Possível pista na Bahia

Notícias sobre pistas. Novidades, locais, reformas, construção, dicas...
Para pegas ou pistas específicas utilize o fórum apropriado (verifique se existe o fórum da pista)

Moderadores: Abib, gbatistela, pixelman

 
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Abr 2020, 02:22

Possível pista na Bahia

Mensagempor DiegoT » 01 Mai 2020, 21:17

Olá galera, sou novo por aqui e nos RCs, mas estou com uma ideia em mente há um bom tempo e gostaria de opiniões de pessoas experientes no assunto, espero possam me ajudar...
Antes que nada gostaria de dizer que minha única experiência com RCs foi na minha infância, no Uruguai, onde tinha uma pequena pista off-road e o pessoal alugava os carrinhos pela duração da bateria, realmente foi algo que sempre ficou marcado e motivou minha vontade de conhecer mais a respeito... Por vário$ motivo$ não tive até agora a possibilidade de curtir este hobby mas a vontade sempre ficou.
Hoje em dia, administro um espaço turístico no sul da Bahia, com várias atividades de lazer e recreação para os visitantes, focadas no ecoturismo. Minha ideia seria adicionar uma pista off-road e seguindo aquela minha experiência anos atrás, alugar os RCs aos visitantes, tanto turistas como moradores da região. Neste último ponto, pelo que tenho entendido, não existe uma pista dessas nesta região (Costa do Descobrimento, perto de Porto Seguro), o que seria legal para algumas pessoas que tenham RCs e não tenham um lugar bacana para utilizar. Aqui então solicito à ajuda de vocês para ver se realmente isso é uma ideia viável...
1) Acham que isso seria uma ideia bacana? Fazer a pista e alugar os RCs?
Se conhecem algum espaço assim aqui no Brasil...
2) Sabem quanto custa isso? Ou caso não conheçam algo assim, quanto acreditam que possa ser o valor desse aluguel/bateria?
Minha ideia seria começar com uns 4 ou até 6 Rcs (elétricos), isso vai depender do valor do investimento... E tendo em consideração que quem for utilizar vão ser pessoas que não tenham nenhuma experiência anterior neste hobby, tanto crianças, como adultos...
3) Quais Rcs vocês me recomendam em custo/benefício/durabilidade/resistência? Qual escala, 1/10, 1/12, etc?
4) Qual é a média de vida útil dos motores e ESC?
5) Qual seria o investimento em peças que deveria ter para começar para poder fazer manutenção rápida dos mesmos?
6) Tem muita diferença entre os RCs de marca dos que vendem nos sites da China, etc? Devido ao uso que vão ter, realmente vale mais a pena comprar coisas de marca e notoriamente mais caros? Pelo que pesquisei, alguns RCs de marca custam entre R$1.000 a R$3.000 ou mais, sendo que nos sites da China se acham desde R$350 a R$1.000...Então, este ponto acredito que seja um dos mais relevantes...
Por enquanto, pelo que lembro, estas seriam minhas dúvidas, se caso tenha alguém interessado em continuar esta conversa iremos vendo alguns outros detalhes...
Desde já agradeço, valeuuu!!
:D

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Possível pista na Bahia

Mensagempor Abib » 04 Mai 2020, 08:49

Fala Diego! Legal a iniciativa.. Para dar certo basta ter o volume de público necessário para deixar a pista rodando..

Mas complementando a minha resposta:

Hoje em dia os modelos tipo ShortCourse 1/10 tem bastante procura, não só pelo visual, mas como facilidade e manutenção. Modelos como a Slash 4x2, 4x4, SC10, etc.. podem ser pilotados tanto por crianças quanto por adultos e até experientes no hobby.
Estes modelos também são robustos e possuem uma boa oferta de peças.. talvez seja um bom começo..
Você pode usar as 4x2 que são mais simples e fáceis de pilotar, e ter alguns modelos 4x4 que voce pode usar como modelos avançados.

Sobre a vida util, motor e ESC podem ter uma longe vida se forem bem cuidados, evitando passar de temperaturas acima dos 70°. A temperatura é diretamente proporcional à relação que o carro está usando para a bateria recomendada. Se tiver uma relação curta (como normalmente vem da caixa) o carro não esquentará muito, mas também não terá muita velocidade. Se alongar a relação, vai aumentar a temperatura do combo.

Mas eu acredito que as Baterias é que serão o vilão da história. Baterias costumam ter uma vida de uns 100 ciclos, 200 se forem baterias boas, e precisam ser muito bem tratadas, podem estufar e pegar fogo. Não devem passar do seu limite de descarga, não devem ser carregadas e descarregadas além de seus limites, e custam caro, e possuem restrição de transporte aéreo (só podem vir por couriers).

Sobre marcas, a conta é que eu faço é essa: Modelos mais caros normalmente utilizam melhores materiais. Os mais baratos usam materiais mais baratos. Materiais melhores suportam mais porradas, enquanto os mais baratos quebram com mais facilidade.
Eu talvez começaria com modelos mais baratos pra sentir a necessidade de manutenção. Se com o tempo eu percebesse que estaria gastando muito mais que um modelo mais robusto, talvez substituiria a frota por estes modelos - que não é que não quebram, mas aguentam mais as pancadas de pessoas mais inexperientes.

Bom, a principio é isso.. Mas vamos conversando.. quem sabe no final do ano eu não pego a família e dou uma passeada no Sul da Bahia.. :)




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Voltar para Pistas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante