como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Mensagempor Serpadu » 28 Jun 2010, 20:45

aí! to usando um acculcel 6 e tenho 3 lipos 2s 2200mah zippy. custumo carregar no modo balance a 1,8A.


sempre carrega em cima da cama (cama do quarto do lado, ñ dorme ninguem, hehe), onde fica guardada minhas tralhas. sera q tem algum risco? sempre cuido na hora de por pra carregar se coloquei o modo certo!
Sempre deixo elas em cima da cama durante a semana, qndo ñ ta sendo usada!


falou!
Editado pela última vez por Serpadu em 28 Jun 2010, 22:00, em um total de 1 vez.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: como vcs carregam suas lipos? q carregador usam?

Mensagempor Abib » 28 Jun 2010, 20:57

Recomenda-se carregar baterias LiPo em locais arejados e que não tenham nada que possam virar combustível numa eventual falha da LiPo...

Compre uma LiPo Bag e sempre carregue ela no chão, noavmente, longe de qualquer coisa que possa pegar fogo..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: como vcs carregam suas lipos? q carregador usam?

Mensagempor EduardoNX4 » 28 Jun 2010, 21:43

Ola Serpadu

Cuidado!!!

Mesmo você tempo um bom carregador, uma falha pode ocasionar.
Como o Abib falou.

Procure executar a carga das baterias em um local onde não ha materiais de facil combustão, pois em cima de uma cama é a pior opção. Se ocorrer uma falha e incendio na certa!!!! :? :? :? :?

Eu executo a carga das minhas LiPos na pia do banheiro, ja deixo meu carregador sempre no cantinho da pia pronto para o uso.
Como a pia é de marmore, caso a bateria ou carregador falhe, não vai ter nenhum material para propagar o fogo.


Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....

 Nenhum no momento      Nenhum no momento      MRC Prodogy Express 2      AC      Diversas      Rodinhas de ferro.      Em minha maquete

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1115
Registrado em: 30 Jan 2009, 21:00
Localização: Caxias Do Sul - RS

Re: como vcs carregam suas lipos? q carregador usam?

Mensagempor Moisés » 28 Jun 2010, 21:58

Eu uso um turnigy e sempre carrego no chão tbm e na área de serviço que é toda de ceramica dai é mais dificil de propagar o fogo, no próprio manual aconselha a não carregar dentro de lugares fechados ou dentro de carros etc...


Moisés Salib
Caxias Do Sul - RS

Tá nervoso?
Vai pilotar!

 Savage xl,Slayer,Summit,Baja,      Revo,SC8,4tec,inferno Gt2, ...      Spektrum DX3R      ODonnell 30%, top fuel, podium      Umas 30      Depende do dia

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Mensagempor Serpadu » 28 Jun 2010, 22:04

aí gente, valeu. vou comprar uma sacola e carregar minhas lipos na sacada ou no box do banheiro q é grande! agora q eu tava carregando minha lipo, acompranhei o carregador, e vi q uma cel ele carregagou até 4,26V e outra até 4,27V! isso ñ é o suficiente pro carregador apitar? achei estranho. tinha esquecido de perguntar antes, onde guardam as bats? vi no rceletrico um user, ñ lembro o nome, o cara falava q guardava as lipos dele numa caixa hermética dentro da geladeira! todo mundo duvidou, dai ele mandou uma foto. isso ñ é perigoso? vou procurar e se achar posto aqui o topico...




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Mensagempor Abib » 28 Jun 2010, 22:20

Conheço muita gente que guarda Lipos dentro da geladeira.. Sob temperaturas menores, a química acontece mais lentamente, o que ocasiona um Self Discharge mais lento..

As lipos costumam falhar durante o carregamento ou em quedas.. É aí que elas explodem..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Mensagempor EduardoNX4 » 29 Jun 2010, 01:20

Eu ja ouvi falar tambem que guardar na geladeira é bom.

Mas o problema e quando retira elas da geladeira.
Ao tirar elas suam, e com isso gera umidade dentro do pack, sei la eu acho que com essa umidade interna pode ocasionar oxidação nas soldas internas e contatos entre as celulas e dos fios de balanceamento e cabo de descarga.

Guardar na geladeira é bom quando não for usar as LiPo por algum periodo prolangado, ai na geradeira é uma boa opção para almentar a vida delas.


Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....

 Nenhum no momento      Nenhum no momento      MRC Prodogy Express 2      AC      Diversas      Rodinhas de ferro.      Em minha maquete

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 18 Mai 2006, 23:00
Localização: Praia Grande - SP

Re: como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Mensagempor Helvio Lagares » 29 Jun 2010, 02:43

Cavalheiros, guardar as LiPos na geladeira é fria (!), hehehe.
Carreguem os packs em lugares como recomendaram acima mesmo, e guardem normalmente com as coisas de RC, cuidando apenas para que o conector não encoste em nada que possa dar curto nele.
LiPo não são bombas como se vêem nos videos do Youtube, ela não explode do nada, antes de chegar nesse ponto ela já reclamou muito, inchou, coisa e tal, e só acontece isso em casos muito raros e específicos - sobretudo, curto nos terminais ou carga inadequada com carregadores não especificados para LiPo.
Fora isso, são perfeitamente seguras.


Helvio Lagares

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1088
Registrado em: 17 Nov 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Mensagempor Maxx3262 » 29 Jun 2010, 10:03

EduardoNX4 escreveu:Eu ja ouvi falar tambem que guardar na geladeira é bom.

Mas o problema e quando retira elas da geladeira.
Ao tirar elas suam, e com isso gera umidade dentro do pack, sei la eu acho que com essa umidade interna pode ocasionar oxidação nas soldas internas e contatos entre as celulas e dos fios de balanceamento e cabo de descarga.

Guardar na geladeira é bom quando não for usar as LiPo por algum periodo prolangado, ai na geradeira é uma boa opção para almentar a vida delas.


Além de minha esposa reclamar que já tem até bugigangas na geladeira do meu R/C elas ficam mesmo bem suadas. Procuro deixar no meu escritório perto do Ar Condicionado, que fica ligado direto à uns 18Cº.


Entrevista com Piquet

Repórter: “Os pilotos fazem amizade?”
NP: “Sim”
Repórter: “Então por que você socou o Salazar?”
NP: “Pra ele aprender”
Repórter: “Por que não no Mansell?”
NP: “Porque esse não iria aprender nunca”

 Pausado      Pausado      Pausado      Cerveja!      Pausado      Pausado      Pausado

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 294
Registrado em: 14 Jul 2008, 23:00
Localização: Salvador

Re: como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Mensagempor Vancooler » 29 Jun 2010, 12:48

Carrego em no chão do meu quarto pois o porcelanato não tem como pegar fogo, guardo dentro de um Lipo Sack, nunca deixem a bateria cheia se não vão usá-la, os carregadores de lipo tem uma função storage que carrega as baterias pela metade, armazenar a bateria de lipo cheia pode fazer com que inchem, deixem para carregar a bateria toda na hora de usar.




 Revo / RC8B / DM1SPEC / Summit      TRX / Picco / Nova / Titan      DX3S      Maxx / XBT / AlphaRC / Canyon

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 18 Mai 2006, 23:00
Localização: Praia Grande - SP

Re: como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Mensagempor Helvio Lagares » 29 Jun 2010, 19:50

Usar o modo storage (modo de armazenamento, carregar só até 7,4V ou 7,6V, função que os bons carregadores tem) em LiPo só é realmente recomendável se for armazenar por um período mais longo, algo assim maior que 30 dias.
Menos que isso não se recomenda, pois você dará dois ciclos de carga para um ciclo de descarga, o que no médio e longo prazo pode reduzir a vida útil da bateria.
Se for usar normalmente, digamos semanalmente ou quinzenalmente, pode-se armazenar totalmente carregada sem nenhum prejuízo para o pack. A taxa de auto-descarga das LiPo é praticamente insignificante nesses períodos.

Vancooler escreveu:Carrego em no chão do meu quarto pois o porcelanato não tem como pegar fogo, guardo dentro de um Lipo Sack, nunca deixem a bateria cheia se não vão usá-la, os carregadores de lipo tem uma função storage que carrega as baterias pela metade, armazenar a bateria de lipo cheia pode fazer com que inchem, deixem para carregar a bateria toda na hora de usar.


Helvio Lagares

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 18 Mai 2006, 23:00
Localização: Praia Grande - SP

Re: como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Mensagempor Helvio Lagares » 29 Jun 2010, 19:58

É desnecessário esse cuidado, na verdade, a variação brusca de temperatura quando, por exemplo, você usar ela imediatamente após ser resfriada, pode não ser favorável ao pack.
Ele pode ser armazenado com toda a segurança à temperatura ambiente, sem prejuízo às suas propriedades de armazenamento.

Maxx3262 escreveu:
EduardoNX4 escreveu:Eu ja ouvi falar tambem que guardar na geladeira é bom.

Mas o problema e quando retira elas da geladeira.
Ao tirar elas suam, e com isso gera umidade dentro do pack, sei la eu acho que com essa umidade interna pode ocasionar oxidação nas soldas internas e contatos entre as celulas e dos fios de balanceamento e cabo de descarga.

Guardar na geladeira é bom quando não for usar as LiPo por algum periodo prolangado, ai na geradeira é uma boa opção para almentar a vida delas.


Além de minha esposa reclamar que já tem até bugigangas na geladeira do meu R/C elas ficam mesmo bem suadas. Procuro deixar no meu escritório perto do Ar Condicionado, que fica ligado direto à uns 18Cº.


Helvio Lagares

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Mensagempor Serpadu » 29 Jun 2010, 20:27

aí, achei a lipo bag no ML a 25 pila. é o preço? pois na hk ta 3 obamas!




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Mensagempor Serpadu » 03 Jul 2010, 17:48

aí, to com uma duvida, sempre andei com 2 lipos na revinho, porém ontem andei com uma só, como a descarga era pouca, ela esquentou e inchou. o q faço? to com medo de ela explodir! afinal, a ultima lipo minha q inchou, por causa do sol, por pouco ñ explodiu! ela ainda ñ desinchou, vale a pena arriscar carregar ou pode explodir?


falou!




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 426
Registrado em: 10 Abr 2008, 23:00
Localização: São Paulo, SP

Re: como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Mensagempor Isao_TKR » 04 Jul 2010, 00:45

Inchou, esquece. A bateria já foi danificada e qualquer carga poderá fazê-la incinerar. Existe um procedimento correto para descartá-las, se não me engano mergulhando-as em água por um dia. Mas não tenho certeza se é isso.


Top speed: Obscene
Acceleration: Transmission-limited

 Spada 09 / RC10LS      AMR .09CZ / Hobbywing 8.5T      Spektrum DX2.0      Tornado / LiPo      AE86 / Peugeot 905      ATS / BSR

Próximo

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes