Virabrequim do motor VX18 quebrado

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 11
Registrado em: 19 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Virabrequim do motor VX18 quebrado

Mensagempor leomeca » 30 Set 2015, 15:29

Boa tarde, pessoal.
Eu tenho um HSP Warhead e recentemente quando estava andando com ele, o motor (um VX18) parou de funcionar( nao houve nenhum tipo de colisao e eu andava no asfalto plano). Fui abri-lo e descobri que o virabrequim quebrou! (vide foto anexa).
Gostaria de saber se é normal esse tipo de peça quebrar dessa forma ou se algum outro fator pode ter levado à quebra( biela torta, etc).
OBS: Eu havia trocado recentemente o bloco do motor pois ele havia rachado no montante onde os parafusos de fixação aos chassis são colocados.
E também se quando eu trocar por um virabrequim novo eu vou precisar amaciar o motor novamente.
Desculpem algum erro já que é meu prmeiro post aqui no fórum. :)
Anexos
944-2.jpg
pistao+biela
944-2.jpg (72.4 KiB) Exibido 1311 vezes
944.jpg
virabrequim + flywheel
944.jpg (93.81 KiB) Exibido 1311 vezes




 HSP Warhead 1/10 e Kyosho DRX      Vertex VX-18 e Kyosho GXR-18      HSP 2.4GHz e Synchro KT-231      Tornado 20      QMAX Racing

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Virabrequim do motor VX18 quebrado

Mensagempor Abib » 30 Set 2015, 15:36

Este motor é chinês de baixo custo e são feitos com material barato e de baixa qualidade, suscetíveis a quebras prematuras.

O amaciamento deve ser feito para fazer ciclos principalmente na vedação do pistão com a camisa.

Assim, sem ambos já estiverem amaciados, não seria necessário novos ciclos de amaciamento apenas pela troca do Virabrequim.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 11
Registrado em: 19 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Virabrequim do motor VX18 quebrado

Mensagempor leomeca » 30 Set 2015, 19:15

Ainda bem que não vou ter que gastar um litro de nitro pra amaciar! ufa. Abib, o Vertex é Taiwanês. Pode até ser barato mas só depois de 3 anos de bastante uso é que ele foi dar esse problema. A compressão e potência dele continuam praticamente iguais de quando era novo. Acabei escolhendo um carrinho barato pra começar no hobby e a vantagem é que as peças de reposição dele são bem baratas. Espero um dia comprar um Kyosho! hhahaha




 HSP Warhead 1/10 e Kyosho DRX      Vertex VX-18 e Kyosho GXR-18      HSP 2.4GHz e Synchro KT-231      Tornado 20      QMAX Racing

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: Virabrequim do motor VX18 quebrado

Mensagempor Xann » 01 Out 2015, 11:18

Já tive um motorzinho desses, e por anos cumpriu bem o seu papel. Como o amigo disse, a qualidade dele é inferior aos motores de marca mais conhecidas, e se vc já andou 3 anos sem problemas, acho que esse tb já cumpriu bem sua função. Gosto deles pq são baratos, quebrou agente compra um novo. Tem peças de reposição no ML, eu compraria um novo.

Vc disse que trocou o bloco recentemente, pode ser que o rolamento não tenha ficado bem alinhado ou fora do lugar, pode ser que algumas vezes ele estive afogado e vc continuou puxando a cordinha e assim o calço hidráulico ao longo das vezes tenha fragilizado o vira, são inúmeras as possibilidades. Um motor de 240 reais durar 3 anos é um ótimo custo&benefício.


Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned

 Byron 20%/12%      Sintec/Alpha/Matrix/outros...      L2 Sul Brasília

 
Mensagens: 11
Registrado em: 19 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Virabrequim do motor VX18 quebrado

Mensagempor leomeca » 01 Out 2015, 16:25

Xann, eu até olhei pra trazer o motor da china mas iria sair em torno de 400 reais(80 dólares) no Helipal. Eu achei bem mais barato no AliExpress o mesmo motor mas estou um pouco receoso por estar um preço tão diferente do Helipal que é bem confiável. Até o ano passado estava ótimo pra comprar peças de reposição e agora com a alta do dólar está bem complicado. Eu acho que vou comprar um virabrequim novo que está em trono de 60 reais e ver se fica bom.




 HSP Warhead 1/10 e Kyosho DRX      Vertex VX-18 e Kyosho GXR-18      HSP 2.4GHz e Synchro KT-231      Tornado 20      QMAX Racing

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes