Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 18 Jan 2013, 07:04

Recentemente comprei uma Stampede XL-5 e no manual fala pra retirar, limpar e lubrificar o motor a cada 10 corridas. Ontem meti ele em uma bela poça d'água, molhou tudo, então preciso limpar e lubrificar o motor que também já está sujo após a 8 corrida.

Posso limpar ele com WD40? Espirrar de um lado e deixar escorrer? Também posso aplicar em outros parafusos e no eixo pra evitar oxidação?

Posso lubrificar ele com lubrificante multiuso (tenho um óleo bem fino, lubrificante para máquinas King)?

Algumas dicas de como fazer?

Futuramente devo adquirir um Velineon pra colocar nele...

Mais uma coisa... qual bateria LiPo de 2S é ideal? Sei que esse motor não puxa muita energia, mas no futuro penso em colocar um brushless.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor Serpadu » 18 Jan 2013, 21:17

Pode passar WD-40 sim, a principio ele vai sair preto pelo outro furo, vai limpando o que sai e passando wd-40 até ele escorrer quase limpo...

Sobre a lipo, pega uma 2s de pelo menos 5000mah 20c. É o suficiente pra um slash com velineon, mas se quiser uma lipo que tenha menos chance de inchar, pega com 30c.

Talvez seu titan 550 não dure mto com lipo...




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 19 Jan 2013, 07:20

Serpadu escreveu:Pode passar WD-40 sim, a principio ele vai sair preto pelo outro furo, vai limpando o que sai e passando wd-40 até ele escorrer quase limpo...

Sobre a lipo, pega uma 2s de pelo menos 5000mah 20c. É o suficiente pra um slash com velineon, mas se quiser uma lipo que tenha menos chance de inchar, pega com 30c.

Talvez seu titan 550 não dure mto com lipo...


Obrigado pelas respostas! Já ouvi falar da baixa durabilidade do Titan, então fico meio preocupado. Quero ter cuidado excessivo pra ver quanto tempo dura, o problema é que o carrinho anda quase todos os dias.

Vou olhar essa bateria de LiPo, tomando cuidado deve durar no carrinho... Vai forçar o motor?

Vou proteger o motor enquanto der, quando queimar coloco um Velineon ou compro um combo na HK. O problema é que a Stampede vai ficar meio "instável" a muita velocidade devido à altura, vou ter que ajustar a suspensão e tudo o mais...

Comprei o carrinho do básico e quero ir fazendo os upgrades. Quando as peças forem desgastando, troco por melhores.

Mais uma coisa: tenho um compressor de ar que pode ser usado com um tubo bem pequeno. Seria bom jogar ar de um lado pra retirar a sujeira e o óleo que podem ter agarrado?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor Serpadu » 19 Jan 2013, 09:03

MastterD escreveu:
Serpadu escreveu:Pode passar WD-40 sim, a principio ele vai sair preto pelo outro furo, vai limpando o que sai e passando wd-40 até ele escorrer quase limpo...

Sobre a lipo, pega uma 2s de pelo menos 5000mah 20c. É o suficiente pra um slash com velineon, mas se quiser uma lipo que tenha menos chance de inchar, pega com 30c.

Talvez seu titan 550 não dure mto com lipo...


Obrigado pelas respostas! Já ouvi falar da baixa durabilidade do Titan, então fico meio preocupado. Quero ter cuidado excessivo pra ver quanto tempo dura, o problema é que o carrinho anda quase todos os dias.

Vou olhar essa bateria de LiPo, tomando cuidado deve durar no carrinho... Vai forçar o motor?

Vou proteger o motor enquanto der, quando queimar coloco um Velineon ou compro um combo na HK. O problema é que a Stampede vai ficar meio "instável" a muita velocidade devido à altura, vou ter que ajustar a suspensão e tudo o mais...

Comprei o carrinho do básico e quero ir fazendo os upgrades. Quando as peças forem desgastando, troco por melhores.

Mais uma coisa: tenho um compressor de ar que pode ser usado com um tubo bem pequeno. Seria bom jogar ar de um lado pra retirar a sujeira e o óleo que podem ter agarrado?


A durabilidade desse motor vai da sorte. Ja vi pessoas queimando com 2~3 packs e outros que andam 6 meses até queimar...

O problema de lipo em brushed é o fato da voltagem ser um pouco maior e ter muita descarga, ai as escovas do motor vão embora rapidinho...

Compressor de ar pode passar em todo o chassi, só não recomendo no motor titan, pq a pressão pode arrancar ou danificar alguma escova...




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 19 Jan 2013, 10:08

Serpadu escreveu:
MastterD escreveu:
Serpadu escreveu:Pode passar WD-40 sim, a principio ele vai sair preto pelo outro furo, vai limpando o que sai e passando wd-40 até ele escorrer quase limpo...

Sobre a lipo, pega uma 2s de pelo menos 5000mah 20c. É o suficiente pra um slash com velineon, mas se quiser uma lipo que tenha menos chance de inchar, pega com 30c.

Talvez seu titan 550 não dure mto com lipo...


Obrigado pelas respostas! Já ouvi falar da baixa durabilidade do Titan, então fico meio preocupado. Quero ter cuidado excessivo pra ver quanto tempo dura, o problema é que o carrinho anda quase todos os dias.

Vou olhar essa bateria de LiPo, tomando cuidado deve durar no carrinho... Vai forçar o motor?

Vou proteger o motor enquanto der, quando queimar coloco um Velineon ou compro um combo na HK. O problema é que a Stampede vai ficar meio "instável" a muita velocidade devido à altura, vou ter que ajustar a suspensão e tudo o mais...

Comprei o carrinho do básico e quero ir fazendo os upgrades. Quando as peças forem desgastando, troco por melhores.

Mais uma coisa: tenho um compressor de ar que pode ser usado com um tubo bem pequeno. Seria bom jogar ar de um lado pra retirar a sujeira e o óleo que podem ter agarrado?


A durabilidade desse motor vai da sorte. Ja vi pessoas queimando com 2~3 packs e outros que andam 6 meses até queimar...

O problema de lipo em brushed é o fato da voltagem ser um pouco maior e ter muita descarga, ai as escovas do motor vão embora rapidinho...

Compressor de ar pode passar em todo o chassi, só não recomendo no motor titan, pq a pressão pode arrancar ou danificar alguma escova...

Certo, obrigado pelas dicas. Verei o que posso fazer com relação à LiPo.

Espero ter sorte com o motor... Não vai durar muito, eu não resisto a usar todo dia. Até qual temperatura ele pode chegar?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor Serpadu » 19 Jan 2013, 11:30

Temperatura maxima de brushed eu não sei, mas o brushless o ideal é ficar no maximo a 85ºc, se bem que uma vez um ezrun 9t que eu tinha chegou a 135ºc e ta até hoje funcionando com outro dono...

Creio que se não ficar dando "esticadas", ele dure bastante. O ideal é não acelerar tudo por mto tempo nem forçar, tipo subir calçada, morro e tal..




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 19 Jan 2013, 12:43

Serpadu escreveu:Temperatura maxima de brushed eu não sei, mas o brushless o ideal é ficar no maximo a 85ºc, se bem que uma vez um ezrun 9t que eu tinha chegou a 135ºc e ta até hoje funcionando com outro dono...

Creio que se não ficar dando "esticadas", ele dure bastante. O ideal é não acelerar tudo por mto tempo nem forçar, tipo subir calçada, morro e tal..


Existe algum motor brushed que funcione com esse ESC e tenha a mesma potência ou superior ao Titan e tenha maior durabilidade mesmo usando LiPo?

Ou motores brushed sempre perdem durabilidade com LiPo?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor JoaoVictor » 19 Jan 2013, 13:06

Tem gente que troca o Titan 12T pelo Titan 21T da E-maxx,
ele é bem mais durável, mas tem menos rotação, então se você colocar ele, terá que ter um pinhão maior para ter velocidade igual a do Titan 12T...




 Ofna Hyper 10TT      3300KV 540      GT3B      Lipo 3S 4000mah      Truggy      Ofna      Barra Off-Road RC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 19 Jan 2013, 14:01

JoaoVictor escreveu:Tem gente que troca o Titan 12T pelo Titan 21T da E-maxx,
ele é bem mais durável, mas tem menos rotação, então se você colocar ele, terá que ter um pinhão maior para ter velocidade igual a do Titan 12T...


E ele encaixa perfeitamente e funciona 100% com o ESC? Não vai esquentar muito, vai?
Obrigado pela dica.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor JoaoVictor » 19 Jan 2013, 14:07

MastterD escreveu:
JoaoVictor escreveu:Tem gente que troca o Titan 12T pelo Titan 21T da E-maxx,
ele é bem mais durável, mas tem menos rotação, então se você colocar ele, terá que ter um pinhão maior para ter velocidade igual a do Titan 12T...


E ele encaixa perfeitamente e funciona 100% com o ESC? Não vai esquentar muito, vai?
Obrigado pela dica.


Por ele ter mais T's, ele vai puxar menos energia, ou seja, vai funcionar perfeitamente, mas vai ter que aumentar o pinhão...

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 19 Jan 2013, 14:26

JoaoVictor escreveu:
MastterD escreveu:
JoaoVictor escreveu:Tem gente que troca o Titan 12T pelo Titan 21T da E-maxx,
ele é bem mais durável, mas tem menos rotação, então se você colocar ele, terá que ter um pinhão maior para ter velocidade igual a do Titan 12T...


E ele encaixa perfeitamente e funciona 100% com o ESC? Não vai esquentar muito, vai?
Obrigado pela dica.


Por ele ter mais T's, ele vai puxar menos energia, ou seja, vai funcionar perfeitamente, mas vai ter que aumentar o pinhão...


Terei que aumentar muito o pinhão? Quantos dentes? Acho que vou acabar comprando esse motor.

Estou usando o 19T na Pede, estou com receio de colocar o 23T.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor JoaoVictor » 19 Jan 2013, 16:07

MastterD, sua noção está meio errada, quanto mais T's o motor tiver, menos vai forçar a estrutura dele... se você quiser correr mais com a stampede, com um 13T vc vai conseguir bem mais velocidade...




 Ofna Hyper 10TT      3300KV 540      GT3B      Lipo 3S 4000mah      Truggy      Ofna      Barra Off-Road RC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 19 Jan 2013, 16:55

JoaoVictor escreveu:MastterD, sua noção está meio errada, quanto mais T's o motor tiver, menos vai forçar a estrutura dele... se você quiser correr mais com a stampede, com um 13T vc vai conseguir bem mais velocidade...


Acima eu não especifiquei direito, estava me referindo ao pinhão.
É normal saírem umas faíscas do motor?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor JoaoVictor » 19 Jan 2013, 17:04

MastterD, motor brushed é assim mesmo, sai umas faisquinhas... e foi mal kk achei que tinha falando da quantidade de T's do motor... é só ver se seu motor não está esquentando muito agora... se não, você pode aumentar o pinhão.




 Ofna Hyper 10TT      3300KV 540      GT3B      Lipo 3S 4000mah      Truggy      Ofna      Barra Off-Road RC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 19 Jan 2013, 17:09

JoaoVictor escreveu:MastterD, motor brushed é assim mesmo, sai umas faisquinhas... e foi mal kk achei que tinha falando da quantidade de T's do motor... é só ver se seu motor não está esquentando muito agora... se não, você pode aumentar o pinhão.

A culpa foi minha de não ter especificado. Ficou confuso.
Eu não tinha WD40 e usei o Three Bond Super Lub pra limpar o motor (mesmo tipo do WD40). Na lata diz que é bom pra motores elétricos. Usei o lubrificante multiuso King (mesmo tipo do Singer) pra lubrificar. Nenhum dos produtos parece ser condutor de eletricidade, quando vi as faíscas levei um susto '-' Nunca tinha reparado... Mas funcionou normal (pelo menos nos 7 segundos em que acelerei e desliguei ao ver as faíscas).
Meu motor não está esquentando muito não, eu sempre faço o teste do toque e consigo tocar numa boa... Vou comprar um termômetro. O carrinho anda no liso, vou aumentar o pinhão.
Obrigado.

Próximo

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes