LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Jan 2009, 21:00
Localização: Taquarituba-SP

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor VictorT. » 05 Fev 2009, 21:05

Tio , entao eh só colocar a mangueirinha do loctite dentro do carburador e dar quantas espirradas?
Obrigado.!

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Mai 2007, 23:00
Localização: São Paulo - SP

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor jdenardi » 06 Fev 2009, 14:22

Que vela eu uso no picco .26?


Juliano De Nardi
juliano.denardi@gmail.com
11-961817887

 Baja HPI 5Bss      Stock      4PKS      20%      Stock      Proline ON 1104      UAI - Itajuba

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 276
Registrado em: 13 Jan 2008, 21:00
Localização: Maringá-Pr

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor SanTinO » 12 Mar 2009, 16:52

VictorT. escreveu:Tio , entao eh só colocar a mangueirinha do loctite dentro do carburador e dar quantas espirradas?
Obrigado.!



olá Victor , acho que uma quantidade suficiente para que o óleo atinja os rolamentos, vira, etc..

 
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Abr 2009, 23:00
Localização: londrina

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor sergiotf » 02 Abr 2009, 18:33

meu primeiro post de iniciante no automodelismo, mas com algum experiencia em mecanica de maquinas agricolas. eu entendo q a presença de residuo do combustivel no motor seja danoso mas usar qquer lubrificante de peso molecular pequeno pode invadir a cavidade de algum rolamento blindado comprometendo o lubrificante ali contido. se houver algum rolamento blindado é claro. A injeção de pequena quantidade de oleo não será suficiente para retirar o residuo disperso em todo o motor, somente uma boa lavagem podera retira-lo, com algum solvente compativel com o q se quer retirar, ai entra a questao da polaridade das moleculas, metanol hidrosoluvel? oleo lipossoluvel? querosene lipossoluvel. é como tentar tirar resto de oleo com agua, so se usar algum adstringente. pois são imessiveis...Entao sera q a proteção pretendida esta sendo obtida?

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 276
Registrado em: 13 Jan 2008, 21:00
Localização: Maringá-Pr

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor SanTinO » 02 Abr 2009, 20:37

sergiotf escreveu:meu primeiro post de iniciante no automodelismo, mas com algum experiencia em mecanica de maquinas agricolas. eu entendo q a presença de residuo do combustivel no motor seja danoso mas usar qquer lubrificante de peso molecular pequeno pode invadir a cavidade de algum rolamento blindado comprometendo o lubrificante ali contido. se houver algum rolamento blindado é claro. A injeção de pequena quantidade de oleo não será suficiente para retirar o residuo disperso em todo o motor, somente uma boa lavagem podera retira-lo, com algum solvente compativel com o q se quer retirar, ai entra a questao da polaridade das moleculas, metanol hidrosoluvel? oleo lipossoluvel? querosene lipossoluvel. é como tentar tirar resto de oleo com agua, so se usar algum adstringente. pois são imessiveis...Entao sera q a proteção pretendida esta sendo obtida?
olá sergio welcome ao rcmasters, boa explicacao, Sergiotf, eu como nao entendo nada tbme o pouco que aprendi foi lendo artigos dos foruns existentes, pergunto a vc; qual seria o óleo indicado (que nao tenha o "peso molecular") pois todos nós somos interessados a cuidar corretamente do motor.

Piloto
 
Mensagens: 167
Registrado em: 20 Mar 2009, 22:00
Localização: Londrina - PR

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor SERAFINI » 02 Abr 2009, 23:03

Eu uso sempre ao final do dia se o carro for ficar parado sem uso por mais de 1 dia o after run da hobbico, antes de colocar o óleo 2 a 3 gotas pelo buraco da vela no pistão e 2 a 3 no carburador (como recomenda alguns fabricantes) eu dreno o tanque e puxo o coil 2 ou 3 vezes para que o resto de combustível seja expelido, e ai despois de por o oleo puxo novamente de 2 a 3 vezes o coil para o oleo espalhar no motor. O fabricante o"donell e o Byron dizem que os combustiveis deles tem tal composição que não necessitam o uso de oleo afterrun, mas....



Abraço

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor Pries_jeden_Got » 02 Abr 2009, 23:23

Bem...

Para uma proteção de curto prazo (alguns dias), creio que, primeiramente seja necessário retirarmos o combustível residual tanto do tanque quanto do motor. Do tanque é fácil, com a almotoila, ou seringas, ou o modo preferido a cada um.
Para o motor:
1- após desconectar a mangueira de combustível e retirar a vela, algumas puxadas leves no recoil vão retirar o excesso de combustível dentro do motor. Mas ainda haverá resquícios. Por isso, pode-se lavar o motor com álcool etílico anidro ou mesmo metanol anidro. São combustíveis baratos (relativamente), haja visto que o etanol custa +- R$5,00/L e o metanol +-R$3,50/L. O álcool (de preferência o etanol, ou isopropílico) retiram tanto a água, quanto o nitro e o álcool restante. Depois basta algumas borrifadas com SuperLub ou similar.

2-Para períodos prolongados, deve-se lavar o motor da mesma maneira que o item 1. Depois, pode-se utilizar o SuperLub, ou como eu prefiro, óleo 4T. Eu gosto de colocar uma boa quantidade deste pelo carburador e com as mãos, movimentar o flywheel. Dessa forma, o óleo se espalha por todo o motor e o proteja da corrosão.

Cada um utiliza o método preferido. Esse é o meu.

Grande abraço!


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

 
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Abr 2009, 23:00
Localização: londrina

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor sergiotf » 03 Abr 2009, 08:22

eu acho q a conduta do Pries_jeden_Got seria a indicada, mas ressalto a questao dos rolamentos, se houver rolamento blindado, a presença de qualque diluente pode penetrar na blindagem e danifica-lo. nesse caso, melhor mesmo é lavar com oleo mais espesso tipo 2t ou 4t, talvez seja interessante o 2t de alcool por ser missivel em alcoool,pois o oleo espesso tera mais dificuldade em penetrar na blindagem e se o fizer não reduzira a capacidade lubrificante do se interior, ja se não existir rolamento blindado fica mais facil, mas ainda acho q a lavagem, se possivel por imersao seja a mais indicada. o melhor era q o combustivel fosse mais inerte para proteger o nosso motor...

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor Pries_jeden_Got » 03 Abr 2009, 11:27

Até onde eu saiba, ambos os rolamentos não são blindados e recebem a lubrificação do próprio combustível. O rolamento dianteiro é fechado na face externa exatamente para impedir que esta lubrificação saia. Ou seja, serve para impedir ao máximo que o motor "babe".

Veja as fotos...


Abraços

Att.,
Rodolfo Danielli
Anexos
rolamento traseiro 1.jpg
rolamento traseiro 1.jpg (9.2 KiB) Exibido 8273 vezes
front ball bearing.jpg
front ball bearing.jpg (3.94 KiB) Exibido 8274 vezes


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

 
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Abr 2009, 23:00
Localização: londrina

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor sergiotf » 03 Abr 2009, 16:18

Neste topico /viewtopic.php?t=18770&highlight=rolamentos o usuario relata problema com a limpeza do rolamento, se vazou graxa, ela estaria ali contida pelo retentor, ou seja blindado, ou melhor ex-blindado, pois se vazou num tem blindagem mais, retirar o retentor é facil, mas vai destrui-lo, agora se considerar q ele ja num ta segurando mais nada, entao ja esta destruido mesmo. Meu cunhado é engenheiro na fabrica de rolamentos, e a lubrificacao do rolamento é tao importante q determinam a vida util do mesmo, a viscosidade do lubrificante deve ser compativel com o seu projeto e eu num tenho tabela pra dizer qual deve ser esta viscosidade em detrimento a folga do rolamento. portanto faze-lo trabalhar com lubrificante alterado com certeza vai mata-lo...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 505
Registrado em: 18 Abr 2006, 23:00
Localização: Goiania, GO

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor takeda » 03 Abr 2009, 18:01

Sergiotf,

Os rolamentos deste tópico que vc citou são os usados no carro. Nos cubos de rodas, diferenciais, etc. Por isto possuem vedações.

No caso dos rolamentos do motor, não tem nenhuma vedação. Somente no rolamento externo, como o Rodolfo disse anteriormente. A lubrificação dos rolamentos do motor deve ser feita apenas com o óleo específico presente no combustível. Visto que estes rolamentos trabalham em altas temperaturas e possuem tolerâncias diferentes dos rolamentos comuns.

Os fabricantes de automodelos recomendam aplicar o after run quando ficar sem andar por um longo período. Eu faço isto quando o carro fica mais de um mês sem andar.

Teve um período em que andava todo final de semana. Neste caso não fazia nada. E o motor não apresentou nenhum sinal de oxidação.

[]´s

R.Takeda


VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO 2007 - PRÓ BORRACHA
VICE-CAMPEÃO GOIANO 2008 - PRO12
G4RS/E4RS - NOVAROSSI FLASH/LRP - 3PKS - MATRIX/SOREX

Sponsored by WT2 BRASIL
R/C Clube de Goiânia

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 899
Registrado em: 19 Jan 2009, 21:00
Localização: Brasília

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor djtwincam » 26 Abr 2009, 22:45

pingar ricino como after run ao invés de óleo pode ser bacana, não?
é o "mesmo" óleo do combustível mesmo!

[]s

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor Pries_jeden_Got » 26 Abr 2009, 23:50

djtwincam escreveu:pingar ricino como after run ao invés de óleo pode ser bacana, não?
é o "mesmo" óleo do combustível mesmo!

[]s


Alguns dos problemas de utilizar o rícino como after run são:

1- Óleo de alta viscosidade e menor penetração. Ou seja, aonde ele chegar estará lubrificado, mas e nos locais cuja sua baixa penetrância o impede (ou dificulta) seu acesso? A não ser que você "mergulhe" o motor no óleo e o deixe por muito tempo... mas convenhamos: nada limpo, prático e econômico.

2- Se você quer guardar o motor por um tempo menor, o rícino atrapalhará a partida. Será necessário retirar o óleo antes de dar a partida, ou poderá causar um calço hidráulico e/ou fadigar a biela...

Fica a teu critério.

Abraço!

Att.,
Rodolfo Danielli.


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

 
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: lago sul brasilia

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor gustavovinicius21 » 03 Mai 2009, 01:28

eu queria saber se posso colocar umas 3 gotas desse oleo de carro 8O


hassshasaasas

 associated MGT 3.0      GXR .18      perfex      mmk fuels 20 por cento      original      4rodas e 4redondos      rua e quintal de casa

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor Pries_jeden_Got » 03 Mai 2009, 02:29

gustavovinicius21 escreveu:eu queria saber se posso colocar umas 3 gotas desse oleo de carro 8O


Poder você pode. Mas, se você se refere ao óleo de rícino, não vejo vantagem. Compensa usar um spray White Lub.

Lembre-se de que você tem a informação, mas o que fazer dela é decisão inteiramente sua.

Existe uma enorme variedades de óleos finos no mercado. Leia o rótulo escolha um e use.

Abraço!

Att.,
Rodolfo Danielli.


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes