Problemas com Vorza! (ESC com som falhado)

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Mar 2013, 22:00
Localização: Fortaleza

Problemas com Vorza! (ESC com som falhado)

Mensagempor Harnom » 11 Mar 2013, 22:04

Boa noite, sou novo no Hobby e comprei um Vorza pela RC Planet NOVO e ele chegou nesta quinta-feira(7/03/2013) LACRADO NA CAIXA. Fui inaugurar ele no sábado e com menos de 15 minutos uma das Lipos arrancou a solda. Peguei outro par de bateria e na hora que liguei o ESC ele cantou aquela musiquinha e depois contou as células, e depois cantou a musiquinha de novo pra dizer que reconheceu o rádio, como é o normal. Sendo que o som que saiu do ESC foi um som fraco, falhado, como se o ESC não tivesse força o suficiente pra emitir o som que ele faz. Além disso, na hora que fui acelerar ele não tava acelerando perfeitamente e às vezes ficava dando umas aceleradas sozinho, como se tivesse com alguma interferência, também não dava ré e muito menos dobrando pra direita ou pra esquerda. Troquei as lipos e o problema continuou. Quando fui testar hoje de novo ele já estava acelerando e dando ré perfeitamente como eu fazia no rádio mas o giro ainda estava lento, retardado e às vezes nem fazia, como se o servo também não tivesse força pra fazer o giro. Alguém sabe me dizer o que pode ser isso? É normal um ESC ou um servo queimar em menos de 15 MINUTOS de brincadeira de um carro ZERO? Alguém me ajuda, por favor! Obrigado!

PS: Já tentei configurar o controle novamente e mexer no controlador de giro e de tração que tem no rádio e mesmo assim não resolveu.


Harnom Ramalho

 HPi Vorza Flux HP      HPi Vorza Flux HP

Piloto
 
Mensagens: 161
Registrado em: 24 Jan 2007, 21:00
Localização: Recife-Pe

Re: Problemas com Vorza! (ESC com som falhado)

Mensagempor c0sta » 12 Mar 2013, 13:42

Harnom,

Tente arrumar outro servo, pois já ouvir relatos que o servo com defeito pode provocar este tipo de problema.

Cleyton




 muga mbx6, jam scrt10,sc 1/16      mamba 1512 1.5y , S3650-2800k      HK GT-2 2.4Ghz      Bateria      buggy 1/8 , short course 1/10      proline caliber 9030, sc 1/10      Quintal de casa

 
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Mar 2013, 22:00
Localização: Fortaleza

Re: Problemas com Vorza! (ESC com som falhado)

Mensagempor Harnom » 12 Mar 2013, 13:43

Cleyton, mas o servo ZERADO já pode ter quebrado? :/


Harnom Ramalho

 HPi Vorza Flux HP      HPi Vorza Flux HP

Piloto
 
Mensagens: 161
Registrado em: 24 Jan 2007, 21:00
Localização: Recife-Pe

Re: Problemas com Vorza! (ESC com som falhado)

Mensagempor c0sta » 13 Mar 2013, 13:07

Harnom,

Infelizmente pode, é a primeira coisa que você pode observar, tente ligar o esc sem o servo esta ligado.

Cleyton




 muga mbx6, jam scrt10,sc 1/16      mamba 1512 1.5y , S3650-2800k      HK GT-2 2.4Ghz      Bateria      buggy 1/8 , short course 1/10      proline caliber 9030, sc 1/10      Quintal de casa

 
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Mar 2013, 22:00
Localização: Fortaleza

Re: Problemas com Vorza! (ESC com som falhado)

Mensagempor Harnom » 13 Mar 2013, 22:26

Levei para uma pessoa que tem uma loja de RC na minha cidade e ele testou ligar o ESC sem o servo estar ligado e o ESC continuou com o som falhado, mas ele falou que isso é normal e que isso acontece por conta de alguma pancada que o carro levou e o ESC deslocou um pouco e causa esses sons falhados. Ele tentou ligar o ESC apenas com o servo do acelerador ligado e o acelerador funcionou perfeitamente. Ligou o ESC apenas com o servo do giro ligado e o giro funcionou PERFEITAMENTE mas quando liga os dois juntos o acelerador funciona mas o giro não. Ele falou que o servo do Vorza é muito ruim e é o único problema desse carro! Ele falou também que esse servo do Vorza quebra em menos de meia hora de brincadeira como ele também pode quebrar depois de muito tempo. É questão de sorte. Daí ele mandou eu comprar outro servo porque esse SB-5(Original do Vorza) já estava em curto e não presta mais. Ele me indicou o Futaba S3305 e acho que vou comprar ele mesmo.


Harnom Ramalho

 HPi Vorza Flux HP      HPi Vorza Flux HP

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: Problemas com Vorza! (ESC com som falhado)

Mensagempor Serpadu » 15 Mar 2013, 14:45

O cara deve estar te enrolando. O ESC não faz barulho algum. Quem 'toca a musiquinha' é o motor. Tu podes bater contra um muro a 50km/h que o esc provavelmente estara intacto, então isso não tem logica...

Quando você diz 'giro' se refere ao servo do acelerador certo?

Faça um teste, ligue o receptor em algum pack 6v, ou se não tiver pode ser uma fonte com pelo menos 1,5A e teste o servo de direção. Se funcionar perfeitamente provavelmente o problema esta no BEC do ESC.

Você citou mais de um servo no seu vorza. Não entendi essa parte...

"Ele tentou ligar o ESC apenas com o servo do acelerador ligado e o acelerador funcionou perfeitamente. Ligou o ESC apenas com o servo do giro ligado e o giro funcionou PERFEITAMENTE mas quando liga os dois juntos o acelerador funciona mas o giro não."

Servo do acelerador???




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes