Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 542
Registrado em: 14 Mar 2012, 22:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor cardinal » 16 Mar 2012, 16:15

Pessoalmente eu prefiro os XT60.

É meio complicado soldar fios 8AWG, mas são conectores que aguentam bem as cargas que eu uso (5S 5000mAh 30C x CC MMM 2200kV).

Já usei Deans (original e genérico) mas soldar fios de grande diâmetro é complicado, e desconectar com a mão engraxada é punk!

Abraço!


Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa

 Base 311 | Caminho do Sal

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor Abib » 16 Mar 2012, 16:39

Fazendo um apanhadão na Net, encontrei os seguintes limites para os conectores:

JST: 5A

MicroDeans: 15A

Tamiya: 20A

Deans Original: 40A

XT60 Original: 70A

Bullet 4mm: 75A

Bullet 5.5mm: 150A

Bullet 6.5mm: 200A




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 76
Registrado em: 28 Fev 2012, 22:00
Localização: Cuiabá - MT

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor Picolomt » 16 Mar 2012, 19:39

Também só uso os XT60, os originais fiquem espertos na compra.




 Em falta      Em falta      Em falta      Em falta      Em falta      Em falta      Quase socio

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 535
Registrado em: 10 Ago 2008, 23:00
Localização: Campinas - SP

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor ibere_oliveira » 26 Mar 2012, 17:25

Troquei todos meus conectores (DEANS) por bullet 6mm, resultado? NUNCA mais tive problemas, nem de esquentar, nem soltar solda, nem colar conectores, etc...alem de não dar problemas, montei eles de forma que consigo ligar 2 baterias 2s em série sem precisar de cabo Y.

Os conectores que estou usando são estes:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _bag_.html

Tenho uma truggy Losi com combo mamba monster 2200kv, e utilizo baterias 4S 30c 5000mah e 2x2s 5200mah em serie.

O pessoal do RCEletrico já alertou por la, e como aqui não parece muito claro ainda, para combos utilizados em carros 1/10 e 1/8, não é recomendado a utilização de Deans (seja ele original ou não), ele não foi dimensionado para a corrente exigida por estes combos.

Por experiencia própria, recomendo bullet de no minimo 5,5mm, que é o que vem originalmente nas baterias 2s e 4s 30c 5000mah

abs


Iberê

 MBX-7      NR 21 PLUS 4C/RB X10      Spektrum DX3R      Tornado 25%      Sweep      Parque da Cidade Jundiai

 
Mensagens: 44
Registrado em: 12 Mai 2012, 23:00
Localização: campos dos goytacazes

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor felipepecly » 22 Mai 2012, 00:21

se a bateria original da revinho vem com 7.2v pq a lipo 2s q tem 7.4v faz tanta diferença?




 e revo 1/16 slash 1/10      brushless      traxxas 2.4      eletrico      e revo e slash      originais

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 535
Registrado em: 10 Ago 2008, 23:00
Localização: Campinas - SP

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor ibere_oliveira » 22 Mai 2012, 01:24

Faz sim, a lipo tem descarga maior, runtime maior, é outra tecnologia, o carro parece outro....


Iberê

 MBX-7      NR 21 PLUS 4C/RB X10      Spektrum DX3R      Tornado 25%      Sweep      Parque da Cidade Jundiai

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 747
Registrado em: 08 Set 2007, 23:00
Localização: palmas/tocantins

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor matheusemp » 22 Mai 2012, 05:54

Cara isso do deans é meio subjetivo,já vi gente que usa deans em combos tekins 1/8 e já tiveram pico de 188A e o conector ficou normal,os cabos 10AWG por exemplo são rated em 120A,os 12AWG menos que isso e muita gente usa com sucesso.

Vou usar deans com um mamba monster passando corrente de até uns 120-140A e posto aqui os resultados,espero não ter problemas,pois na hora de soldar foi show comparado aquela mer** de TRX plugs hehe




 Rc8te      Turnigy 1900kv      Hk gt2b      Zippy 4S 5000 40c      PL      Nenhuma

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 535
Registrado em: 10 Ago 2008, 23:00
Localização: Campinas - SP

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor ibere_oliveira » 22 Mai 2012, 10:35

matheusemp escreveu:Cara isso do deans é meio subjetivo,já vi gente que usa deans em combos tekins 1/8 e já tiveram pico de 188A e o conector ficou normal,os cabos 10AWG por exemplo são rated em 120A,os 12AWG menos que isso e muita gente usa com sucesso.

Vou usar deans com um mamba monster passando corrente de até uns 120-140A e posto aqui os resultados,espero não ter problemas,pois na hora de soldar foi show comparado aquela mer** de TRX plugs hehe


Bom, tem gente que usa deans e da certo tb, mas a grande maioria que conheço que ja usou nao deu certo (ou um ou outro conector vive derretendo a solda), pode ser por causa da qualidade dos conectores, qualidade da solda, só sei que com conector 6mm nunca deu problema, independente da solda, marca, clima, condições de uso (uso em pista exige mais), etc.
É como eu comentei, não é recomendado pois não foi projetado pra esta corrente, prefiro não arriscar um investimento de 900 reais (kit mamba) mas vai de cada um, se der certo pra vc, então tranquilo.


Iberê

 MBX-7      NR 21 PLUS 4C/RB X10      Spektrum DX3R      Tornado 25%      Sweep      Parque da Cidade Jundiai

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor Abib » 22 Mai 2012, 10:57

Pelo que vejo, o efeito Joule passou longe dos achismos, né?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 747
Registrado em: 08 Set 2007, 23:00
Localização: palmas/tocantins

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor matheusemp » 22 Mai 2012, 18:58

ibere_oliveira escreveu:
matheusemp escreveu:Cara isso do deans é meio subjetivo,já vi gente que usa deans em combos tekins 1/8 e já tiveram pico de 188A e o conector ficou normal,os cabos 10AWG por exemplo são rated em 120A,os 12AWG menos que isso e muita gente usa com sucesso.

Vou usar deans com um mamba monster passando corrente de até uns 120-140A e posto aqui os resultados,espero não ter problemas,pois na hora de soldar foi show comparado aquela mer** de TRX plugs hehe


Bom, tem gente que usa deans e da certo tb, mas a grande maioria que conheço que ja usou nao deu certo (ou um ou outro conector vive derretendo a solda), pode ser por causa da qualidade dos conectores, qualidade da solda, só sei que com conector 6mm nunca deu problema, independente da solda, marca, clima, condições de uso (uso em pista exige mais), etc.
É como eu comentei, não é recomendado pois não foi projetado pra esta corrente, prefiro não arriscar um investimento de 900 reais (kit mamba) mas vai de cada um, se der certo pra vc, então tranquilo.

Se está derretendo é porque tem algo errado não com o conector mas com o cabo mesmo,porque já testei aqui e aquele plástico do deans só começa a derreter chegando aos 140 graus,pra chegar a tudo isso o cabo do motor tem que estar beeeem quente

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 221
Registrado em: 26 Set 2011, 23:00
Localização: serrana

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor tikimdanger » 23 Mai 2012, 21:30

Se alguém puder me ajudar, a duvida é a seguinte:
Peguei minha Revinho hoje, ela original vem com conector Traxxas, e as lipo q quero comprar tem conector xt-60, como vocês fazem? cortam o conector e refaz o cabo ou compro adaptador ? pq o cabo que sai do ESC é bem pequeno pra ficar refazendo ele.

Se eu refazer o conector pra xt-60, vou ter q refazer o da bateria original traxxas tbm, pq é conector Traxxas. Sem problemas tbm?

Me dá uma luz aí pessoal, como vocês fazem???

Valeu.


VENDO Combo Motor .21 Gxii-5rho 5 Portas + Pipa Efra 2072 e também MOTOR LOSI 350 com embreagem.
/viewtopic.php?p=484470#p484470

 Losi 8ight 2.0 rtr / REVINHO      Losi 350 à venda / Velineon      FS GT3B / Traxxas TQi      TOTAL FLEX      RCW / Alpha / Traxxas      Qualquer pedaço de chão

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 388
Registrado em: 24 Fev 2009, 22:00
Localização: São Miguel do Oeste - SC

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor rcd_hubner » 15 Ago 2012, 17:25

[quote="pixelman"]Segue alguns diagramas com relação a montagem e conexão de nossas baterias..


Diagrama de cabos internos da bateria (Conector de balanceamento e de saida)

Imagem



minha dúvida é a seguinte:

meu carregado é um BC6-10 com 8 saidas pra balancear, mas a lipo tem 7...

uso uma lipo 6s

agradeço desde já

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 535
Registrado em: 10 Ago 2008, 23:00
Localização: Campinas - SP

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor ibere_oliveira » 15 Ago 2012, 18:02

tikimdanger escreveu:Se alguém puder me ajudar, a duvida é a seguinte:
Peguei minha Revinho hoje, ela original vem com conector Traxxas, e as lipo q quero comprar tem conector xt-60, como vocês fazem? cortam o conector e refaz o cabo ou compro adaptador ? pq o cabo que sai do ESC é bem pequeno pra ficar refazendo ele.

Se eu refazer o conector pra xt-60, vou ter q refazer o da bateria original traxxas tbm, pq é conector Traxxas. Sem problemas tbm?

Me dá uma luz aí pessoal, como vocês fazem???

Valeu.


Quando tive uma revinho, comprei adaptador, se nao me engano foi este aqui: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _bag_.html

Ou se preferir, troca só o conector da bateria (coloca padrão traxxas), assim não precisaria mexer no esc nem na bateria original.

abs


Iberê

 MBX-7      NR 21 PLUS 4C/RB X10      Spektrum DX3R      Tornado 25%      Sweep      Parque da Cidade Jundiai

Avatar do usuário
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Jan 2013, 21:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor rodbraga » 03 Jan 2013, 14:10

Oi pessoal, sou novo aqui e no mundo dos rcs! Estou com algumas dúvidas em relação aos conectores. Basicamente no carro tenho um tipo (dean) na bateria outro (HXT) e no carregador outros (traxxas, tamya e um outro que não reconheço). É uma boa salada, mas fui tentando adaptar o orçamento já prevendo a troca de conectores.

Comprei a bateria e o carregador com a mesma pessoa, que me instruiu a trocar o conector da bateria e do carregador pelo dean, pra não ter que mexer no carro. Mas estou achando o fio da bateria muito grosso pro dean.

Vocês acham melhor passar os conectores pra HTX? Estou perdidinho. Seguem fotos dos mimos.

HPI WR8 Flux
Imagem

Imagem

Carregador De Bateria Lipo Traxxas 6s Fonte 12v Balanceador
Bateria Lipo 2s 5000mah Zippy 20/30c P/ Traxxas Erevo Hpi

Imagem

Avatar do usuário
Mensagens: 32
Registrado em: 17 Ago 2012, 23:00
Localização: Araçatuba

Re: Detalhes de conexão de bateria de LIPO

Mensagempor netowt » 18 Abr 2013, 11:10

Galera comprei um carregador Imax b6, queria saber se eu posso colocar qualquer fonte de energia nele ou tem a própria para ele.

eu estava pensando em usar uma fonte de notebook que eu tenho sobrando se o conector for compatível, atrás da fonte tem as seguintes informações:

INPUT: 100-240V ~ 50-60Hz, 1.5A
OUTPUT: 20V - 3.25A 65WMAX

valeu...

AnteriorPróximo

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes