ESC Tamiya E Lipo Turnigy [AJUDA]

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Avatar do usuário
Mensagens: 30
Registrado em: 12 Mai 2011, 23:00
Localização: Sorocaba/SP

ESC Tamiya E Lipo Turnigy [AJUDA]

Mensagempor RikzZz » 24 Mai 2011, 15:24

Desde ja adianto minhas desculpas por criar um topico perguntando isso, caso ja existe a resposta em algum outro. Procurei mto e nao encontrei nada.



Vamos la
Rapaziada comprei um TT01-E em um Kit RTR da Tamiya, que chega nas proximas semanas.
Então para adiantar e deixar tudo pronto, tbm ja peguei a Lipo no site da Hoobyking, bateria essa um amigo ja envolvido no mundo ro R/C me recomendou. Porem ele esta fora do estado e estou sozinho agora...rsrs


Acontece que existe uma diferença de conectores, entre o da bateria e o do ESC.

O ESC é o Tamiya TEU-101BK
Imagem




Segue foto da Lipo mostrando seus conectores.

Imagem

Spec.
Minimum Capacity: 4000mAh
Configuration: 2S1P / 7.4v / 2Cell
Constant Discharge: 30C
Peak Discharge (10sec): 40C
Pack Weight: 249g
Pack Size: 134 x 44 x 22mm
Charge Plug: JST-XH
Discharge plug: 4mm Bullet-connector




DUVIDA !

Oque terei de fazer, ou comprar para poder ligar a LIPO ao ESC?

Existe adaptadores para este caso? Ou so comprando Deans e remontando em tudo?

valeu moçada.

E muito obrigado aos que puderem ajdudar!

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: ESC Tamiya E Lipo Turnigy [AJUDA]

Mensagempor Abib » 24 Mai 2011, 15:27

Tanto faz..

Eu nao gosto de adaptadores pois a cada conexão você tem uma perda..

Veja o que fica mais fácil para você.. Ou substitui tudo pra Deans, ou tudo pra Bullet (o vermelho da bateria) ou tudo pra Tamiya (o branco do ESC)..

Nesse Hobby tem muita coisa que é pouco padronizada.. mas o bom é que você usa o que quiser..

Eu uso Deans para baterias de até 2500mAh e Bullet de 4mm para baterias acima dos 3000mAh..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 30
Registrado em: 12 Mai 2011, 23:00
Localização: Sorocaba/SP

Re: ESC Tamiya E Lipo Turnigy [AJUDA]

Mensagempor RikzZz » 24 Mai 2011, 19:29

abib escreveu:Tanto faz..

Eu nao gosto de adaptadores pois a cada conexão você tem uma perda..

Veja o que fica mais fácil para você.. Ou substitui tudo pra Deans, ou tudo pra Bullet (o vermelho da bateria) ou tudo pra Tamiya (o branco do ESC)..

Nesse Hobby tem muita coisa que é pouco padronizada.. mas o bom é que você usa o que quiser..

Eu uso Deans para baterias de até 2500mAh e Bullet de 4mm para baterias acima dos 3000mAh..


É que é assim, sou novato, então é foda, um cagasso danado pra fazer qualquer coisa desse tipo.

O que acaba sendo mais facil e menos perigoso de fazer?
Qual dos conectores é mais facil de se instalar?

valeu a ajuda!

Moderador
 
Mensagens: 4714
Registrado em: 13 Mar 2007, 22:00
Localização: Santos - SP

Re: ESC Tamiya E Lipo Turnigy [AJUDA]

Mensagempor pixelman » 25 Mai 2011, 16:49

Amigo, para esse esc se eu fosse vc eu iria de XT60, quanto ao medo de fazer, faça uma ponta por vez, monte no conector e isole, só entao corte o outro fio solde e isole fazendo assim, prestando bastante atencao vc nao tera problemas...

Abraço



Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: ESC Tamiya E Lipo Turnigy [AJUDA]

Mensagempor mach » 25 Mai 2011, 17:24

Eu trocaria o plug do ESC pelo HXT de 4mm, toda bateria, ou 90% das baterias da HK, que servem no seu carro e tem capacidade boa tipo 4000 ou 5000, usam conector HXT..


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Avatar do usuário
Mensagens: 30
Registrado em: 12 Mai 2011, 23:00
Localização: Sorocaba/SP

Re: ESC Tamiya E Lipo Turnigy [AJUDA]

Mensagempor RikzZz » 25 Mai 2011, 22:08

pixelman escreveu:Amigo, para esse esc se eu fosse vc eu iria de XT60, quanto ao medo de fazer, faça uma ponta por vez, monte no conector e isole, só entao corte o outro fio solde e isole fazendo assim, prestando bastante atencao vc nao tera problemas...

Abraço


Blz valeu a dica !

Quanto ao conector, pq o "para esse ESC" montaria o XT60 alguma variavel com relação à baterias ou nao?



mach escreveu:Eu trocaria o plug do ESC pelo HXT de 4mm, toda bateria, ou 90% das baterias da HK, que servem no seu carro e tem capacidade boa tipo 4000 ou 5000, usam conector HXT..



É..pensando por esse lado vc tem razão, dessa forma ao menos agora de inicio eu teria de trocar somente o conector do ESC.

Mas acredito que logo irei por um motor melhor nele, vamso ver....

Mas valeu, otima dica, vou procurar pelo HXT 4mm..

Moderador
 
Mensagens: 4714
Registrado em: 13 Mar 2007, 22:00
Localização: Santos - SP

Re: ESC Tamiya E Lipo Turnigy [AJUDA]

Mensagempor pixelman » 25 Mai 2011, 22:21

De acordo com o manual, o limite desse teu esc é de 60Amperes tanto para frente quanto ré, sendo assim, o XT60 vai lhe suprir certinho :)

Manual: http://www.tamiyausa.com/pdf/manuals/45029ml.pdf

Abraço



Moderador
 
Mensagens: 4714
Registrado em: 13 Mar 2007, 22:00
Localização: Santos - SP

Re: ESC Tamiya E Lipo Turnigy [AJUDA]

Mensagempor pixelman » 26 Mai 2011, 01:09

Só para deixar claro, a variavel que você citou é com relacao ao conjunto, as baterias atuais facilmente superam os 60 amperes (XT60 = 60amp), porem o teu esc nao vai consumir mais que isso, entao voce pode usar tranquilamente esses conectores.

No caso de um esc que tenha uma capacidade maior vc pode ter problemas com esse conector e o ideal seria usar plugs maiores..

Ficou claro? :)

Abraço



Avatar do usuário
Mensagens: 30
Registrado em: 12 Mai 2011, 23:00
Localização: Sorocaba/SP

Re: ESC Tamiya E Lipo Turnigy [AJUDA]

Mensagempor RikzZz » 27 Mai 2011, 00:01

pixelman escreveu:Só para deixar claro, a variavel que você citou é com relacao ao conjunto, as baterias atuais facilmente superam os 60 amperes (XT60 = 60amp), porem o teu esc nao vai consumir mais que isso, entao voce pode usar tranquilamente esses conectores.

No caso de um esc que tenha uma capacidade maior vc pode ter problemas com esse conector e o ideal seria usar plugs maiores..

Ficou claro? :)

Abraço




Entendi.

Agora pixelman outra duvida...

Esse ESC suporta o outro motor, pouco melhor da Tamiya? O RS540 Sport Tuned?

Ou pra por esse motor teria de trocar o ESC.

Tem esse motor por 60 pila no ML, deve melhorar bem nao ?

Obrigado pelas respostas

Moderador
 
Mensagens: 4714
Registrado em: 13 Mar 2007, 22:00
Localização: Santos - SP

Re: ESC Tamiya E Lipo Turnigy [AJUDA]

Mensagempor pixelman » 27 Mai 2011, 01:18

Cara nao sei te dizer, mas eu te recomendaria a nao gastar dinheiro com motor escovado, junte dinheiro e compre um combo brushless..

Procure um combo Ezrun ou similar, pegue leve com o motor pois teu chassi é considerado RTR, se colocar algo mto forte vai moer..
Recomendo abaixo de 5.5t

Abraço



Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 435
Registrado em: 13 Set 2008, 23:00
Localização: Campinas

Re: ESC Tamiya E Lipo Turnigy [AJUDA]

Mensagempor jls.filho » 06 Jul 2011, 21:48

bom galera, aproveitando o topico estou com o mesmo problema que que o rik, mas vou colocar uma lipo 4s na caixa de partida, posso trocar o plug da lipo pra um tamyia sem problema ? o fio da lipo é grosso e da caixa é tão fino..
desculpem, mas não entendo nada disso, só vi o pessoal colocando lipo na caixa e vou tentar por tambem...
Obrigado gente !!!


Imagem


Os que valorizavam o pódio mais do que a disputa não são dignos de subir nele.....

 Hot Bodies D812      Stock: RB Fire - reserva: out      M11 FHSS      MK 30 Extra      HB - Trick Body      HB Tires      Paulinia Racing

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 435
Registrado em: 13 Set 2008, 23:00
Localização: Campinas

Re: ESC Tamiya E Lipo Turnigy [AJUDA]

Mensagempor jls.filho » 07 Jul 2011, 18:59

bom galera, resolvi tentar fazer alguma coisa por aqui...
cortei os fio da bateria, peguei um plug usado que tinha aqui, meti solda, e ja era...vamo ver até quando vai aguenta....


Imagem


Os que valorizavam o pódio mais do que a disputa não são dignos de subir nele.....

 Hot Bodies D812      Stock: RB Fire - reserva: out      M11 FHSS      MK 30 Extra      HB - Trick Body      HB Tires      Paulinia Racing

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 31 visitantes