COMO SACAR O ROLAMENTO DO MOTOR?

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2310
Registrado em: 23 Dez 2010, 21:00
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Rolamentos do motor Como tira-los

Mensagempor lukits » 01 Dez 2012, 22:05

eu tirei o meu com o próprio virabrequim. fiu puxando o rolamento com a ponta do virabrequim até sair, demorou um pouco, mas foi!




 E-MAXX/Rustler      MMM/Velineon 3500      Traxxas TQ 2.4gHz      LiPO 4s, 3s, 2s, 1s, 0s      Algumas      Recauchutado/proline      Pista/Basher

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Rolamentos do motor Como tira-los

Mensagempor seithan » 02 Dez 2012, 02:02

Se o miolo do rolamento saiu, como parece, somente esquentando para tirar mesmo. se não sair esquentando, vai ter que pedir para um torneiro fazer uma ferramenta para puxar o que restou do rolamento. Mas geralmente sai esquentando o bloco sim.


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

 
Mensagens: 14
Registrado em: 06 Nov 2012, 21:00
Localização: Santos

Re: Rolamentos do motor Como tira-los

Mensagempor davidparacalo » 02 Dez 2012, 18:32

seithan escreveu:Se o miolo do rolamento saiu, como parece, somente esquentando para tirar mesmo. se não sair esquentando, vai ter que pedir para um torneiro fazer uma ferramenta para puxar o que restou do rolamento. Mas geralmente sai esquentando o bloco sim.


depois vou tentar dinovo pq saiu o miolo mesmo isso o de dentro o de fora não saiu nada acho que nem vou mexer pq parece estar bom, so tem um detalhe o de dentro parece que faz parte do bloco.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 293
Registrado em: 26 Ago 2012, 23:00
Localização: Nova Venécia ES

Re: Rolamentos do motor Como tira-los

Mensagempor jmerlomartins » 04 Ago 2013, 20:52

Eu aprendi no canal do Túlio tbm, vc esquenta a aproximadamente 80graus e empurra de leve com uma chave de fenda , e para colocar esquente aPenas o bloco para dilatar




 Sucatas      Latinha      AM      Caseiro      Quebrada      Alguns      Qualquer lugar

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: Rolamentos do motor Como tira-los

Mensagempor zumpano » 25 Set 2013, 16:17

Comprei os rolamentos internos, mas vieram com blindagem. É necessario tirar ou pode deixar com ela?


Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS

 Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI      Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc      Traxxas TQI/ Futaba 4PLS      O'Donnel / Rapicon / Podium      Pro-line/ Sintec      ARCA - Rio Claro

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Rolamentos do motor Como tira-los

Mensagempor mach » 25 Set 2013, 17:47

Sinceramente, no mercado está cheio de "espertos", vendem rolamentos comuns como sendo de RC, enchem a boca falando q a gaiola é de metal, que é mais resiste e tal, papo de vendedor.. Esses tipos não tem a mesma durabilidade e exatidão de um original
Mas já que comprou, o interno tire as duas blindagens, o menor pode colocar direto


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 860
Registrado em: 14 Nov 2008, 21:00
Localização: Tatui sp

Re: Rolamentos do motor Como tira-los

Mensagempor L-U-C-A-S » 25 Set 2013, 21:05

iiii brother... acho que é melhor vc deixar quieto esses rolamentos ai e comprar os originais.. um rolamento comum provavelmente não resistira a um giro de 30000rpm por muito tempo... dessa forma ele vai estourar e terá grande chances de zuar o motor todo... COPRE OS ROLAMENTOS ORIGINAIS... se não vai sair caro depois de 5 tanques de uso no máximo

abraço mano




 Mugen MBX6R US      RB Killer 10      DX3C      Byron      na sola do pé      carecas AKA      SOROCABA MERCADÃO!

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 262
Registrado em: 23 Jun 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Rolamentos do motor Como tira-los

Mensagempor m.affonso » 26 Set 2013, 10:41

Eu comprei em uma casa de rolamentos para meu antigo trx 3.3 e digo que é so alegria! Peguei da marca NSK primeira linha e o mesmo modelo, depois de 2 galoes rodados os rolamentos não tinham folga alguma!
Ja para os bigblock tu acha o dianteiro em casas de rolamento (peca sempre os nsk, ezo, tko, fag) que são primeira linha, os trazeiros comprei no ML para meu k5.9 e tambem rodei cerca de 2 galoes e não tive problema algum.
Tire somente a blindagem de um lado do rolamento interno, a outra parte pode ficar blindada, pois ficará encostada no bloco.
Caso não saia a uns 80c, esquente até uns 100c (nao deixe passar disso) e bata o bloco com a parte do backplate em uma madeira (eu uso a taboa de cortar carnes da minha esposa kkk) que ele sai. O dianteiro é mais facil. Depois de tirar o trazeiro, pegue uma colher de pau cujo o cabo passe pelo bloco, coloque no rolamente por dentro do bloco claro, encoste e bata na colher com uma outra colher ou o que quiser. Sai na hora.
Para coloca-los. Esquente o bloco, coloque o rolamento dianteiro e va batendo nele com uma colher de madeira.
O trazeiro tu esquenta o bloco, encaixa ele mo vira (com a parte sem blindagem para fora) e coloque o vira no motor, normalmente ele entra direto...ou apois colocar o vira no motor com o rolamento, pegue a mesma colher de madeira e vá dando batidinhas na bunda do vira que encaixa perfeito.
Espero que de pra entender kk

Abc.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 132
Registrado em: 11 Abr 2013, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Rolamentos do motor Como tira-los

Mensagempor recomini » 07 Out 2013, 03:40

Amigos,

Tenho umas SAVAGE 4.6 e um Jato. Como saber quando trocar os rolamentos?

valeu




 SAVAGE X 4.6 / JATO / GT2      4.6 e 3.3      HPI TF-40 / TQi      Byron 20%      Sintec Slick / Phaltline      Extra Morumbi / Pacaembu

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 80
Registrado em: 19 Nov 2012, 21:00
Localização: sao bernardo-SP

Como tirar os dois rolamentos do motor?

Mensagempor thyagoatz » 28 Jun 2014, 13:10

Ola!

Gostaria de saber como faco para tirar os dois rolamentos dentro do motor?
Eu sei que um método é usar soprador térmico, gostaria de saber se tem outros procedimentos?

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 19 Jun 2013, 23:00
Localização: Formosa do oeste

Re: Como tirar os dois rolamentos do motor?

Mensagempor R.Caike » 28 Jun 2014, 14:20

tenta com um secador de cabelo,ou coloque no fogão e fique girando pra aquecer uniformemente ,vá aquecendo e tentando tirar,depois q sair vc deixa o bloco esfriar normalmente para nao empenar


Acelerar é arte,quebrar faz parte(e grande parte hein?)

 Mugen MBX7R      O.S XZ-B / Orion      Sanwa M11      VP      Aka/Proline/Sweep

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 80
Registrado em: 19 Nov 2012, 21:00
Localização: sao bernardo-SP

Re: Como tirar os dois rolamentos do motor?

Mensagempor thyagoatz » 28 Jun 2014, 14:42

Voce ja tentou fazer esses dois procedimentos? da agua e do secador?




 GS Racing Storm Avenger      .21 GS      3PK FUTABA      BYRON      CPARC

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 61
Registrado em: 16 Jun 2009, 23:00
Localização: Brasil - Sao Paulo

Re: Como tirar os dois rolamentos do motor?

Mensagempor Speed_for_sure » 28 Jun 2014, 16:10

Faz uma sopa de motor cara, kkkk. Serio, ferve o motor na agua fervente por uns 5 minutos e bate com um pedaco de madeira que os rolamentos saem....




 Inferno 777 - Serpent 720      RB S7 - GRP Tuned      Kyosho Syncro      Tornado      Pelezao / Jundiai

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 80
Registrado em: 19 Nov 2012, 21:00
Localização: sao bernardo-SP

Re: Como tirar os dois rolamentos do motor?

Mensagempor thyagoatz » 28 Jun 2014, 19:28

Tentei com agua quente sem sucesso, pelo visto terei que comprar um soprador termico, gostaria de saber qual potencia comprar?




 GS Racing Storm Avenger      .21 GS      3PK FUTABA      BYRON      CPARC

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 263
Registrado em: 06 Out 2013, 23:00
Localização: São Paulo - Capital

Re: Como tirar os dois rolamentos do motor?

Mensagempor nitrobboy » 28 Jun 2014, 20:32

Os rolamentos estão inteiros ou quebrado?




 T4'2013 / NT1 / MTX-6      Novarossi/O.S Speed/ LRP      Sanwa MT4 / Ko propo EX-1      16% Nitro      RS4 / AUDI / Varias      Espuma / Borracha      A.A.R.C do ABC

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes