Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

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Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor ,Julio » 23 Jul 2009, 22:32

[center]O mundo do automodelismo elétrico
Manual básico de sobrevivência.[/center]

Bom, venho aqui escrever esse pequeno artigo com foco de esclarecer um pouco o mundo, para alguns, desconhecido dos automodelos elétricos.
Particularmente, sempre adorei o hobby por amar carros desde cedo, e via nos RCs meu sonho em miniatura, ou seja, apropriados para minha idade.
Porém, eu fazia questão de ser combustão, não "a pilha". Era um sonho ver um motor funcionando, poder interagir com ele... era coisa de gente grande!
Após sofrer bastante com os carros, principalmente relacionado ao motor (seja falta de compressão, seja regular, seja limpar filtro, etc), surgiu a oportunidade de eu pegar um elétrico "simples": uma rustler vxl (originalmente brushless). Primeiras voltas (dentro de casa!) achei o carro super nervoso, mesmo que, com as minhas baterias da época, eu tirasse pouca performance do carro. O torque ira instantâneo, completamente diferente do combustão. Eu costumo a comparar com um carro turbo, onde a turbina demora para encher, somente em rotações mais altas, quando você recebe o "impulso" dela. O combustão seria um carro turbo onde a turbina demora para encher, e você sempre usa a embreagem para sair, limitando demais o torque de "saída". No elétrico, não!
O torque é completamente instantâneo!
Após me apaixonar por elétricos, e tentar, forçar meu gosto por combustão, não deu certo, o elétrico era amor de verdade! hahaha
Muitos criticam a falta de cheiro (eu também criticava, mas hoje em dia, acho muito mais limpo, eu prefiro "respirar" em uma área de elétricos), ou pela ausência do barulho (alias, barulho tem, e acho fantástico, parece uma turbina. Hoje em dia eu gosto do silêncio, mesmo sendo um dos principais fatores que me motivaram a gostar de RC, combustão obrigatoriamente). Eu gostava até da "dificuldade" do combustão no inicio, era um desafio, era o máximo! Porém, mesmo superando a dificuldade, o tempo mudava e era necessário regular o carro novamente... elétrico é prático, só conectar as baterias, ligar o plug e pronto. Atualmente, acho que a limpeza, praticidade e desempenho do elétrico é fantástico, e seus pontos fortes.
Logo, foi o tempo de migrar para a minha categoria favorita, que eu corria anteriormente de combustão, ou buggy ou truggy.
O carro que surgiu para mim foi um buggy, um Team Losi 8ight 2.0 RR (kit, ainda combustão).
O objetivo era montar um elétrico a nível ou superior aos meus concorrentes barulhentos.
O kit de conversão utilizado foi o original da losi, que iguala o carro ao originalmente elétrico. Quanto ao motor e esc, após ler um pouco e ver alguns carros, o combo escolhido foi o Mamba Monster V3, com o motor neu 1515 (2200kv), por ser muito confiável, forte, durável e um dos mais (se não o) melhor para a modalidade.

Carros:
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De um tempo para cá, os elétricos estão ganhando bastante mercado, e por terem se inovado tanto nos últimos anos, estão começando a liderar o mercado, até na frente dos à combustão. O chassi dos principais modelos offroad top surgem com foco não em elétrico, mas em combustão. Porém, surgem marcas que inovam com diversas opções de kits para converter o carro para elétrico (uma que possui para diversos carros é a Tekno RC. Atualmente, várias marcas estão lançando também uma versão elétrica, onde todo os sistema de suspenção, chassis, enfim, o kit completo, se mantém o mesmo ou muito semelhante ao seu irmão combustão. As principais diferenças é a mudança do plate do servo, pois no elétrico você usa o freio do motor (o motor gira para os dois lados, e o esc [electronic speed control] sendo inteligente, consegue criar um sistema de freio bem superior ao movido a servo), sem precisar de dois servos, apenas do de direção. A embreagem é eliminada, e algumas mudanças são feitas na distribuição de peso no chassis, conseqüentemente. Normalmente, não sempre, os carros naturalmente elétricos possuem uma distribuição melhor, sem prejudicar a engenharia, porém em carros como a rc8 ou o 8ight, o kit de conversão recomendado é o da própria empresa, que deixa o carro IDÊNTICO ao elétrico "por natureza". Também existem outras opções, mas que deixam o carro diferente.

Dirigibilidade:
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Mais técnico. É, pode parecer estranho, porém pelo menos para mim, essa é a palavra que melhor define a maneira de pilotar. Com o torque "instantâneo", o elétrico não perdoa, se você for muito bruto, ele gira, destraciona ou, no asfalto, chega até a dar backflipe (girar no ar e cair em pé). Acho mais gostoso dirigir o elétrico pois o carro tem uma resposta diferente, quem guia o carro é você, o setup do carro e sua maneira de dirigir faz muita diferença pela maneira que o motor responde. Nos saltos, a teoria de controlar o carro no ar é a mesma, porém no dedo é bem diferente, enquanto no combustão eu chegava a acelerar tudo quando o carro embicava muito, no elétrico é 1/4 disso e por menos tempo! Freio é a mesma coisa... acho que o carro não gera limitações, mas sim seu setup e sua dirigibilidade (estou dizendo carro com sentido de combustão, comparando dois modelos iguais, um elétrico um combustão, onde o carro é igual, porém o motor acaba deixando o carro bem diferente).

Motor:
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Brushless: Os motores de corrente contínua sem escovas ou BLDC (Brushless DC) oferecem diversas vantagens sobre os motores de corrente contínua com escovas, dentre as quais se podem destacar a confiabilidade mais elevada, o ruído reduzido, a vida útil mais longa (devido a ausência de desgaste da escova), a eliminação da ionização do comutador, e a redução total de interferência eletromagnética[carece de fontes] (EMI).
A desvantagem principal do motor sem escovas é o custo mais elevado, a qual se deve a dois fatores: primeiramente, estes motores requerem dispositivos MOSFET de alta potência na fabricação do controlador eletrônico de velocidade. Por outro lado, os motores de corrente contínua com escovas podem ser regulados por um resistor variável simples (potenciômetro ou reostato), mesmo sendo ineficiente, ele também pode ser satisfatório para algumas aplicações dependendo do custo-benefício. Os motores BLDC necessitam de um mais caro circuito integrado, chamado de controlador eletrônico de velocidade para oferecer o mesmo tipo de controle variável. Em segundo, ao comparar técnicas de construção e manufatura entre BLDC e os motores escovados, muitos projetos de BLDC requerem trabalho manual, no caso de fixação da bobinas do estator. Por outra banda, os motores com escovas usam enrolamentos que podem ser bobinados automaticamente e são portanto mais econômicos.
Os motores BLDC são considerados mais eficientes do que os motores de corrente contínua escovados. Isso significa que para a mesma potência de entrada, os motores BLDC converterão mais energia elétrica em energia mecânica do que um motor de corrente contínua escovado. A eficiência é maior na região de "baixa-carga" e "à vazio" na curva característica do motor. Sob cargas mecânicas elevadas, os motores BLDC e os motores escovados de alta qualidade são equivalentes em eficiência. [fonte: wikipedia]

Caso queira saber também sobre os escovados clique [url=http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_corrente_contínua]aqui.[/url]

KVs: Não sei definir exatamente o que significa, mas está relacionado a rpm, voltagem e conseqüentemente, seu uso. Nos offroads pesados, buscamos mais torque do que giros, e pegamos então motores com kvs baixas. O 2200 é um ótimo motor para isso. Quanto menos KVs, mais volts o motor suporta sem aquecer mais.... bom, resumindo: menos kv é mais torque, menos giros, mais volts (a bateria "defini" isso) e mais torque, enquanto mais kvs é sinonimo de mais rpms, menos torque. Apropriado para offroads leves (como a rustler, o lazer, ou até uma conversão de um dbx. Mas não exagere (13000kvs só para onroads 1:10, não adianta por em off que não irá rodar direito) ou onroads 1:10 (onde mais kvs é melhor, pois é sinônimo de giros e velocidade). Para os onroads 1:8, o pessoal anda de motores offroads pelo peso, e roda perfeitamente e continua na frente de todos os .21 tops!) No caso dos offs 1:8, uma boa é motores com menos de 3000kvs.
Comparando de uma maneira "tosca", os kvs seriam como a "cilindrada" dos motores combustão. Nos 1:8 onroads, o pessoal anda de .21, ou seja, cilindrada típica de um motor offroad (porém com um motor onroad), nos elétricos é a mesma coisa, por isso menos KV. Nas trucks 1:10 off road de motores 12 onroad, mesma coisa nos elétricos, altos kvs, para gerar menos torque e mais rotação. Os .28 offroads passariam por volta dos 2200 para menos e os .21 nos 2650, pois tem menos torque e mais giro. O 2650 também pede menos volts, ele aquece mais comparado ao 2200 por que é feito para rodar com menos volts... e assim vai indo, quanto menos kvs, maior é o aquecimento com maior voltagem.
"1Kv equivale a 1 RPM por volt, ou seja, um motor como o meu, de 2200kv, rodando com 14.8V (4s), consegue atingir 32.560RPMs (14.4 x 2200 = 32.560). Por isso quanto mais kvs melhor para motores onroads, e por isso eles esquentam com mais voltagem, afinal, você está aumentando muito seu potencial." Dica de rpompeu

Temperatura:
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Assim como nos GPs, os EPs também precisam de atenção voltada a temperatura, porém não tão frequentimente quanto os GPS. O que aquece um motor elétrico? Relação absurda, onde você força o motor. Voltagem excessiva e descarga da bateria também são fatores que forçam o motor, caso não sejam apropriados, aquecendo-lhes.
Caso o motor ou esc suportem, podemos elevar seu limite ficando de olho na temperatura (o ideal é não passar dos 100 graus, o que já é bem quente). Dá para comparar com o overclock de um processador: não exagerando, a placa mãe permitindo e você resfriando, pode overclockar. É a mesma coisa, o esc e o motor permitindo e você resfriando, pode ir mexendo... mas fique de olho, pois elétrico é bem "simples" quando estraga, simplesmente derrete ou até pega fogo.
A maneira mais simples e eficaz de resfriar o motor e o esc é através de um cooler, uma ventoinha, como as de computadores.

Sistema de Rádio:
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Basicamente igual os GPs. A bateria é conectada ao esc, que é conectado ao motor e ao receptor. Ele é inteligente e distribui a energia necessária, sem precisar se preocupar. Ele sempre dá prioridade ao sistema de rádio, então quando o carro ficar fraco e a bateria "acabar" (abaixar a voltagem), o cutoff primeiramente cortará o motor, mas nunca o sistema de rádio. Servo (somente 1 normalmente, mas tem caso de freios "mecânicos"), rádio, receptor, tudo é igual.

Electronic Speed Control
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O que significa ESC?
ESC é o acrônimo da palavra 'Electronic Speed Control' (ESC), que significa 'Controlador Eletrônico de Velocidade'. Estes controladores eletrônicos são necessários nos motores brushless e opcionais nos motores chamados brushed, utilizados para controle de velocidade.
"Opcionais nos escovados apenas se for usado um motor "latinha", o mais simples e fraco dos motores, pois este pode ser usado com um controlador de velocidade (ou speed) mecânico que é um potenciômetro acionado por um servo, qualquer motor mais forte que o latinha já precisa de um ESC. O speed mecânico, que eu saiba, nem existe mais pra venda, devido a sua baixa eficiência." Dica de rpompeu.
A função do ESC é controlar a passagem do energia para o motor do acordo com a necessidade enviada pelo receptor.
Outra função importante é passar a eletricidade na voltagem correta para o receptor (receiver), eliminando a necessidade de uma segunda bateria para alimentar o receptor.
Ele substitue o servo de controle de rotação/velocidade (throttle) dos motores a explosão (glow), utilizando o canal do mesmo para o mesmo fim.
Estes controladores são necessários nos motores brushless, sendo fabricados especificamente para esse tipo, pois estes motores necessitam de uma certa inteligência para orientar e controlar o fluxo de eletricidade enviadas para os motores brushless.
Para os motores brushed existem também ESC, fabricados especificamente para eles, sendo que estes ECS's funcionam basicamente como limitadores de energia para os motores brushed. [fonte: http://evandro.net/aeromodelismo/aeromo ... ntrol.html ]

Programação: um número bem grande de ESCs possuem programação. Nela é possível setar os mínimos detalhes, como marcha lenta, percentual de freio, de aceleração, algo semelhante ao ABS da direção porém para o motor, que dá, de início, menos torque para o motor... muda completamente a reação do carro aos controles.

Cutoff: o cutoff, embutido nos ESCs brushless, serve para "cortar" o motor quando a lipo estiver com uma baixa voltagem. "3.7V é a carga nominal (nominal pois depois de carregadas elas ficam com 4.2V) de uma célula de lipo (1S), o cutoff geralmente ocorre com 3V por célula mas em muitos ESCs pode se programar esse corte de voltagem. Sem ele, você estará descarregando toda a bateria, o que, no caso das lipos, não pode acontecer." Dica de rpompeu.

Baterias:
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Parece complicado, mas é simples. Vou me focar nas baterias tipo lipo, tecnologia mais "estável" para os RCs, oferecendo mais desempenho, runtime, entre outros, em relação a nimh. Nelas podemos encontrar a amperagem, que determinará o seu runtime. É a capacidade de carga da bateria. Temos também os Cs, que está relacionado ao ciclo, a descarga da bateria. É feita uma conta, entre os C e os MAH que determinam a capacidade de descarga da bateria. Se não me engano é C x MAH / 1000. Alguns motores exigem carga alta, necessitando de baterias com uma relação mah/c grande.
A voltagem das lipos é a quantidade de célula. Cada célula tem 3.7 volts, logo, 2S são 7.4, 3S 11.1V, e assim vai indo. Para motores com pouco KV e carros pesados o ideal é andar de +4S, para onroads leves, 2S é forte, 3S é MUITO forte. O runtime também dependera de seu motor, sua maneira de dirigir e sua bateria.
O uso de duas baterias "iguais" em série faz com que a voltagem seja somada. EX: duas baterias de 5000MAH 30C 2S 7.4V em série passará a ser de 5000MAH 30C 4S 14.4V.
Já em paralelo, é somado a amperagem. Logo, de 5000MAH 30C 2S 7.4V se tornará 10000MAH 30C 2S 7.4V.
"Vale ressaltar também o cálculo da capacidade de descarga da bateria, que é só multiplicar a sua capacidade de carga pelo seu "C". No exemplo acima, a bateria de 5000mAh 30C tem a capacidade de descarga de de 150A. Ao ligar em paralelo se somam sim o capacidade de carga mas o "C" continua o mesmo, mas por aumentar a capacidade de carga dela a descarga também aumenta. Exemplo, duas de 5.000mAh 30C (150A de descarga) quando ligadas em paralelo formam uma de 10.000mAh 30C (10A x 30C = 300A)". Dica de rpompeu.

Carregador:
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Os carregadores devem suportar lipo e ter balanceador (caso não tenha você pode usar um externo). O balanceador faz com que a voltagem das celulas seja carregada corretamente.

Custo benefício:
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Muitos ainda acreditam que elétrico é muito mais caro. Outro dia na pista (aerosampa), botamos tudo no papel (na cabeça, alias), e vimos que com um kit mediano/top das duas "modalidades", EP sai mais caro durante 3 meses, depois GP passa a ficar cada vez mais caro. Volto a dizer que o custo benefício do elétrico é melhor, bem melhor. Qualquer dúvida podemos comparar "setups" (motor EP e GP, baterias e combustível, plugs e velas) de GP com EP para provar minha afirmação;

Materiais importantes:
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Ferro de solda (plugs derretem, é necessário para fazer fiação, etc)
Plugs (como eu disse, plugs derretem)
Fios
Termo retrátil (para isolar, acho melhor que fita isolante)


Críticas, informações, opniões e etc são bem vindas. É só uma versão beta do "guia" básico. Só por favor não gerem conflito típicos do EP vs GP, usem esse tópico para discussão civilizada e informações gerais. Em vez de criticar caso haja informações incorretas ou confusas, ajude. Pretendo sempre ir editando o tópico.


Por Julio Isnard Rey
Editado pela última vez por ,Julio em 11 Dez 2009, 16:41, em um total de 9 vezes.


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Re: Elétricos - Tutorial básico

Mensagempor ,Julio » 23 Jul 2009, 22:33

Ligação de baterias em série ou paralelo!

Série:

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Paralelo:

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Kit de conversão para os principais buggys e truggys pró:

Mugen MBX6
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... n-Kit-MBX6

RC8 (RC8T e SC8 também)
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... re-Package

Team Losi 8ight (buggy ou truggy, 1.0 ou 2.0)
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... re-Package

Vídeos:

RC8T com Mamba Monster 2200 e 4S. Estou andando com essa configuração.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2dvaYXtNakE[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=2dvaYXtNakE

TC4 com mamba 7700 e 5S (não recomendado)
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=41lwn9ncWXU[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=41lwn9ncWXUf
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6u7nUttZjZk[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=6u7nUttZjZk
O TC5 do Fernando pegou 165km NO PACAEMBU (reta pequena!) com mamba 9000 e 4S haha

Losi 8ight-T com mamba monster 2200 fazendo backflip. Andarei com essa configuração... na pista! :twisted:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SHGxUqxPHfI[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=SHGxUqxPHfI
Editado pela última vez por ,Julio em 12 Dez 2009, 15:54, em um total de 5 vezes.


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Re: Elétricos - Informações gerais, tutoriais, o básico.

Mensagempor iago » 23 Jul 2009, 22:59

um bom forum para eletricos www.rceletrico.net lá os caras manjam mesmo




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Re: Elétricos - Informações gerais, tutoriais, o básico.

Mensagempor Ximba » 23 Jul 2009, 22:59

Excelente tópico Julio, parabéns.

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Re: Elétricos - Informações gerais, tutoriais, o básico.

Mensagempor ,Julio » 23 Jul 2009, 23:15

iago escreveu:um bom forum para eletricos www.rceletrico.net lá os caras manjam mesmo


Ia postar no final do tópico mas esqueci, muito do que aprendi foi lá, frequento bastante aquele forum! Recomendo visitar os tópicos "loucos" do Aldo! hahaha
Super gente fina e com ótimos projetos! Converteu uma serpent 1/8 (e como andava aquele carro), agora converteu um inferno GT2 (usando o cambio de duas marchas, único carro que dá para fazer isso quando convertido que eu saiba), ele foi testar segunda acho, pena que não deu para eu ir. Tem idéia também de um caminhão de 10S... e o mugen mbx6 de 2650 e 6S que da backflip... hahaha
Aqui um tópico do 8ight convertido, postei um pouco lá também... minhas configurações e etc:
http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewto ... 51&t=11018

Ximba escreveu:Excelente tópico Julio, parabéns.


Muito obrigado! Tarde tediosa dá nisso mesmo! hahahaha


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Re: Elétricos - Informações gerais, tutoriais, o básico.

Mensagempor Gondo » 23 Jul 2009, 23:42

Parabens, Julio.

Assim que tiver um posicionamento sobre baterias, por favor poste mais infos.




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Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor Fabio » 23 Jul 2009, 23:51

Bacana o tópico Julio, parabéns.

Aliás, este tópico deveria estar disponível para todas as pessoas do forum e não somente as que andam de Off-Road conforme foi postado.

Que tal um forum de elétricos hein Admin?

Abração.

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Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor ,Julio » 24 Jul 2009, 00:05

Fabio escreveu:Bacana o tópico Julio, parabéns.

Aliás, este tópico deveria estar disponível para todas as pessoas do forum e não somente as que andam de Off-Road conforme foi postado.

Que tal um forum de elétricos hein Admin?

Abração.


Valeu Fabio!
Quanto ao lugar do forum, eu concordo! Alguns tópicos deveriam estar em uma seção "dupla", como o "Fotos de seu carrinho", que está somente em offroad. Fiquei em dúvida em onde postar, tanto que ia mandar como artigo, mas achei que iria "morrer" rápido... Acho que uma seção voltada para elétricos seria uma boa! Acho que até dá para conseguir uns users que andam meio afastados por estarem somente de elétrico, e nesse forum a pouca atenção para os EPs...

Gondo escreveu:Parabens, Julio.

Assim que tiver um posicionamento sobre baterias, por favor poste mais infos.


Assim que chegar e eu testar outras baterias, dou uma aprofundada aqui e posto as observações!
Alias, tem muito mais para aprofundar, sobre todas as "categorias"! Com um tempo esse tópico ainda cresce bastante!

abs


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Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor Dizaida » 24 Jul 2009, 00:24

é, entao! fiquei até comovido.. =( kkkkkkkkk
eu criticava a vossa senhoria, pegava bastante no seu pé! mas agora vejo que é hora de mudar mesmo.. eu ja gostava dos eletricos, mas os minis.. =p
só que assim.. como vc disse! nitro da muita despeza.. eletrico, gasta bastante! mas é só custo inicial, gasta muito preparando.. mas depois é só alegria! nao gasta com manutençao.. combustivel! óleos..

vamos ver.. acho que ainda vou trocar por um eletrico! ja que vou seguir a tradiçao, pegar uma revo mamba monster!! uhulll

abraçao!

P.S.: FIXO, JÁ!




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Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor fellipeborges » 24 Jul 2009, 10:41

Tópico SEN-SA-CIO-NAL.

É interessante que a maioria das pessoas que começa nos nitros só sabem criticar os elétricos. Mas depois que conhecem mais, passam a respeitar ou até mesmo a trocar de categoria.

Eu era assim! hehehe

Continuo gostando demais dos GP, mas pretendo num futuro ter um EP também (e continuar com o GP).

Obrigado pelo tópico Júlio.

Fixo já! ;)


Não é gambiarra, é solução de contorno

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Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor rpompeu » 24 Jul 2009, 12:13

Bela iniciativa Julio!
Vamos ver se diminuímos o preconceito que existe com os nossos "carrinhos à pilha"!
Dei umas sugestões na sua matéria, muito boa por sinal.
Abraços,
Pompeu

,Julio escreveu:KVs: Não sei definir exatamente o que significa, mas está relacionado a rpm, voltagem e conseqüentemente, seu uso. Nos offroads pesados, buscamos mais torque do que giros, e pegamos então motores com kvs baixas. O 2200 é um ótimo motor para isso. Quanto menos KVs, mais volts o motor suporta sem aquecer mais.... bom, resumindo: menos kv é mais torque, menos giros, mais volts (a bateria "defini" isso) e mais torque, enquanto mais kvs é sinonimo de mais rpms, menos torque. Apropriado para offroads leves (como a rustler, o lazer, ou até uma conversão de um dbx. Mas não exagere (13000kvs só para onroads 1:10, não adianta por em off que não irá rodar direito) ou onroads 1:10 (onde mais kvs é melhor, pois é sinônimo de giros e velocidade). Para os onroads 1:8, o pessoal anda de motores offroads pelo peso, e roda perfeitamente e continua na frente de todos os .21 tops!) No caso dos offs 1:8, uma boa é motores com menos de 3000kvs.
Comparando de uma maneira "tosca", os kvs seriam como a "cilindrada" dos motores combustão. Nos 1:8 onroads, o pessoal anda de .21, ou seja, cilindrada típica de um motor offroad (porém com um motor onroad), nos elétricos é a mesma coisa, por isso menos KV. Nas trucks 1:10 off road de motores 12 onroad, mesma coisa nos elétricos, altos kvs, para gerar menos torque e mais rotação. Os .28 offroads passariam por volta dos 2200 para menos e os .21 nos 2650, pois tem menos torque e mais giro. O 2650 também pede menos volts, ele aquece mais comparado ao 2200 por que é feito para rodar com menos volts... e assim vai indo, quanto menos kvs, maior é o aquecimento com maior voltagem.
Faltou apenas explicar que 1Kv = 1 RPM por volt, ou seja, um motor como o seu de 2200kv rodando com 14.8V (4s) consegue atingir 32.560RPMs (14.4 x 2200 = 32.560)




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O que significa ESC?
ESC é o acrônimo da palavra 'Electronic Speed Control' (ESC), que significa 'Controlador Eletrônico de Velocidade'. Estes controladores eletrônicos são necessários nos motores brushless e opcionais nos motores chamados brushed, utilizados para controle de velocidade.
Opcionais nos escovados apenas se for usado um motor latinha, o mais simples e fraco dos motores, pois este pode ser usado com um controlador de velocidade (ou speed) mecânico que é um potenciômetro acionado por um servo, qualquer motor mais forte que o latinha já precisa de um ESC. O speed mecânico acho que nem existe mais pra venda devido a sua baixa eficiência.
A função do ESC é controlar a passagem do energia para o motor do acordo com a necessidade enviada pelo receptor.
Outra função importante é passar a eletricidade na voltagem correta para o receptor (receiver), eliminando a necessidade de uma segunda bateria para alimentar o receptor.
Ele substitue o servo de controle de rotação/velocidade (throttle) dos motores a explosão (glow), utilizando o canal do mesmo para o mesmo fim.
Estes controladores são necessários nos motores brushless, sendo fabricados especificamente para esse tipo, pois estes motores necessitam de uma certa inteligência para orientar e controlar o fluxo de eletricidade enviadas para os motores brushless.
Para os motores brushed existem também ESC, fabricados especificamente para eles, sendo que estes ECS's funcionam basicamente como limitadores de energia para os motores brushed. [fonte: http://evandro.net/aeromodelismo/aeromo ... ntrol.html ]

Programação: um número bem grande de ESCs possuem programação. Nela é possível setar os mínimos detalhes, como marcha lenta, percentual de freio, de aceleração, algo semelhante ao ABS da direção porém para o motor, que dá, de início, menos torque para o motor... muda completamente a reação do carro aos controles.

Cutoff: o cutoff, embutido nos ESCs brushless, serve para "cotar" o motor quando a lipo estiver com uma baixa voltagem (3.7volts se não me engano) 3.7V é a carga nominal (nominal pois depois de carregadas elas ficam com 4.2V) de uma célula de lipo (1S), o cutoff geralmente ocorre com 3V por célula mas em muitos ESCs pode se programar esse corte de voltagem. Sem ele, você estará descarregando toda a bateria, o que, no caso das lipos, não pode acontecer.

Baterias:
Imagem
Parece complicado, mas é simples. Vou me focar nas baterias tipo lipo, tecnologia mais "estável" para os RCs, oferecendo mais desempenho, runtime, entrou outros, em relação a nimh. Nelas podemos encontrar a amperagem, que determinará o seu runtime. É a capacidade de carga da bateria. Temos também os Cs, que está relacionado ao ciclo, a descarga da bateria. É feita uma conta, entre os C e os MAH que determinam a capacidade de descarga da bateria. Se não me engano é C x MAH / 1000. Alguns motores exigem carga alta, necessitando de baterias com uma relação mah/c grande.
A voltagem das lipos é a quantidade de célula. Cada célula tem 3.7 volts se não me engano, logo, 2S são 7.4, 3S 11.1V, e assim vai indo. Para motores com pouco KV e carros pesados o ideal é andar de +4S, para onroads leves, 2S é forte, 3S é MUITO forte. O runtime também dependera de seu motor, sua maneira de dirigir e sua bateria.
O uso de duas baterias "iguais" em série faz com que a voltagem seja somada. EX: duas baterias de 5000MAH 30C 2S 7.4V em série passará a ser de 5000MAH 30C 4S 14.4V.
Já em paralelo, é somado a amperagem, e CREIO que o C não, mas não posso afirmar. Logo, de 5000MAH 30C 2S 7.4V se tornará 10000MAH 30C 2S 7.4V.
Perdão se inverti série com paralelo!
Estão certas as contas, vale ressaltar o cálculo da capacidade de descarga da bateria que é só multiplicar a sua capacidade de carga pelo seu "C". No seu exemplo acima, a bateria de 5000mAh 30C tem a capacidade de descarga de de 150A. Ao ligar em paralelo se somam sim o capacidade de carga mas o "C" continua o mesmo, mas por aumentar a capacidade de carga dela a descarga também aumenta. Exemplo, duas de 5.000mAh 30C (150A de descarga) quando ligadas em paralelo formam uma de 10.000mAh 30C (10A x 30C = 300A)

Atensiosamente, Julio

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Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor vascocosta » 24 Jul 2009, 13:45

Excelente tópico, eu sou um dos que trocou de combustão para eléctrico, parabéns pelo excelente trabalho :wink:


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Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor vascocosta » 24 Jul 2009, 14:03

Julio você acha que esse sistema da Mamba : http://www.amainhobbies.com/product_inf ... age-2200kV equivale ao que vem de origem na Flux motor: http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/WT ... &search=Go , ESC : http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/WT ... &search=Go ...

Se souber me indique as diferenças entre um e outro e as vantagens de um e outro, não que eu esteja precisando para já mas caso aconteça alguma coisa ao meu para saber se vale a pena comprar os de origem ou esse da Mamba...

Abraço :wink:


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Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor andrealves » 24 Jul 2009, 14:33

Olá Julio, muito bom tópico.
Já andei a um tempo atrás com um formulinha. era a melhor coisa do mundo, vc chega, coloca bateria, liga e sai andando. mas as baterias eram NIMH. Hoje é outra história.

Você poderia indicar para quem quer começar algum kit básico, formado por modelo de carregador, modelos de bateria, fonte, kit básico de motor / esc??

Obrigado, ABs, ANdré




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Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor OffRoad_Nitro » 24 Jul 2009, 16:30

Ótimo tópico!!!


Saltar é arte, quebrar faz parte!!!Vendo Traxxas T-Maxx3.3!!!

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