Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2945
Registrado em: 06 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - capital

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor Passamal » 27 Out 2009, 08:10

O problema de ligar nao hehehe

regular motor tbm nao.

mas cara vai do gosto da pessoa!!!

Ambos tem suas vantagens e desvantagens!

basicamente nitro = gasto maior para manter, nitro eh caro, suja por causa do combustivel e coisinhas mais.

eletrico= maior gasto inicial com baterias e carregadores...

Para vc ter mais info sobre um ou outro de uma pesquisada no forum que vc vai achar bastante topico falando de nitro x eletrico ok!!!

abraços


ImagemImagem

 revo 3.3/ MCD RALLY      trx3.3/ 28,5cc big bore      4PK =)      byron gen2 20%/ gas+2t      crowd pleaser/Sub IMPREZA WRX      crimefighter/ mcd      Dust Raising/AARC/aerosampa

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 53
Registrado em: 06 Dez 2008, 21:00
Localização: Casa

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor marci0 » 27 Out 2009, 11:41

Passamal escreveu:O problema de ligar nao hehehe

regular motor tbm nao.

mas cara vai do gosto da pessoa!!!

Ambos tem suas vantagens e desvantagens!

basicamente nitro = gasto maior para manter, nitro eh caro, suja por causa do combustivel e coisinhas mais.

eletrico= maior gasto inicial com baterias e carregadores...

Para vc ter mais info sobre um ou outro de uma pesquisada no forum que vc vai achar bastante topico falando de nitro x eletrico ok!!!

abraços

Valeu!!
Procurei aqui no forum mas na parte de elétrico só te 2 paginas.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 880
Registrado em: 11 Dez 2007, 21:00
Localização: luxemburgo

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor vascocosta » 27 Out 2009, 11:46

É isso mesmo com eléctricos não tem esse tipo de problemas com regulação de motor nem nada disso, é ligar e se divertir, a única desvantagem do eléctrico é ao comprar, pois o preço do carro é mais ou menos igual aos nitro, mas depois tem que comprar baterias e carregadores, mas não se preocupe com isso pois em dois meses no maximo você já recuperou o dinheiro, comparando com os nitro, e ainda por cima andam muito mais... abraço :wink:


Imagem[URL=http://img70.imageshack.us/i

 Savage Flux/Tamiya      Mamba 2200 KV / Velineon 380      Spektrum      Baterias      Originais / Pinturas Caseiras      Originais      Tudo que tenha chão

Avatar do usuário
Mensagens: 46
Registrado em: 29 Ago 2009, 23:00
Localização: Olinda

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor Warguest » 27 Out 2009, 13:29

Cara, vou te dizer algo. Sou iniciante no hobby tb. Comprei um HIMOTO Viper X2S e to adorando ele. O carro é fera. Motorzinho 18, tem força e nao é tao sugador quanto ao 21 em diante. O unico pro dele é que esquenta mesmo. Mas é so parar um pouquinho, esfriar e botar pra andar de novo. Animal mesmo. Ja andei de eletrico. Sao umas maquinas de deixar qualquer um pra tras. So nao tem muita graça justamente por causa do ronco do motor (a graça dos a combustao). O meu mesmo, ja peguei o macete de regulagem etc. Nao tem misterio nao. É facil.

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 53
Registrado em: 06 Dez 2008, 21:00
Localização: Casa

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor marci0 » 27 Out 2009, 15:01

Putz veio, to numa dúvida gigante aqui entre eletrico x nitro..
Como sou novo no hobby to apanhando com o meu dbx (nitro), tem muita sujeira e tenho medo de ficar desmontando pra limpar, ele morre muito pq nao sei regular o motor ¬¬ etc..
Como que da a partida num elétrico, é com recoil tb???
Vcs sabem de alguma matéria falando mais sobre isso?
Valeu

Edit: outra coisa, eletrico tem que fazer manutencao/limpeza after-run??

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 880
Registrado em: 11 Dez 2007, 21:00
Localização: luxemburgo

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor vascocosta » 27 Out 2009, 17:44

Para ligar um eléctrico é simplesmente um botão como se fosse a acender a luz de sua casa carrega no botão e já esta...

Eu já tive nitro mas a partir do momento que comprei eléctrico não tem mais volta, para começar anda muito mais, e depois não preciso estar sempre a regular e a limpar, outra coisa que os nitro não prestam é o próprio motor, que ao fim de um tempo tem que trocar pois deixa de ter compressão, sinceramente nitro não tem uma única vantagem em relação aos eléctricos, para mim nem mesmo o barulho é bom, se fosse um barulho de um Baja ou um FG ai sim, agora um barulho de um motor a gritar a maior zueira, e vem um eléctrico e passa por ele a meio gaz, para mim nitro estão ultrapassados em tudo, abraço :wink:


Imagem[URL=http://img70.imageshack.us/i

 Savage Flux/Tamiya      Mamba 2200 KV / Velineon 380      Spektrum      Baterias      Originais / Pinturas Caseiras      Originais      Tudo que tenha chão

Avatar do usuário
Mensagens: 46
Registrado em: 29 Ago 2009, 23:00
Localização: Olinda

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor Warguest » 27 Out 2009, 21:57

Entendo sim. Realmente os Nitros estao sujeito a isso mesmo. O eletrico é a evoluçao mesmo. Ja penso em ate futuramente adaptar meu nitro em eletrico. Acho q em custo e beneficio sai melhor. Digo isso pq tb pratico helimodelismo. E sei que os eletricos estao tomando mesmo o mercado em geral.

Avatar do usuário
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Nov 2009, 21:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor gudiao » 23 Nov 2009, 23:01

Prezados, é uma satisfação acompanhar este fórum.
Sou iniciante, fiquei meio doido pelos pegas de drift e adquiri um HPI Sprint 2 Drift.
Na compra o vendedor me sugeriu bateria de 2500ma (piranha), acabei comprando outra de 3300ma(venon), as duas NiMh. Com a sugestão do carregador (Hobbico 905) e informação do vendedor, acabei carregando a Venon com três sessões de 15 min, faltava mais uma de 15min, e a venon explodiu, produzindo três focos de incêndio. CUIDADO ao carregá-la!!!
Depois da compra, ao ler o manual, o fabricante sugere amperagem mínima de 2700ma, 7,2v.
Desanimei quanto a outra bateria abaixo da sugestão do fabricante.
Minha dúvida: após ler alguns tópicos, estou pensando em utilizar baterias Lipo, porém, como citado no tópico, as mesmas possuem 3,7v por célula, com carga nominal de 4,2v após carregadas, me corrijam por favor.
Então, eu não poderia utilizá-las neste modelo? Já que as mesmas, carregadas, 2s, produziriam 8,4v, ocasionando possível queima de componentes fabricados para 7,2v?
Enfim, também vi uma configuração deste modelo utilizando baterias NiMh, 4000ma. Neste caso eu ganharia em tempo de utilização ao invés de potência, certo? Alguma forma de utilizar baterias Lipo nos 7,2v?

Desculpas pelos termos, tô iniciando e empolgado com este mundo fabuloso.
Abraços,
Gud.

Avatar do usuário
Mensagens: 46
Registrado em: 29 Ago 2009, 23:00
Localização: Olinda

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor Warguest » 24 Nov 2009, 08:42

Cara. Isso é que dar fazer as coisas sem antes pesquisar. Bom: Quanto as LIPO (pois ja participo de helimodelismo eletrico a mais de um ano) posso te ajudar na seguinte hipotese:

Quando os elétricos apareceram no mercado ainda reinava o mundo de Ni-cad, sendo assim os modelos sofriam e muito, até na pintura deveria se economizar(os famigerados aviões ambulância como eu chamava para ódio do tio Regis). Os motores também não ajudavam mas eram as baterias o maior de todos os vilões.
Vieram ass Metal Hidreto mas foi um reinado curto.... exatamente nessa época eu tive contato com células de li-on, o equipamento que fabrico tinha que usa-las e então fui um dos primeiros a te-las nas mãos...
Elas equipavam os melhores celulares e cogitava-se em usar em aeros.
Não mais que de repente apareceram à venda... e com elas os carregadores que logo de inicio causaram tantos estragos.
Mas como isso é possível?

Uma das vantagens das pilhas de lítio é que cada célula fornece de 3,6(li-on) e 3,7(li-po) então uma célula substitui três de nicad e com peso menor e densidade maior.
As células de li-on são formadas por um anodo de grafite, um catodo de oxido de cobalto, ou oxido de lítio de mangnesio, e um eletrólito liquido orgânico no qual são dissolvidos sais de lítio. A tensão nominal é de 3,6V no caso de catodo de oxido de cobalto e de 3,7V para o catodo de oxido de lítio-mangnezio. A tensão final e de carregamento é de 4,1 no caso de uma célula de 3,6 (li-on) e de 4,2 para uma célula de 3,7 (li-po)
Essas tensões tem que ser extremamente respeitadas(margem de +/- 50mV sob pena de dano e ou explosão, também é necessário que jamais caiam para menos de 2,5V o que no caso causa sua perda .

Próximo capitulo.... reações químicas na carga e descarga, ou como colocar fogo em sua casa.

Avatar do usuário
Mensagens: 46
Registrado em: 29 Ago 2009, 23:00
Localização: Olinda

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor Warguest » 24 Nov 2009, 08:43

A carga com tensão elevada pode danificar facilmente as pilhas de lítio(e sua casa, seu carro, seu gato ou sua sogra... hum, boa idéia)
Se a tensão for superior em apenas 1% a tensão ideal já se corre o perigo de se transformar íons de lítio em lítio metálico que reage violentamente com a água do eletrólito dando origem a um calor extremo que origina uma chama com temperaturas elevadíssimas.
Nas baterias de li-po isso resulta simplesmente em chama intensa que pode chegar a mais de 2000 graus e na bateria de li-on por ter um invólucro metálico a pressão altíssima ocasiona o rompimento da tampa de segurança de forma explosiva enviando material incandescente a media distancia incendiando tudo o que encontra pela frente... eu vi isso de perto, bem perto.

De outra forma se a tensão de carga for baixa a quantidade de energia armazenada também é pequena. Uma tensão de 100mV abaixo do valor ideal resulta numa redução de até 7% na energia acumulada

Assim a descarga além de níveis determinados origina um decréscimo irreversível de sua capacidade para armazenar energia nos carregamentos seguintes.
Reações químicas na bateria

Pólo positivo. Li Co O2 Æ lil-n Co O2 +nLi+ ne-

Pólo Negativo C+ xLi ++ xe- Æ C Lin

Avatar do usuário
Mensagens: 46
Registrado em: 29 Ago 2009, 23:00
Localização: Olinda

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor Warguest » 24 Nov 2009, 08:43

Quando apareceram as primeiras células elas vieram, claro com os primeiros carregadores. As células que chegaram primeiro ao mercado foram as de li-on com tensão de 3,6V e tensão de carga de 4,123V os carregadores se adaptaram perfeitamente e logo o mercado ficou ávido por mais e mais energia..... foi quando o perigo se instalou.
Por mais que digam o contrario, engenheiros cometem erros, se não fosse assim aviões cairiam somente por erro humano ou por intervenção divina, e na ânsia de colocar as coisas no mercado muita experiência foi feita com o consumidor sem ele ao menos saber disso.... até que alguma coisa saia errada.
Hoje passados três anos a tecnologia está bem conhecida e acidentes são raríssimos, eu tive um que poderia ter sido bem sério e só aconteceu porque coloquei pra carregar 2S na tensão de 3S. Faço meu próprio carregador e como na casa de ferreiro o espeto é de pau eu não coloquei um selecionador automático de tensão... mas assim a vida fica mais emocionante.

Essas novas baterias são tudo o que se queria e que se espera, são leves... estão cada vez com mais capacidade de carga e descarga e hoje o problema está em como alimentar monstros tão famintos, mas nem tudo é festa

Você compra seu pack e depois de alguns usos se pergunta.... uééééé ó que ta acontecendo com a danada?
Logo no inicio dessa tecnologia eu levantei a questão do desbalanceamento, fui taxado, xingado e questionado.... a razão venceu e o método de balanceamento hoje segue rigorosamente o que eu conlui !

As baterias não são elementos perfeitos com capacidade de carga e descarga rigorosamente iguais, elas tem sutis diferenças que em alguns ciclos começam a aparecer...

Quanto mais células tem um pack maior é a chance disso aparecer mais cedo e o que ocorre é simples:
O sistema enxerga o pack como uma célula única e o carregador também, na descarga uma célula se descarrega mais do que outra e na carga o mesmo acontece aumentando-se o risco de acidente por sobrecarga ou perda de uma célula por sobre descarga.

O balanceador simplesmente monitora a carga e ao uma célula atingir a tensão de monitoramento transfere a carga para um circuito paralelo “desligando” a célula do pack e mantendo a carga nas outras até que todas estejam equilibradas. Isso ocorre geralmente em 4,1V na li-po e como foi dito ainda é necessário deixar ela terminar a carga para alcançar capacidade máxima.

Os modernos balanceadores integrados já fazem isso... e eu também tenho um assim, afinal o espeto de pau pegou fogo

Avatar do usuário
Mensagens: 46
Registrado em: 29 Ago 2009, 23:00
Localização: Olinda

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor Warguest » 24 Nov 2009, 08:44

Processo de carga...

A forma mais segura de se fazer a carga de uma bateria de lítio(a única alias) se utiliza de dois processos.

Primeira fase: tensão crescente

Nessa fase a bateria é colocada com uma DDP de 4,123V para li-on e 4,23V para li-po(por célula) com corrente de 1C mas o recomendável é 0,7C
Ao atingir cerca a tensão de carga entra a segunda fase

Segunda fase: tensão fixa corrente decrescente

Nessa fase a tensão não sobe nem mais um putalhometro de volt (unidade infinitamente pequena, menor que 1 pentelhometro) e a corrente vai caindo até atingir cerca de 10% a 5% da corrente nominal da célula nesse ponto atingindo a total e completa carga da bat

É na fase de tensão crescente que ocorre uma parte do desbalanceamento, se uma célula estiver mais descarregada do que a outra o conjunto irá atingir a tensão máxima que o carregador enxerga mas duas células estarão com mais do que o maximo permitido e a outra com carga menos, ao descarregar essa ira chegar ao mínimo mais rápido fazendo o pack chegar a tensão de corte antes da hora e a coisa vai crescendo até ou queimar, ou perder todo o pack.

Avatar do usuário
Mensagens: 46
Registrado em: 29 Ago 2009, 23:00
Localização: Olinda

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor Warguest » 24 Nov 2009, 08:48

Os carregadores de renome utilizam uma série de processos automáticos para segurança e alguns realizam alguns procedimentos perigosos...(sim, realizam mas não são todos.) Eu nunca comprei um carregador e tirando um único acidente nunca tive problema com o meu, que alias eu ainda prefiro, mas isso é minha opinião, faço por conta e risco e não recomendo a ninguém fazer a não ser que saiba o que está fazendo e o risco que está correndo.

Assunto foi retirado do forum E-voo ( www.e-voo.com ) no topico - http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=14482

do nosso amigo Marco Antonio.

Tem muita gente aqui que tb participa do e-voo por ser aeromodelista, helimodelista.

Enfim, espero ter ajudado em algo.

Avatar do usuário
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Nov 2009, 21:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor gudiao » 24 Nov 2009, 18:36

Warguest, obrigado pela contribuição.
Muito boa sua explicação sobre as Lipo.
Pelo que entendi, seria arriscado utilizá-las, que seja 2 células, em um servo 7,2v. Pois, em sua carga nominal atingiria os 8,25v, certo?
Voltando à Nimh, seria mais aconselhável continuar então com as baterias Nimh?
Quanto a escolha do modelo: foi mesmo pelo fascínio do estilo dos pegas Drift, mesmo sabendo que outros modelos podem ser adaptados. Mas os detalhes, voltagem, amperagem, não pesquisei alternativas.
O intuito é mera diversão, pelo menos neste momento. rss

 
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Dez 2009, 21:00
Localização: santo andre

Re: Tudo sobre Automodelismo Elétrico!

Mensagempor danielnoffs » 23 Dez 2009, 09:59

comprei uma tamiya pajero rtr, com radio de fabrica, logo nos primeiros dias ele tah meio descontrolado, pode ser as pilhas do radio? ou defeito do radio, ele acelera sozinho. ou problema no recepitor do carro?o que devo fazer? obrigado.

AnteriorPróximo

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes