Esquema de opções de bateria

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 186
Registrado em: 24 Jul 2012, 23:00
Localização: Aracaju

Esquema de opções de bateria

Mensagempor Bocardi » 09 Jan 2014, 01:47

Galera comprei meu primeiro eletrico mas nao eh um carro eh uma spartan...
Dispenso comentários, a lancha eh um avião, diversão garantida mas como estou acostumado com carros a combustão estou sofrendo com o runtime...

Para tentar melhorar estou com varias idéias e gostaria da opinião de vcs, ela usa 2 lipos 3s 5000mah em serie portanto vi 3 opções...

1ª usar 2 lipos 6s 5000mah em paralelo = 22,2V 10000mah (mais cara)
2ª passar a noite carregando 6 baterias, ir no lago com uma mala de baterias e ficar trocando toda hora ou ter q empurrar o carro pra ir embora (um saco)
3ª comprar mais 2 baterias 3s 5000mah e ligalas em paralelo entre si e em serie com mais 2 iguais tambem em paralelo entre si = 22.2v 10000mah (mais barata porém barco mais pesado)

Nao estou tao preocupado com velocidade pq a lancha eh mto mais rápida do q precisa portanto estou tendendo para 3ª opção, além do q dessa forma nao terei problema com taxa de descarga e etc o q leva as seguintes duvidas:

Para o esc as 3 opções dao na mesma? Eu sobrecarrego ele em alguma delas?
O fato de usar 4 baterias e aumentar o peso do barco vai forçar o motor a drenar tanta energia a ponto de nao valer a pena????

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2310
Registrado em: 23 Dez 2010, 21:00
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Esquema de opções de bateria

Mensagempor lukits » 09 Jan 2014, 01:53

Faca o seguinte: compre mas 2 pares de bateria e quando acabar uma troque, eh que nem colocar combustivel, so que um pouco mais trabalhoso.

Nao vale a pena colocar um monte de peso, provavelmente vai forcar o motor, aconteceu isso com um carro meu, coloque 2 baterias de 12800 mah e ele quebrava bastante, por causa do peso.




 E-MAXX/Rustler      MMM/Velineon 3500      Traxxas TQ 2.4gHz      LiPO 4s, 3s, 2s, 1s, 0s      Algumas      Recauchutado/proline      Pista/Basher

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 186
Registrado em: 24 Jul 2012, 23:00
Localização: Aracaju

Re: Esquema de opções de bateria

Mensagempor Bocardi » 14 Jan 2014, 15:26

lukits escreveu:Faca o seguinte: compre mas 2 pares de bateria e quando acabar uma troque, eh que nem colocar combustivel, so que um pouco mais trabalhoso.

Nao vale a pena colocar um monte de peso, provavelmente vai forcar o motor, aconteceu isso com um carro meu, coloque 2 baterias de 12800 mah e ele quebrava bastante, por causa do peso.


Entao cara eu tava pensando no que você falou, mas se levar em conta a dinâmica do barco acho que o aumento de peso nao seria tao ruim, um carro se fica mais pesado força o motor nas arrancadas e suspensão, e claro que no caso de uma pancada quanto maior o peso maior eh o impacto e as peças podem nao suportar essa pressão....

No caso do barco eu nao tenho esse problema pq ele nao tem onde bater (teoricamente :) ) o q aumentaria seria o arrasto dele na Agua q forçaria mais o motor, seu comportamento em curvas e o maior tempo que ele levaria ate acelerar...

Quando fez isso no seu auto, apesar de ele quebrar mto pelo peso você notou muita melhora no runtime? Eu estou insistindo nisso pq carro você para ele no seu pé e abastece ou troca baterias... Barco eh f... Tem a ir na margem, tirar da Agua, levar pra um lugar onde de pra sentar com ele no colo e trocar as duas baterias e depois botar na Agua de novo entende?

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2310
Registrado em: 23 Dez 2010, 21:00
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Esquema de opções de bateria

Mensagempor lukits » 14 Jan 2014, 19:48

pois é, pensei isso, deve ser muito ruim de trocar bateria mesmo.

A melhora do run time é muito, chegava a ficar de saco cheio de pilotar, hahaha..




 E-MAXX/Rustler      MMM/Velineon 3500      Traxxas TQ 2.4gHz      LiPO 4s, 3s, 2s, 1s, 0s      Algumas      Recauchutado/proline      Pista/Basher

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2310
Registrado em: 23 Dez 2010, 21:00
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Esquema de opções de bateria

Mensagempor lukits » 14 Jan 2014, 19:54

pois é, pensei isso, deve ser muito ruim de trocar bateria mesmo.

A melhora do run time é muito, chegava a ficar de saco cheio de pilotar, hahaha..




 E-MAXX/Rustler      MMM/Velineon 3500      Traxxas TQ 2.4gHz      LiPO 4s, 3s, 2s, 1s, 0s      Algumas      Recauchutado/proline      Pista/Basher

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 186
Registrado em: 24 Jul 2012, 23:00
Localização: Aracaju

Re: Esquema de opções de bateria

Mensagempor Bocardi » 14 Jan 2014, 21:03

lukits escreveu:pois é, pensei isso, deve ser muito ruim de trocar bateria mesmo.

A melhora do run time é muito, chegava a ficar de saco cheio de pilotar, hahaha..


HahahahahahahahahahHahahHah
Eh, acho q nao chega a dar pra enjoar nao, A grande diferenca de auto pra nauti eh q no carro vc da "aceleradas" No barco a aceleração eh constante, rodas fazem mta falta!!!
hoje consegui ficar 25 minutos com ele na Agua mas andei mto devagar se falar q me diverti estou mentindo... Nao tem graça andar devagar, mas tambem nao tem se divertir por 8 minutos...
Já esta a caminho mais duas baterias e os conectores em paralelo... O problema eh que as novas baterias são 20c e as traxxas são 25c, nao achei baterias 3s 5000mah de 25c só tinha de 40 q era mto mais cara, espero q a capacidade de descarga nao atrapalhe, acho q elas só ficariam ligeiramente mais quentes, e se eu misturar ligando uma traxxas e uma zippy em paralelo a traxxas vai compensar essa pequena diferenca... Em teoria...
Quando chegar td testo e aviso por aqui...
Meu problema agora eh o medo a fiquei devido ao aquecimento dos mosfets, criei outro tópico tratando disso vou esperar alguém responder!!!

Valeu pela atencao cara, depois posto aqui os resultados!!!
Abraço

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2310
Registrado em: 23 Dez 2010, 21:00
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Esquema de opções de bateria

Mensagempor lukits » 14 Jan 2014, 23:38

Em teoria , as zippy vão estragar rapidinho, se for ligar em paralelo com as traxxas, as baterias tem que ser IGUAIS. Acho que vc pode comprar mais duas zippy e vender as traxxas, ou usar as zippy em paralelo (depois ligar duas de cada em série) e depois que acabar as zippy ligar as traxxas.




 E-MAXX/Rustler      MMM/Velineon 3500      Traxxas TQ 2.4gHz      LiPO 4s, 3s, 2s, 1s, 0s      Algumas      Recauchutado/proline      Pista/Basher

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 186
Registrado em: 24 Jul 2012, 23:00
Localização: Aracaju

Re: Esquema de opções de bateria

Mensagempor Bocardi » 15 Jan 2014, 00:43

lukits escreveu:Em teoria , as zippy vão estragar rapidinho, se for ligar em paralelo com as traxxas, as baterias tem que ser IGUAIS. Acho que vc pode comprar mais duas zippy e vender as traxxas, ou usar as zippy em paralelo (depois ligar duas de cada em série) e depois que acabar as zippy ligar as traxxas.


Pois eh, tentei isso tambem, mas só tinha 3 baterias, ninguém tinha 4 bat iguais... Só eu sei o q foi achar essas duas, eu estou atras agora das especificações desse esc nao sei se ele chega a dar 125 ampères de pico, mas se por exemplo o pico dele for 100 ampères a zippy vai dar conta sem forçar...
Na pior das hipóteses nao vou poder dar "arrancadas" quando estiver com as 4...

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes