Caixa de Partida Caseira (Fotos)

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Avatar do usuário
Mensagens: 32
Registrado em: 18 Nov 2008, 21:00
Localização: teresina - piauí

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor ednilsoncarvalho » 16 Nov 2009, 15:01

ficou massa e muito bem feita parábens!!

mas me diz:
é necessário um rolamento one way na borracha que traciona o flywell?

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 50
Registrado em: 30 Ago 2009, 18:00
Localização: Curitiba-PR

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor bozza » 16 Nov 2009, 18:41

ednilsoncarvalho escreveu:ficou massa e muito bem feita parábens!!

mas me diz:
é necessário um rolamento one way na borracha que traciona o flywell?

Rolamento?
não fela, utilizei as buchas originais do motor. Não acho necessario não.
Ou não entendi a sua pergunta?


Hobbies sobre 4 rodas:
Ford Focus '03
Team Associated RC8

 RC8      Picco P7      procurando..      Byron 20%

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 451
Registrado em: 24 Nov 2009, 21:00
Localização: Apucarana

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor earlei » 05 Dez 2009, 18:08

muito fera!!.,.parabéns...


Earlei Salles Ribeiro

 Jato 3.3, Buggy Team losi TLR      trx 3.3, Os Vzb .21      Spektrum Dx3s      Byron 20%      original..      Pro line V2      Apucarana

Avatar do usuário
Mensagens: 21
Registrado em: 28 Mai 2007, 23:00
Localização: Brasil

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor valpereiro » 14 Dez 2009, 11:32

onde vc arrumou a pista de borracha que fica em contato com o motor!??
o meu único problema seria este,

será que vc pode me ajudar!?


Grato!




 TNS , TGX MK1, Inferno TR 15      OS12, Novarossi 15, GSX15      Sanwa M4

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 50
Registrado em: 30 Ago 2009, 18:00
Localização: Curitiba-PR

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor bozza » 23 Dez 2009, 18:21

valpereiro escreveu:onde vc arrumou a pista de borracha que fica em contato com o motor!??
o meu único problema seria este,

será que vc pode me ajudar!?
Grato!


Val,
na verdade eu fiz a roda com teflon, mas a pista de borracha que vc cita é apenas câmara de pneu colada com super bonder, fiz isso para testar posi era fds e não tinha loja aberta para comprar a roda correta que o pessoal usa nas caixas por ai


Hobbies sobre 4 rodas:
Ford Focus '03
Team Associated RC8

 RC8      Picco P7      procurando..      Byron 20%

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 73
Registrado em: 27 Abr 2010, 23:00
Localização: Lajeado

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor Ever » 30 Mai 2010, 12:12

Bom dia.

Sou novo no modelismo e estou querendo fazer uma caixa de partida para o meu DRT pois mesmo ele sendo novo ja tove problemas com o recoil dele e não to afim de me stressar com isso dai estou buscando projetos para fazer uma caixa de partida como essa, so tenho umas dúvidas e gostaria de saber se podem me ajudar.

Essa roda esta ligada direto no eixo ou tem alguma coisa ainda como algum rolamento ou uma relação?

Outra pergunta que me deixou com a pulga atraz da orelha.
Esse tamanho da roda que tem para ligar servi também para o DRT??
POis acho que o tamanho da abertura onde esta o volante do motor é meio pequena para esse o tamanho dessa roda.

E vejo que em algumas caixas existem algum tipo de relação, será que se eu usar esse mesmo motor que foi usado para fazer a caixa que é uma de ventoinha de vw posso fazer direto no eixo sem mais nada?

Bom gostaria que alguem podesse me ajudar nisso pois preciso mesmo de ajuda para não fazer a coisa errada.

Obrigado




 DRT      GXR18      Perfex KT-6      Wildcat Eliminator - 20% nitro      Original

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 581
Registrado em: 06 Jul 2008, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor mzn3108 » 30 Mai 2010, 16:18

Essas caixas de partida geralmente são utilizadas em carros 1/8.
Uma vez eu estava na pista e um cara estava com um esquema parecido, mas era só o motor e bateria. A "roda" emborrachada que estava no motor dele era menor do que essa da foto e mesmo assim não conseguimos usar no DBX justamente pelo tamanho da abertura no chassis na área do flywheel.
O problema do DBX é que a abertura e o próprio flywheel são pequenos para esse sistema. Seu DRT deve ser igual.
A solução seria uma dessa roda emborrachada de tamanho menor, mas com isso teria que adaptar um prolongador do eixo do motor porque o próprio motor impediria de a roda encostar no flywheel. Acho que ia complicar muito, sei lá.

Não sei se tem pro motor GXR18 um adaptador pra roto-start.
A Himoto tem isso para os carros deles: http://www.himotoracing.com/product/eng ... ils.php#06
Se encontrar uma drill plate que sirva acho que seria ideal, daria até pra testar um sistema desses: http://www.youtube.com/watch?v=J7M4btp0 ... re=related



Mizuno


# Mizuno #

Galpas Racing Indoor
www.galpas.com.br

 Revo/DBX/MLST/Mini-Z/TRF/Slash      TRX3.3/GXR18/EzRun 18T/PN70T      Ko Propo EX-10 Helios/HK GT-2      Byron/Lipo/R1Wurks(AAA)      Ralada      Original, Slick, Radial, etc      Don Racing/Galpas

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 175
Registrado em: 07 Abr 2009, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor Kras » 02 Jun 2010, 00:57

Esta semana mesmo botei na cabeça que ia fazer uma caixa de partida.
Humm... talvez porque tenha feito bolhas nas duas mão tentando fazer o meu automodelo pegar!!! hehehe

Eu tenho as mesmas dúvidas que já levantaram ai.
Que tipo de motor 12v poderia ser usado? Eu pensei em um de limpador de parabrisa mas não sei ele tem torque suficiente!
E a bateria, pode ser de no-break?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Mai 2006, 23:00
Localização: Natal-RN

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor Bakker » 02 Jun 2010, 01:16

Sim, pode ser um motor de limpador de para brisas, pois a muito tempo atrás, os starters usados em aeromodelismo usavam esse motor.

A bateria tb pode ser de no-break. 12V.

Só uma sugestão: tem starter na Hobbyking muito barato. Pede um, desmonta e coloca dentro da caixa de partida. Você só iria usar o motor mesmo.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 175
Registrado em: 07 Abr 2009, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor Kras » 02 Jun 2010, 11:51

Seria uma opção caso eu não consiga um motor de limpador, mas acredito que vou consegrir um di grátis!!!
Agora a caixa de partida eu pretendia fazer em fibra de vidro, pois fica mais leve e tenho abstante experiência com este material, além de fazer no formato que quiser.
Este site que tu indicou é confiável? Você já comprou algo dele?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Mai 2006, 23:00
Localização: Natal-RN

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor Bakker » 02 Jun 2010, 14:36

Kras escreveu:Seria uma opção caso eu não consiga um motor de limpador, mas acredito que vou consegrir um di grátis!!!
Agora a caixa de partida eu pretendia fazer em fibra de vidro, pois fica mais leve e tenho abstante experiência com este material, além de fazer no formato que quiser.
Este site que tu indicou é confiável? Você já comprou algo dele?


Pode comprar sem medo!!! sempre compro coisas na HK.

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 73
Registrado em: 27 Abr 2010, 23:00
Localização: Lajeado

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor Ever » 03 Jun 2010, 00:46

Estou fazendo a miinha caixa de partida essa semana.

Peguei um motor de ventoinha de vw, vou usar uma bateria de moto.... e vai tocar uma engrenagem grande que ira tocar uma pequena atravez de uma correia dentada de maquina de lavar roupas.....(jeitinho brasileiro)....rsrsrrs




 DRT      GXR18      Perfex KT-6      Wildcat Eliminator - 20% nitro      Original

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 175
Registrado em: 07 Abr 2009, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor Kras » 03 Jun 2010, 02:34

Ever escreveu:Estou fazendo a miinha caixa de partida essa semana.

Peguei um motor de ventoinha de vw, vou usar uma bateria de moto.... e vai tocar uma engrenagem grande que ira tocar uma pequena atravez de uma correia dentada de maquina de lavar roupas.....(jeitinho brasileiro)....rsrsrrs


Será que é necessário fazer uma redução?
Fazendo isso você terá mais rotação mas perderá força. Será que ele terá força suficiente para virar o motor?
Tu chegou a fazer algum teste?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor ferbosso » 03 Jun 2010, 11:41

Tenho uma caixa de partida que fabriquei há uns 3 anos e uso só ela até hoje, inclusive amaciei alguns motores pro12 com ela (travadões). Fiz com motor de ventoinha de VW, nao precisa engrenagem, correia nada disso, a minha só colei a borracha de starter direto no eixo do motor de ventoinha. Até pq se ligar esse motor numa bateria de moto ou Nobreak (eu uso uma bateria de nobreak 12v 7Ah, mas já usei ate fonte do carregador 12v 5Ah) cai bastante a força do motor, se colocar redução acho que nao roda o motor do carro, a menos que lique direto na bateria do 1/1 aí acho que nao há problemas com redução.

valeu!


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 73
Registrado em: 27 Abr 2010, 23:00
Localização: Lajeado

Re: Caixa de partida caseira - Fotos

Mensagempor Ever » 03 Jun 2010, 13:30

Kras e Ferbosso

Terei que usar uma relação pois como a abertura do meu DRT é pequena não consigo usar nada direto no eixo do motor.
Preciso de uma pequena que entre no rasgo para tocar o motor. Não se se me ententeram. Por isso terei que fazer essa relação com uma roda menor onde tem contato com o motor.

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes