Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor JoaoVictor » 19 Jan 2013, 19:55

MastterD, se você consegue tocar numa boa não está tão quente,
90ºC consegue queimar sua mão na hora... se seu motor não estiver sendo forçado, acho que mesmo sendo o Titan deve durar um tempinho...




 Ofna Hyper 10TT      3300KV 540      GT3B      Lipo 3S 4000mah      Truggy      Ofna      Barra Off-Road RC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 21 Jan 2013, 06:27

JoaoVictor escreveu:MastterD, se você consegue tocar numa boa não está tão quente,
90ºC consegue queimar sua mão na hora... se seu motor não estiver sendo forçado, acho que mesmo sendo o Titan deve durar um tempinho...


Meu motor esquenta razoavelmente, meu ESC só fica morninho e a bateria esquenta demais.

Eu podia ter usado esses produtos que eu usei no motor? Tô com medo de ter feito coisa errada... Também não consegui tirar todo o excesso do motor.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor JoaoVictor » 21 Jan 2013, 12:21

MastterD, pode apostar que se der problema sem dúvidas não foi isso... quando tive que limpar um motor brushed aqui, sabe o que fiz?
Liguei ele dentro de um copo d'água por 5 minutos, quando a água ficou preta, eu troquei e deixei mais 5 minutos, fiz isso 3 vezes, e depois passei desengripante, o motor roda tranquilamente até hoje...




 Ofna Hyper 10TT      3300KV 540      GT3B      Lipo 3S 4000mah      Truggy      Ofna      Barra Off-Road RC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 21 Jan 2013, 18:20

JoaoVictor escreveu:MastterD, pode apostar que se der problema sem dúvidas não foi isso... quando tive que limpar um motor brushed aqui, sabe o que fiz?
Liguei ele dentro de um copo d'água por 5 minutos, quando a água ficou preta, eu troquei e deixei mais 5 minutos, fiz isso 3 vezes, e depois passei desengripante, o motor roda tranquilamente até hoje...

Eu fiquei preocupado foi com o óleo King (tipo Singer). Mas também não conduz... Esse desengripante que usei aponta na lata o uso para motores elétricos, mas ainda desconfiei. Dá umas faíscas, mas já que é normal e eu nunca tinha reparado, despreocupei. Estou viajando e quando voltar vou curtir o carrinho... Não sei como, mas em uma pista pequena minha Pede está encarando as Revos dos meus colegas tranquilo... a velocidade máxima alcançada não conta muito, o torque sim. Vou comprar mais baterias, tenho pouco run time.
Essa técnica da água é melhor?
Obrigado por toda a ajuda cara, sou novato e estou aprendendo muito com seus comentários e com os do Serpadu.
O motor está bem leve e girando muito melhor. Lubrifiquei tudo e a Pede está rodando lisinho... Tem problema ficar um excesso desse desengripante ou mesmo do óleo dentro do motor?
Eu estou achando que minha bateria está esquentando bem, isso que me preocupa um pouco.
Meu carrinho anda só em lugar limpo, posso atrasar as manutenções ou não é recomendável?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor JoaoVictor » 21 Jan 2013, 18:34

MastterD essa técnica da água eu não vou indicar porque eu não sei,
eu sei que como o motor já é antigo, eu não tive pena, eu fiz isso e saiu toda a sujeira de dentro do motor, ficou limpinho, depois eu consegui rodar com ele sem problema, ficou melhorzinho, menos ''travado''...
E cara, eu não faço manutenção toda vez que ando, a não ser que eu tenha andado em lugar molhado, mas o que eu faço é tirar os rolamentos, secar, passar um desengripante, e dar umas aceleradinhas com o carrinho, fora isso eu não faço nada...
Quando ando na terra passo um pincel só pra tirar o grosso, e quando eu já rodei muito, eu dou uma geral no carrinho, mas toda hora não...
Não é necessário dar uma geral toda vez que for andar, só coisas que possam estragar o carrinho...
E cara, sua bateria é lipo ou NiMh?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor Serpadu » 21 Jan 2013, 18:40

Tambem ja fiz essa da agua, mas com detergente junto...

Realmente saiu bastante sujeira e dps lubrifiquei com wd-40, mas não notei diferença nenhuma, pq era um motor de partida, kkkk.




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor JoaoVictor » 21 Jan 2013, 18:53

Serpadu escreveu:Tambem ja fiz essa da agua, mas com detergente junto...

Realmente saiu bastante sujeira e dps lubrifiquei com wd-40, mas não notei diferença nenhuma, pq era um motor de partida, kkkk.



kkkkk aí também é sacanagem né... mas o motor latinha de partida é igual aos latinhas dos carrinhos, se você usasse ele pra andar, ia notar a diferença...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor Serpadu » 21 Jan 2013, 19:03

Normalmente fazem isso pra amaciar motores latinha...

Coloca num copo com agua e detergente e liga ele em 2 pilhas D em serie até acabar a pilha...




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor JoaoVictor » 21 Jan 2013, 19:16

Verdade, eu só coloquei no copo porque sabia que faziam isso pra amaciar, e não iria estragar, fiz com o intuito de limpar, a água ficou preta preta... mas não liguem em pilha, liguei na bateria de 7,2V...




 Ofna Hyper 10TT      3300KV 540      GT3B      Lipo 3S 4000mah      Truggy      Ofna      Barra Off-Road RC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 21 Jan 2013, 19:16

JoaoVictor escreveu:MastterD essa técnica da água eu não vou indicar porque eu não sei,
eu sei que como o motor já é antigo, eu não tive pena, eu fiz isso e saiu toda a sujeira de dentro do motor, ficou limpinho, depois eu consegui rodar com ele sem problema, ficou melhorzinho, menos ''travado''...
E cara, eu não faço manutenção toda vez que ando, a não ser que eu tenha andado em lugar molhado, mas o que eu faço é tirar os rolamentos, secar, passar um desengripante, e dar umas aceleradinhas com o carrinho, fora isso eu não faço nada...
Quando ando na terra passo um pincel só pra tirar o grosso, e quando eu já rodei muito, eu dou uma geral no carrinho, mas toda hora não...
Não é necessário dar uma geral toda vez que for andar, só coisas que possam estragar o carrinho...
E cara, sua bateria é lipo ou NiMh?

É NiMH, a original de 7 células. Ainda não fiz nenhum upgrade na Pede. Então não tem problema o excesso de desengripante no motor dele?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor JoaoVictor » 21 Jan 2013, 19:21

MastterD escreveu:
JoaoVictor escreveu:MastterD essa técnica da água eu não vou indicar porque eu não sei,
eu sei que como o motor já é antigo, eu não tive pena, eu fiz isso e saiu toda a sujeira de dentro do motor, ficou limpinho, depois eu consegui rodar com ele sem problema, ficou melhorzinho, menos ''travado''...
E cara, eu não faço manutenção toda vez que ando, a não ser que eu tenha andado em lugar molhado, mas o que eu faço é tirar os rolamentos, secar, passar um desengripante, e dar umas aceleradinhas com o carrinho, fora isso eu não faço nada...
Quando ando na terra passo um pincel só pra tirar o grosso, e quando eu já rodei muito, eu dou uma geral no carrinho, mas toda hora não...
Não é necessário dar uma geral toda vez que for andar, só coisas que possam estragar o carrinho...
E cara, sua bateria é lipo ou NiMh?

É NiMH, a original de 7 células. Ainda não fiz nenhum upgrade na Pede. Então não tem problema o excesso de desengripante no motor dele?


Tem não, não vai dar em nada...

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 22 Jan 2013, 07:14

A bateria está esquentando um bocado. Às vezes parece que esquenta mais que o motor. Meu ESC não esquenta quase nada.

Esse aquecimento é normal (NiMH 7 Células)?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor Serpadu » 22 Jan 2013, 09:23

MastterD escreveu:A bateria está esquentando um bocado. Às vezes parece que esquenta mais que o motor. Meu ESC não esquenta quase nada.

Esse aquecimento é normal (NiMH 7 Células)?
Sim, nimh esquenta bastante...

É normal..




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor MastterD » 23 Jan 2013, 15:24

Acho que vou evoluir =)

Em Julho vou pra Orlando (minha irmã quer ir pro parque da Disney e eu vou acompanhar, se alguém souber uma loja de Hobbies perto por favor avise) e vou comprar um combo brushless.

O melhor combo pra esse carrinho é o Velineon mesmo? Fazer upgrade pra VXL...

Vou comprar também carregador de LiPo e baterias LiPo. Também o Wheelie Bar, mas acho que serei louco a ponto de tentar fabricar um.

Enquanto isso, vou segurando o Titan e cuidando bem dele. Quero deixar 100% até lá. Só não deixar esquentar e ir limpando e lubrificando, né? =)

Daqui a um tempo quero ver os Revos comendo poeira pra minha Pede envenenada .-.

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 96
Registrado em: 14 Fev 2013, 21:00
Localização: py cde

Re: Limpar motor brushed (Titan 12T 550).

Mensagempor samuk » 19 Fev 2013, 21:45

limpei meu motor titan 550 do e revo 5603 que vem com dois motor..
usei agua destilada e um pouco de WD40 e o motor ficou um lixo...
o rolamento ta mais duro.. não sei mais o que fazer...
Editado pela última vez por samuk em 21 Fev 2013, 10:25, em um total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes