Resfriamento de motor glow sem furar a bolha?

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Set 2015, 15:40

Resfriamento de motor glow sem furar a bolha?

Mensagempor eng.matheus » 07 Out 2020, 13:09

Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim!

Seguinte, eu queria saber se alguém já fez um outro tipo de sistema para resfriamento dos motores nos autos com bolhas, sem fazer a tradicional furação de ventilação. Tenho muito dó de furar as bolhas tão lindas. Além de que a bolha com furação pra glow, não vai ficar legal em elétrico, então a bolha não fica mais "universal".
Pensei em um sistema de entrada de ar por baixo, com ventilação forçada por algum cooler tipo PC no interior da bolha, de forma a trocar o calor do motor.
Não é possível que até hoje tenhamos que usar a mesma ventilação da década de 50/70 nestes modelos. Pensando juntos a coisa anda!

Abraços e agradeço a todos pelas idéias!

PS. Novo no automodelismo com bolha fechada. Tive uma Revo 3.3 que era um canhão, mas sai dela e estou com um buggy.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11890
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Resfriamento de motor glow sem furar a bolha?

Mensagempor Abib » 07 Out 2020, 14:25

Tudo vai depender do fluxo de ar frio que vc vai conseguir jogar no cabeçote e pra onde vai esse ar quente, e com qual temperatura seu motor vai rodar depois de tudo isso..

Refrigeração a ar reduz a temperatura por convecção, mas existe também a temperatura de radiação que esquenta os componentes internos do veículo. Assim, dentro da bolha a temperatura é sempre maior que a externa, então a questão seria de onde tirar o ar frio e como remover o ar quente..

E disso tudo ainda há o problema de uma bateria maior como fonte de energia para o cooler, elevação do centro de gravidade que vai impactar na mudança da dinâmica do veículo..

Vale lembrar que desde a década de 70 os motores ficaram muito mais fortes e potentes, o que gera uma temperatura ainda maior para ser dissipada..


Imagem

 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes