LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Out 2010, 22:00
Localização: SAO PAULO (SP)

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor DIDI » 04 Nov 2010, 17:10

- Olá Mestre... sou novo neste hobby; tenho um kart kyosho birel motor GZ15, uso combustível byron a 16%, segundo pesquisei, o fabricante do combustivel diz não precisar lubrificr o motor após o uso, pois o mesmo ja possui lubrificantes para este fim... Na sua opinião, devo utilizar um after run ou lub após o uso? Abraço...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor Gazo » 05 Nov 2010, 07:28

Tive péssimas experiências em não lubrificar o motor após o uso.

Pode ocorrer de alguma parte do combustível ficar dentro, sem ter queimado. Logo, vai causar oxidação no virabrequim e rolamentos.


- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!

- Quem não faz poeira, come poeira!!!

 Savage X      HPI 4.6      Futaba 3PM      Byron 20%      Algumas      Alguns      Estacionamentos

 
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Out 2010, 22:00
Localização: SAO PAULO (SP)

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor DIDI » 05 Nov 2010, 07:57

- Ok, Mestre... vou seguir a sua dica, que é de grande valia... vou passar a lubrifica-lo após o uso... Abraço.

 
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Out 2010, 22:00
Localização: SAO PAULO (SP)

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor DIDI » 18 Nov 2010, 12:13

- Ola Mestre...
Sou completamente iniciante neste hobby, ... deixe ver se eu entendi: abro todo o orificio do carburador e introduzo a mangueira do spray superlub até o virabrequim; quanto devo borrifar? Depois da aplicação é necessário puxar o recoil para lubrificar o pistão? Devo tirar a vela e colocar na cabeça do pistão? Quando abro o orificio do carburador para a aplicação o pistão devo estar em cima ou em baixo se isto faz a diferença...
Agradeço a paciência, um grande abraço.
Didi.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 360
Registrado em: 01 Mar 2010, 22:00
Localização: Bauru

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor alex.urias » 21 Nov 2010, 18:53

este video do youtube, mostra tudo, que o cara cito na 1 mensagem do topico
http://www.youtube.com/watch?v=IT3qK152 ... re=related


Não Tema

 Revo 3.3      TRX 3.3      TQ 2.4GHz      de Tornado p/Byron      ralada      originais      Abarc, morro, barranco calçada

 
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Out 2010, 23:00
Localização: Fortaleza

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor juniorping. » 22 Nov 2010, 00:28

Olá pessoal! Tenho uma revo ha cerca de dois meses, e sempre fico com a pulga atrás da orelha quando tenho que fazer o procedimento de lubificação do meu motor; mesmo quando faço a limpeza com o uso do ar comprimido,
observo que fica um pouquinho de areia empregnada no pezinho da vela.
minhas dúvidas são:

- existe outra maneira mais eficiente de se fazer essa lipeza?

- essa areia entrando no motor, não vai ser bem mais prejudicial qua a
corrosão?

- poso fazer a lubrificação somente pelo carburador?

-a situação se complica quando não tenho ar comprimido à mão

Faço essa série de perguntas, pois nos videos disponíveis sobre esse
assunto, não existe nenhuma recomendação sobre o cuidado
com o acúmulo de sujeira que pode penetrar no motor quando se retira a vela. Obrigado e forte abraço.

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor mach » 22 Nov 2010, 07:41

juniorping. escreveu:Olá pessoal! Tenho uma revo ha cerca de dois meses, e sempre fico com a pulga atrás da orelha quando tenho que fazer o procedimento de lubificação do meu motor; mesmo quando faço a limpeza com o uso do ar comprimido,
observo que fica um pouquinho de areia empregnada no pezinho da vela.
minhas dúvidas são:

- existe outra maneira mais eficiente de se fazer essa lipeza?

- essa areia entrando no motor, não vai ser bem mais prejudicial qua a
corrosão?

- poso fazer a lubrificação somente pelo carburador?

-a situação se complica quando não tenho ar comprimido à mão

Faço essa série de perguntas, pois nos videos disponíveis sobre esse
assunto, não existe nenhuma recomendação sobre o cuidado
com o acúmulo de sujeira que pode penetrar no motor quando se retira a vela. Obrigado e forte abraço.


"- essa areia entrando no motor, não vai ser bem mais prejudicial qua a
corrosão?"

O problema de corrosão com a areia vai o de menos, se existir, o problema vai ser quando esses grãos de areia riscarem a camisa e pistão perdendo completamente a compressão....

"- poso fazer a lubrificação somente pelo carburador?"
Sim, sem problemas, mas não tente economizar no WD....


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor ferbosso » 23 Nov 2010, 08:33

Não é necessario, nem recomendado retirar a vela para lubrificação após o uso, especialmente quando vc está na pista e tem sujeira pra todo lado. Se tem uma "areinha" ao redor da vela evite retirá-la pois uma minúscula partícula de areia que entrar, já era o seu motor.
Prefira a aplicação pelo carburador. Não se preocupe com a posição do pistão, a idéia é girar o flyhweel com o carburador aberto até vc ver a abertura do virabrequim pelo venturi do carb. Aí sim vc aplica o seu lubrificante (superlub, WD, After Run, banha de porco, sabao, etc etc eh cada coisa que aparece rsrs :) ), caso contrário, ou seja, se a abertura do vira estiver pra baixo, a lubrificação/proteção não será tão eficiente. Após isso é necessário girar o motor, seja dando umas puxadas no recoil ou girando uns 4seg na cx de partida.
Lembrando que a lubrificação pós uso é recomendada para períodos relativamente curtos em que o motor ficará parado (2 a 3 semanas). Para períodos longos de "descanso" é recomendado desmontar as partes e aplicar um óleo fino.
Epero ter ajudado!


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 360
Registrado em: 01 Mar 2010, 22:00
Localização: Bauru

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor alex.urias » 23 Nov 2010, 09:05

ferbosso escreveu:Não é necessario, nem recomendado retirar a vela para lubrificação após o uso, especialmente quando vc está na pista e tem sujeira pra todo lado. Se tem uma "areinha" ao redor da vela evite retirá-la pois uma minúscula partícula de areia que entrar, já era o seu motor.
Prefira a aplicação pelo carburador. Não se preocupe com a posição do pistão, a idéia é girar o flyhweel com o carburador aberto até vc ver a abertura do virabrequim pelo venturi do carb. Aí sim vc aplica o seu lubrificante (superlub, WD, After Run, banha de porco, sabao, etc etc eh cada coisa que aparece rsrs :) ), caso contrário, ou seja, se a abertura do vira estiver pra baixo, a lubrificação/proteção não será tão eficiente. Após isso é necessário girar o motor, seja dando umas puxadas no recoil ou girando uns 4seg na cx de partida.
Lembrando que a lubrificação pós uso é recomendada para períodos relativamente curtos em que o motor ficará parado (2 a 3 semanas). Para períodos longos de "descanso" é recomendado desmontar as partes e aplicar um óleo fino.
Epero ter ajudado!






banha de porco, duvido não se num tem loko que coloca mesmo..ehheehheh


Não Tema

 Revo 3.3      TRX 3.3      TQ 2.4GHz      de Tornado p/Byron      ralada      originais      Abarc, morro, barranco calçada

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor ferbosso » 23 Nov 2010, 09:55

É só dar a idéia e dizer q barateia Alex...
kkkkkkk


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 360
Registrado em: 01 Mar 2010, 22:00
Localização: Bauru

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor alex.urias » 23 Nov 2010, 10:20

Pessoal pra quem gosta de usar wd40 ao inves dos frascos de after run, este wd 40 tem aquele tubinho vermelho quando ta muito sujo se vc tirar o filtro na pressa sem limpar pode cair sujeira no motor pelo carbura, ai meu amigo tem que desmontar e limpar e tudo mais

dica: vc retira a espuma joga direto no carbura puxa recoil, pronto tem segredo não.

l


Não Tema

 Revo 3.3      TRX 3.3      TQ 2.4GHz      de Tornado p/Byron      ralada      originais      Abarc, morro, barranco calçada

 
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Out 2010, 23:00
Localização: Fortaleza

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor juniorping. » 23 Nov 2010, 20:54

puts...
valeu pessaol, agora desencanei. Cheguei a desmontar meu motor duas
vezes, após retirar a vela, só prá verificar se não tinha entrado algum grão de areia. Obrigado a todos.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor Alexpar » 24 Nov 2010, 07:36

Para te tranquilizar com relação a areia, você pode experimentar aquela massa de limpeza. Eu a utilizo e ela penetra fundo nas partes de didícil acesso do carro e no motor.

Eu uso esta:

http://sacmodelismo.com/product_info.ph ... bb7c1222b1

http://www.tqhobbies.com/tqhobbies/p-25 ... 03233.aspx

costuma ter na rcperformance.

Abraços!


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor ferbosso » 24 Nov 2010, 08:42

olá pessoal!

Junior, tudo blz?
Amigao, não adianta muito desmontar o motor e olhar se entrou sujeira, vc pode não ver partículas minúsculas de poeira q irão ferrar o motor. No caso da dúvida se entrou sujeira ou não, desmonte o motor e proceda uma boa limpeza das partes, pode ser com combustível mesmo e lembre-se depois de limpar e montar aplicar o after-run ou produto de sua preferência para proteção do motor.
Pra evitar tudo isso, como eu disse acima, evite retirar a vela pra aplicar o afterrun apos um dia feliz(ou nao :() de pista. Prefira a aplicação pelo carburador, mais segura e muito eficiente.

Muito bem lembrado Alexpar, essa massinha ajuda muito!

Abç!


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

 
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Out 2010, 23:00
Localização: Fortaleza

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor juniorping. » 24 Nov 2010, 18:32

Olá ferbosso!

Me expressei mal. Não desmontei só prá olhar; desmontei e fiz todo o procedimoneto citado por você. Obrigado, ferbosso e Alexpar. Forte abraço.

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes