automodelismo,hobby ou esporte?

Fórum destinado a críticas, sugestões e comentários sobre o RCMasters.

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 83
Registrado em: 04 Jul 2006, 23:00
Localização: GOIÂNIA

automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor rlino » 06 Nov 2009, 16:55

Gostaria de levantar aqui uma bandeira em relação ao que considero esporte e não hobby.
Realizamos agora em novembro a copa suldamerina de automodelismo em Brasília e tivemos muitas dificuldades de apoio junto ao orgãos privados e estatais .
Muitos nos disseram que se tratava de um hobby elitista e que não poderiam nos apoiar.
Penso que se todos nós mudassemos a maneira de nos referir ao hobby isso mudaria,passariamos a chama-lo de automobilismo RC(automobilismo Radio controlado) e não mais automodelismo,e quem sabe com isso mudar a ideia de hobby para esporte.
aquardo comentarios.

Piloto Sport
 
Mensagens: 283
Registrado em: 19 Mai 2008, 23:00
Localização: Brasilia- DF

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor rpompeu » 06 Nov 2009, 17:32

Eu encaro como hobby elitista mesmo. Não há como negar que só pratica quem pode (financeiramente), ainda mais em um nível competitivo.
Automobilismo se refere a corridas de automóveis, carros mesmo, 1/1. Mudar para automobilismo RC acho errado e não vejo que vantagens isso traria ao automodelismo rc.


Imagem

 GTP2-e, DT02, Slash 1/10 1/16      RX8 +T8, Aeolian 3000, MM, VXL      Spektrum DX3S      Lipos 2s e 3s      Alpha RC      L2 - BSB

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 481
Registrado em: 19 Fev 2008, 22:00
Localização: Vitória ES

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor matios » 06 Nov 2009, 18:00

Mudar o nome é complicado, mas realmente seria muito interessante para todos se o automodelismo fosse considerado um esporte.

Quem sabe assim as pessoas passem a ver o automodelismo com outros olhos e não como uma "brincadeira de criança'.

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 83
Registrado em: 04 Jul 2006, 23:00
Localização: GOIÂNIA

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor rlino » 06 Nov 2009, 21:22

rpompeu,o foco da idéia seria justamente a mudança de paradignas em relação ao que praticamos.como citou o matios,talvez muitos deixassem de ver o automodelismo como uma brincadeira de quem não teve infância.A mudança de nome pra automobilismo RC foi apenas uma sugestão,quem sabe nem seria nescessário mudar o nome.
não seria uma mudança de nome que iria mudar tudo,e sim em nossas atitudes,passando a tratá-lo como esporte(profissional ou amador).




 serpent 733 evo      MAX POWER XXL3      4PK      A5      Racer fast-goiânia

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 426
Registrado em: 10 Abr 2008, 23:00
Localização: São Paulo, SP

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor Isao_TKR » 09 Nov 2009, 18:34

Então boa parte dos atletas desse esporte estão fora de forma :lol:
Enfim, não sei se realmente mudaria alguma coisa. Pelo menos minha família e amigos ainda vão continuar a achar que sou maluco por gastar tanto dinheiro num "brinquedo". Talvez pela falta de praticantes isso mude...acho que na Itália eles vêem como esporte :D
Mas no final prefiro que seja um hobby mesmo. Senão a coisa fica séria. Se o Estado mal apóia esportes "de verdade" (i.e. a maioria dos atletas olímpicos não é "profissional", precisam de outra profissão para poder praticar) quem diriam os RCs. Nos países mais desenvolvidos, eventos tem a vantagem de serem patrocinados pela própria indústria do RC.


Top speed: Obscene
Acceleration: Transmission-limited

 Spada 09 / RC10LS      AMR .09CZ / Hobbywing 8.5T      Spektrum DX2.0      Tornado / LiPo      AE86 / Peugeot 905      ATS / BSR

Piloto Sport
 
Mensagens: 283
Registrado em: 19 Mai 2008, 23:00
Localização: Brasilia- DF

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor rpompeu » 09 Nov 2009, 19:33

rlino, entendo o seu ponto de vista.
Mas pra mim é difícil encarar como esporte, já fui atleta 10anos da minha vida. Encaro como hobby mesmo, passatempo pra me aliviar do stress do dia-a-dia.
No final de semana eu não falo pra minha esposa que estou treinar a minha pilotagem do automodelo, simplesmete digo:
- ciao amor, estou indo brincar de carrinho!
Se eu, praticante de automodelismo, encaro as minhas horas na pista no sábado como uma brincadeira de carrinho, o que dirão os outros?


Imagem

 GTP2-e, DT02, Slash 1/10 1/16      RX8 +T8, Aeolian 3000, MM, VXL      Spektrum DX3S      Lipos 2s e 3s      Alpha RC      L2 - BSB

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 83
Registrado em: 04 Jul 2006, 23:00
Localização: GOIÂNIA

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor rlino » 09 Nov 2009, 19:56

bom,onde quero chegar não é a ideia de que todos devessem tratar o hobby como um esporte,mas principalmente aqueles que participam profissionalmente dos campeonatos regionais,brasileiro,mundial etc...
Em todos os esportes existem profissionais e amadores.sendo que os amadores tratam seu momentos de esportista praticamente com um hobby.
Tentar vender a ideia de que o automodelismo praticado de forma profissional seja esporte e não hobby seria a idéia,pra que talvez tivessemos maior apoio em nossos eventos.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 481
Registrado em: 19 Fev 2008, 22:00
Localização: Vitória ES

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor matios » 09 Nov 2009, 21:43

Isao_TKR escreveu:Então boa parte dos atletas desse esporte estão fora de forma :lol:
Enfim, não sei se realmente mudaria alguma coisa. Pelo menos minha família e amigos ainda vão continuar a achar que sou maluco por gastar tanto dinheiro num "brinquedo". Talvez pela falta de praticantes isso mude...acho que na Itália eles vêem como esporte :D
Mas no final prefiro que seja um hobby mesmo. Senão a coisa fica séria. Se o Estado mal apóia esportes "de verdade" (i.e. a maioria dos atletas olímpicos não é "profissional", precisam de outra profissão para poder praticar) quem diriam os RCs. Nos países mais desenvolvidos, eventos tem a vantagem de serem patrocinados pela própria indústria do RC.


O futebol por exemplo, é um esporte levado a sério no mundo todo mas nem por isso não existem amadores, os chamados peladeiros por exemplo.

Sou totalmente a favor do que o amigo rlino disse no ultimo post.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1154
Registrado em: 31 Jul 2008, 23:00
Localização: Cubatão SP

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor Edsel » 10 Nov 2009, 00:40

Isao_TKR escreveu:Então boa parte dos atletas desse esporte estão fora de forma :lol: ...



KKKKKKKK isso ralmente acontece, só de correr atras do carrinho tem atleta que chama ambulância!!!




 Hot Bodies D8      O.S 21 XZB Speed      DX3R      Byron 30%      ProLine Shift      ProLine, RCW, Sintec      Morro da Nova Cintra

Piloto Sport
 
Mensagens: 283
Registrado em: 19 Mai 2008, 23:00
Localização: Brasilia- DF

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor rpompeu » 10 Nov 2009, 08:34

rlino escreveu:bom,onde quero chegar não é a ideia de que todos devessem tratar o hobby como um esporte,mas principalmente aqueles que participam profissionalmente dos campeonatos regionais,brasileiro,mundial etc...
Em todos os esportes existem profissionais e amadores.sendo que os amadores tratam seu momentos de esportista praticamente com um hobby.
Tentar vender a ideia de que o automodelismo praticado de forma profissional seja esporte e não hobby seria a idéia,pra que talvez tivessemos maior apoio em nossos eventos.

Rlino, um profissional é aquela pessoa que ganha a vida fazendo isso. No esporte, o pão e o leite desse profissional vem do dinheiro de prêmios e patrocínios. Infelizmente aqui no Brasil praticamente não existe isso, praticamente todo mundo tem que gastar dinheiro para andar de rc, e muito. Quem aqui no Brasil vive exclusivamente com prêmios em dinheiro e cotas de patrocínio de RC? Você conhece alguem?
Se não existe esse profissional por aqui é porque não temos campeonatos com bons prêmios em dinheiro nem empresass de RC com interesse de patrocinar esportistas nacionais por não conseguir boa visualização da sua marca patrocinado esses "atletas".
Como encarar que algo é praticado de forma profissional se não existem profissionais?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1618
Registrado em: 30 Ago 2006, 23:00
Localização: Brasília - DF

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor rcmdf » 10 Nov 2009, 10:03

rpompeu escreveu:
rlino escreveu:bom,onde quero chegar não é a ideia de que todos devessem tratar o hobby como um esporte,mas principalmente aqueles que participam profissionalmente dos campeonatos regionais,brasileiro,mundial etc...
Em todos os esportes existem profissionais e amadores.sendo que os amadores tratam seu momentos de esportista praticamente com um hobby.
Tentar vender a ideia de que o automodelismo praticado de forma profissional seja esporte e não hobby seria a idéia,pra que talvez tivessemos maior apoio em nossos eventos.

Rlino, um profissional é aquela pessoa que ganha a vida fazendo isso. No esporte, o pão e o leite desse profissional vem do dinheiro de prêmios e patrocínios. Infelizmente aqui no Brasil praticamente não existe isso, praticamente todo mundo tem que gastar dinheiro para andar de rc, e muito. Quem aqui no Brasil vive exclusivamente com prêmios em dinheiro e cotas de patrocínio de RC? Você conhece alguem?
Se não existe esse profissional por aqui é porque não temos campeonatos com bons prêmios em dinheiro nem empresass de RC com interesse de patrocinar esportistas nacionais por não conseguir boa visualização da sua marca patrocinado esses "atletas".
Como encarar que algo é praticado de forma profissional se não existem profissionais?


rpompeu,

Acho que você ainda não entendeu o espírito da idéia. Não é fazer que os pilotos se tornem "profissionais", mas sim que o RC comece a ser tratado como um esporte, por consequência, mais organizado, mais divulgado e assim mais apoiado.

Nada disso impede que você ou qualquer um de nós, vá para a pista para brincar de carrinho. Assim como nos esportes que conhecemos, podemos praticar sem a necessidade de sermos profissionais. Seria apenas uma mudança digamos, na divulgação do que fazemos. Em vez de falarmos que temos um hobby, falaríamos que fazemos um esporte, o RC.

Parece estranho chamar de esporte onde vários estão fora de forma, como foi citado, mas o xadrez é um esporte e você não precisa estar em forma para jogar.

O fato de ser um segmento elitista, também não impede que seja chamado de esporte, basta lembrar de esportes como golf, equitação e o próprio automobilismo. Esportes extremamente caros para se praticar.

Lógico que essa mudança pode levar muito tempo para ser aceita, mas que é interessante é.

Abraço

Piloto Sport
 
Mensagens: 283
Registrado em: 19 Mai 2008, 23:00
Localização: Brasilia- DF

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor rpompeu » 10 Nov 2009, 10:26

Isso eu entendi RCMDF, tudo bem chamar de esporte pra mim, até concordo que possa ser mais respeitado e levado a sério.
O problema então é que foi citado aqui como profissionalização do RC, pessoas que correm campeonatos regionais e brasileiros profissionalmente, termo completamente inapropriado com a nossa realidade.
Aqui ós temos pessoas que levam os RCs a sério, viajando o país pra correr campeonatos e tal e pessoas que o praticam como hobby. Profissionais não, concorda?
Quer que o automodelismo rádio controlado seja respeitado, respeite ao menos a língua portuguesa e o significado de suas palavras.
O profissional é aquela pessoa que é remunerada pela atividade que exerce.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 882
Registrado em: 13 Jul 2009, 23:00
Localização: Floripa

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor doctord » 11 Nov 2009, 21:57

Eh que tem a parte esportiva e a parte de puro hobby.
Quem compete (como eu, que comecei em 2009) sabe que o automodelismo de competicao tem muitas caracteristicas de esporte.
Mas a grande maioria das pessoas que tem um automodelo, os tem apenas por diversao(hobby).
Sinuca (snooker)eh um esporte, mas a grande maioria joga por diversao.Assim como boliche, peteca,baralho....
Eu concordo que o Automodelismo RC deveria ser considerado um esporte, principalmente levando-se em conta a divulgacao e o crescimento do mesmo.


TRT - Tigre Racing Team

 Mugen MBX7 e MBX6T-R      REDS      M11X      Byron 30%      by Brayan      AKA      SC e PR

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 223
Registrado em: 14 Dez 2008, 21:00
Localização: Aracruz - ES

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor brunoacz » 29 Dez 2009, 05:43

complicada a questão.. talves dependa do ponto de vista de cada um..

pra mim esporte precisa ter movimentação do corpo e tals, tudo bem que mexer nos autos dá um cançasso, mas sei lá..

eu sei que gosto da parada e levo a sério.. uaehuahae..

e concordo com o amigo ai que disse de ter que chamar a ambulância quando algum dos atletas precisam correr atrás dos carrinhos.. uaheuhaeae..


Bruno Barbosa - धर्म

 Forza Fire      VX .18 CXP      Original      Tornado 16/12      Buggy      Originais      Qualquer lugar.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 584
Registrado em: 16 Jul 2009, 23:00
Localização: alagoas

Re: automodelismo,hobby ou esporte?

Mensagempor davidgirdan » 30 Dez 2009, 21:44

depende do nivel que e praticado se vc so brinca final de semana seu equipamento e de nivel basico vc não tem certas itimidades(manutenção setup trocas de oleo e tal) e hobby, mais vc treina durante a semana participa de competições , treina a nivel de melhorar perfomace ai e esporte




 RC8T / RC8.2      Reds / keeps off      futaba 4pks      byron fuel pro G2 / odonnel      proline/ jconcets      sweep Tires/ pro circuit      AABB / GUTO

Próximo

Voltar para RCMasters

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes