Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 96
Registrado em: 14 Fev 2013, 21:00
Localização: py cde

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor samuk » 19 Fev 2013, 21:48

galera como eu desconecto o cabo do motor o velhor e preto??
existe alguma forma de retirar apertando alguma trava ou so puxando mesmo?? tinha medo de arepentar

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 96
Registrado em: 14 Fev 2013, 21:00
Localização: py cde

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor samuk » 21 Fev 2013, 08:25

Preciso de ajuda..
Apenas 1 mes de uso o meu motor titan 550 perdeu a vida util dele ao tentar limpar com agua destilada com motor dentro de um copo durante minutos e depois retirei o motor da agua e coloquei WD depis coloque uma gota de oleo no rolamento de fora na parte frontal e na traseira.. e agora o motor ficou mais duro ja não sei mais o que fazer..

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor mach » 21 Fev 2013, 12:49

samuk escreveu:galera como eu desconecto o cabo do motor o velhor e preto??
existe alguma forma de retirar apertando alguma trava ou so puxando mesmo?? tinha medo de arepentar


è por pressão, só puxar mesmo

samuk escreveu:Preciso de ajuda..
Apenas 1 mes de uso o meu motor titan 550 perdeu a vida util dele ao tentar limpar com agua destilada com motor dentro de um copo durante minutos e depois retirei o motor da agua e coloquei WD depis coloque uma gota de oleo no rolamento de fora na parte frontal e na traseira.. e agora o motor ficou mais duro ja não sei mais o que fazer..


Já tentou colocar um pingo de óleo ali nas buchas do eixo?!


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 96
Registrado em: 14 Fev 2013, 21:00
Localização: py cde

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor samuk » 21 Fev 2013, 14:01

Eu ja coloquei sim e mesmo assim esta travando =/

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 21 Fev 2013, 19:51

Amigo, eu não limpei meu motor na água, porque pesquisei muito e descobri que é a pior coisa que você pode fazer pra acabar com as escovas no motor (se isso fosse bom a Traxxas recomendava). Além disso, tirou toda a lubrificação interna do motor.

No entanto, joguei Three Bond Super Lub (tipo WD40) dentro do motor e lubrifiquei as buchas com Óleo Singer. Descobri que isso não é bom, a Traxxas não recomenda de maneira alguma e não vou fazer isso de novo. Meu motor continua normal depois disso, apesar de dito errado. O pessoal da loja de Hobby aqui perto que roda muito com carrinhos elétricos diz que não limpa nem lubrifica o motor. Os motores deles duram muito tempo, nunca dão problema.

Criei conta no fórum oficial da Traxxas e mandei um e-mail para a empresa pra conseguir essas informações. A empresa só recomenda limpar e lubrificar se o carrinho andar muito em lugar sujo ou onde tem água, e mesmo assim com produtos cuidadosamente específicos.

Eu sou novato, mas tive essa experiência. Quer meu conselho? Pare o carrinho, compre um limpa motores elétricos na Hobby King e o lubrificante 3in1. Limpe o motor todo com isso pra tirar o desengripante errado depois lubrifique as buchas com o 3in1. Assim você se garante. Depois rode tranquilo com seu carrinho e esqueça essa história.

Não estou criticando os usuários que me deram a dica de aplicar isso no motor, pode dar certo, meu motor não estragou, mas a Traxxas não recomenda e eu não vou fazer mais.
Editado pela última vez por MastterD em 21 Fev 2013, 20:01, em um total de 1 vez.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor Serpadu » 21 Fev 2013, 19:59

Falando em auto glow.

A traxxas só recomenda usar combustivel top fuel, que é disparadamente o mais caro. Ja usei e é muito bom, mas tb uso byron.

E ai, 'desrespeitei' a traxxas, e meu motor continua perfeito.

Mesma questão é amaciar. Tem gente que amacia na lenta, apesar da traxxas dizer pra não fazer. E o resultado é bom.

Logicamente, o certo é seguir o manual, mas, nem sempre temos que ficar restrito ao que diz nele...




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 21 Fev 2013, 20:12

Uma coisa é você não respeitar o manual usando outro combustível semelhante, o que não tem nada de mais. Outra coisa é sair fazendo experiências aplicando produtos que não sabemos se fazem algum efeito ou não no pobre coitado do motor...

Fiz isso e me arrependi...
Editado pela última vez por MastterD em 21 Fev 2013, 20:13, em um total de 1 vez.

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor mach » 21 Fev 2013, 20:12

MastterD escreveu:Amigo, eu não limpei meu motor na água, porque pesquisei muito e descobri que é a pior coisa que você pode fazer pra acabar com as escovas no motor (se isso fosse bom a Traxxas recomendava). Além disso, tirou toda a lubrificação interna do motor.

No entanto, joguei Three Bond Super Lub (tipo WD40) dentro do motor e lubrifiquei as buchas com Óleo Singer. Descobri que isso não é bom, a Traxxas não recomenda de maneira alguma e não vou fazer isso de novo. Meu motor continua normal depois disso, apesar de dito errado. O pessoal da loja de Hobby aqui perto que roda muito com carrinhos elétricos diz que não limpa nem lubrifica o motor. Os motores deles duram muito tempo, nunca dão problema.

Criei conta no fórum oficial da Traxxas e mandei um e-mail para a empresa pra conseguir essas informações. A empresa só recomenda limpar e lubrificar se o carrinho andar muito em lugar sujo ou onde tem água, e mesmo assim com produtos cuidadosamente específicos.

Eu sou novato, mas tive essa experiência. Quer meu conselho? Pare o carrinho, compre um limpa motores elétricos na Hobby King e o lubrificante 3in1. Limpe o motor todo com isso pra tirar o desengripante errado depois lubrifique as buchas com o 3in1. Assim você se garante. Depois rode tranquilo com seu carrinho e esqueça essa história.

Não estou criticando os usuários que me deram a dica de aplicar isso no motor, pode dar certo, meu motor não estragou, mas a Traxxas não recomenda e eu não vou fazer mais.


Não sei se é de teu conhecimento, mas motor brushed precisa de amaciamento, e submergir o motor na água é um dos possíveis processos, então lavá-lo em água não seria um problema, levando em conta secá-lo bem e uma boa lubrificação após o mergulho
Se quiser saber mais, procure por "break in brushed motor"

Uma outra coisa tb ali pro colega com problemas seria verificar se os carvão estão ok, assim como o comutador
Se está duro mesmo girando na mão, tem sujeira nas buchas do eixo, ou ele já se desgastou demais..


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 21 Fev 2013, 20:18

mach escreveu:
MastterD escreveu:Amigo, eu não limpei meu motor na água, porque pesquisei muito e descobri que é a pior coisa que você pode fazer pra acabar com as escovas no motor (se isso fosse bom a Traxxas recomendava). Além disso, tirou toda a lubrificação interna do motor.

No entanto, joguei Three Bond Super Lub (tipo WD40) dentro do motor e lubrifiquei as buchas com Óleo Singer. Descobri que isso não é bom, a Traxxas não recomenda de maneira alguma e não vou fazer isso de novo. Meu motor continua normal depois disso, apesar de dito errado. O pessoal da loja de Hobby aqui perto que roda muito com carrinhos elétricos diz que não limpa nem lubrifica o motor. Os motores deles duram muito tempo, nunca dão problema.

Criei conta no fórum oficial da Traxxas e mandei um e-mail para a empresa pra conseguir essas informações. A empresa só recomenda limpar e lubrificar se o carrinho andar muito em lugar sujo ou onde tem água, e mesmo assim com produtos cuidadosamente específicos.

Eu sou novato, mas tive essa experiência. Quer meu conselho? Pare o carrinho, compre um limpa motores elétricos na Hobby King e o lubrificante 3in1. Limpe o motor todo com isso pra tirar o desengripante errado depois lubrifique as buchas com o 3in1. Assim você se garante. Depois rode tranquilo com seu carrinho e esqueça essa história.

Não estou criticando os usuários que me deram a dica de aplicar isso no motor, pode dar certo, meu motor não estragou, mas a Traxxas não recomenda e eu não vou fazer mais.


Não sei se é de teu conhecimento, mas motor brushed precisa de amaciamento, e submergir o motor na água é um dos possíveis processos, então lavá-lo em água não seria um problema, levando em conta secá-lo bem e uma boa lubrificação após o mergulho
Se quiser saber mais, procure por "break in brushed motor"

Uma outra coisa tb ali pro colega com problemas seria verificar se os carvão estão ok, assim como o comutador
Se está duro mesmo girando na mão, tem sujeira nas buchas do eixo, ou ele já se desgastou demais..

Motor brushed precisa de amaciamento, sim, eu li muito sobre isso. Tenho conhecimento disso pois li todo o manual e vários sites antes de tocar no carrinho...

Basta conectar uma bateria totalmente carregada no carrinho e andar em um lugar liso e amplo mantendo a aceleração aproximadamente em 2/3 do total, sem acelerar bruscamente, usar os freios ou dar a ré. Fiz isso como diz no manual e meu motor ficou perfeito.

Já pesquisei sobre "break in brushed motor" muitas vezes. O que descobri nos fóruns gringos sobre usar água é contrário a ser bom.

O pessoal que roda aqui perto não faz isso com o motor... Alguns com mais de 5 anos de Hobby... Segundo eles, a água não faz bem...

Sou iniciante e não posso contestar porque nunca fiz esse método e o pouco que eu conheço sobre o Hobby vem só de sites e fóruns e outras pessoas, mas eu não faria isso porque eu gosto de seguir o manual pra prevenir, meu primeiro automodelo...

Pelo que eu pesquisei é ruim fazer isso, não posso avaliar. Só sei que eu não faço mais nada dessas experiências no carrinho. Eu só não quero correr o risco de ter qualquer experiência desagradável ou facada no bolso que me tire do Hobby por passar raiva com ele...

Só entenda meu ponto de vista amigo... sou apenas aquele iniciante amador que quer seguir as coisas exatamente como diz o manual para não correr o risco de ter surpresas desagradáveis.

Eu apliquei WD40 no meu motor e está normal e pareceu mais macio... porém pelo que pesquisei sobre o break-in da água ou as pessoas dizem que gasta as escovas mais rápido ou as pessoas dizem que a água não faz diferença nenhuma.

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 96
Registrado em: 14 Fev 2013, 21:00
Localização: py cde

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor samuk » 22 Fev 2013, 00:06

vou tentar amaciar no modo seco, deixar o carrinho no suporte e retirar as rodas e deixar ele rodando sozinho no minimo 20 minutos..
assim que terminar eu voltou aqui avisar como ficou..

muito obrigado a todos que deram seus comentarios.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1112
Registrado em: 23 Mar 2007, 22:00
Localização: São Bernardo do Campo "Berno City"

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor Jonnydb » 22 Fev 2013, 02:33

usar WD não foi uma opção legal! provavelmente ficou uma camada preta nos carvoes... o que pode tentar pra fazer pra melhorar seria limpar com limpa contato as buchas

eu não recomendo WD nem para os rolamentos




 Photon EX      Team Powers      M11X      Team EAM      Speed 6/LTC-R/ Imprenza      AARC/APPA

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor mach » 22 Fev 2013, 10:50

O pessoal indica usar limpa contato ao invés de WD..


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor bugnet » 22 Fev 2013, 10:51

Jonnydb escreveu:usar WD não foi uma opção legal! provavelmente ficou uma camada preta nos carvoes... o que pode tentar pra fazer pra melhorar seria limpar com limpa contato as buchas

eu não recomendo WD nem para os rolamentos


WD deixa muito seco, e pra rolamento, depois queima a trilha,

O Jonny e esse blog atualizado da assinatura ? rs


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1112
Registrado em: 23 Mar 2007, 22:00
Localização: São Bernardo do Campo "Berno City"

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor Jonnydb » 22 Fev 2013, 19:12

bugnet escreveu:
WD deixa muito seco, e pra rolamento, depois queima a trilha,

O Jonny e esse blog atualizado da assinatura ? rs


atualizado?? imagina!!

esqueci de desativar ele a um tempo atras hehe




 Photon EX      Team Powers      M11X      Team EAM      Speed 6/LTC-R/ Imprenza      AARC/APPA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 96
Registrado em: 14 Fev 2013, 21:00
Localização: py cde

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor samuk » 22 Fev 2013, 20:23

aí galera eu ja tentei de tudo,, infelizmente vou ter que comprar outro motor..

AnteriorPróximo

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes