Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor tionono » 28 Mar 2007, 20:12

Prezados amigos e companheiros de hobby.

Squish gap = Vão de esmagamento.

Tenho observado que o pessoal parece estar tendo alguma dificuldade em tratar o assunto squish gap versus taxa de compressão. Embora as duas matérias estejam estreitamente correlacionadas, você pode trabalhar numa(por exemplo - squish gap) e não mexer com a outra(por exemplo, compressão).

Quando um motor 4 tempos é desenvolvido, o formato da câmara de combustão está longe de seu ideal. Isto acontece porque o motor 4 tempos tem que reservar espaço para a(s) válvula(s) de admissão e escape.

Isto não acontece em nossos motorzinhos glow que trabalham em sistema 2 tempos. Este sistema, por não possuir nenhuma válvula no cabeçote(espoleta), permite que a mesma tenha o formato esférico. Este formato esférico pode se extender por toda a superfície interna do cabeçote. No entanto, para aumentar a eficiência do motor, é necessário que a chama que causa a explosão da mistura ar/combustível "viaje" rapidamente.
Uma das maneiras de se conseguir isto é fazendo-se com que a mistura esteja o máximo possível concentrada próximo à vela. Ou seja, concentra-se o formato esférico da superfície interna do cabeçote no centro dele. Aumenta-se então a área no entorno da vela e se diminui a área mais afastada dela.
(Veja figura anexa, onde o squish gap está em vermelho.)
Esta é a função do squish gap. "Empurrar" a mistura para o mais próximo possível da vela. Isto é tão importante que alguns motores de alto desempenho chegam a ter o pistão do motor com uma cava no seu topo, de modo a poder diminuir a "esfera" onde fica a mistura comprimida, aproximando mais ainda a mistura da vela.
Ao afastar os gases esplosivos da borda do pistão temos um efeito marginal do squish gap que é diminuir o quantidade de gases da explosão que tentam passar no espaço entre as paredes da camisa e do pistão.
E isto é bom.

Os fabricantes fazem com que seus motores tenham squish gap próximo a zero quando o motor está sem nenhum anel de acerto de taxa. Quando a taxa está alta, coloca-se anéis e se aumenta o squish gap. E se diminui a eficiência dele. Para se manter o squish gap e diminuir a taxa de compressão seria necessário aumentar a área esférica da câmara de combustão o que, na prática, seria inviável. Teríamos que ter várias espoletas com diferentes tamanhos da "esfera de combustão".
Não muito prático ....
Outra maneira de se diminuir a tendência à predetonação é "atrasar o ponto" de início da explosão. Alguém colocou num outro post que isto é impossível em nossos motores glow.

É possível.
No motor de um carro de verdade, se você quer diminuir a tendência à pré ignição, você atrasa o ponto, atrasando o momento da faísca da vela.
Se você quer "atrasar o ponto" de nossos motorzinhos glow, use velas mais frias. Velas mais frias necessitam de maior taxa para se manterem incandescentes.
Portanto, esta é uma das maneiras de se prevenir a pré-ignição.

Existem outras particularidades envolvidas com o squish gap, como capacidade de melhor transferência de calor da câmara de combustão ao motor.


Quem quiser se aprofundar no assunto, pode procurar o trabalho de
J. H. SPURK - On heat transfer in squish gaps (Transferência de calor em squish gap)
disponível na bilblioteca de harvard (http://www.adsabs.harvard.edu/).

O trabalho "Aspectos de desenvolvimento de motores motociclisticos de 2 tempos",
de Hiroshi Naito e Moriyuki Taguchi, da Yamaha, também trata do assunto.

Era isto pessoal.

Abraço.


Tio Nonô.
Anexos
squishxtaxa.jpg
squishxtaxa.jpg (20.11 KiB) Exibido 17019 vezes
Editado pela última vez por tionono em 10 Jun 2008, 19:15, em um total de 3 vezes.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor tionono » 29 Mar 2007, 04:29

Fulano escreveu:Tudo bem, Nonô?

Eu li seus artigos a respeito do Squish-gap e amaciamento de motores. Mas a minha dúvida é outra.

Eu observei algumas discussões a respeito do ajuste da taxa de compressão para se otimizar o rendimento do motor.

Alguns seguem a linha que: ajustando a taxa de compressão para a altitude correspondente, um motor utilizando 16% de nitro tem a mesma performance que um utilizando 30% com a taxa ajustada (considerando que o combustível em questão tem realmente a quantidade de nitro indicada).

Daí a minha pergunta: Existe alguma vantagem em utilizar combustível com um nível de nitro maior? Mesmo se modificando a taxa de compressão para não se fritar a cabeça do pistão?

Outra dúvida. Não posso manter a taxa de compressão inalterada e mudar o percentual de nitro até atingir um rendimento "máximo"? Digamos, através da leitura da cabeça do pistão de tanques em tanques?

Me corrija se eu estiver falando bobagem, ok?

Abraços,

Fulano



Prezado FULANO:

Mudar de combustível para outro que tenha um percentual de nitro maior é uma maneira tentadora e que parece ser fácil de aumentar a “cavalaria”. Mas não é tão simples. Sem entrar em todos detalhes do nitro, há um momento em que, para as características de um determinado motor, há nitro demais. Os motores de origem européia saem configurados de fábrica para andar com 16% de nitro. Portanto, para trabalhar com um percentual maior, você deve fazer ajustes. Com mais nitro a mistura deve ser enriquecida. Também pode ser necessário diminuir a taxa de compressão, devido ao aumento de material não comprimível na mistura (que pode gerar pré-detonação). A pré-detonação ocorre quando a mistura combustível explode antes do tempo, o que pode causar danos ao motor. A colocação de mais uma arruela destaxará o motor, necessário no uso de mais nitro, em se mantendo constante as demais variáveis (pressão atmosférica, temperatura, etc ..).
Resumindo:
Dentro de certos limites, se você souber fazer acertos no motor, HÁ VANTAGEM EM MAIORES PERCENTUAIS DE NITRO!!!

Abraço.

Tio Nonô
Editado pela última vez por tionono em 10 Nov 2007, 18:47, em um total de 1 vez.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor TIAGO » 30 Mar 2007, 02:36

Ao meu ver, não é compensador o gasto a mais de combustivel em troca de quase imperceptiveis hp. Eu prefiro muito mais ter um motor acertado corretamente, para as condições climáticas, o squish gap correto para a altitude e um combustivel fresco de 16% reais de nitro, sendo que possivelmente irá andar mais do que o de "30%" com arruelas a mais, sem contar que o motor não foi feito para essa quantidade de nitro.

Att

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor tionono » 30 Mar 2007, 12:15

TIAGO escreveu:Ao meu ver, não é compensador o gasto a mais de combustivel em troca de quase imperceptiveis hp. Eu prefiro muito mais ter um motor acertado corretamente, para as condições climáticas, o squish gap correto para a altitude e um combustivel fresco de 16% reais de nitro, sendo que possivelmente irá andar mais do que o de "30%" com arruelas a mais, sem contar que o motor não foi feito para essa quantidade de nitro.

Att


Bom dia Tiago, tudo bem?

Estás certo em quase todo teu post. Mas, em mantidas todas demais condições ideais de acerto do automodelo e do motor, mais nitro é mais desempenho(e menor durabilidade). Posso dizer com alguma base de conhecimento.
O Eduardo Dulac, com motores preparados por mim (By Nonô), recentemente bateu os recordes das seguintes pistas:


Rodeo Drive - Campeonato Carioca 2006 (RJ)
Santo André - Segundo semestre de 2006 (SP)
Curitiba - Caar - 1º lugar e record da categoria - mar/2007 (PR)
Na categoria RACER, que é a mais competitiva e tirando 4 voltas sobre o 2º colocado!
Podes ver em www.Dulac.com.br.

E em nenhuma das vezes com 16% de nitro !!!

Mas certamente se o carro não está bem acertado e a potência extra não consegue ser passada ao solo, não há mérito em se aumentar o nitro.

"Potência sem controle não é nada. O que vale é o conjunto!" :wink:

Era isto.

Abraço.

Tio Nonô
Poa RS

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Fev 2007, 21:00
Localização: São José do Rio Pardo sp

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor hanks2b » 30 Mar 2007, 13:37

Olá tio Nonô, gostaria de saber qual o fator que determina a rotação máxima de um motor, seria o ponto principal o pêso do conjunto pistão, biela e contra pêso do virabrequim?
ABN e ABC tudo bem, más o que seria o sistema de motor ABL?

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor TIAGO » 30 Mar 2007, 16:45

tionono escreveu:
TIAGO escreveu:Ao meu ver, não é compensador o gasto a mais de combustivel em troca de quase imperceptiveis hp. Eu prefiro muito mais ter um motor acertado corretamente, para as condições climáticas, o squish gap correto para a altitude e um combustivel fresco de 16% reais de nitro, sendo que possivelmente irá andar mais do que o de "30%" com arruelas a mais, sem contar que o motor não foi feito para essa quantidade de nitro.

Att


[color=green]O Eduardo Dulac, com motores preparados por mim (By Nonô), recentemente bateu os recordes das seguintes pistas:




Então mais aí é que eu digo, como me falou, o motor foi preparado por você, então além de mexer nas entradas de admição do combustivel, vira e tudo mais, você também acertou de alguma forma, na qual eu não acho que seja somente aumentando o squish gap,somente colocando as arruelas para acertar a quantidade de nitro, para fazer o motor rodar além do limite, porém como disse com vida util bem reduzida, o que para quem compete, isso não vem tanto ao caso. Mas, para quem somente brinca, ou não tem tando dinheiro sobrando para gastar a mais pela quantidade de nitro oferecida nos galões de 30%, terá um motor muito melhor se estiver corretamente regulado, o squish gap correto sendo até um motor sem mexer, do que um cara que usa 30% de nitro, que faz o motor durar metade menos e usa as arruelas para acertar o squish gap como um band aid para o motor suportar tal esforço extra, criando assim aquela crosta preta em cima do pistão pelo motor estar com o seu ponto de ignição adiantado. Enfim, como dissestes, potencia não é nada sem controle.

Abraço

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor tionono » 30 Mar 2007, 19:07

Tiago:

Tens toda razão, é isto aí!

Abraço gaúcho.



Tio Nonô

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor tionono » 30 Mar 2007, 20:55

hanks2b escreveu:Olá tio Nonô, gostaria de saber qual o fator que determina a rotação máxima de um motor, seria o ponto principal o pêso do conjunto pistão, biela e contra pêso do virabrequim?
ABN e ABC tudo bem, más o que seria o sistema de motor ABL?


Boa tarde Hanks, tudo numa bueana?

Existem diversos fatores que determinam a rotação de nossos motorzinhos glow. Não sei se conseguirei dizer todos, mas alguns deles sim:
_ Massa do conjunto de peças móveis do motor. Quanto maior a massa, menor rotação atingível.
_ Balanceamento do conjunto de peças móveis. Quanto melhor for o balanceamento, maior rotação atingível.
_ Diagrama do motor. O conjunto de diagramas da janela do virabrequim, das janelas de admissão, de escape influi fortemente na rotação.
_ Carburação. Motor pobre trabalha a maiores rotações. (E desgasta mais rapidamente).
_ Taxa de compressão. Motores muito "taxados" tendem a limitar a rotação do motor.

E tudo isto interage dinamicamente!


ABC - Aluminum-Brass-Chrome - Pistão de alumínio e camisa de bronze com banho interno de cromo.
ABN - Aluminum-Brass-Nickel - Pistão de alumínio e camisa de bronze com banho interno de níquel. Mais vagabundo e mais barato que o ABC.
ABL - Advanced Bimetallic Liner - Marca registrada da OS Engines para camisas de motores de aeromodelos que usa uma liga de dois metais para "banhar" o interior da camisa (Em vez de cromo ou níquel). Como nunca soube ser usado em motores para automodelos, não sei se funciona ou não.

Era isto.

Abraço gaúcho.


Tio Nonô.
PoA RS

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Fev 2007, 21:00
Localização: São José do Rio Pardo sp

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor hanks2b » 30 Mar 2007, 22:36

Ok, muito obrigado pela explicação, aproveitando a deixa, eu tenho um nitro evader st com motor original dtx .18 (ABN), ví em um site americano que os colegas de lá fazem uma alteração neste motor colocando nele uma camisa/pistão/biela/dissipador .15 (ABC), só que não consegui entender quais seriam as peças exatas, por acaso vc teria alguma idéia do que daria certo, e mais importante, na sua opinião acha que seria válida esta alteração qdo eu necessitar substituir estas peças?

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor tionono » 02 Abr 2007, 19:53

hanks2b escreveu:Ok, muito obrigado pela explicação, aproveitando a deixa, eu tenho um nitro evader st com motor original dtx .18 (ABN), ví em um site americano que os colegas de lá fazem uma alteração neste motor colocando nele uma camisa/pistão/biela/dissipador .15 (ABC), só que não consegui entender quais seriam as peças exatas, por acaso vc teria alguma idéia do que daria certo, e mais importante, na sua opinião acha que seria válida esta alteração qdo eu necessitar substituir estas peças?


Por nada!

O simples fato de passar de ABN para ABC já pressupõe que
há uma melhora na qualidade.
Quanto à substitução, é preciso que se veja as medidas dos
dois conjuntos para ver se são compatíveis.

Abraço.

Tio Nonô.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Fev 2007, 21:00
Localização: São José do Rio Pardo sp

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor hanks2b » 02 Abr 2007, 19:59

Valeu, obrigado.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor tionono » 08 Mai 2007, 16:10

Boa tarde Hanks2b !

Fizestes a substituição das peças internas dos motores?
Qual o resultado?


Tio Nonô.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Fev 2007, 21:00
Localização: São José do Rio Pardo sp

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor hanks2b » 08 Mai 2007, 18:10

Boa tarde, não, só troquei o kit original mesmo (ABN), tá com meio galão, por enquanto tá em ordem.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor tionono » 10 Nov 2007, 18:04

Fulano escreveu: Outra dúvida é saber em que situação devo andar sem ou com mais squish-gap(não sei se escrevi certo), ou seja, "taxar ou destaxar" ou motor.
Vou utilizar o Traxxas 20 / 12 e moro em Belo Horizonte.


Prezado Fulano:

Por favor, dês uma olhadinha novamente no tópico.
Squish Gap e acerto de taxa são tópicos que confundem os modelistas.
Embora eles trabalhem juntos, não são a mesma coisa.

Abraço gaúcho.


Tio Nonô RC.
Novarossi By Nonô - Motor campeão do BR 2007 200mm

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Mensagempor schlickmann » 10 Nov 2007, 21:30

Olá nonô boa noite.
Gostei da sua foto do orkut. hehe
Peço por gentileza se puderes me mandar os dois artigos citados no início do post para evertonms @ gmail . com


J. H. SPURK - On heat transfer in squish gaps (Transferência de calor em squish gap)
disponível na bilblioteca de harvard (http://www.adsabs.harvard.edu/).

O trabalho "Aspectos de desenvolvimento de motores motociclisticos de 2 tempos",
de Hiroshi Naito e Moriyuki Taguchi, da Yamaha, também trata do assunto.
Posso enviar, para quem não é inimigo da lígua inglesa.




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes