Dinamometro pra RC

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 452
Registrado em: 19 Set 2005, 23:00
Localização: Sao Caetano do Sul

Dinamometro pra RC

Mensagempor ZELOKO » 02 Abr 2006, 13:23

E isso ai ...

muito interessante.

Um detalhe importante e que eles so fzem os teste nos motores se alguem mandar pra eles, por isso a maioria dos motores testados sao motores modificados por empresas de preparacao de motores...

Mas tem sirio, RB, novarossi, Novamega, OS.. pena q somente preparados. ..

O Sirio EVO III pelo jeito se saiu melhor no s testes pelo que eu vi...

Tem testes de motores .12 a .35


bem interessante...

http://www.nitrodynesystems.com/

Tudo em ingles..


ZELOKO
MUGEN
AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 169
Registrado em: 20 Jul 2005, 23:00
Localização: São Paulo - Milano

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor nicotari » 02 Abr 2006, 14:28

Fala Zé,

Ha uns 11 anos atrás, descobri que um cara que trabalhava na SAUBER tinha feito um dyno pro Salven e eu vi este Dyno funcionando la na Serpent (até hoje está lá). Falei com o Salven e ele me deu o telefone desse cara que era um suíço (ja falecido). Ele fez pra mim um dyno pra 1/8 e 1/10 de rolo (potencia na roda) e fez um de 1/5 de virabrequim, pois na época eu tinha acabado de trazer os primeiros 1/5 pro Brasil e tinha instituido o campeonato brasileiro com motores revisados e lacrados por nós. Então eu testava todos os motores no dyno antes de lacrar e distribuir pros pilotos (e donos).
Uma vez, fiz um "workshop" em São Paulo (pista do Carrão), e trouxe o Alberto Picco pra andar aqui com os meus pilotos na época. Veio até a Globo (SP TV) filmar e documentar, que depois virou uma matéria legal do Esporte Espetacular com câmera interna nos carros (que à época eram 1/8, corrida de homem!). Levei os dinamometros pra pista e testei os carros de todo mundo. Algumas pessoas, como ainda hoje acontece, preferem ficar escondidas atrás de uma carapaça e não participar e aprender, mas faz parte do jogo. Quem participou aprendeu como funcionava um dyno, aprendeu que as potências declaradas pelos fabricantes eram "balela", aprenderam que um carro "solto" era muito , mas muito mais potente que um carro "preso" e mal montado. Enfim, os dynos eram uma atração à parte e eu tinha até uma sala de motores na oficina. Quem é mais antigo (acho que só o Renato Paiva deve lembrar disso, e o Boca tb, além do André, que à época estava começando no RC e trabalhava comigo na oficina. Ele acompanhou quando eu trouxe da Europa na mala e instalei).
Esses dinamômetros provavelmente estão escondidos com o Sam Smith, o "english" que arrendou a oficina da Vedacit quando voltei pra Italia.
Você poderia fazer uma pesquisa no submundo do RC e ver onde isso foi parar, pois tenho ainda os desenhos e o software aberto (pra vc ter uma idèia ainda era em DOS e em disquette!).
O que não tenho mais é saco de fazer nada a respeito...eheheheheh

Abraço,

Nico.


ma chi ca... me lo fa fare?

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor Christian » 02 Abr 2006, 15:06

Interessante como a potência medida no dinamômetro é bem menor que a potência declarada pelos fabricantes...

Neste site o .12 com maior potência medida no X-Dyno é o Murman Modified Sirio EvoIII, com 1.10 HP. Bem diferente dos valores acima de 1.5 HP que estamos acostumados a ver nos sites dos fabricantes.

Mas o atual "campeão" de potência entre os .12 é o LRP Z12R Spec2 (de fábrica, sem modificações), que marcou 1.11 HP no teste da revista XTreme RC Cars (que usa o X-Dyno) na edição de Abril de 2006.
Editado pela última vez por Christian em 02 Abr 2006, 15:10, em um total de 1 vez.




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 452
Registrado em: 19 Set 2005, 23:00
Localização: Sao Caetano do Sul

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor ZELOKO » 02 Abr 2006, 15:10

Nicotari..

Nossa, realmente pelo qe vc falou ai eu nem sabia o que era RC na epoca. hahahahah ainda pensava que so se tratava de pegasus e colossus.. eeehhe que na epoca a unic aassinatura que tinha era a da Estrela .

Pois bem , realmente as potencias declaradas pelos fabricantes nao sao importantes , sempre foi assim, inclusive em carro maiores, 1:1 isso e a realidade.

Relamente testes tem dinamometro sao bem aproveitaveis, porque mostram e forma mais clara apontencia dos motores...

Eu tbm nao tenho muito saco pra ir atras disso nao .. . mas como estava dando uma olhada no site da rctech e vi isso achei interessante..

Mas para vc que tem acesso a tantas coisas no hobby acho que seria valido fazer um dyno day comparando seu motor aos outros..

E isso ai ..


ZELOKO
MUGEN
AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 169
Registrado em: 20 Jul 2005, 23:00
Localização: São Paulo - Milano

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor nicotari » 02 Abr 2006, 15:12

Christian,

0,1 hp não é diferença aceitável, mesmo porque eles não declaram as condições do teste...para o parâmetro ser aceito, precisa reproduzir SEMPRE as mesmas condições, coisa que sem uma sala climatizada e pressurizada vc não consegue. Somente 3 lugares no mundo tem isso hoje no RC: Serpent, Sirio e OS.

Abraço,

Nico.


ma chi ca... me lo fa fare?

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 452
Registrado em: 19 Set 2005, 23:00
Localização: Sao Caetano do Sul

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor ZELOKO » 02 Abr 2006, 15:13

O cristian .. po legal isso hein..

c tem os resultados deste deste com vc ?
seria legal postar aqui ..

Abraco


ZELOKO
MUGEN
AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 169
Registrado em: 20 Jul 2005, 23:00
Localização: São Paulo - Milano

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor nicotari » 02 Abr 2006, 15:16

Zé,

Se fizermos um dyno-day comparando nossos motores aos demais, vai ficar chato quando o povo vir que os nossos são todos acochambrados e andam menos...uhauhauhauhauhauhauhauhauh
Hoje mesmo to fazendo um "catado" aqui pra montar uns 3 pra correr a próxima....isso até chegar nosso container de motores que disseram que iria chegar....uhauhauhauhauhauhauhauhauhauh

Abraço,

Nico.


ma chi ca... me lo fa fare?

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 452
Registrado em: 19 Set 2005, 23:00
Localização: Sao Caetano do Sul

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor ZELOKO » 02 Abr 2006, 15:25

ahhahahahahhahaha

era isso que eu pensava.. haahahahha

mas o legal do dyno e que as potencias declaradas de fabrica seriam todas desvendadas.. ehhehe..

Seria legal tbm mostrar o real resultado de preparacoes que muito gente fala que faz.. e que da resultado..

Ow. .falando em juntar peca pra montar motor.. to precisando juntar tbm.. se sobrar pecas ai que de pra montar um motor.. pode mandar auqi pro Ze loko.. ahhahahahhahahaha

Abraco


ZELOKO
MUGEN
AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 169
Registrado em: 20 Jul 2005, 23:00
Localização: São Paulo - Milano

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor nicotari » 02 Abr 2006, 15:43

Zé,

O assunto "potência declarada" sempre gerou discussões mundo afora...Na escala real, inclusive o tal "peso a seco" sempre foi motivo de discussões, porque se eu te contar o que eles consideram peso a seco, vc vai morrer de rir...A potencia declarada, é real, porém em condições que um usuário comum jamais conseguirá reproduzir. Quanto às preparações, se vc quer minha humilde opinião, funciona pra quem faz, que ganha uma grana extra. O que pode acontecer, eventualmente, é o motor passar a andar mais proximo do que foi projetado para andar, e não melhorar mais que o declarado...Além do mais, vejo muita gente ai fazendo motor gritar mais que mulher de malandro apanhando, mas o torque da até pena. Issó pe só minha humilde opinião...eheheheheh

se precisar de alguma coisa, e for de Sirio, me avise.

Abraço,

Nico


ma chi ca... me lo fa fare?

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 452
Registrado em: 19 Set 2005, 23:00
Localização: Sao Caetano do Sul

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor ZELOKO » 02 Abr 2006, 15:53

e...

potencia declarada sempre foi e sempre vai ser um bom item a ser discutido...

Com relacao a preparacao ate acredito que alguns preparadores comseguem bons resultados, porem acho que estamos num nivel muito alto do que se diz respeito ao desempeho de um motorzinho desse... nao sei se da pra tirar muito mias coisa desses motores nao...

Com relacao a precisar de algo valeu hein !!!

Abraco


ZELOKO
MUGEN
AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 169
Registrado em: 20 Jul 2005, 23:00
Localização: São Paulo - Milano

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor nicotari » 02 Abr 2006, 16:08

Zé,

concordo com vc quando vc fala de estar quanse no limite desses motores..Existe sim coisas ainda a serem tiradas desses motores, mas posso te afirmar com toda a certeza que não é com um DREMEL na mão e um sonho n acabeça que vai se chegar a isso. Essa época ja foi. A coisa é mais voltada hoje pra materiais, pra precisão na usinagem, pra tratamentos, pra estrutura. Agurarde novidades boas em breve por parte de nosso patrocinador de motores...eheheheheheheh Entre no site da Sirio e dê uma olhada.
Aproveite e dê uma olhada no nosso (ainda está sendo terminado):

www.mpparts.com

Abraço,

Nico.


ma chi ca... me lo fa fare?

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor Christian » 02 Abr 2006, 16:35

Nico,

Só relatei o que li na revista. A Xtreme RC Cars testa vários motores com o X-Dyno (acho até que eles participaram do desenvolvimento do dinamômetro), em condições padronizadas por eles. E na última edição eles apresentam o teste do LRP Z12 Spec2 e relatam que foi o .12 mais potente já testado por eles. Como as informações de potência dadas pelos fabricantes em geral são irreais, por enquanto acho que os resultados do X-Dyno são uma melhor fonte de comparação para leigos como eu.

P.S.: o site tá ficando muito legal!


Zé,

Infelizmente os resultados não estão no site da X-Treme RC, mas como eu estou com a revista aqui, vou tentar resumir os principais valores obtidos no teste:

Peak X-Dyno HP: 1.11 hp @ 34,500 rpm
Peak X-Dyno Torque: 32.46 oz.-in. @ 34,250 rpm
Peak X-Dyno RPM: 41,250 rpm

Test Equipment:
Fuel: 30% nitro, 12% oil
Pipe: MSR 1002
Plug: OFNA/PICCO 51006


Abraço,
Christian




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 169
Registrado em: 20 Jul 2005, 23:00
Localização: São Paulo - Milano

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor nicotari » 02 Abr 2006, 16:48

Christian,

Obrigado pelo elogio quanto ao site....
Quanto ao que comentei, foi justamente pra te orientar no que se refere aos cuidados que se deve ter ao interpretar um teste. Vc sabe que todo e qualquer teste é realizado com base em parâmetros ou então para criá-los. Certamente, como o RC no mundo todo é levado, no que se refere à técnica, muito superficialmente, muitos usam esse fato para divulgar dados e informações "nas coxas". Não sei se foi o caso, mas so comentei isso pra vc ser muito criterioso quando ler ou ouvir uma informação ou dado. Seja critico e "chato" e não se convença facilmente, assim vc mesmo encontrará maneiras de filtrar tudo que te chega aos ouvidos e olhos.

Abraço,

Nico. (Ich noch bin eine gross schwanz besitzer...ehehehehehehehe)


ma chi ca... me lo fa fare?

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 452
Registrado em: 19 Set 2005, 23:00
Localização: Sao Caetano do Sul

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor ZELOKO » 02 Abr 2006, 17:20

ops..


Cristian Valeu...

eu qeuria saber do NSLS3..

tem alguma coisa na revista ?

Nicotari...

mas que os motores estao proximo do limite acho que estao mesmo. tanto e que a vida utel deles esta diminuindo parece....nao e comum ver motor estourar em treinos , corridas... e motores que nao foram muito utilizados.
Acho melhor nao citar nomes, mas tem acontecido muito disso ulitmamente, motor com duas corridas e ja sem desempenho satistatório.

Os motores parecem estar virando descartaveis, isso nos casos onde sao mais exigidos, por exemplo no paulista.

ou estou errado ? ah , lembro que falo de motores que sao ate bem tratados apos uso, nao sao pessoas inexperientes que deixam andar de qqer forma.. hehehehe

Estou falando muita besteira ?


ZELOKO
MUGEN
AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 169
Registrado em: 20 Jul 2005, 23:00
Localização: São Paulo - Milano

Re: Dinamometro pra RC

Mensagempor nicotari » 02 Abr 2006, 20:15

Zé,

Não sei se vc esta falando besteira....Acho que vc está se precipitando...eheheheheheheheheh
Vejo motores quebrarem sempre, e sempre por erros...sejam de quem forem...não por falta de durabilidade, pois pelo menos no meu caso, tenho , ou tinha motores que duraram mais de 6 meses ano passado e este ano realemnte abriram o bico, mas por falta de capricho meu que quis colocar coisa velha pra andar...
Paciência....como ouvi dizer por ai, eu preciso de um container de motores pra conseguir andar....Ele ja chegou pra minha alegria...uhauhauhauhavamos ver como vão ficar as coisas agora...uhauhauhauhauh
Em todo caso, acho muito legal neguinho continuar "cavocando"motor....Vale lembrar que tenho tudinho pra Sirio aqui, ok pessoal? eheheheheheheh

Abraço,

Nico


ma chi ca... me lo fa fare?

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes