Limitando Carga de Bateria

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 70
Registrado em: 20 Out 2011, 22:00
Localização: Porto Alegre, RS

Limitando Carga de Bateria

Mensagempor Guintersi » 20 Ago 2013, 14:00

Olá pessoal!

Se já tiver algum tópico com isso, me informem por favor, pois eu pesquisei e não encontrei.

Dúvida sobre bateria para receptor e carregamento.

Em um anúncio vendendo bateria lipo 6.6v para receptor perguntei se poderia fazer algum mal a parte elétrica do carrinho e o mesmo me disse que os servos trabalham entre 4.8 e 6.6 então poderia substituir as pilhas sem problemas. Mas não acreditei muito nisso, pois as pilhas no total de entregam 6v (nem mais, nem menos).

Aí pesquisando aqui no fórum, vi que a melhor opção é bateria de 6v de nimh (pack hump).

Já tive relatos de pessoas que me disseram que após carregar uma bateria (pack hump 6v) desse tipo ela ficou com mais de 6v, ou seja, 6.6 ou outro número maior. Por causa disso os servos não funcionaram.

Gostaria de saber se estes carregadores tipo imax b6 ou outros semelhantes, possuem função de limitar a carga máxima da bateria, onde eu posso configurar para que o carregador carregue até chegar o total de 6v (5 cel x 1,2v).

Se alguém puder me ajudar.

Obrigado!

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Limitando Carga de Bateria

Mensagempor Abib » 21 Ago 2013, 09:41

Você pode ajustar o limite de capacidade em mAh, mas não o de tensão.

A sobretensão que vc diz só acontece no momento que a bateria está no final de seu carregamento.

Depois de retirada do carregador, logo na primeira usada, ela volta à tensão nominal.

Quase todo mundo usa pack de 5 células e 6V em seus modelos. Se o que você relatou realmente ocorreu, é 99% de chance de problema nos servos ou no próprio carregador.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Limitando Carga de Bateria

Mensagempor seithan » 21 Ago 2013, 12:50

eu uso bateria Li-Fe de 6.6v sem problemas. pode usar sem medo, tenha cuidado para configurar o recarregador corretamente.


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1098
Registrado em: 11 Jun 2010, 23:00
Localização: Caraguatatuba_SP

Re: Limitando Carga de Bateria

Mensagempor Fastinhu » 27 Ago 2013, 17:27

no caso das baterias ni-mh para o receptor é bom que dê uma carga lenta,ou seja, se a bateria for de 1600mah ,aplique uma carga em 0.3 ~0.8 amp , isso vai fazer com que a bateria pegue carga normalmente mas ao inciar o uso ela vai ter um "punch" menor do que se fosse carregada com com 1.6amp

o "punch" seria a força de descarga ,meio complicado explicar mas carregando com amperagem maior ela vai ficar mais forte por algum tempo do que uma bateria carregada com carga lenta...


resumindo:
carga com amperagem alta = bateria mais forte por menor tempo

carga com amperagem mais baixa = bateria com uma potencia mais linear e por mais tempo


Infancia eu tive.....só não tive RC's [:
Eletrico é brinquedo??
Poe do lado então!!hahaha

FACEBOOK----> https://www.facebook.com/carlosyukio.shintani

 Team Losi 2.0 TLR x 2      Ninja JXB02 e RB10 Killer      DX3R      VPro      Team losi      RCW      logo vai ter pista aqui!!

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes