Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Informações sobre campeonatos. Datas, locais, resultados, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 08 Mai 2011, 23:00
Localização: Piracicaba

Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor Guga_Piracicaba » 09 Mai 2011, 11:56

Senhores, tenho visto um aumento na quantidade de carrros elétricos nas pistas e gostaria de fazer uma sugestão para o paulista off road:
- Criar uma categoria 1/8 buggy elétrico
Razão: pessoas que tem dificuldade com motores nitro

- Criar uma categoria 1/10 buggy elétrico
Razão: categoria low cost

O que vocês acham? Quem toparia participar?

Talvez, inicialmente, pudesse ser apenas a título de apresentação para atrair mais interessados e depois, talvez ano que vem, virar uma categoria.

Gostaria de saber a opinião de vocês mais envolvidos com o campeonato pois para mim estas categorias seriam um grande estímulo para participar do campeonato.

Abraços a todos

Piloto Advanced
 
Mensagens: 878
Registrado em: 24 Jun 2008, 23:00
Localização: Massachupets

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor nogueira » 09 Mai 2011, 13:22

Guga_Piracicaba escreveu:Senhores, tenho visto um aumento na quantidade de carrros elétricos nas pistas e gostaria de fazer uma sugestão para o paulista off road:
- Criar uma categoria 1/8 buggy elétrico
Razão: pessoas que tem dificuldade com motores nitro

- Criar uma categoria 1/10 buggy elétrico
Razão: categoria low cost

O que vocês acham? Quem toparia participar?

Talvez, inicialmente, pudesse ser apenas a título de apresentação para atrair mais interessados e depois, talvez ano que vem, virar uma categoria.

Gostaria de saber a opinião de vocês mais envolvidos com o campeonato pois para mim estas categorias seriam um grande estímulo para participar do campeonato.

Abraços a todos


Ola Guga !!!

É bem legal sua colocação, embora eu não faça mais parte da organização do Campeonato Paulista, acumulei uma vasta experiencia sobre esse tema e posso te dizer que existem basicamente dois problemas:

1 - Atualmente o Paulista já conta com 3 categorias : Buggy Racer, Buggy Sport e Truggy.
Com essas tres o cronograma já é bem apertado. A adição de outra(s) categorias seria inviável para o atual formato. Seria necessário transformar o evento em evento de dois dias e não apenas um como é hj. Isso representa dobrar os CUSTOS que deveria ter uma contarpartida de RECEITAS dobradas também....
Resumindo: pra adicionar uma ou duas categorias temos que DOBRAR a receita ou seja duplicar o numero de pilotos o que eu sinceramente não acredito assim num curto prazo.

2 - O fato de existirem pilotos nas pistas ( tanto eletricos como explosão) não siginfica que esses praticantes estejam dispostos a participar de COMPETIÇÕES !!! Correr envolve logicamente uma série de gastos adicionais que a grande maioria não está disposta a efetuar.

O ideal é que se forme um grupo ( geralmente uma turma que frequenta determinada pista) e depois de ja ter um certo numero de praticantes REGULARES ai sim , podemos pensar em criar uma categoria....Essa é a forma mais lógica e racional de se criar uma nova categoria para ser adicionada ao CP.

Abç

Heitor NOGUEIRA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Ago 2009, 23:00
Localização: Cubatão - SP

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor FlavioGP » 09 Mai 2011, 14:05

nogueira escreveu:
Guga_Piracicaba escreveu:Senhores, tenho visto um aumento na quantidade de carrros elétricos nas pistas e gostaria de fazer uma sugestão para o paulista off road:
- Criar uma categoria 1/8 buggy elétrico
Razão: pessoas que tem dificuldade com motores nitro

- Criar uma categoria 1/10 buggy elétrico
Razão: categoria low cost

O que vocês acham? Quem toparia participar?

Talvez, inicialmente, pudesse ser apenas a título de apresentação para atrair mais interessados e depois, talvez ano que vem, virar uma categoria.

Gostaria de saber a opinião de vocês mais envolvidos com o campeonato pois para mim estas categorias seriam um grande estímulo para participar do campeonato.

Abraços a todos


Ola Guga !!!

É bem legal sua colocação, embora eu não faça mais parte da organização do Campeonato Paulista, acumulei uma vasta experiencia sobre esse tema e posso te dizer que existem basicamente dois problemas:

1 - Atualmente o Paulista já conta com 3 categorias : Buggy Racer, Buggy Sport e Truggy.
Com essas tres o cronograma já é bem apertado. A adição de outra(s) categorias seria inviável para o atual formato. Seria necessário transformar o evento em evento de dois dias e não apenas um como é hj. Isso representa dobrar os CUSTOS que deveria ter uma contarpartida de RECEITAS dobradas também....
Resumindo: pra adicionar uma ou duas categorias temos que DOBRAR a receita ou seja duplicar o numero de pilotos o que eu sinceramente não acredito assim num curto prazo.

2 - O fato de existirem pilotos nas pistas ( tanto eletricos como explosão) não siginfica que esses praticantes estejam dispostos a participar de COMPETIÇÕES !!! Correr envolve logicamente uma série de gastos adicionais que a grande maioria não está disposta a efetuar.

O ideal é que se forme um grupo ( geralmente uma turma que frequenta determinada pista) e depois de ja ter um certo numero de praticantes REGULARES ai sim , podemos pensar em criar uma categoria....Essa é a forma mais lógica e racional de se criar uma nova categoria para ser adicionada ao CP.

Abç

Heitor NOGUEIRA


Concordo com ambos.
Teria que ver (até pelo forum mesmo) quantos seriam os reais interessados em participar de uma competição como essa. Provavelmente a mais dificil seja a 1ª, depois o pessoal se anima.
Como o Heitor falou, o cronograma deixa a ideia do Guga inviavel, mas se fosse feito um outro "campeonato", apenas com essa categoria (ou até mesmo com o Truggy / 1/10), não teria esse problema de cronograma, mas geraria mais gastos.
Para começar algum tipo de campeonato assim, primeiro tem que ver os interessados, como citei. Talvez um campeonato regional consiga juntar mais, ai é questão de pesquisa.

Abraços!




 Mugen MBX6      Novarossi P4      Sanwa MT-4      O'Donnell (?)      Bitty      Sweep      São Paulo

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 08 Mai 2011, 23:00
Localização: Piracicaba

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor Guga_Piracicaba » 09 Mai 2011, 15:02

Heitor e FlavioGP, entendi o ponto.

A idéia dos dois dias de competições vai inviabilizar devido aos custos, vale lembrar que na categoria de elétricos são feitas baterias de 5 min., não temos as "mains" longas de 40/30 minutos como as finais de nitro, pensei em encaixar entre ou antes das baterias buggy sport, buggy racer e truggy e, assim evitaria o aumento do número de dias de competição.

Seria legal se o pessoal interessado desse um alo aqui no fórum junto com qual veículo começar uma categoria de elétricos:
a) buggy 1/8
b) buggy 1/10 2wd (na minha opinião a mais viável)
c) buggy 1/10 4wd
d) short course 1/10 2wd

Na minha opinião a buggy 1/10 2wd seria uma boa "escola" para iniciar.

ALGUÉM SE HABILITA? Eu topo buggy 1/10 2wd, short course 1/10 2wd, buggy 1/8 ou truggy 1/8.

Abraços a todos e obrigado pela atenção.


There is no replacement for displacement

 Amparo/Piracicaba

Piloto Advanced
 
Mensagens: 878
Registrado em: 24 Jun 2008, 23:00
Localização: Massachupets

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor nogueira » 09 Mai 2011, 15:36

Flavio, não sei se vc já chegou a participar de alguma competição, mas o grande problema de organizar uma é que uma coisa é FALAR que vai correr e outra é APARECER lá na pista pra correr...
Ta CHEIO de gente que diz que faz e acontece e tal mas na hora de dar a cara lá na pista e CORRER mesmo.... NADA !!!!
São incontáveis as desculpas.......almoço na casa da avó.... sogra que faz aniversário... levar o cachorro no veterinário....., aniversário de criança ... e por ai vai......rsrsrsrsrsr
Fazer uma enquete como a que vc está propondo, é meio utópico por causa desse mesmo motivo. Primeiro que vc nem sabe se a pessoa que tá opinando, tem efetivamente o modelo em questão para participar e outra coisa é exatamente se essa pessoa, mesmo tendo o modelo, se vai realmente participar ou não...
Pode acreditar.... é MUITO DIFÍCIL fazer a coisa acontecer...requer muito TRABALHO... e que na maioria das vz não tem nenhuma recompensa, é só pelo gosto mesmo.
Dê uma lida nos tópico sobre PISTAS aqui mesmo no RC Masters e vc vai entender sobre o que estou falando.

Abç

Heitor NOGUEIRA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor tiagocandido » 09 Mai 2011, 17:22

Para simplesmente não dar um banho frio em quem abriu o tópico, dizendo que é inviável e pronto, uma idéia bastante simples seria fazer alguns "gran prix" de elétrico durante o ano para ir formando um grupo.
Quando a pista offroad de Curitiba foi inaugurada (uns dois anos atrás) tinha pouca gente, então se fazia isso.

A idéia consiste em "chamar a turma" do elétrico (através do forum, de telefone [vai pegando o telefone da turma nos fins de semana], e-mail, etc) e combinar um horário ALTERNATIVO ao de pico de funcionamento da pista, e se reunir.
Por exemplo, em Curitiba, o ponto quente é sábado de tarde. Nos sábados de manhã tem "gatos pingados" fazendo ajustes nos carros e no domingo, ... é raro alguém! Ai na sua pista também deve ser assim.

O pessoal do elétrico tendo um perído (domingo de manhã, por exemplo) só para eles, terão flexibilidade para organizar as corridinhas do jeito que quiserem.
No começo, fazem corridas quinzenais, mais curtas (20 mins de duração, por exemplo), sem inscrição nem nada, e mesmo que se reuna apenas uns 3 buggys 1:10 2wd + 4 short course 1/10 2wd, já dá uma provinha!

Realizado uns 3 ou 4 GranPrix, vai aparecer mais gente, vcs já vão se conhecer melhor e saber quem pode andar junto com quem e O GRUPO DOS ELETRICOS JÁ ESTARÁ BEM MAIS DEFINIDO. Ai estará perto de nascer a primeira prova oficial, organizada, com premiação, etc..

Vai ser divertido, a cada semana os participantes vão querer dar melhores ajustes nos eletricos, ficarão bem envolvidos, com vontade de comprar equipamentos melhores ou peças para se equilibrarem aos demais, sem dizer que não vão atrapalhar o restante do pessoal que costuma ir brincar no final de semana, etc..

É coisa que leva algum tempo, mas que já vai proporcionando divertimento!

Mas é só uma dica!!

Abraço!
Tiago Cândido.

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 08 Mai 2011, 23:00
Localização: Piracicaba

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor Guga_Piracicaba » 09 Mai 2011, 17:43

Só gostaria de explicar minha motivação:
Hoje o CP nitro é um "esporte" de duas pessoas, o piloto e o "pit man", quando vejo as competições de elétricos lá fora percebe-se que é um "esporte" de somente uma pessoa, o piloto. Você não precisa de um esquema para correr, é só aparecer no fds de corrida e correr, não precisa da ajuda de ninguém mais.
Mas eu tenho que concordar com vocês sobre as dificuldades, é uma pena.

Abraços


There is no replacement for displacement

 Amparo/Piracicaba

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 726
Registrado em: 26 Mar 2009, 22:00
Localização: Guarulhos - SP

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor Erasmo » 09 Mai 2011, 18:43

tiagocandido escreveu:Para simplesmente não dar um banho frio em quem abriu o tópico, dizendo que é inviável e pronto, uma idéia bastante simples seria fazer alguns "gran prix" de elétrico durante o ano para ir formando um grupo.
Quando a pista offroad de Curitiba foi inaugurada (uns dois anos atrás) tinha pouca gente, então se fazia isso.

A idéia consiste em "chamar a turma" do elétrico (através do forum, de telefone [vai pegando o telefone da turma nos fins de semana], e-mail, etc) e combinar um horário ALTERNATIVO ao de pico de funcionamento da pista, e se reunir.
Por exemplo, em Curitiba, o ponto quente é sábado de tarde. Nos sábados de manhã tem "gatos pingados" fazendo ajustes nos carros e no domingo, ... é raro alguém! Ai na sua pista também deve ser assim.

O pessoal do elétrico tendo um perído (domingo de manhã, por exemplo) só para eles, terão flexibilidade para organizar as corridinhas do jeito que quiserem.
No começo, fazem corridas quinzenais, mais curtas (20 mins de duração, por exemplo), sem inscrição nem nada, e mesmo que se reuna apenas uns 3 buggys 1:10 2wd + 4 short course 1/10 2wd, já dá uma provinha!

Realizado uns 3 ou 4 GranPrix, vai aparecer mais gente, vcs já vão se conhecer melhor e saber quem pode andar junto com quem e O GRUPO DOS ELETRICOS JÁ ESTARÁ BEM MAIS DEFINIDO. Ai estará perto de nascer a primeira prova oficial, organizada, com premiação, etc..

Vai ser divertido, a cada semana os participantes vão querer dar melhores ajustes nos eletricos, ficarão bem envolvidos, com vontade de comprar equipamentos melhores ou peças para se equilibrarem aos demais, sem dizer que não vão atrapalhar o restante do pessoal que costuma ir brincar no final de semana, etc..

É coisa que leva algum tempo, mas que já vai proporcionando divertimento!

Mas é só uma dica!!

Abraço!
Tiago Cândido.


Tiago,
Parabéns pela excelente idéia. Neste formato é mais fácil identificar o tamanho real do grupo que estaria comprometido com um campeonato.
Erasmo


Tudo sobre o Campeonato Paulista de Off-Road:
www.spautomodelismo.com.br

 Team Associated RC8.2      OS Speed      M11X      Tornado      Pro-Line      AKA      Dust Raising

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor LAGOS » 09 Mai 2011, 18:43

tiago candido falou e disse !!!! se não rolar esse tipo de organização é difícil querer logo fazer uma grande competição sem antes ter feito algo menor para medir a febre ou mesmo para arrebanhar os competidores que estejam interessados .... junta tua galera eletrica e bota a turma na pista pra se enfrentar !!!! depois que a coisa estiver mais redonda ..... lança uma copa eletrica .... depois quem sabe um paulista ..... é preciso subir a escada devagar ... se pular degral podem acontecer os imprevistos que ninguém gosta .... tipo pista vazia , falta de pilotos , falta de estrutura , aluguel de pista sem competidores ....e assim por diante .... nessas horas o grupo interessado deve se unir e ai sim começar na humildade realizar as provas .....nem que sejam experimentais e sem premiação .....


MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ

 JQ - THE Car - GT-RR      .21      2.4      200 % NITRO      ALPHA RC      ALPHA RC      AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1148
Registrado em: 23 Jul 2009, 23:00
Localização: Ribeirão Preto

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor JoseRafael » 09 Mai 2011, 18:52

Bom, aqui na Mega Dirt, temos 3 pilotos que topariam de imediato uma categoria Buggy 1/8 EP. Se juntarem mais 5, já teriam mais que na Truggy
Se quiserem aproveitar o dia 17/07, na nossa etapa do Paulista pra tentar fazer um "evento teste", estamos a disposição.
Pelo que eu vejo aqui, um heat de elétrico não tem como durar muito mais de 10 minutos, então não acho que incluir uns 3 heats de 10 minutos (2 qualificatórios e 1 final) para os elétricos no CP faria tanta diferença assim no tempo total de 1 dia de etapa (me corrijam se falei besteira, por favor).
Em tempo: não tenho EP e nem pretendo ter por enquanto, apenas me solidarizo com o pessoal que tem e gostaria de correr o CP.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Ago 2009, 23:00
Localização: Cubatão - SP

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor FlavioGP » 09 Mai 2011, 19:15

Heitor, realmente eu nunca competi e não vai estar tão perto, apenas gostaria de ver esse evento.
Temos ideias boas aqui neste tópico. Dependendo do horario do CP, daria pelo menos fazer algumas corridas, mesmo que não seja campeonato, apenas para mostrar os carros e "animar" o pessoal.
Quanto a categoria, eu nao conheço ninguem que tenha 1/10 2wd, mas pode ver pelo forum que tem bastante gente com 1/8, mas acho que a preocupação agora não seja essa. Se for feita 1 corrida no intervalo do CP, mesmo que misturado, seria legal e algum começo.
Como eu disse, eu ainda não tenho interesse em correr, apenas de ver essa categoria evoluindo, já que as próprias fabricantes estão investindo nela.

Abraços!




 Mugen MBX6      Novarossi P4      Sanwa MT-4      O'Donnell (?)      Bitty      Sweep      São Paulo

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 726
Registrado em: 26 Mar 2009, 22:00
Localização: Guarulhos - SP

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor Erasmo » 09 Mai 2011, 21:14

Mais um tópico para a reunião/assembléia anual do CP: Novas Categorias


Tudo sobre o Campeonato Paulista de Off-Road:
www.spautomodelismo.com.br

 Team Associated RC8.2      OS Speed      M11X      Tornado      Pro-Line      AKA      Dust Raising

Piloto Advanced
 
Mensagens: 878
Registrado em: 24 Jun 2008, 23:00
Localização: Massachupets

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor nogueira » 09 Mai 2011, 21:24

FlavioGP escreveu:Heitor, realmente eu nunca competi e não vai estar tão perto, apenas gostaria de ver esse evento.
Temos ideias boas aqui neste tópico. Dependendo do horario do CP, daria pelo menos fazer algumas corridas, mesmo que não seja campeonato, apenas para mostrar os carros e "animar" o pessoal.
Quanto a categoria, eu nao conheço ninguem que tenha 1/10 2wd, mas pode ver pelo forum que tem bastante gente com 1/8, mas acho que a preocupação agora não seja essa. Se for feita 1 corrida no intervalo do CP, mesmo que misturado, seria legal e algum começo.
Como eu disse, eu ainda não tenho interesse em correr, apenas de ver essa categoria evoluindo, já que as próprias fabricantes estão investindo nela.

Abraços!


Caro amigo Flávio, depois de sua colocação que " não vai estar tão perto " em relação a participar das corridas e que " gostaria apenas de ver esse evento " , acho que meu ponto está mais do que provado.
Assim pensam 99.5% dos possuidores de automodelos.......

Abç

Heitor NOGUEIRA

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 08 Mai 2011, 23:00
Localização: Piracicaba

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor Guga_Piracicaba » 10 Mai 2011, 10:53

Calma ai pessoas. Achei que aqui fosse o lugar para trocar este tipo de idéia, ninguém está discordando de ninguém e todos têm suas razões.

Para mim colocar esta categoria no CP, desde que com participantes e tempo suficientes, seria uma maneira de reunir o pessoal pois, assim como no nitro, os pilotos de elétricos estão espalhados e não concentrados em uma determinada pista. No nitro já é assim, tem neguinho que anda 600km para participar de uma etapa.

O que o JoséRafael comentou creio estar correto, as baterias são curtas para os elétricos e creio ser possível rolar nos intervalos das baterias atuais (sport, racer e truggy) sem problemas.

O Heitor também está certo quanto ao falar que vai correr e realmente correr, deve ser muito frustrante para os organizadores também.

Eu ainda me habilito, ALGUÉM MAIS SE HABILITA A PARTICIPAR?

Na minha opinião o maior benefício ainda é o "one man show", sem necessidade de um amigo/mecânico para fazer pit stops a categoria de elétricos poderia arrebanhar mais praticantes que não tem companhia/esquema para andar de nitro, sem dizer que os set ups elétricos atuais também não devem nada em velocidade/performance para os nitro e, com certeza, acescentarão ao espetáculo.

Abraços a todos e vamos aproveitar este espaço pacificamente para arquitetar o futuro do nosso hobby juntos!


There is no replacement for displacement

 Amparo/Piracicaba

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Ago 2009, 23:00
Localização: Cubatão - SP

Re: Elétricos no Paulista Off-Road, por que não?

Mensagempor FlavioGP » 10 Mai 2011, 15:45

nogueira escreveu:
FlavioGP escreveu:Heitor, realmente eu nunca competi e não vai estar tão perto, apenas gostaria de ver esse evento.
Temos ideias boas aqui neste tópico. Dependendo do horario do CP, daria pelo menos fazer algumas corridas, mesmo que não seja campeonato, apenas para mostrar os carros e "animar" o pessoal.
Quanto a categoria, eu nao conheço ninguem que tenha 1/10 2wd, mas pode ver pelo forum que tem bastante gente com 1/8, mas acho que a preocupação agora não seja essa. Se for feita 1 corrida no intervalo do CP, mesmo que misturado, seria legal e algum começo.
Como eu disse, eu ainda não tenho interesse em correr, apenas de ver essa categoria evoluindo, já que as próprias fabricantes estão investindo nela.

Abraços!


Caro amigo Flávio, depois de sua colocação que " não vai estar tão perto " em relação a participar das corridas e que " gostaria apenas de ver esse evento " , acho que meu ponto está mais do que provado.
Assim pensam 99.5% dos possuidores de automodelos.......

Abç

Heitor NOGUEIRA


Por isso não discordei de voce. Tenho ciencia de que a maioria não tem vontade, mas sei tambem que tem aqueles que tem vontade.

Abraços! :D




 Mugen MBX6      Novarossi P4      Sanwa MT-4      O'Donnell (?)      Bitty      Sweep      São Paulo

Próximo

Voltar para Campeonatos (Geral)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes