Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Dez 2012, 21:00
Localização: minas gerais

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor BVCarlos » 09 Jan 2013, 23:07

Pensei em fazer um conjunto com baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo, ficando assim:

2 baterias de 3v 1000 mAh cada em paralelo (ficando 3v 2000 mAh) +
2 baterias de 3v 1000 mAh cada em paralelo (ficando 3v 2000 mAh)

Agora, pegar e juntar os 2 'pacotes' paralelos e liga-los em serie, para ficar com 6v, 2000 mAh.

É possivel fazer isso?

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 250
Registrado em: 10 Jan 2011, 21:00
Localização: São Paulo-ZS

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor BL4x4 » 09 Jan 2013, 23:17

BVCarlos escreveu:Pensei em fazer um conjunto com baterias em serie e paralelo ao mesmo tempo, ficando assim:

2 baterias de 3v 1000 mAh cada em paralelo (ficando 3v 2000 mAh) +
2 baterias de 3v 1000 mAh cada em paralelo (ficando 3v 2000 mAh)

Agora, pegar e juntar os 2 'pacotes' paralelos e liga-los em serie, para ficar com 6v, 2000 mAh.

É possivel fazer isso?

sim, se forem baterias se mesma resistencia interna ( facilitando serem todas de mesma marca e modelo ) sem problemas

 
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Dez 2012, 21:00
Localização: minas gerais

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor BVCarlos » 09 Jan 2013, 23:26

Valeu Dr.

Vou fazer um teste esse fds pra ver como fica.

Obrigado!

 
Mensagens: 21
Registrado em: 31 Out 2006, 22:00
Localização: Guarulhos

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor tafafel » 18 Set 2013, 20:01

Tinha um glow e agora quero pegar um on eletrico, li as dicas do começo do topico e mesmo assim ficaram algumas duvidas, vocês podem me ajudar?

No ESC sempre vejo que tem de 40A, 50A até de 150A já vi, o que isso vai mudar no meu carro ou motor? Por exemplo se comprar um de 100A qual vai ser a diferença no meu auto? Vai ser mais rapido?

Em relação a bateria os Cs esta relacionada ao numero de vezes que eu posso recarregar a bateria? Outra coisa é em relação a autonomia, o que vai fazer que eu ande por mais tempo? Voltagem ou Amperagem? Vi ja o exemplo que 3S é muito forte pro onroad, isso vai me dar autonomia ou velocidade? Colocar as baterias em serie e paralelo o que isso vai me proporcionar?
Desculpe as perguntas devem ser meio idiotas mas queria tirar essas duvidas antes de decidir o que comprar. Só sei que pra mim ter q ser onroad.

Obrigado




 Yokomo BD7      13,5T      Futaba 3PV      Alpha RC

Piloto Racer
 
Mensagens: 458
Registrado em: 20 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor pantcholino » 18 Set 2013, 20:22

No ESC sempre vejo que tem de 40A, 50A até de 150A já vi, o que isso vai mudar no meu carro ou motor?

***Isso vai mostrar o quanto para aguentar baterias de voltagem maior

Por exemplo se comprar um de 100A qual vai ser a diferença no meu auto? Vai ser mais rapido?

***Vai suporta baterias mais fortes (em C e em voltagem)

Em relação a bateria os Cs esta relacionada ao numero de vezes que eu posso recarregar a bateria?

*** Isso e pra mostrar qual a capacidade de descarga da sua bateria. Ele auxilia também na hora da recarga

Outra coisa é em relação a autonomia, o que vai fazer que eu ande por mais tempo? Voltagem ou Amperagem?

***Compre baterias com mais mah. Quanto maior, mais tempo andando.

Vi ja o exemplo que 3S é muito forte pro onroad, isso vai me dar autonomia ou velocidade?

***Baterias 3S são de 11.1 Volts e são extremamente fortes. Seu carro vai ficar muito forte e vai andar mais tempo dependendo da qtde de mah dela.

Colocar as baterias em serie e paralelo o que isso vai me proporcionar?

***Em serie vc vai somar voltagem.

***Em paralelo vc vai somar amperagem (mah)

Desculpe as perguntas devem ser meio idiotas mas queria tirar essas duvidas antes de decidir o que comprar. Só sei que pra mim ter q ser onroad.

Obrigado


Abços e fui !




 Inferno GT2/Ken Block/Summit      Vortex 8/Vellineon 380/Dewalt      KT 201/TQ 2.4/TQI 2.4      2S - 3S - 4S      Aston Martin/Ford Fiesta      Sintec/Alpha RC      TODAS

Piloto Racer
 
Mensagens: 458
Registrado em: 20 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor pantcholino » 18 Set 2013, 20:29

Tafafel

Procure ver os seguintes itens que vou descrever:

1- Veja a escala do carro

2 - Compre baterias de acordo com o compartimento de baterias (tamanho)

3 - Veja a amperagem do ESC (2S rodam em todos praticamente).. cuidado com 3S e 4S pois podem queimar o ESC e motor.

4 - Veja também um bom carregador para as baterias.

5 - Se for ligar em série, veja o que o ESC aguenta. Se for ligar em paralelo, prenda bem as baterias. Se atente no detalhe que vc vai precisar de cabos adicionais !

6- Baterias pesam, portanto tome o cuidado de ver se elas não estão "roubando" potencia seu carro para arrasto.

7- Veja também os conectores das baterias e do seu ESC. Procure pelo mesmo padrão.

8 - Leia o manual do automodelo.... Lá vc terá muita referência !

Abços

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor mach » 18 Set 2013, 20:55

tafafel escreveu:Tinha um glow e agora quero pegar um on eletrico, li as dicas do começo do topico e mesmo assim ficaram algumas duvidas, vocês podem me ajudar?

No ESC sempre vejo que tem de 40A, 50A até de 150A já vi, o que isso vai mudar no meu carro ou motor? Por exemplo se comprar um de 100A qual vai ser a diferença no meu auto? Vai ser mais rapido?

Em relação a bateria os Cs esta relacionada ao numero de vezes que eu posso recarregar a bateria? Outra coisa é em relação a autonomia, o que vai fazer que eu ande por mais tempo? Voltagem ou Amperagem? Vi ja o exemplo que 3S é muito forte pro onroad, isso vai me dar autonomia ou velocidade? Colocar as baterias em serie e paralelo o que isso vai me proporcionar?
Desculpe as perguntas devem ser meio idiotas mas queria tirar essas duvidas antes de decidir o que comprar. Só sei que pra mim ter q ser onroad.

Obrigado


Em um carro EP, tenha em mente de que quem manda é o motor.
Existem motores de todos os tipos e aplicações, cada um com sua especificação diferente, uns consomem mais, outros menos, uns aguentam mais tensão (voltagem) outros menos, uns giram mais mais (+ KV), outros menos, e assim vai
Sabendo-se a especificação do motor, então vem o ESC, um controlador devidamente dimensionado que consiga gerenciar a força (tensão\corrente) da bateria para o motor
Exemplo: Vc tem um motor 1/10 4300kv, ele consome 40A de pico e suporta até LIPO 2S (7.4V)
Qual ESC seria ideal?!
R. Um ESC de 40A e q suporte uma lipo 2S. MAS por via de regra, é sempre bom sobre dimensionar o ESC, pois assim vc terá um folga e os componentes do ESC não irão trabalhar em seu máximo, um ESC de 60A por exemplo já seria uma melhor escolha. Poderia usar um ESC de 100A por exemplo?! Sim... Mas vc não ganharia nada com isso. Oque não pode é usar um ESC com menos ampères, um de 35A já queimaria facilmente

Agora a LIPO,
Seguindo ainda o exemplo, sabendo que vc tem um motor que consome 40A de pico, você precisa de uma bateria que suporte a descarga\consumo exigido pelo motor, vc tem que ter uma bateria q suporte no mínimo 40A de descarga, os famosos "C"
Exemplo: Uma LIPO 2S 5000 25C
Quanto de descarga ela pode fornecer?! É só pegar a capacidade dela, no caso 5A e multiplicar pela capacidade de descarga dela, os 25, isso nos daria 125A de capacidade de descarga, que em nosso exemplo do combo (ESC\Motor) seria o suficiente. Vale salientar aqui também que é sempre bom sobre dimensionar a bateria inclusive

Porque uma LIPO 3S seria "demais" para um carro 1/10?!
Uma lipo 3S totalmente carregada chega a 12.4V
Um motor que comumente usado em carros 1/10 é o de 4300KV
Bom, a rotação final do motor seria de 53320rpm, bastante neh?! (Claro que há perdas e tal)
O teu carro nitro por exemplo, deve girar em torno de 18000rpm no MÁXIMO, pensou na situação?!

Baterias em série soma-se a tensão mantendo-se a corrente, isso no final daria mais rotação para teu motor
Baterias em paralelo soma-se a corrente e mantém-se a tensão, isso daria mais runtime
Mas atente-se que ao fazer associações de baterias, elas devem ter o mesmo tempo de vida e mesma especificação, se não haverá um desbalanceamento de células, usar uma bateria nova com velha, com certeza vc irá danificar a velha, pois as células já estarão cansadas


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

 
Mensagens: 21
Registrado em: 31 Out 2006, 22:00
Localização: Guarulhos

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor tafafel » 19 Set 2013, 15:10

Pantcholino e mach, muito obrigado pelas respostas. Agora já posso começar a procurar meu auto. Uma outra coisa vcs comprar em sites como rcmart e hobbyking? Qual a melhor opção de frete? Geralmente são taxados? Já tiveram problemas com a entrega? Vale a pena comprar lá fora? fazendo as contas com a taxação eu tenho impressão que pode sair mais caro do que comprando aqui.




 Yokomo BD7      13,5T      Futaba 3PV      Alpha RC

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor Abib » 19 Set 2013, 16:01

Esqueça a chance de não ser taxado. Compre tudo e separe o $$ para a taxa.. Se tiver sorte, pode passar batido e receber em casa sem pagar nada..

Faça as contas direito: Simule uma compra, veja quanto dá de frete, multiplique pelo Dolar Turismo do dia e adicione 6.38% de IOF..

Depois, pegue o valor total em dólares, multiplique por 60% e converta para o Dolar comercial do dia..

Some tudo e saiba exatamente quanto pagará no cartão e o máximo que poderá pagar nos Correios




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 21
Registrado em: 31 Out 2006, 22:00
Localização: Guarulhos

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor tafafel » 19 Set 2013, 17:25

Mach eu estava vendo este kit:
http://www.rcmart.com/leopard-sk3000420 ... 35802.html
nas especificações ele diz Max. current: 74A, entao esse queimaria já que o esc é 60A.

o mais indicado no caso seria esse:

http://www.rcmart.com/leopard-sk3000420 ... 36091.html

pois a Max. current é 55A?




 Yokomo BD7      13,5T      Futaba 3PV      Alpha RC

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor mach » 19 Set 2013, 18:35

Esses combos já vem de fábrica dimensionados corretamente, agora um é de 4300KV o outro 3300, em que carro vai colocar?!


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

 
Mensagens: 21
Registrado em: 31 Out 2006, 22:00
Localização: Guarulhos

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor tafafel » 19 Set 2013, 18:54

Tava pensando em comprar o Sakura XI 1/10.




 Yokomo BD7      13,5T      Futaba 3PV      Alpha RC

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor mach » 19 Set 2013, 19:03

O ultimate já em um projeto mais novo


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Sport
 
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Set 2012, 23:00
Localização: piracicaba

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor luizfernandowolfdavansi » 08 Nov 2014, 20:48

ola pessoal, desculpe pela minha ignorância no assunto sobre eletricos, mas estou precisando de uma ajuda, vi o novo sakura ultimate e gostei muito do carro, mas o problema é, qual combo colocar ? vi esse na rc mart e gostei, oque vcs acham dele http://www.rcmart.com/speed-passion-cb0 ... 59135.html ?
no caso da bateria, ja vi os post sobre como calcular o tanto de c que a bateria tem que ter, mas mesmo assim nao entendi direito como funciona a conta, no caso desse combo, qual seria uma bateria excelente para usar ?


luiz fernando

 revo 3.3, fw-06      trx 3.3, grx15      tqi, syncro      byron      da revo, lynx      phaltlines, alphas rc      p1 rc racing

 
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Dez 2014, 22:46

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor Claudio Gomes » 24 Dez 2014, 15:20

Boa tarde galera.
Qual a melhor bateria para kyosho axxe ?

AnteriorPróximo

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes