Carros Históricos do OffRoad
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Re: Carros Históricos do OffRoad
Hoje vou continuar nossa " saga" rsrsrsr mas o automodelo que mostrarei não foi por mim pilotado. É um Thunder Tiger EB4S1 , lançado em 1999 , é primeiro de uma série projetada pelo mestre dos automodelos, o italiano FRANCO SABATTINI. Pra quem não sabe, ele foi o inventor do sistema que hoje TODOS motores usam que é o eixo SG ( Sabattini-Garofalo) que nada mais é do que o eixo do virabrequim prolongado onde se monta diretamente o sistema de embreagem, dispensando os adaptadores ( pilot-shaft) que nem sempre ficavam bem centralizados.
Esse modelo está equipado com motor TOP 8/B que na época era importado pela AEROMODELLI , juntamente com o os automodelos Thunder Tiger.
Esta faltando a carroceria que no momento está em fase de pintura.....
Como curiosidade, o EB4 S1 foi Campeão da Europa em 2000 através de Alex Laffranchi ( pupilo de Sabattini) na prova disputada em Portugal.
Aproveitem ......
Esse modelo está equipado com motor TOP 8/B que na época era importado pela AEROMODELLI , juntamente com o os automodelos Thunder Tiger.
Esta faltando a carroceria que no momento está em fase de pintura.....
Como curiosidade, o EB4 S1 foi Campeão da Europa em 2000 através de Alex Laffranchi ( pupilo de Sabattini) na prova disputada em Portugal.
Aproveitem ......
- Anexos
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- O sistema de direção por Balljoint é identico ao do CRONO RS01, que mostrei na semana passada
- eb4s1-1.jpg (30.92 KiB) Exibido 2497 vezes
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- A pipa também é Thunder Tiger !!
- eb4s1-2.jpg (61.83 KiB) Exibido 2497 vezes
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- Esse modelo foi o substituto do famoso MIRAGE !!!
- eb4s1-3.jpg (58.84 KiB) Exibido 2497 vezes
Re: Carros Históricos do OffRoad
Quanto mais modernos os carros, mais estreitos eles vão ficando.
Seria correto dizer que quanto mais estreito, mais arisco eles são ?
Não ando de carrinho a muito tempo, já sou da época dos carros estreitos (2007 para cá). Mas fala ai, esses carros "largos" eram muito mais lentos dos que os carros atuais ?
Seria correto dizer que quanto mais estreito, mais arisco eles são ?
Não ando de carrinho a muito tempo, já sou da época dos carros estreitos (2007 para cá). Mas fala ai, esses carros "largos" eram muito mais lentos dos que os carros atuais ?
// Cestari
Serpent S411-TE LRP Airtronics Alpha APPA |
Re: Carros Históricos do OffRoad
Fala Cestari,
Acho que vc está se equivocando um pouco quando fala que os carros modernos são mais estreitos e portanto mais ariscos.....
Eles não são mais estreitos em sua BITOLA ( distancia entre as rodas de um mesmo eixo, seja dianteiro ou traseiro) o que sem dúvida os deixaria mais ariscos. Eles são mais estreitos no que eu vou denominar de " corpo do chassis" que logicamente engloba todos os sistemas nele montados.
O fato de ser mais estreito vai favorecer a agilidade do chassis no caso de uma mudança de direção. Não acredito que apenas isso o deixaria " mais arisco". Vai sem dúvida deixa-lo mais rápido mais acredito que quando vc diz " arisco" quer dizer mais difícil de conduzir, o que nem sempre acontece quando o carro é rápido. Existem carros rápidos que são fáceis de conduzir.....
Em relação à sua pergunta dos carros mais antigos serem mais lentos que os atuais por esse motivo ( largura do chassis) acredito que sim, mas tem muitos outros componentes que evoluiram com certeza fazem a diferença: CG mais baixo, menor peso das peças rotativas, menor peso total do modelo, geometria de suspensão otimizada , sistemas de embreagem mais eficientes , motores mais específicos ao off-road e logicamente, pneus MUITO MELHORES !!!!
Abç
Heitor NOGUEIRA
Acho que vc está se equivocando um pouco quando fala que os carros modernos são mais estreitos e portanto mais ariscos.....
Eles não são mais estreitos em sua BITOLA ( distancia entre as rodas de um mesmo eixo, seja dianteiro ou traseiro) o que sem dúvida os deixaria mais ariscos. Eles são mais estreitos no que eu vou denominar de " corpo do chassis" que logicamente engloba todos os sistemas nele montados.
O fato de ser mais estreito vai favorecer a agilidade do chassis no caso de uma mudança de direção. Não acredito que apenas isso o deixaria " mais arisco". Vai sem dúvida deixa-lo mais rápido mais acredito que quando vc diz " arisco" quer dizer mais difícil de conduzir, o que nem sempre acontece quando o carro é rápido. Existem carros rápidos que são fáceis de conduzir.....
Em relação à sua pergunta dos carros mais antigos serem mais lentos que os atuais por esse motivo ( largura do chassis) acredito que sim, mas tem muitos outros componentes que evoluiram com certeza fazem a diferença: CG mais baixo, menor peso das peças rotativas, menor peso total do modelo, geometria de suspensão otimizada , sistemas de embreagem mais eficientes , motores mais específicos ao off-road e logicamente, pneus MUITO MELHORES !!!!
Abç
Heitor NOGUEIRA
Re: Carros Históricos do OffRoad
coisa linda eim .... esse carro está ai no acervo ??? que coisa mais bem conservada !!! muita história !!! muita evolução !!! garanto que tem gente que ficaria muito feliz em possuir um auto assim para o lazer !!! meus parabens !!! além de tudo ainda tem história por trás do carro !!! todos os seus autos poderiam estar tranquilamente em uma exposição .... tipo festa de premiação do paulista ... com um stand museu !!! seria uma atração fora de série !!! garanto !!! abração
MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ
JQ - THE Car - GT-RR .21 2.4 200 % NITRO ALPHA RC ALPHA RC AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR |
Re: Carros Históricos do OffRoad
LAGOS escreveu:coisa linda eim .... esse carro está ai no acervo ??? que coisa mais bem conservada !!! muita história !!! muita evolução !!! garanto que tem gente que ficaria muito feliz em possuir um auto assim para o lazer !!! meus parabens !!! além de tudo ainda tem história por trás do carro !!! todos os seus autos poderiam estar tranquilamente em uma exposição .... tipo festa de premiação do paulista ... com um stand museu !!! seria uma atração fora de série !!! garanto !!! abração
Valeu Guga !!!
Tá sim, embora eu não tenha pilotado ele na época, comprei ele pra ficar com a série toda dos Thunder Tiger EB ( 1, 2 e 3) . Gosto DEMAIS desses carros, logo logo vc vai saber porque......rsrsrsr
Abração
Heitor NOGUEIRA
Re: Carros Históricos do OffRoad
he he he ... ta certo !!!
MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ
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- Espanhol70
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- Localização: são paulo
Re: Carros Históricos do OffRoad
Heitor Parabens , gostei muito da historia de cada carro e principalmente
as condições em que se encontra cada modelo ..... Muito Legal Cara !!!!!!
as condições em que se encontra cada modelo ..... Muito Legal Cara !!!!!!
alexandre
thunder tiger / Serpent O.S a que tiver Pro Line Aerosampa |
- cardoso789
- Mensagens: 2185
- Registrado em: 02 Jan 2011, 21:00
- Localização: Criciúma - Santa Catarina
Re: Carros Históricos do OffRoad
Pessoal parabéns pelo topico deve ser fixo! só uma duvida esses carros pesavam quanto? e as peças eram caras? o carro andava bastante? nessa época existia radio 2.4 como o famoso spektrum? hehehe
Relax, Take It Easy
Team Associated RC8T Tekin RX8 2050kV Futaba 3PM Reedy JConcepts Punisher Pro Line Crime Fighter |
Re: Carros Históricos do OffRoad
Espanhol70 escreveu:Heitor Parabens , gostei muito da historia de cada carro e principalmente
as condições em que se encontra cada modelo ..... Muito Legal Cara !!!!!!
Valeu Alexandre, é bem legal mesmo manter viva parte da história do modelismo Offroad aqui no Brasil, já que ela é ainda bem recente.
Obrigado
Heitor NOGUEIRA
Re: Carros Históricos do OffRoad
cardoso789 escreveu:Pessoal parabéns pelo topico deve ser fixo! só uma duvida esses carros pesavam quanto? e as peças eram caras? o carro andava bastante? nessa época existia radio 2.4 como o famoso spektrum? hehehe
Bom dia Cardoso,
Os carros tinham peso muito variado... os Mugen MBX4 por exemplo, pesavam cerca de 3,500Kg já os Crono italianos pesavam pouco, cerca de 3,300Kg.
Sim, as peças eram bem caras, porque vc tinha que comprar aqui nos distribuidores, ou arranjar alguem que trazia de fora. Não existia venda pela internet.
Não existia o sistema 2,4, eram somente os cristais de frequencia, e muitas vezes existia o problema de frequencia igual entre pilotos e vc tinha que trocar...ou até mesmo problemas de " perder o controle do carro " pq alguem ligava o controle na sua frequencia.....rsrrsrs
Abç
Heitor NOGUEIRA
Re: Carros Históricos do OffRoad
o que temos para esta semana ???? qual a máquina da vez ????
MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ
JQ - THE Car - GT-RR .21 2.4 200 % NITRO ALPHA RC ALPHA RC AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR |
Re: Carros Históricos do OffRoad
Poxa Guga !!! Eu dei a dica na semana passada........
Falei que fazia parte da " TRILOGIA EB4" rsrsrrs
Pois bem nessa semana temos o Thunder Tiger EB4-S2, que na verdade é uma " atualização" do EB4-S1, ele foi lançado no final de 2000, inicio de 2001.
O que mudou ??
Vamos lá... as caixas dos diferenciais ( bulkhead) ficaram mais curtas, o que permitiu que os angulos de ataque do carro ficassem maiores, permitindo uma melhor entrada em saltos cuja rampa é muito pronunciada. Logicamente as bandejas acompanharam também esse " encurtamento".
O chassis além de " encurtar " alguns milimetros passou a ter os tradicionais vincados na lateral que lhe conferem mais rigidez torsional.
Esse das fotos tem um chassis opcional do próprio Sabattini, desenvolvido para o Mundial do Uruguai de 2002 , um pouco mais longo ( a pista de lá era de alta velocidade) e com uma repartição de peso diferenciada.
Com um modelo igual a esse o francês Yannick Aigoin classificou-se para a final e vinha muito bem até ter uma vela queimada no meio da competição o que lhe tirou quaisquer chances de brigar pela vitória.
Abç
Heitor Nogueira
Falei que fazia parte da " TRILOGIA EB4" rsrsrrs
Pois bem nessa semana temos o Thunder Tiger EB4-S2, que na verdade é uma " atualização" do EB4-S1, ele foi lançado no final de 2000, inicio de 2001.
O que mudou ??
Vamos lá... as caixas dos diferenciais ( bulkhead) ficaram mais curtas, o que permitiu que os angulos de ataque do carro ficassem maiores, permitindo uma melhor entrada em saltos cuja rampa é muito pronunciada. Logicamente as bandejas acompanharam também esse " encurtamento".
O chassis além de " encurtar " alguns milimetros passou a ter os tradicionais vincados na lateral que lhe conferem mais rigidez torsional.
Esse das fotos tem um chassis opcional do próprio Sabattini, desenvolvido para o Mundial do Uruguai de 2002 , um pouco mais longo ( a pista de lá era de alta velocidade) e com uma repartição de peso diferenciada.
Com um modelo igual a esse o francês Yannick Aigoin classificou-se para a final e vinha muito bem até ter uma vela queimada no meio da competição o que lhe tirou quaisquer chances de brigar pela vitória.
Abç
Heitor Nogueira
- Anexos
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- Essa bolha foi pintada ha pouco tempo, já são as cores que estou usando atualmente.
- eb4s2-3.jpg (90.25 KiB) Exibido 2313 vezes
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- Olhando assim nem dá pra notar a diferença, mas reparem nas torres, são as opcionais em ERGAL.
Os amortecedores também são opcionais - eb4s2-2.jpg (77.16 KiB) Exibido 2313 vezes
- Olhando assim nem dá pra notar a diferença, mas reparem nas torres, são as opcionais em ERGAL.
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- Olha o motor Picco P7Evo3. Reparem nas bandejas cor cinza. Elas eram mais rigidas para não deformarem no calor.
- eb4s2-1.jpg (88.03 KiB) Exibido 2313 vezes
- maudourado
- Mensagens: 934
- Registrado em: 07 Out 2007, 23:00
- Localização: Taboão da Serra
Re: Carros Históricos do OffRoad
Heitor,
Que tal vc nos apresentar pessoalmente todas essas jóias na festa de premiação do Camp. Paulista 2011??? Sei que ainda falta muito tempo, mas seria uma atração a parte para a nossa comemoração!!
Abs!!
Que tal vc nos apresentar pessoalmente todas essas jóias na festa de premiação do Camp. Paulista 2011??? Sei que ainda falta muito tempo, mas seria uma atração a parte para a nossa comemoração!!
Abs!!
Maurício Dourado
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www.mkmodelfuel.com.br
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www.mkmodelfuel.com.br
Xray XB8 Ultimate M5 Airtronics M12 MK Fuel ProCircuit |
Re: Carros Históricos do OffRoad
maudourado escreveu:Heitor,
Que tal vc nos apresentar pessoalmente todas essas jóias na festa de premiação do Camp. Paulista 2011??? Sei que ainda falta muito tempo, mas seria uma atração a parte para a nossa comemoração!!
Abs!!
Valeu Maurício !!!
Cara.... vou pensar... já imaginou o trabalho que vai dar pra levar tudo isso ???rsrrsr
Ah.... detalhe..... ainda não acabou.......temas ainda algumas semanas pela frente....rsrrsrsrs
Abç
Heitor NOGUEIRA
Re: Carros Históricos do OffRoad
Eu ainda acho que todos esses carros deveriam ser disponibilizados para Test Drive, afinal de contas precisamos conhecer as diferenças de tocada de cada um dos carros.
O que acha Heitor ? Tens coragem ?
O que acha Heitor ? Tens coragem ?
// Cestari
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