Materia - Jornal da Orla - Santos/SP - 14/10/2007

Fórum destinado a críticas, sugestões e comentários sobre o RCMasters.

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Moderador
 
Mensagens: 4714
Registrado em: 13 Mar 2007, 22:00
Localização: Santos - SP

Materia - Jornal da Orla - Santos/SP - 14/10/2007

Mensagempor pixelman » 14 Out 2007, 00:15

Não é brincadeira de criança
Vitor Gomes de Andrade Silva

Em meio à tranqüilidade de uma tarde de domingo, o canto das aves, que ecoa nas proximidades da Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, em Santos, é abruptamente abafado pelos roncos de máquinas turbinadas. A 70 quilômetros por hora, elas saltam obstáculos, fazem curvas radicais, derrapam, atolam na terra e levantam poeira.

Para não perder a velocidade, um dos pilotos pisa fundo, ou melhor, aperta forte o acelerador do controle remoto de seu brinquedo predileto: um minibuggy. Cuspindo terra para tudo que é lado, o veículo finalmente ganha velocidade e segue seu percurso, repleto de curvas acentuadas, descidas íngremes e rampas que o fazem saltar a distâncias de até cinco metros.

É uma verdadeira prova off road (fora do asfalto), porém em miniatura e na segurança que somente os pés no solo e as mãos no controle remoto garantem. No Nova Cintra, esta brincadeira é praticada por cerca de 15 homens apaixonados pelo hobby. São adultos que, apesar de terem seus ofícios, nestas horas de lazer podem ser considerados "crianças grandes". Embora seja uma grande diversão controlar estas minimáquinas, alguns praticantes do automodelismo, como o comerciante Alexandre Andreazzi, levam a brincadeira a sério.

"Agora estou em uma fase de competições – diz ele. Como aqui em Santos não há um local apropriado para o automodelismo, tanto no circuito on road (em asfalto) quanto no off road, vou a São Paulo para competir. Inclusive, no final de semana passado, fui para lá e conquistei a quarta colocação na Copa Dust Raising."

Ele explica que, mesmo sem apoio, os praticantes da modalidade não desistem. "Por enquanto, treinamos nesta pista improvisada que, apesar de ser feita na enxada, não é nada ruim. Há um certo tempo brincávamos na avenida Conselheiro Nébias com a avenida da praia. No entanto, a CET barrou a gente. Por isso, paramos: ficamos com receio de levar multas por dirigir em alta velocidade", brinca o comerciante.

Embora seja divertido, o automodelismo não é nada barato. O valor de um exemplar dos chamados "carrinhos de brinquedo" varia entre R$ 800,00 e R$ 1.800,00; enquanto dos ditos profissionais podem custar entre R$ 2 mil e R$ 6 mil. O advogado santista Mauro Barreiro Filho também é um adepto do automodelismo off road. Ele entrou nesta brincadeira há quase dois anos e pagou R$ 2,3 mil por seu monster truck. "Ainda gasto cerca de R$ 100,00 mensais com combustível. Mas o investimento é valido. Aqui, a gente se diverte bastante".

Os modelos off road podem ser classificados em três categorias, o buggy, o truck (estilo picape) e o monster truck (picape com rodas enormes). O primeiro tem tração 2X4, com uma velocidade média de 70 quilômetros por hora. Seu arranque é mais violento, o que o torna ideal para provas que exijam velocidade e agilidade. Já o o truck e o monster truck, também conhecido como bigfoot (pé grande), são mais rústicos. Com tração nas quatro rodas, estes carrinhos são ideais para percursos mais acidentados. Eles também podem alcançar a velocidade de 70 quilômetros horários, porém o arranque deles não é tão impactante.

Por possuir estas características, há pouco mais de um mês, o comerciante Fábio Souza comprou um Revo 3.3, da Traxxas, da categoria monster truck. "Sempre tive curiosidade pelo automodelismo. Por este motivo resolvi comprar meu bigfoot. Ainda estou aprendendo a controlar estas máquinas, mas estou gostando muito da brincadeira".
Em Santos, o ponto de encontro dos apaixonados pelo automodelismo é a sorveteria Bamba (esquina das avenidas Conselheiro Nébias e Bartolomeu de Gusmão), onde, nos fundos, Andreazzi montou uma pequena oficina de manutenção de carrinhos. Em uma prateleira, um empoeirado helicóptero de brinquedo aguarda para ser atendido. Ele faz parte de outra paixão de Andreazzi: o aeromodelismo. Mas aí, já é outra brincadeira.


Fonte: http://www.jornaldaorla.com.br/arquivo/10851.shtml

(fiquei na duvida em que seção postar então postei aqui.. qualquer coisa favor algum moderador mover..)



Voltar para RCMasters

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 78 visitantes