Trx 3.3 T-maxx não liga

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Avatar do usuário
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Fev 2015, 18:55
Localização: Ourilandia do Norte

Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor r4malho » 11 Fev 2015, 19:12

Boa Tarde a todos, sou iniciante em carros combustão e tenho algumas duvidas apesar de ler algumas coisas no fórum.
Desmontei todo o motor e fiz a limpeza assim como descrito no fórum e vendo tbm em outros sites. mais o motor não liga. o combustível e novo e comprei 3 velas novas (a3 o.s glow plug). porem vi que com uma pilha de 1,5 volts a vela tem que acender o filamento, mais nenhuma das 3 acende. gostaria de saber como devo proceder, solicito a ajuda de todos. desde já agradeço a atenção.




 Traxxas Bandit , T-maxx      TXR 3.3      Tq AM antigo      Não sei a cor dele e azul      de sabão      redondo      to procurando

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor Abib » 12 Fev 2015, 07:13

A tensão é de 1,5v, mas a corrente necessária para acender uma vela é bem alta..

A Kyosho usava duas pilhas GRANDES em paralelo para acender a vela nos carros..

Qual pilha você tentou usar?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Fev 2015, 18:55
Localização: Ourilandia do Norte

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor r4malho » 12 Fev 2015, 10:43

Abib escreveu:A tensão é de 1,5v, mas a corrente necessária para acender uma vela é bem alta..

A Kyosho usava duas pilhas GRANDES em paralelo para acender a vela nos carros..

Qual pilha você tentou usar?



tentei usar apenas 1 pilha AA, e não deu certo. o meuu ez start ta com uma bateria antiga e agora vi que não acende o led de GLOW PLUG. o que vc acha ??

obrigado pela atenção




 Traxxas Bandit , T-maxx      TXR 3.3      Tq AM antigo      Não sei a cor dele e azul      de sabão      redondo      to procurando

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor Abib » 12 Fev 2015, 11:28

Imagino que seu Ez tenha alguma trilha quebrada..

Tente utilizar uma bateria recarregável de alta capacidade, algo acima dos 2000mAh reais..

Ou compre um aquecedor separado..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Fev 2015, 18:55
Localização: Ourilandia do Norte

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor r4malho » 12 Fev 2015, 11:32

comprei 4 pilhas grandes coloquei em paralelo e as velas ficaram incandescente, acho que meu ez start esta com a bateria ruim, pois coloco pra carregá-la, ela carrega, mais logo descarrega, creio que não ta mandando a corrente certa.

pergunta: posso colocar uma bateria lipo 11,1v 2200mah para fazer um teste . o motor vai aguentar ????




 Traxxas Bandit , T-maxx      TXR 3.3      Tq AM antigo      Não sei a cor dele e azul      de sabão      redondo      to procurando

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor zumpano » 12 Fev 2015, 11:34

Compra um aquecedor de vela com bateria recarregavel e seja feliz :D


Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS

 Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI      Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc      Traxxas TQI/ Futaba 4PLS      O'Donnel / Rapicon / Podium      Pro-line/ Sintec      ARCA - Rio Claro

Avatar do usuário
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Fev 2015, 18:55
Localização: Ourilandia do Norte

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor r4malho » 12 Fev 2015, 12:00

coloquei uma bateria lipo 11,1 2200mah da turnigy e tentei ligar e nada, mais percebi que o glow plug acendeu. uma pergunta nova. tenho que dar partida com o carro liga a chave on/off ou não precisa ??? e necessário pilhas no compartimento elétrico dele ?????




 Traxxas Bandit , T-maxx      TXR 3.3      Tq AM antigo      Não sei a cor dele e azul      de sabão      redondo      to procurando

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor Abib » 12 Fev 2015, 12:02

Sua bateria do Ez é de 7,2v.. Acha mesmo que colocar uma de 12.4v seria uma boa opção? :) Pode ter queimado todo seu sistema de Ez..

Já usei LiPo 2S no Ez fal algum tempo.. não lembro de ter tido problemas de curto prazo, mas não posso falar da durabilidade pois nunca mais usei o Ez..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Fev 2015, 18:55
Localização: Ourilandia do Norte

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor r4malho » 12 Fev 2015, 12:16

Abib escreveu:Sua bateria do Ez é de 7,2v.. Acha mesmo que colocar uma de 12.4v seria uma boa opção? :) Pode ter queimado todo seu sistema de Ez..

Já usei LiPo 2S no Ez fal algum tempo.. não lembro de ter tido problemas de curto prazo, mas não posso falar da durabilidade pois nunca mais usei o Ez..


entendi e vou providenciar algo.

Como faço pra saber se o combustível esta ok ??? posso usar combustível de avião. (único que tem na região)

Outra questão ! quando a vela acende o que mantem ela gerando a faísca necessária para que o motor continue funcionando ??? pois o ez start e retirado do auto.

não vejo o combustível entrando no carburador. como analiso isso ???




 Traxxas Bandit , T-maxx      TXR 3.3      Tq AM antigo      Não sei a cor dele e azul      de sabão      redondo      to procurando

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor Abib » 12 Fev 2015, 12:50

Não pode usar combustível de avião. É preciso usar a quantidade de nitro e oleo recomendada no Manual.

Vela para Motores tipo Glow não geram faísca. Geram incandescência inicialmente por corrente elétrica e depois por calor da combustão combinada com reações químicas.

É preciso analisar o fluxo de combustivel. Com a mangueira vazia, verifique se ele é sugado pelo carburador quando o motor gira.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Fev 2015, 18:55
Localização: Ourilandia do Norte

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor r4malho » 12 Fev 2015, 12:55

Abib escreveu:Não pode usar combustível de avião. É preciso usar a quantidade de nitro e oleo recomendada no Manual.

Vela para Motores tipo Glow não geram faísca. Geram incandescência inicialmente por corrente elétrica e depois por calor da combustão combinada com reações químicas.

É preciso analisar o fluxo de combustivel. Com a mangueira vazia, verifique se ele é sugado pelo carburador quando o motor gira.



Tranquilo, to entendendo blz. vou colocar em pratica.

consegui uma bateria lipo 7.2 2200mah. ta carregando. vou testar depois.

por enquanto obrigado.




 Traxxas Bandit , T-maxx      TXR 3.3      Tq AM antigo      Não sei a cor dele e azul      de sabão      redondo      to procurando

Avatar do usuário
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Fev 2015, 18:55
Localização: Ourilandia do Norte

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor r4malho » 12 Fev 2015, 14:57

coloquei a bateria lipo 8.4 3000mah mais ainda nada. verifiquei que o carburador esta puxando o nitro pra dentro, mais esta saindo pelo escapamento. o que faço ?????

o led do ezstart glow plug so acende quando a vela ta quente ???

posso ligar o auto com um aquecedor de velas ??????

o botão liga e desliga do auto tem que estar on ????

obrigado pela ajuda




 Traxxas Bandit , T-maxx      TXR 3.3      Tq AM antigo      Não sei a cor dele e azul      de sabão      redondo      to procurando

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor Abib » 12 Fev 2015, 15:43

Não. O Led da vela acende quando ela fecha o circuito com o filamento. Se não acende, é por que não está passando corrente na vela. Verifique se todas as conexões estão corretas, terra no corpo do motor e com o fio azul ligado corretamente no pino da vela.

Sim, pode ligar com o aquecedor de velas separadamente.

Para se ligar o motor é extremamente recomendável que o auto esteja SEMPRE ligado e em marcha lenta, senão ele pode ligar acelerado e sair correndo até bater em alguma coisa ou machucar alguém.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Fev 2014, 22:00
Localização: Curitiba PR

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor fernandokania » 12 Fev 2015, 16:42

Pilha AA nova acende a vela sim. mais uma unica vez. depois ela descarrega. fiz isso diversas vezes já. Sempre tenho umas pilhas novas na minha caixa. quando da pau no starter eu uso a pilha. Mais como eu falei. uma unica vez, visto que depois a tensão cai para 1.4v/1.3v..


Rampage XT 1/5

 Rampage XT 1/5      30c.c      FLY SKY FS-iT4 4-CH 2.4ghz      Gasolina Podium      Ford ranger

Avatar do usuário
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Fev 2015, 18:55
Localização: Ourilandia do Norte

Re: Trx 3.3 T-maxx não liga

Mensagempor r4malho » 12 Fev 2015, 20:51

ótima a ajuda de todos foi de grande valia, mais tem 3 semanas e não consigo fazer o bichinho ligar. vou te que manda-lo para Palmas (800 Km daqui de casa) pois e o lugar mais próximo. ver se a galera lá resolve melhor que eu.

um grande abraço a todos e até breve.




 Traxxas Bandit , T-maxx      TXR 3.3      Tq AM antigo      Não sei a cor dele e azul      de sabão      redondo      to procurando

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes