LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: lago sul brasilia

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor gustavovinicius21 » 03 Mai 2009, 18:42

Pries_jeden_Got
estou com uma duvida qual vc me acoselharia usar no meu MGT 3.0 O SUPERLUB, WD40 OU AFTER RUN :? :? :? :? [b][i]
Anexos
kiosho inferno us 2.jpg
kiosho inferno us 2.jpg (17.82 KiB) Exibido 8409 vezes


hassshasaasas

 associated MGT 3.0      GXR .18      perfex      mmk fuels 20 por cento      original      4rodas e 4redondos      rua e quintal de casa

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor Pries_jeden_Got » 03 Mai 2009, 21:26

gustavovinicius21 escreveu:Pries_jeden_Got
estou com uma duvida qual vc me acoselharia usar no meu MGT 3.0 O SUPERLUB, WD40 OU AFTER RUN :? :? :? :? [b][i]


Opa Gustavo, tudo bem?

Então, tem vários tópicos dizendo que o WD40 corrói os o-ring's de vedação do motor. Por isso não o aconselho. Nunca o usei, por isso não posso te dizer o que ocorre e o que não ocorre.

Eu, particularmente, uso GTLub, que é similar ao White Lub. Mas você puder e quiser, compre um After Run, que é próprio (igual, mas sem preocupações). Eu uso spray de óleo bem fino (tipo whitelub).

Abraços!

Att.,
Rodolfo Danielli.


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

 
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: lago sul brasilia

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor gustavovinicius21 » 03 Mai 2009, 23:24

Pries_jeden_Got
obrigdo pela ajuda


hassshasaasas

 associated MGT 3.0      GXR .18      perfex      mmk fuels 20 por cento      original      4rodas e 4redondos      rua e quintal de casa

 
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: lago sul brasilia

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor gustavovinicius21 » 06 Mai 2009, 02:30

8) 8) [b][i]qual é a melhor vela para mim usar no meu mgt


hassshasaasas

 associated MGT 3.0      GXR .18      perfex      mmk fuels 20 por cento      original      4rodas e 4redondos      rua e quintal de casa

 
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: lago sul brasilia

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor gustavovinicius21 » 06 Mai 2009, 02:32

qual outro oleo fino igual superlub 8O 8O 8O 8O [b][i][u]


hassshasaasas

 associated MGT 3.0      GXR .18      perfex      mmk fuels 20 por cento      original      4rodas e 4redondos      rua e quintal de casa

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor EduardoNX4 » 13 Mai 2009, 01:06

gustavovinicius21 escreveu:Pries_jeden_Got
estou com uma duvida qual vc me acoselharia usar no meu MGT 3.0 O SUPERLUB, WD40 OU AFTER RUN :? :? :? :? [b][i]



Eu costumo usar meu combustivelzinho caseiro, que nada mais é "Alcool Metílico (Metanol) + Oleo de Rícino.
Eu compro isso em farmacias.
Antes de guardar o carro, eu retiro o combustivel de uso normal que sobrou no tanque, e abasteço com meu combustivel 0% de nitro é ligo um pouco o motor, dou umas aceleradinhas, ou dou umas voltinhas mesmo, mas tem que ficar segurando o acelerador pois o motor fica ruim em lenta (0% Nitro) e pronto.
Isso é o suficiente para remover todo os risiduos do NITROMETANO.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor EduardoNX4 » 13 Mai 2009, 01:15

Pries_jeden_Got escreveu:Bem...

Para uma proteção de curto prazo (alguns dias), creio que, primeiramente seja necessário retirarmos o combustível residual tanto do tanque quanto do motor. Do tanque é fácil, com a almotoila, ou seringas, ou o modo preferido a cada um.
Para o motor:
1- após desconectar a mangueira de combustível e retirar a vela, algumas puxadas leves no recoil vão retirar o excesso de combustível dentro do motor. Mas ainda haverá resquícios. Por isso, pode-se lavar o motor com álcool etílico anidro ou mesmo metanol anidro. São combustíveis baratos (relativamente), haja visto que o etanol custa +- R$5,00/L e o metanol +-R$3,50/L. O álcool (de preferência o etanol, ou isopropílico) retiram tanto a água, quanto o nitro e o álcool restante. Depois basta algumas borrifadas com SuperLub ou similar.

2-Para períodos prolongados, deve-se lavar o motor da mesma maneira que o item 1. Depois, pode-se utilizar o SuperLub, ou como eu prefiro, óleo 4T. Eu gosto de colocar uma boa quantidade deste pelo carburador e com as mãos, movimentar o flywheel. Dessa forma, o óleo se espalha por todo o motor e o proteja da corrosão.

Cada um utiliza o método preferido. Esse é o meu.

Grande abraço!



Eu costumo usar meu combustivelzinho caseiro, que nada mais é "Alcool Metílico (Metanol) + Oleo de Rícino.
Eu compro isso em farmacias.
Antes de guardar o carro, eu retiro o combustivel de uso normal que sobrou no tanque, e abasteço com meu combustivel 0% de nitro é ligo um pouco o motor, dou umas aceleradinhas com a rodas suspensas, ou dou umas voltinhas mesmo, mas tem que ficar segurando o acelerador pois o motor fica ruim em lenta (0% Nitro) e pronto.
Isso é o suficiente para remover todo os risiduos do NITROMETANO.
Vai sobrar so o Oleo de Rícino dentro do motor.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 404
Registrado em: 22 Nov 2008, 21:00
Localização: Caxias do Sul

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor mrafaeli » 19 Mai 2009, 01:40

EduardoNX4 escreveu:
Pries_jeden_Got escreveu:Bem...

Para uma proteção de curto prazo (alguns dias), creio que, primeiramente seja necessário retirarmos o combustível residual tanto do tanque quanto do motor. Do tanque é fácil, com a almotoila, ou seringas, ou o modo preferido a cada um.
Para o motor:
1- após desconectar a mangueira de combustível e retirar a vela, algumas puxadas leves no recoil vão retirar o excesso de combustível dentro do motor. Mas ainda haverá resquícios. Por isso, pode-se lavar o motor com álcool etílico anidro ou mesmo metanol anidro. São combustíveis baratos (relativamente), haja visto que o etanol custa +- R$5,00/L e o metanol +-R$3,50/L. O álcool (de preferência o etanol, ou isopropílico) retiram tanto a água, quanto o nitro e o álcool restante. Depois basta algumas borrifadas com SuperLub ou similar.

2-Para períodos prolongados, deve-se lavar o motor da mesma maneira que o item 1. Depois, pode-se utilizar o SuperLub, ou como eu prefiro, óleo 4T. Eu gosto de colocar uma boa quantidade deste pelo carburador e com as mãos, movimentar o flywheel. Dessa forma, o óleo se espalha por todo o motor e o proteja da corrosão.

Cada um utiliza o método preferido. Esse é o meu.

Grande abraço!



Eu costumo usar meu combustivelzinho caseiro, que nada mais é "Alcool Metílico (Metanol) + Oleo de Rícino.
Eu compro isso em farmacias.
Antes de guardar o carro, eu retiro o combustivel de uso normal que sobrou no tanque, e abasteço com meu combustivel 0% de nitro é ligo um pouco o motor, dou umas aceleradinhas com a rodas suspensas, ou dou umas voltinhas mesmo, mas tem que ficar segurando o acelerador pois o motor fica ruim em lenta (0% Nitro) e pronto.
Isso é o suficiente para remover todo os risiduos do NITROMETANO.
Vai sobrar so o Oleo de Rícino dentro do motor.




Hum....mas e não afeta em nda o motor será????abraço!


Entre e Participe!!
rcmasters.com.br

 MUGEN MTX3/TRAXXAS 4-TEC      RB V12/NOVAROSSI M12/TRX3.3      JR XR2i/TRAXXAS      MAZDA 6/DODGE STRATUS

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor EduardoNX4 » 19 Mai 2009, 13:06

mrafaeli escreveu:
EduardoNX4 escreveu:
Pries_jeden_Got escreveu:Bem...

Para uma proteção de curto prazo (alguns dias), creio que, primeiramente seja necessário retirarmos o combustível residual tanto do tanque quanto do motor. Do tanque é fácil, com a almotoila, ou seringas, ou o modo preferido a cada um.
Para o motor:
1- após desconectar a mangueira de combustível e retirar a vela, algumas puxadas leves no recoil vão retirar o excesso de combustível dentro do motor. Mas ainda haverá resquícios. Por isso, pode-se lavar o motor com álcool etílico anidro ou mesmo metanol anidro. São combustíveis baratos (relativamente), haja visto que o etanol custa +- R$5,00/L e o metanol +-R$3,50/L. O álcool (de preferência o etanol, ou isopropílico) retiram tanto a água, quanto o nitro e o álcool restante. Depois basta algumas borrifadas com SuperLub ou similar.

2-Para períodos prolongados, deve-se lavar o motor da mesma maneira que o item 1. Depois, pode-se utilizar o SuperLub, ou como eu prefiro, óleo 4T. Eu gosto de colocar uma boa quantidade deste pelo carburador e com as mãos, movimentar o flywheel. Dessa forma, o óleo se espalha por todo o motor e o proteja da corrosão.

Cada um utiliza o método preferido. Esse é o meu.

Grande abraço!



Eu costumo usar meu combustivelzinho caseiro, que nada mais é "Alcool Metílico (Metanol) + Oleo de Rícino.
Eu compro isso em farmacias.
Antes de guardar o carro, eu retiro o combustivel de uso normal que sobrou no tanque, e abasteço com meu combustivel 0% de nitro é ligo um pouco o motor, dou umas aceleradinhas com a rodas suspensas, ou dou umas voltinhas mesmo, mas tem que ficar segurando o acelerador pois o motor fica ruim em lenta (0% Nitro) e pronto.
Isso é o suficiente para remover todo os risiduos do NITROMETANO.
Vai sobrar so o Oleo de Rícino dentro do motor.




Hum....mas e não afeta em nda o motor será????abraço!


Não.
Eu sempre usei, desmontei meu motor somente uma vez é não tinha nenhum sinal de oxidação, estava tudo limpinho.
O que faz o motor oxidar são os residuos do Nitro. Funcionando com um combustivel não nitratado voçe remove os residuos do nitro.
E tambem fica facil a partida quando for usar novamente.
Nunca mais usei o After Run ou WD-40.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1158
Registrado em: 22 Set 2007, 23:00
Localização: São José-SC

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor Genis » 19 Mai 2009, 13:44

Sempre usei WD-40 e nunca deu nada.Tenho um pouco de dúvida na quantidade que devo colocar.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 477
Registrado em: 27 Jan 2008, 21:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor Rodrigo_Grajaú » 19 Mai 2009, 15:34

eu tb.... fico com essa duvida

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 899
Registrado em: 19 Jan 2009, 21:00
Localização: Brasília

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor djtwincam » 24 Mai 2009, 00:05

Até onde sei o que ajuda a oxidar é o metanol.
ele absorve água, logo...
e resto de nitro é certeza que nao fica. é o primeiro material a desaparecer
na combustão. tanto que ele vira oxigênio para queimar o metanol.

a vantagem do seu combustivel caseiro é que o ricino é tão grosso que
permanece ali sem queimar e cria uma capa protetora de óleo.
o motor fica, aparentemente, muito melhor lubrificado.
ja pensei em usar ricino como after run. mas é espesso demais.

abraço

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor Pries_jeden_Got » 24 Mai 2009, 01:59

aí galera, beleza?

Então, sobre o processo de oxidação, basta observarmos o NOME do processo: OXIdação = (mas não somente) reação eletroquímica envolvento transferência de elétrons = corrosão.

O principal agente oxidante é o Oxigênio, seja livre molecularmente, seja associado a ligações de baixo nível energético. Ou seja: água, álcool, nitrometano etc... O processo de oxidação nesses motores (semelhantemente a muitos outros materiais) ocorre devido ao acúmulo ou permanência dessas substâncias no motor, em contato com metais (principalmente os polidos). Para que a reação de óxido-redução (a corrosão do metal, por exemplo) ocorra com velocidade mais lenta, demore mais, não ocorra, há duas possibilidades: 1- A ausência de um/dos materiais. Se você retirar o fornecedor de oxigênio, ou o metal, a reação não ocorrerá; 2- Impedir o contato entre os materiais. Ou com enceramento, máscaras, verniz, tinta etc.. No caso dos nossos motores é praticamente inviável/impossível impedir esse contato. Podemos sim fazer o polimento e enceramento DE ALGUMAS partes como vira, bloco, PARTE EXTERNA da camisa. Mas sinceramente não sei dizer se a cera (eu utilizo automotiva) deixa resíduos ou reage com algum componente do combustível.
Portanto, seja a umidade, seja o álcool, seja o nitrometano, todos favorecem a corrosão dos metais de nossos glow's...

Com relação à quantia de after run (digo assim para facilitar, mas não me refiro necessariamente às marcas After Run comerciais), passe o suficiente para atingir todas as partes internas do motor e que seja capaz de retirar os resíduos de combustível restante. Para saber se o produto que você usa prejudica (ataca) alguma vedação do motor, basta testar: retire o O-ring e aplique uma boa quantia do lubrificante nessa borracha. Para isso, basta colocar o O-ring dentro da tampinha do spray lubrificante e boa.... se depois de um tempo voce perceber que a borracha deformou ou "dissolveu", suspenda o uso desde lubrificante... O empirismo é mágico e eficáz na maioria das vezes....

Forte Abraço!

Att.,
Rodolfo Danielli.


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 899
Registrado em: 19 Jan 2009, 21:00
Localização: Brasília

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor djtwincam » 24 Mai 2009, 02:13

mas aí o cabra vai ter que gastar um o-ring...
haudhaudhuahd
eu mesmo nao tenho reservas.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor Pries_jeden_Got » 24 Mai 2009, 18:21

djtwincam escreveu:mas aí o cabra vai ter que gastar um o-ring...
haudhaudhuahd
eu mesmo nao tenho reservas.


hahahahahah!!! Nem eu!!! Por isso não comprei o WD40. Além de +caro, DIZEM que é prejudicial AOS O-RINGS... heheeh

Mas na boa, é simples: basta alguém que usa o WD40 verificar os O-rings e dizer pra gente! O que eu uso não danifica, e eu uso WhiteLub (num tenho certeza. Num to em casa e já usei tantas marcas diferentes.. heheeh)

Acho que o tipo de borracha dos o-rings é a mesma dos pneus. Deve ser látex+sintética vulcanizada... Meu pai não conta a fórmula da fábrica dele....... 8O 8O 8O ...... ahahahahaah brincadeira...

Ontem, com a pressa, fiz algo que não gosto muito (na realidade esse Hobby NUNCA COMBINA COM PRESSA...): Para guardar o carro, tirei o combustível etc. etc. etc, e pra limpar o motor, tirei a vela e o filtro de ar e coloquei na cx de partida, enquanto espirrava lubrificante pelo venturi. Sempre que faço isso, tampo a espoleta com um "tufinho" de papel higiênico LIMPO. O que não gosto é fazer isso com o motor frio... mas além de estar na garagem do prédio (não posso ligar um secador de cabelos lá, pelo barulho, energia etc...), ainda estava com Muito sono e cansado... mas foi rapidinho, sem contar que fiz um chamego no carro depois disso.... :P :P

Abraço galera!

Att.,
Rodolfo Danielli.


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 10 visitantes