Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor MastterD » 16 Fev 2013, 05:58

Pessoal, tenho um Stampede XL-5 com um motor Titan 12T 550.
Sei que esse motor não tem boa durabilidade, e quando fritar tenho certeza de uma coisa: não quero o mesmo motor, porém quero reaproveitar meu ESC XL-5. Não desejo ir de brushless ainda.

Estou querendo pegar o motor 21T da E-Maxx e colocar nele, sei que o motor é mais lento e terei que aumentar o pinhão. Porém, é mais durável e não dá problema.

Tem como calcular qual o pinhão que será necessário no motor 21T pra alcançar a mesma velocidade do Titan 12T com o pinhão de 19 dentes e a "spur gear" original?

Desde já, obrigado.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor JoaoVictor » 16 Fev 2013, 12:28

Tinha que ver quanto de rotação cada um dá, mas na internet não acha nada...




 Ofna Hyper 10TT      3300KV 540      GT3B      Lipo 3S 4000mah      Truggy      Ofna      Barra Off-Road RC

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor mach » 16 Fev 2013, 13:07

Um Traxxas 12T tem aprox 3000kv
Um Traxxas 21T tem aprox 2000kv


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor MastterD » 16 Fev 2013, 13:16

Galera, esqueci de citar, mas pretendo usar a bateria original de NiMH 8.4V e uma LiPo 2S.
Eu vi que a voltagem do Titan 21T é maior, o que devo fazer para manter minhas baterias de voltagem menor e alcançar a mesma velocidade do Titan 12T? Não tenho ideia de qual pinhão usar.
Obrigado pela ajuda.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor JoaoVictor » 16 Fev 2013, 21:48

Se o que o Mach disse está certo, então terá que por um pinhão 2/3 maior...




 Ofna Hyper 10TT      3300KV 540      GT3B      Lipo 3S 4000mah      Truggy      Ofna      Barra Off-Road RC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor MastterD » 17 Fev 2013, 07:42

JoaoVictor escreveu:Se o que o Mach disse está certo, então terá que por um pinhão 2/3 maior...

Obrigado pela ajuda.
E a voltagem, posso deixar as baterias LiPo 2S e 8.4NiMH nesse motor 21T que aguenta até 14.4v?
Isso vai forçar as engrenagens do carrinho? Fiz as contas conforme você disse e vou precisar de um pinhão de 31 dentes.
Com LiPo o motor brushed desgasta mais rápido? Mesmo parando de 20 em 20min pra descansar o motor?
O velho Titan ainda está firme e forte após 37 packs, mas já vou me preparando...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor JoaoVictor » 17 Fev 2013, 14:06

MastterD, você que está colocando o Titan 21T por causa da durabilidade, acho melhor deixar em 8.4V mesmo... Eu não sei se tem algo a ver, mas acho que se usa 4S nesse motor porque geralmente são usados 2 deles nos carrinhos... E na Lipo, talvez force mais, porque a voltagem da lipo cai bem mais devagar que as NiMhs, mas se não passar da temperatura normal, não irá dar problema não...




 Ofna Hyper 10TT      3300KV 540      GT3B      Lipo 3S 4000mah      Truggy      Ofna      Barra Off-Road RC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor MastterD » 17 Fev 2013, 17:23

JoaoVictor escreveu:MastterD, você que está colocando o Titan 21T por causa da durabilidade, acho melhor deixar em 8.4V mesmo... Eu não sei se tem algo a ver, mas acho que se usa 4S nesse motor porque geralmente são usados 2 deles nos carrinhos... E na Lipo, talvez force mais, porque a voltagem da lipo cai bem mais devagar que as NiMhs, mas se não passar da temperatura normal, não irá dar problema não...

Obrigado, João. Era isso que eu queria saber. Mas deixar esse motor nos 8.4V influi na velocidade? Não entendo nada sobre isso.

Eu não exagero muito com meu carrinho, mas mesmo assim quero pegar esse motor pela durabilidade maior. O "bom" e velho Titan 12T ainda está bem, mas assim que queimar vou trocá-lo pelo 21T. Meu carrinho praticamente só anda no reto e não roda em lugar sujo. Após uma descarga completa da NiMH (15-18 min), o motor ainda não esquenta, dá pra encostar e deixar o dedo sem problemas, com pinhão de 19T, e isso acelerando bastante.

Eu não preciso nem quero correr mais do que o Titan 12T me proporciona até agora, por isso quero pegar um 21T só pela durabilidade, desde que eu tenha a mesma velocidade. Até agora estou adorando a minha experiência com esse motorzinho, que já conta 39 packs de NiMH.

Fiquei viciado em automodelismo e o carrinho anda quase que religiosamente todos os dias...

Preciso de uma ajuda pra escolher uma bateria de LiPo 2S e um carregador, é permitido postar links do mercado livre aqui?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor JoaoVictor » 17 Fev 2013, 17:44

Que eu saiba links do mercado livre são sim permitidos,
e cara, Lipo 2S, compra a maior que couber, acho que uma de 5000mah seria uma boa, é certo de caber, dura bastante e não é tão pesada... e carregador, compra qualquer um carregador computadorizado desses: Imax B6, Accucel 6, HKC6, Eco Six, etc... e não se esqueça da fonte.




 Ofna Hyper 10TT      3300KV 540      GT3B      Lipo 3S 4000mah      Truggy      Ofna      Barra Off-Road RC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor MastterD » 17 Fev 2013, 18:52

JoaoVictor escreveu:Que eu saiba links do mercado livre são sim permitidos,
e cara, Lipo 2S, compra a maior que couber, acho que uma de 5000mah seria uma boa, é certo de caber, dura bastante e não é tão pesada... e carregador, compra qualquer um carregador computadorizado desses: Imax B6, Accucel 6, HKC6, Eco Six, etc... e não se esqueça da fonte.

Amigo, a descarga da bateria interfere? Por exemplo, uma com 20C e uma de 40C de descarga máxima terão diferenças no desempenho ou no tempo de utilização? O motor tem uma carga fixa que puxa?

Pensei em comprar essa bateria: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... raxxas-_JM

E esse carregador básico, porém com balanceador: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... s-e-3s-_JM

Pensei em ligar o carregador em uma fonte de computador de 12V.
Minha dúvida é a seguinte: essa bateria já vem com o conector da Traxxas que usa no carrinho, mas para ligar no carregador o plug é outro. Tenho que comprar um adaptador? Esse adaptador provocaria alguma diferença na bateria? Qual adaptador devo usar?

A bateria e o carregador seriam suficientes ou são muito pouco? Quanto de runtime eu teria?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor JoaoVictor » 17 Fev 2013, 19:13

Cara, 2.200mah é pouca coisa pra um 1/10, pra sair das NiMh e ir pra uma lipo de 2200mah é melhor continuar com a NiMh mesmo, se fosse uma revinho servia, mas pra 1/10 é pequena, além de ficar batendo dentro do suporte, vai durar pouco... e a descarga influência no desempenho do motor, mas muito pouco, o importante é ter descarga a mais que o motor puxa... o Titan 12T e o 21T não devem puxar mais que 80A... é só fazer o seguinte calculo: A x C, sendo A a amperagem, que no caso de uma 2200mah seria 2,2A, e uma de 5000mah seria 5A, e C a quantidade de C's de descarga, se der uns 100A está bom...




 Ofna Hyper 10TT      3300KV 540      GT3B      Lipo 3S 4000mah      Truggy      Ofna      Barra Off-Road RC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor MastterD » 18 Fev 2013, 14:44

JoaoVictor escreveu:Cara, 2.200mah é pouca coisa pra um 1/10, pra sair das NiMh e ir pra uma lipo de 2200mah é melhor continuar com a NiMh mesmo, se fosse uma revinho servia, mas pra 1/10 é pequena, além de ficar batendo dentro do suporte, vai durar pouco... e a descarga influência no desempenho do motor, mas muito pouco, o importante é ter descarga a mais que o motor puxa... o Titan 12T e o 21T não devem puxar mais que 80A... é só fazer o seguinte calculo: A x C, sendo A a amperagem, que no caso de uma 2200mah seria 2,2A, e uma de 5000mah seria 5A, e C a quantidade de C's de descarga, se der uns 100A está bom...

Obrigado pela dica.
Vou procurar uma bateria de maior amperagem.
E quanto ao carregador? Esse já é suficiente? Preciso de qual adaptador?
Achei uma bateria excelente na loja perto de casa, mas estou achando meio caro:
http://www.autohobby.com.br/product_inf ... c9c4b3d5d9

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 104
Registrado em: 08 Set 2009, 23:00
Localização: Londrina

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor DuduRC » 18 Fev 2013, 15:07

Eu acho que vai ficar meio fraco, pois esse motor Titan 21T é para 14.4 volts, ele vai perder rotação mas por outro lado vai ter mais torque.

A resistencia do 21T a 8.4v é muito maior que o 12T, com NiMh 7C, ou Lipo 2S ele vai trabalhar bem folgado, pode sentar o dedo que ele não abre o bico, pois ele foi feito para 14.4 volts.

Não sei qual o tamanho do seu pinhão, um exemplo se o seu pinhão for de 25 dentes, pode partir para um pinhão de uns 30 dentes em diante, ou tambem diminuir a coroa.

Acredito que não fique muito mais fraço do que o 12T, e por outro lado não vai esquentar mais e tambem vai poder sentar o dedo sem se preocupar com a durabilidade.


Vamos botar os carrinhos para andar galera!!!
Negocio é divertir!!!!

 Revo 3.3/Revinho/Savage Flux      TRX 3.3 /4000kV / 2200 kV      Futaba 4 PL      Byron 16% Gen2/ LiPos      Original / Original / Original      original / original / Baja 5B      na chacara ou qualquer lugar

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor MastterD » 18 Fev 2013, 17:05

DuduRC escreveu:Eu acho que vai ficar meio fraco, pois esse motor Titan 21T é para 14.4 volts, ele vai perder rotação mas por outro lado vai ter mais torque.

A resistencia do 21T a 8.4v é muito maior que o 12T, com NiMh 7C, ou Lipo 2S ele vai trabalhar bem folgado, pode sentar o dedo que ele não abre o bico, pois ele foi feito para 14.4 volts.

Não sei qual o tamanho do seu pinhão, um exemplo se o seu pinhão for de 25 dentes, pode partir para um pinhão de uns 30 dentes em diante, ou tambem diminuir a coroa.

Acredito que não fique muito mais fraço do que o 12T, e por outro lado não vai esquentar mais e tambem vai poder sentar o dedo sem se preocupar com a durabilidade.

Meu pinhão original é de 19 dentes, mas veio com um opcional de 23 também.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 104
Registrado em: 08 Set 2009, 23:00
Localização: Londrina

Re: Trocar motor brushed 12T por 21T. Qual pinhão usar?

Mensagempor DuduRC » 18 Fev 2013, 18:28

Ah então de for um o motor Titan 550 de 21T, pode usar um pinhão de 28 ou 30 dentes.


Vamos botar os carrinhos para andar galera!!!
Negocio é divertir!!!!

 Revo 3.3/Revinho/Savage Flux      TRX 3.3 /4000kV / 2200 kV      Futaba 4 PL      Byron 16% Gen2/ LiPos      Original / Original / Original      original / original / Baja 5B      na chacara ou qualquer lugar

Próximo

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes