, só 1 curva eu precisava reduzir :!: :evil: ..........

O amaciamento foi feito de acordo com as instruções do fabricante......... mas que m****.....Acho que vou ter que comprar um on-road pra andar no Kartódromo... lá é legal, mas off-road com relação curta em "vias de transito rápido" não rola.

Um abraço




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Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor ReDz » 10 Ago 2008, 06:40

gostei das tecnicas de amaciamento , no proximo rc vo coloca elas em pratica!!

abraço!


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