Que tipo de graxa e lubrificantes devo utilizar?

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Avatar do usuário
Mensagens: 40
Registrado em: 19 Mar 2010, 22:00
Localização: Brasil

Que tipo de graxa e lubrificantes devo utilizar?

Mensagempor Cesar676 » 23 Out 2010, 16:00

Estou aqui com meu Bandit estou dando uma limpeza geral nele, e percebi que algumas partes estao ficando sem a graxa ou oleo (como na parte do steering bellcrank, tem um pininho de metal que fica par segurar a roda, antes quanto tinha oleo/graxa ele não caia tão facil, agora fica saindo facilmente e quase pérdi ele varias vezes)

Bom.. gostaria tambem de saber aonde eu devo passar a graxa/oleo/lubrificante

E mais algumas pergunta: as rodas da frente estão como uma "folga" elas não ficam firmes, memso apertando muito o parafuso. E o servo está "duro", antes dava pra mexer as rodas facilmente, agora só com o carro ligado

OBS:
- Carro: Traxxas Bandit VXL (tudo em stock por enquanto)

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: Que tipo de graxa e lubrificantes devo utilizar?

Mensagempor EduardoNX4 » 23 Out 2010, 19:42

Ola Cesar.

Eu tenho um Bandit tambem.

Esse pininho (trava) é normal cair mesmo ao tirar a roda, quando ele é novo, ele vem com residuos de graxa de montagem, mas o ideal e ficar seco mesmo, se colocar graxa ou oleo nessa ponta do eixo vai so fazer sujeira. Pois os rolamentos dele são selados.

Onde você teve fazer um lubrificação periodica é a caixa de engrenagens (transmissão trazeira) e tambem um reaperto de todos os parafusos.

Ou seja uma desmontagem para lubrificação das engrenagens, nessa caixa você pode usar graxa branca.

Um detalhe, na spur-gear e pinhão do motor, não precisa de lubrificação, a graxa branca é so nas engreanagens de aço da transmissão.

O ideal é fazer essa manutenção e lubrificação a cada 10 baterias, para evitar quebras ou desgaste prematuro das peças por falta de lubrificação, ainda mais por ter um motor Brushless.

O eletricos tambem precisam de manutenção assim como os Nitro, unica coisa é que ele são mais limpos.

Sobre essa folga nas rodas dianteiras, pode ser o (salva-servo) aquela peça branca que fica no eixo do servo.


Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....

 Nenhum no momento      Nenhum no momento      MRC Prodogy Express 2      AC      Diversas      Rodinhas de ferro.      Em minha maquete

Avatar do usuário
Mensagens: 40
Registrado em: 19 Mar 2010, 22:00
Localização: Brasil

Mensagempor Cesar676 » 23 Out 2010, 20:41

valeu Eduardo ! :D assim que puder vou lubrificar o carro

Mais duas perguntas:

- Como faço pra tirar o aerofolio do bandit, não consigo dar uma limpeza geral, na parte de trás...

- Posso passar oleo multi-uso, em algumas partes para diminuir o atrito e deixar mais macio?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: Que tipo de graxa e lubrificantes devo utilizar?

Mensagempor EduardoNX4 » 23 Out 2010, 21:22

Ola Cesar.

Para retirar o aerofolio, tem que puxar por aquele arame, segure bem firme proximo a curva onde ela entra na torre trazeira puxe com força com cuidado, ele é meio duro de sair mesmo. Vai puxando aos poucos os 2 lados que ele sai. Depois que retirar e colocar algumas vezes ele fica mais facil de retirar.

Sobre o oleo, não e recomendado, usar oleo nas juntas e articulações e pinos das suspenções e links, acaba piorando, pois os residuos de oleo vai so acumular terra, poeira, etc, almentanto o desgaste das peças e tambem só fazendo sujeira.

O ideal é so fazer limpeza e manter seco mesmo, sem oleo.


Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....

 Nenhum no momento      Nenhum no momento      MRC Prodogy Express 2      AC      Diversas      Rodinhas de ferro.      Em minha maquete

Avatar do usuário
Mensagens: 40
Registrado em: 19 Mar 2010, 22:00
Localização: Brasil

Re: Que tipo de graxa e lubrificantes devo utilizar?

Mensagempor Cesar676 » 24 Out 2010, 20:18

valeu denovo :D, agora deixei meu Bandit como novo




 Bandit VXL - Slash 4x4      FS GT3B      Ms Fora da Estrada

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes