Curiosidade - Combustível

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 504
Registrado em: 19 Ago 2008, 23:00
Localização: Brasilia-DF

Curiosidade - Combustível

Mensagempor bielão » 06 Fev 2013, 18:51

E ai pessoal, navegando pela net, li um post onde um praticante de aero, fabrica seu próprio combustível. Normal isso porque vários fazem. Mas o que chamou minha atenção foi o fato de usar álcool com acetato de amila. Nas declarações dele, usa essa composição a trinta anos em motores de aero e os mesmos funcionam sem nenhum problema. Colocou a proporção de quanto de álcool e de aceto enfim, relatou como usa.
Agora pergunto: alguém tem conhecimento sobre o acetato de amila?
T+

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 687
Registrado em: 29 Abr 2011, 23:00
Localização: GUARULHOS-SP

Re: Curiosidade - Combustível

Mensagempor Pedra_wil » 06 Fev 2013, 21:57

Ja usei metanol puro com 9% de ricino em meus carros e foi de boa, um pouco mais fraco mas até que vira bem.


REVO 5309 - SH.28P8 / SUMMIT 1:10 COMBO SP / BUGGY SH Z-CAR Z-10XB-SH.21 PT2012XBG / SERPENT 710 NOVA .12 353 PLUS / SAVAGE XS FLUX-TORO 120 SC

 REVO/Z10/SERPENT/SUMMIT/XSFLUX      .28P8/PT2012/353/775/FLUX      Traxxas / Fly Sky GT3B      Tornado 16 /20/ 25%      F650/Z-10XB/Opala,Porche,Dodge      Conforme o Local      Parque Jacui, Pacaembu

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Curiosidade - Combustível

Mensagempor Abib » 07 Fev 2013, 06:04

Para motores de aero - que normalmente giram só 1/3 das rotações de um motor de automodelo e possuem refrigeração forçada direta (hélice) - até que funcionava a 30 anos atrás.
Tem quem ainda use hoje, com um prejuízo na rotação final.

Pesquise por Bananol.

Mas se a ideia é usar em motores de automodelos, é melhor rever seus conceitos..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 504
Registrado em: 19 Ago 2008, 23:00
Localização: Brasilia-DF

Re: Curiosidade - Combustível

Mensagempor bielão » 07 Fev 2013, 07:24

Sim, no post o cara usa relamente essa palavra "bananol" e usa até hoje.
Mas como postei, o nome no momento me chamou a atenção "acetato de amila". Não tenho a intenção de usar em auto. Já tenho opnião formada há quase vinte anos.
T+
Editado pela última vez por bielão em 07 Fev 2013, 10:03, em um total de 1 vez.

Piloto Sport
 
Mensagens: 230
Registrado em: 12 Abr 2012, 23:00
Localização: Pará de Minas - MG

Re: Curiosidade - Combustível

Mensagempor Jacinto » 07 Fev 2013, 07:37

A trinta e cinco anos atrás, quando fui iniciado no aero, a gente mesmo misturava nosso combustível e era somente óleo de ricino e metanol.




 Revo - Buggy Ofna LX2e - MBX 8      trx 3.3-Novarossi21-4BTT - FX      Airtronics Sanwa M12

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Curiosidade - Combustível

Mensagempor Abib » 07 Fev 2013, 08:14

Acetato de Amila é conhecido popularmente como Oleo de Banana por causa do seu cheiro.. Por isso Bananol..

Há 20 anos atrás eu também misturava metanol com rícino para voar.. Funciona, mas o rendimento era bem pequeno comparado aos combustíveis de hoje.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 504
Registrado em: 19 Ago 2008, 23:00
Localização: Brasilia-DF

Re: Curiosidade - Combustível

Mensagempor bielão » 07 Fev 2013, 10:04

No auto, fico com Byron mesmo. É muito bom.
T+




 MAD FORCE/CRUSHER      KE25SP      FUTABA

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 104
Registrado em: 08 Set 2009, 23:00
Localização: Londrina

Re: Curiosidade - Combustível

Mensagempor DuduRC » 19 Fev 2013, 12:29

Eu ja usei consbustivel caseiro.

Eu comprava em farmacia de manipulação,

Era alcool metilico puro (metanol)
Acetona
Oleo 2T Castrol-Kart.


Usava uns 10% de acetona e uns 7% de oleo.

Ficava bom e estavel e facil de regular, eu usei muito num Fw-05 que eu tinha, e ia de boa. Só que tinha desmontar e fazer limpeza com mais frequencia, pois carbonizava mais e os residuos enferrujava os rolamentos e o vira, coisa que uma desmontada e limpeza geral apos o uso evita esse problema, que é o correto fazer mesmo.

Fazia direto quando tinha um Fw-05, o motorzinho dele era GXR-18 do DBX, esse motorzinho era fera, gostava dele.

Como eu prefiro os eletricos, no Revo 3.3 estou usando Byron 20%, galão pra mim dura uns 3 ou 5 meses, ou até mais. :lol:

Mas tem que ter cuidado, esse conbustivel deteriora em questão de horas, o certo é preparar na almotolia, eu mesmo levava os ingredientes e fazia na hora uma 1/2 garrafinha e ja gastava tudo. Tem que consumir na hora, se sobrar ou não poder usar no dia tem que joga fora, pois a acetona ataca o oleo.

Eu pagava

R$ 15,00 no litro metanol
R$ 20,00 no litro de acetona (o negocio fidido) :lol: :lol: :lol:
R$ 21,00 no Castrol Kart (ele é caro , mas o frasquinho de 1/2 litro dura bastante.


Vamos botar os carrinhos para andar galera!!!
Negocio é divertir!!!!

 Revo 3.3/Revinho/Savage Flux      TRX 3.3 /4000kV / 2200 kV      Futaba 4 PL      Byron 16% Gen2/ LiPos      Original / Original / Original      original / original / Baja 5B      na chacara ou qualquer lugar

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes