Combustível com Acetona

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Jul 2014, 23:00
Localização: Pindamonhangaba

Combustível com Acetona

Mensagempor JokerPow » 25 Mai 2015, 13:10

Bom dia,

Estive pesquisando a respeito de produzir o combustível em casa ao invés de já comprar pronto, pelos meus cálculos a economia é de 40%... Porém para algumas dúvidas não houve um consenso geral... Por exemplo, a mistura de 5% Acetona Pura mais 15% de Óleo Rícino seria composta de que forma:

A- 800ml Metanol, 150ml Óleo Rícino e 50ml de Acetona Pura.
B- 1000ml Metanol, 150ml Óleo Rícino e 50ml de Acetona Pura.

Houve muita divergência nas informações que encontrei...

E quanto a Acetona Pura? Li que sua função é aumentar a oxigenação e por consequência a combustão, também tem a propriedade de refrigeração... A questão é, a substituição do Nitrometano pela Acetona Pura é segura? Existem prós e contras?

Obrigado.




 Thunder Tiger SSR      PRO 15BX      Futaba Magnum 2PL      Byron      Citroen Xsara

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor Abib » 25 Mai 2015, 14:01

Cuidado. Acetona não tem nada a ver com a mecânica de uso do Nitrometano. Enquanto o Nitro (CH3NO2) possui 2 oxigênios por carbono, a Acetona (C3H6O) possui um oxigênio para cada 3 carbonos.

Em porcentagens baixas (até 3%) ele facilita o funcionamento do motor para pegar. Além disso, pode danificar rolamentos e dissolver qualquer parte não metalica do seu motor.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Jul 2014, 23:00
Localização: Pindamonhangaba

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor JokerPow » 25 Mai 2015, 14:10

O problema é que o Litro do Nitrometano está caro pra caramba, enquanto um custa 30 o outro custa 100. Mas e quanto as proporções? Qual a opção acha que é a correta. A ou B? Cá entre nós, já passou da hora de fazerem os carros movidos a combustível convencional, mais acessível a todos, por essas e outras dou meu ponto positivo para Losi e seus novos buggys 1/8. Motor Dynamite .31. Tem gente que é apaixonado pelo hobby mas tem que se controlar porque paga até 220 reais o galão.




 Thunder Tiger SSR      PRO 15BX      Futaba Magnum 2PL      Byron      Citroen Xsara

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor Abib » 25 Mai 2015, 14:20

Se houvesse disponível, todos já estariam usando um novo combustível.. Não há.

Há sim muita pesquisa, mas nada viável para usar. Ou é muito caro, ou não funciona direito.

Não há opção. Acetona detonará qualquer peça plastica e borracha do seu motor.

Não tente reinventar a roda.

Não existe 10 modelistas no mundo. Existem milhões. E todos chegaram a pensar sobre combustíveis alternativos, e muitos tentaram e ainda tentam..

Se não quer gastar com nitro, use combustivel sem nitro, controle sua temperatura para nao estragar o motor e veja seu carro andando coma fração da potência original.

Não existe almoço grátis.


E sempre há a opção dos elétricos.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Jul 2014, 23:00
Localização: Pindamonhangaba

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor JokerPow » 25 Mai 2015, 14:40

Eu posso não aplicar nitro na mistura? Só Metanol e Óleo Rícino? Derrepente reduzir para 1% ou 2% de Acetona só.. E quanto as proporções? Sabe dizer se é A ou B? Tenho elétricos também... Mas chega uma hora que fica um pouco entediante.




 Thunder Tiger SSR      PRO 15BX      Futaba Magnum 2PL      Byron      Citroen Xsara

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor Abib » 25 Mai 2015, 14:54

A mistura é 100%.

Se 15% é de óleo, os outros 85% são de combustível.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Jul 2014, 23:00
Localização: Pindamonhangaba

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor JokerPow » 25 Mai 2015, 15:06

OK. Opção "A" então. Valeu!!!
Precisava agora achar Nitrometano a um bom preço... Difícil...




 Thunder Tiger SSR      PRO 15BX      Futaba Magnum 2PL      Byron      Citroen Xsara

 
Mensagens: 11
Registrado em: 25 Fev 2016, 14:15
Localização: Barra Velha, SC

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor RamonVentura » 16 Mar 2016, 16:22

JokerPow escreveu:OK. Opção "A" então. Valeu!!!
Precisava agora achar Nitrometano a um bom preço... Difícil...


Já tentei fazer de diversas formas o combustível com até 8% de acetona..

Até hoje nunca consegui fazer o maldito deixar o motor ligado.. Ele liga fica alguns segundos e morre, já fiz de tudo, alterei regulagens, diminui porcentagem de óleo até 10%, mas nada.. Estou quase convencido de que realmente não tem jeito.. Uso motor KE25




 Inferno GT2; Traxxas Revo 3.3      KE25; Trx 3.3      Syncro KT-201; Traxxas TQI      Combustível próprio      Audi R8; Monster Truck

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor EduardoNX4 » 06 Nov 2016, 10:16

Tinha um pessoal aqui na cidade que usava esse combustível caseiro com acetona nos helimodelos classe 500.

Mas em automodelos não é viável, pois exige marcha lenta, esse que é o problema, quando você vai ajustar a lenta para a embreagem funcionar o motor morre, fica um funcionamento muito crítico, é praticamente a mesma coisa que você fazer o seu proprio combustível caseiro sem nitro (somente metanol e óleo de mamona)
Já helicópteros trabalha em regime diferente, não precisa de marcha lenta, regula pelo trim do rádio, eu tinha amizade e conversava com o pessoal eles falam que a acetona ajuda um pouco sim, é um pouco melhor do que usar combustivel caseiro somente metanol + óleo.
Mas acaba valendo a pena pela economia de não precisar gastar com o caríssimo galão de combustível.


Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....

 Nenhum no momento      Nenhum no momento      MRC Prodogy Express 2      AC      Diversas      Rodinhas de ferro.      Em minha maquete

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor EduardoNX4 » 06 Nov 2016, 10:56

Quando eu praticava o hobby.

Eu me aceitei até bem com o combustivel caseiro e sem usar acetona.

Meu carro que ajustei pra isso, foi o Inferno US Sports I com motor GXR-28 cabeça azul.

Eu consegui deixar ele muito funcional com combustível sem nitro, eu fiz destaxei bastante o motor, coloquei 7 anéis espaçador no cabeçote, original só vem 2 anéis e coloquei vela quente (O.S. A3).

E o combustível fiz na seguinte mistura, metanol de farmácia e 3 a 4% de oleo 2T de kart (Oleo Raid ou Dimetil), esse é o segredo, pouco óleo!

O motor não vai travar, esses 3 a 4% de oleo da conta de lubrificar o motor, essa proporção e a mesma usadas nos motores de ferramentas.

O que causa superaquecimento dos motores é essa alta porcentagem de óleo, como você destaxa bastante o motor, ai não precisa mais de toda essa lubrificação em excesso, ai você parte para misturas baixa % de óleo, motor trabalha muito mais limpo e com temperatura muito mais estável, esse GXR-28 ficava tão estável como se tivesse com Byron 12% oleo X 20% Nitro.

O regulagem das agulhas e totalmente diferente, muito mais fechadas, você tem que deixar bem mais fino, uma regulagem dessa em combustivel prontos, você frita o motor na hora. :lol:

Perde potencia sim, mas como era só me divertir e tambem só por experiência própria, acabei gostando muito de brincar com ele assim.

Eu fiz isso tambem no motor HPI .18 do RS4 que eu tinha, levantei o cabeçote com 6 anéis de calço, e tambem ficou bem aceitável.

O motor com essa taxa de compressão bem reduzida tem um funcionamento bem diferente, ele funciona muito suave, sem desgastes, durabilidade extrema, recoil fica levinho p/ puxar e quase nem faz fumaça, o automodelo fica limpinho, o escape não fica cuspindo óleo, sai uma fumacinha mais cinzenta e aquele "cheirinho de óleo M50" como se fosse um kart.

E não perde muita potencia não, e fica bem divertido para brincar, o motor fica com uma marchinha lenta impresionante e o tanque dura quase 0:30 hora, acelerando no talo dura uns 20 minutos.

O barulho fica diferente tambem, fica um ronquinho mais fino, semelhante ao barulho de roçadeiras e motosserras.


Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....

 Nenhum no momento      Nenhum no momento      MRC Prodogy Express 2      AC      Diversas      Rodinhas de ferro.      Em minha maquete

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 51
Registrado em: 12 Set 2016, 11:48
Localização: sampa / Zona Sul

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor AlexandreRC » 07 Dez 2016, 15:39

boa tarde amigo, poderia dizer qual a temp que conseguiu com esse metodo? se possivel subir algumas fotos..vlew


começando no automodelismo...2016

 Serpent s811 offroad 1/8      Werks b2      Gt3c      Byron race 2 e Comb Caseiro :D      nenhuma por enquanto      slick      Pista do clube pelezao, lapa

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor EduardoNX4 » 07 Dez 2016, 16:42

Ola Alexandre.

A temperatura fica um pouco alta, por volta de 120 a 130º, mas é aceitável para o motor, ele fica nessa temperatura por a mistura é bem mais fina do que se estive usando combustivel blend.
E trabalha praticamente igual os motores 2T a gasolina arrefecidos a ar, que na verdade trabalham em temperatura muito acima dos 130º.

Fotos eu não tenho, pois parei com o hobby a anos, mas nem tem o que aparecer na foto, pois é só arruelas de calço adicionadas no cabeçote e regulagem das agulhas.

Mas não tem segredo, a primeira coisa a fazer e destachar o motor, erguendo o cabeçote com os anéis de calço apropriados. E dai acertar a regulagem do carburador.

Para ter uma ideia, um HPI RS4 com motor .18, na verdade eu nem usei os calços apropriados, eu usei uma arruelinha de alumínio usadas em vedação de conexões de sistema combustivel de caminhões e bombas injetoras, eu tinha algumas dessas arruelas aqui na minha oficina e por coincidencia deu certinho, elas são grossas, cerca de 1mm de espessura. Agora o Inferno US Sports com motor GXR-28 eu coloquei 6 arruelas de calço originais mesmo.

Penso eu voltar com o hobby, quando voltar a brincar será desse jeito mesmo, combustível caseiro, e tambem vou experimentar outra tática, vou modificar a rosca da espoleta e colocar vela de Bio-Etanol e fazer o combustivel caseiro com álcool etanol + óleo de kart.


Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....

 Nenhum no momento      Nenhum no momento      MRC Prodogy Express 2      AC      Diversas      Rodinhas de ferro.      Em minha maquete

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 51
Registrado em: 12 Set 2016, 11:48
Localização: sampa / Zona Sul

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor AlexandreRC » 09 Dez 2016, 16:59

bacana em amigo, estou aguardando chegar um oneway p/ meu himoto e logo q possivel vou começar os testes com o combustível, agradeço os esclarecimentos, abraços...


começando no automodelismo...2016

 Serpent s811 offroad 1/8      Werks b2      Gt3c      Byron race 2 e Comb Caseiro :D      nenhuma por enquanto      slick      Pista do clube pelezao, lapa

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 51
Registrado em: 12 Set 2016, 11:48
Localização: sampa / Zona Sul

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor AlexandreRC » 17 Jan 2017, 13:54

Aqui em sp temos o costume de testar e postar o resultado kkk segue link do meu teste com 10% ricino + etanol PA.
https://youtu.be/2nMdRth0hTc
Antes que alguem pergunte o pq do papel na ponta da pipa é pq a mesma esta trincada e fica jogando oleo na frente do carro todo kk, ja vou trocar ela logo logo..
Bom, agradeço a opiniao de todos, se tiverem mais dicas p/ melhorar é so falar..abs..


começando no automodelismo...2016

 Serpent s811 offroad 1/8      Werks b2      Gt3c      Byron race 2 e Comb Caseiro :D      nenhuma por enquanto      slick      Pista do clube pelezao, lapa

 
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Jan 2017, 15:40
Localização: Botucatu - SP

Re: Combustível com Acetona

Mensagempor rafael_ornellas » 21 Jan 2017, 15:52

RamonVentura escreveu:
JokerPow escreveu:OK. Opção "A" então. Valeu!!!
Precisava agora achar Nitrometano a um bom preço... Difícil...


Já tentei fazer de diversas formas o combustível com até 8% de acetona..

Até hoje nunca consegui fazer o maldito deixar o motor ligado.. Ele liga fica alguns segundos e morre, já fiz de tudo, alterei regulagens, diminui porcentagem de óleo até 10%, mas nada.. Estou quase convencido de que realmente não tem jeito.. Uso motor KE25



Eu estou testando desde o dia 19/01/2017, o carro pegou porem algumas vezes ele morreu do nada, agora chegamos a um ajuste bom do carburador porem o erro creio que esta na gasolina, fiz 500ml metanol, 30 oleo de kart, 100 ricino e 50 acetona, creio que devo diminuir acetona e oleo, ele esta esquentando mais que o comum (sempre andei na media de 90 - 100ºC sem bolha e com BYRON) agora com o caseiro nao conseguimos andar a menos de 110, 120 graus sem bolha, estamos limpando o motor para prosseguir com os testes, quanto mais relatos e ajuda puderem dar, agradeço! Espero que de, vi varios videos, porem nenhum do ke25. Enfim, se rodar era o problema, fiz andar, regulei a baixa pois quando acelerava 100% ele gorfava,agr esta ficando bom, porem quero diminuir a temperatura e melhorar a partida pois esta um saco fazer o carro pegar, e o ke25 é um motor relativamente grande, todos videos que vi foram de motores menores funcionando com combnustivel caseiro! queria ver algum relato do KE25, o se foi o primeiro! vamos ver o que da, breve posto mais coisas sobre.. Abraço a todos!!




 Mad Force      KE25      KT-200 2.4Ghz      BYRON / Sidewinder      Original      Original      Rua / Campo

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes