Duvidas com RC Savage HPI parado a pelo menos 4 anos.

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Duvidas com RC Savage HPI parado a pelo menos 4 anos.

Mensagempor Joao Daniel » 28 Dez 2017, 10:15

Bem pessoal, estou com um RC Savage HPI que está parado há algum tempo. está sem vela, sem combustível e também não tenho o aquecedor de vela, isso vou adquirir. minhas dúvidas são as seguintes.

- qual o combustivel/formulação mais específico para este modelo?
- qual a vela mais indicada para colocar neste motor? Tamanho numero e o que aquele numero representa?
- por ele estar ha algum tempo parado eu devo executar alguma limpeza específica neste motor antes de faze-lo funcionar?
-qual a melhor maneira de saber se está regulado o motor e embreagem?
-como saber se o sistema está equalizado de maneira que eu não corra o risco de fundir o motor?

o rádio está em perfeitas condições, isso eu ja testei. a bolha precisará de reparos e uma pintura nova, e no mais precisa realizar uma boa limpeza no carrinho.
tenho todas essas dúvidas, aqui na minha cidade não tem ninguem que se interesse por isso, não que eu saiba. peças então, só pela internet. Gostaria de pedir a todos aqui do fórum que me deem uma ajuda, pois sou iniciante mesmo no hoby, bem como novo aqui no forum.
agradeceria muito se alguem pudess esclarecer detalhadamente os assuntos acima citados.
um abraço a todos!

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Re: Duvidas com RC Savage HPI parado a pelo menos 4 anos.

Mensagempor Xann » 02 Jan 2018, 13:03

Amigão sem querer desanimá-lo, mas primeiramente esse motor precisa ser aberto, é bom vc nem tentar girá-lo nessas condições, tem que ser aberto com cuidado regado a algum tipo de lubrificante, tem que ser conferido rolamentos, folga na biela e a existência de compressão, sem vela as chances de ter concentração de ferrugem e sujeira é grande, limpar, revisar tudo e montar lubrificando. Ah claro, desmontar o carburador, a regulagem só será possível ser feita depois que o motor estiver funcionando e o carro andando.


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Re: Duvidas com RC Savage HPI parado a pelo menos 4 anos.

Mensagempor Abib » 16 Jan 2018, 09:24

Realmente, se o motor não foi guardado com o devido cuidado durante todo esse tempo, é bem provável que alguma coisa tenha oxidado e possa causar algum dano à câmara de combustão ou rolamentos. Se voce sentir que ele está travado, o melhor seria o indicado pelo Xann, desmontando-o, verificando peças e folgas.

Mas pode tentar correr o risco de tentar apenas lubrifica-lo com bastante oleo e verificar se ele está rodando liso.. Vai que ele foi guardado com AfterRun e está pronto para rodar..

Respondendo suas perguntas:

O melhor combustível é o recomendado pelo Manual. Normalmente são combustíveis para automodelos com Nitro entre 16 e 20%. O Byron Race 20% é um dos mais usados no mundo.
A vela normalmente depende de alguns fatores, tais como umidade e temperatura ambiente. Mas por aqui é normal usamos vela OS padrão A5..
Como o Xann comentou acima, a melhor hora de fazer uma limpeza é agora, antes de voltar a liga-lo depois de um longo período parado.
As embreagens destes modelos costumam nao ter ajustes, É mola e sapata. Pode ser que a sapata esteja desgastada, o que faria com que o motor patinasse. Quanto ao motor, o melhor é voltar as agulhas para a posição de fábrica (esta informação costuma ter no Manual do carro).
A melhor maneira de não fundir o motor é fazendo um ajuste de agulhas onde se consiga ter a melhor lubrificação e temperatura correta de funcionamento, basicamente o motor não deve passar dos 120ºC e uma fumaça branca constante deve sair do escape durante a aceleração.


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