PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Abr 2014, 23:00
Localização: Curitiba

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor Fernando_ctba » 28 Abr 2014, 20:39

Olá, estou com um problema no meu Nitro 4-Tec e pelo que pude ler acima, acredito que esteja ligado ao rolamento.

Basicamente o que percebi é o seguinte:

1 - O motor começou a fazer barulhos mais altos, e com um fundo de ruido metálico;
2 - As engrenagens começaram a vibrar muito;
3 - Agora ele começou a andar sozinho, não adianta regular a Lenta nem a Baixa.

Podem confirmar se é o rolamento mesmo? Se sim, apenas a substituição do rolamento resolve?

PS. O problema começou ao fim do primeiro galão.

Obrigado.

Piloto Advanced
 
Mensagens: 1601
Registrado em: 22 Jun 2008, 23:00
Localização: sao paulo pinheiros

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor FIGUEIREDO » 28 Abr 2014, 20:41

FERNANDO ISSO E A MOLA DA EMBREAGEM QUEBRADA. PRIMEIRA COISA.
SEGUNDA SE TIVER QUEIMANDO VELA PODE ABRIR O MOTOR. MAS ANTES DE ABRIR E FACIL TIRE A VELA E OLHE A CABEÇA DO PISTAO SE ESTIVER LISAO NAO E ROLAMENTO SE TIVER PIPOCADA OS ROLAMENTOS JA ERAM


muitos me seguem mas poucos me acompanham
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!

 KYOSHO/TRAXXAS      3.3/NOVAROSSI.21/DTX18/GX21      ORIGINAL      MK 20% EXTRA      ORIGINAL      ORIGINAL      PACAEMBU - VILA LOBOS

 
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Abr 2014, 23:00
Localização: Curitiba

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor Fernando_ctba » 28 Abr 2014, 20:56

FIGUEIREDO escreveu:FERNANDO ISSO E A MOLA DA EMBREAGEM QUEBRADA. PRIMEIRA COISA.
SEGUNDA SE TIVER QUEIMANDO VELA PODE ABRIR O MOTOR. MAS ANTES DE ABRIR E FACIL TIRE A VELA E OLHE A CABEÇA DO PISTAO SE ESTIVER LISAO NAO E ROLAMENTO SE TIVER PIPOCADA OS ROLAMENTOS JA ERAM


valeu! Vou testar amanhã!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 784
Registrado em: 05 Mar 2011, 22:00
Localização: Santos São Paulo

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor rgaspar » 29 Abr 2014, 11:36

Pode ser que se alguma esfera soltou ainda não tenha subido para o pistão, melhor abrir o motor e dar uma verificada antes que o estrago seja bem maior, já verifica a embreagem tambem !!!


Reinaldo Santos-SP
Traxxas Revo 5309 Nitro
Kyosho Inferno Race Spec Nitro
Kyosho FW06 Nitro
Kyosho DRX Fiesta Rally Brushless
Kyosho DBX Convertido Brushless
Losi Eight Brushless

Muitos me seguem, mas só Deus me acompanha !!!

 Revo 5309/Kyosho R.Spec/Losi 8      Motor 3.3 / M .25 / brushless      Traxxas 2,4 / Spektrum / Losi      BYRON RACE 20% / LIPO 3s

 
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Abr 2014, 23:00
Localização: Curitiba

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor Fernando_ctba » 30 Abr 2014, 14:39

Figueiredo, realmente era a embreagem, troquei e voltou ao normal!

Reinaldo, até pensei, mas fiquei com receio de tirar o motor, não sei nem por onde começar.

Por acaso alguém tem um tutorial de como tirar o motor do 4-Tec?
Anexos
img_20140429_203904.jpg
img_20140429_203904.jpg (36.33 KiB) Exibido 4275 vezes

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 262
Registrado em: 23 Jun 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor m.affonso » 30 Abr 2014, 23:11

NUNCA espere "pipocar" a cabeça do pistão para trocar rolamento!!!
Abra o motor "se for novo" com 1,5 galão rodado e já substitua.

Avatar do usuário
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Abr 2013, 23:00
Localização: Ouro Preto MG

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor drpardal » 12 Mai 2014, 17:53

Com relação a troca de rolamentos qual a temperatura ideal pra aquecer o bloco e soltar o rolamento?tem algum tutoriaL de como fazer isto?

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 262
Registrado em: 23 Jun 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor m.affonso » 12 Mai 2014, 18:09

drpardal escreveu:Com relação a troca de rolamentos qual a temperatura ideal pra aquecer o bloco e soltar o rolamento?tem algum tutoriaL de como fazer isto?



olá.
esquente no forno, de preferencia elétrico onde tu conseguirá controlar melhor a temperatura.
Coloque 80c e tente solta-lo, bate a traseira do bloco (com a parte do rolamento da frente pra cima) contra uma madeira (eu uso uma taboa de carnes velha) 2 ou 3 batidas deverá solta-lo, caso ainda não consiga, vá ate os 100c, com certeza sairá. O da frente, logo após retirar o traseiro, é so vc pegar um pedaço de madeira (eu uso o cabo de uma colher de pau) e forca-lo de detro pra fora que ele sai.
Cuidado com altas temperaturas, o bloco pode expandir demais e não voltar, deixando assim o novo colamento com folgas, ai é prejuizo total.
Espero ter entendido.

abc.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 262
Registrado em: 23 Jun 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor m.affonso » 12 Mai 2014, 18:15

Bom, e para colocar os novos:
Aqueça o bloco novamente depois de devidamente limpo até 80/90c, coloque o novo rolamento no virabrequin (atente-se para a parte "aberta" do rolamento para que fique voltado para traz) e quando quente o bloco, coloque o vira com o novo rolamento que ele ja encaixará perfeito em seu lugar.
O dianteiro, com o bloco ainda quente, coloque o rolamento e com a colher de pau, vá dando pequenas batidas no centro do rolamento para que entre certinho e até o fim. Cuidado ao bater, nao precisa socar, tudo isso é jeito, não força.

abc.

Piloto Advanced
 
Mensagens: 1601
Registrado em: 22 Jun 2008, 23:00
Localização: sao paulo pinheiros

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor FIGUEIREDO » 30 Mai 2014, 00:40

Fernando 1 verifica a mola da embreagem deve ter quebrado se tiver tudo ok abra o motor


muitos me seguem mas poucos me acompanham
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!

 KYOSHO/TRAXXAS      3.3/NOVAROSSI.21/DTX18/GX21      ORIGINAL      MK 20% EXTRA      ORIGINAL      ORIGINAL      PACAEMBU - VILA LOBOS

Piloto Advanced
 
Mensagens: 1601
Registrado em: 22 Jun 2008, 23:00
Localização: sao paulo pinheiros

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor FIGUEIREDO » 30 Mai 2014, 00:48

O ideal e usar sacarolamento.ferramenta certa. Quero ver sacar quando quebra o central e fica so o Anel externo.eu uso a ferramenta sacarolamento e bem mas fácil.


muitos me seguem mas poucos me acompanham
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!

 KYOSHO/TRAXXAS      3.3/NOVAROSSI.21/DTX18/GX21      ORIGINAL      MK 20% EXTRA      ORIGINAL      ORIGINAL      PACAEMBU - VILA LOBOS

Piloto Advanced
 
Mensagens: 1601
Registrado em: 22 Jun 2008, 23:00
Localização: sao paulo pinheiros

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor FIGUEIREDO » 30 Mai 2014, 00:53

90% das vezes quando quebra o rolamento.o principal sintoma e queima de vela constante .se queimar 2 vela em seguida tire a vela e olhe a cabeça do pistão se tiver lisa e regularem se tiver pipocada ja era e sempre troque os dois .ahhh tenho pego alguns motores que as mula nao tiram os vereadores.do central tem que tirar dos dois lado senão nao lubrifica e do frontal so do lado interno


muitos me seguem mas poucos me acompanham
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!

 KYOSHO/TRAXXAS      3.3/NOVAROSSI.21/DTX18/GX21      ORIGINAL      MK 20% EXTRA      ORIGINAL      ORIGINAL      PACAEMBU - VILA LOBOS

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor zumpano » 30 Mai 2014, 09:56

Figueiredo. Me corrija se estiver errado. Andei lendo bastante sobre tirar a blindagem dos rolamentos. E a unica que falam para tirar é a blindagem do rolamento interno e que fica para a parte de tras do bloco.


Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS

 Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI      Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc      Traxxas TQI/ Futaba 4PLS      O'Donnel / Rapicon / Podium      Pro-line/ Sintec      ARCA - Rio Claro

 
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Jan 2015, 20:53

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor Luizrn » 22 Jan 2015, 23:10

Pessoal, estou com o mesmo problema. Eu gostaria de saber se isso é normal e acontece com outros motores também.
Eu tive que trocar os rolamentos do meu motor 3.3, entre o segundo e terceiro galão. coloquei uns rolamentos que comprei por R$40,00 o par, no ML. Estes quase não duraram um galão. Coloquei um ntn e também não foi muito longe (não sei se era original, pois o preço foi muito baixo). vou colocar agora, um par original, pra ver se dura ao menos 3 galões.
Pergunto: isso acontece com outros motores de outras marcas também? Estou pensando em colocar um OS. .21tm, alguém, já fez essa troca?
Rolamentos de cerâmica, resolveria este problema?
Alguns colegas que possuem outros modelos de outras marcas dizem que já estão no oitavo galão e os rolamentos, estão perfeitos (inclusive da HK, será?).
Iniciei usando combustível CAT 173 - BLACKOPS PROTECK - 20% NITRO, 14% OLEO (CAST/SINT) GL - WILDCAT
Depois passei a usar o PowerMaster 25% Nitro para carros (9% Castor / Mistura Sintética)
Linha Profissional AZUL. Percebi o motor um pouco mais frio, porém, acredito que o desgaste foi mais rápido. Sempre acompanho a temperatura e não deixo passar dos 100º
O meu auto, é um Revo 3.3. Não quero mais potência, quero apenas que o motor dure um pouco mais, sem precisar trocar rolamentos ou outras partes.
Um colega usa buggy com motor O.S e ele disse que passa dos dez galões, sem precisar trocar qualquer parte do motor (será?).
Sou leigo no assunto, por isso tenho tantas dúvidas

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS

Mensagempor Abib » 23 Jan 2015, 06:55

Por que não deixa passar dos 100ºC?

Tanto temperaturas altas quanto temperaturas baixas podem danificar seu motor.

Altas temperaturas podem fazer sua compressão ir pro vinagre prematuramente. Baixas temperaturas forçam todos os componentes do motor por não haver dilatação suficiente do conjunto camisa/cilindro.

A temperatura de trabalho recomendada é algo próximo dos 132ºC (270ºF conforme indicado no Manual).




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes