AJUDA! traxxas rustler ezrun 9T com problemas!

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 57
Registrado em: 23 Fev 2009, 22:00
Localização: Divinopolis

AJUDA! traxxas rustler ezrun 9T com problemas!

Mensagempor teveimal » 23 Jun 2013, 18:42

Ola pessoal, recentemente eu comprei um chassi de um traxxas rustler, e coloquei um motor EzRun 9t 4300kv e um ESC leopard 60A, um pinhão de 28T e uma coroa de 76T(que veio junto com o chassi) isso da uma relação final de 7.37 segundo o manual traxxas, usei uma lipo de 3s 2200mah,quando liguei os fios do motor os comandos estavam trocados,quando dava o sinal no radio para acelerar o auto dava ré, então liguei o fio azul no laranja e o laranja no azul, amarelo ficou certo mesmo e resolveu o problema(não sei te tem jeito de consertar isso pelo esc)

O carro ficou muito forte, mas a temperatura chegou a 100~105º em algumas medições, e o esc por volta de 50º, notei que as vezes o carro perdia o comando, por alguns segundos so o servo respondia e algumas vezes, nem o servo funcionava, travava tudo. O receptor esta bom, uso na minha revo 3.3 nunca deu problema, e as pilhas estão novas.

Ja comprei um pinhão de 25T para tentar resolver o problema na temperatura(esta para chegar) mas não sei o que fazer com o problema do sinal, da perda de comando do esc ou as vezes do esc e do servo.
Alguém por favor pode me ajudar???

PS: O carro esta com muito COG, pequenos trancos ao arrancar ou dar ré.[quote]


"No asfalto você me aperta....
Na terra agente acerta!!!"

Imagem

 Revo 3.3/Rustler VLX      Trx 3.3/EzRun 9T 4300kv      TQ traxxas link      Top Fuel 20%/Lipo 3s      Originais      Originais      Onde der

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 22 Set 2009, 23:00
Localização: Uberlândia - MG

Re: AJUDA! traxxas rustler ezrun 9T com problemas!

Mensagempor PauloRzR » 24 Jun 2013, 00:08

Amigo, muito cuidado com temperatura, isso pode dar perda total no seu motor. Depois de ter chegado a 105 graus, digo a você que seu motor nunca será o mesmo, isso se não queimou ou derreteu o verniz do enrolamento de cobre dele. Já queimei mais de 4 motores, cada um de uma forma diferente, e duas delas, são as que citou no tópico, temperatura e relação. Sempre que for andar com uma relação longa demais, meça a temperatura do motor a cada 2 ou 3 aceleradas. Com a temperatura é o mesmo. Se vai correr num dia quente, com relação longa, mesma coisa, fique esperto!

O motor brushless quando esquenta muito, perde o magnetismo do imã de neodímio e também em alguns casos extremos derrete o verniz dos fios de cobre do estator, fazendo com que que entrem em curto.

Esse "COG" que você disse, fala-se "cogging", são tipo uns "soquinhos" que o motor brushless sem sensor dá quando começa a girar. Isso é normal em 99% dos motores brushless sem sensor. Acredito que no seu caso o motor já perdeu magnetismo e não mais está como antes. Certifique-se que ele não está cheirando verniz queimado ou algo do tipo, depois abra, limpe e monte novamente. Caso não resolva, seu motor já era.

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 57
Registrado em: 23 Fev 2009, 22:00
Localização: Divinopolis

Re: AJUDA! traxxas rustler ezrun 9T com problemas!

Mensagempor teveimal » 24 Jun 2013, 13:51

Certo, mas é quanto ao carro parar de responder aos comandos por alguns segundos? sera que é o esc fazendo isso por segurança em picos de alta temperatura?


"No asfalto você me aperta....
Na terra agente acerta!!!"

Imagem

 Revo 3.3/Rustler VLX      Trx 3.3/EzRun 9T 4300kv      TQ traxxas link      Top Fuel 20%/Lipo 3s      Originais      Originais      Onde der

Avatar do usuário
Mensagens: 25
Registrado em: 26 Fev 2013, 22:00
Localização: São Paulo

Re: AJUDA! traxxas rustler ezrun 9T com problemas!

Mensagempor Rusty98 » 08 Ago 2013, 12:40

Se vc não conseguir manter o dedo no motor por mais que 2 segundos é pq está muito quente. Reduza a relação, pinhão menor ou coroa maior. O Machado já deu um monte de dicas.


Rustler 1998 - Ofna LX2e
RC Imports no Facebook

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes