Superaquecimento ou dedo pesado?

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 186
Registrado em: 24 Jul 2012, 23:00
Localização: Aracaju

Superaquecimento ou dedo pesado?

Mensagempor Bocardi » 14 Jan 2014, 15:11

Pessoal to com meu primeiro modelo eletrico e ainda nao sei ate que ponto as coisas são normais entao estou recorrendo a vcs pra me ajudar..

Tenho uma spartan 2x lipo 3s 5000mah esc vxl-6s motor castle 1600kv ORIGINAL , ainda nao fiz nenhum up nela (mas já encomendei alguns)

Duvida: normalmente ando na manha, dando algumas boas aceleradas, o esc refrigerado a Agua nem esquenta(ao toque ) e motor e baterias ficam mornos, tranquilo... Ontem assim q botei o barco na Agua começou a chover entao resolvi correr um pouco... Consegui drenar as Duas baterias (em serie) em 8 minutos!! OITO!!! Achei muito pouco, muito mesmo, andei quase que o tempo todo com 80-85% de aceleração, mas nao colei mto o dedo nao... Foi um passeio tranquilo eu ate assustei quando o esc entrou no modo de proteção por baixa voltagem.... Assim que tirei o barco da Agua examinei tudo e fiquei um pouco assustado...

As baterias estavam ligeiramente mais quentes q o normal, em torno de 45-50°C o motor tambem ligeiramente mais quente e o esc como eh refrigerado a Agua nao da pra notar mas os capacitores (mosfets) estavam a +- uns 90°C, eu assustei pq nunca vi eles tao quentes, mas andei com o barco umas 6x nao sei se isso eh normal... Só que agora eu to com medo daquela m... Explodir...

Fiz algo errado? Sera que eh perigoso "sentar o dedo"?
Sera que para eu nao ter mais medo do barco pegar fogo vou ter q redimensionar ele?
E outra, alguém tem as especificações técnicas desse esc? Eu nao achei....

Obrigado!!!

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Superaquecimento ou dedo pesado?

Mensagempor Abib » 15 Jan 2014, 05:56

É isso mesmo.. apertou o gatilho, o consumo aumenta exponencialmente..

Para 5000mA de capacidade serem gastos em 8 minutos, o consumo ficou 40A em média, o que não é nada absurdo..

Mas não é muito menos do que uma eRevo ou Savage XL dura se andar sem para a 80% de gatilho o tempo todo..

Sim, você pode queimar o ESC caso não tenha cuidado.. Talvez redimensionando a hélice da mesma forma que nós aliviamos o pinhão/coroa nos elétricos para adaptar o barco a esta forma de condução..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Racer
 
Mensagens: 458
Registrado em: 20 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Superaquecimento ou dedo pesado?

Mensagempor pantcholino » 15 Jan 2014, 15:19

Bom

Em se tratando dos seus modelos.. Que é traxxas né !

Todos tem proteção termal .... O que acontece e que se ficar dedo atolado vai esquentar e desligar ...

Outra coisa que poderia ter acontecido era sua bateria inchar por conta do despejo e/ou os cabos derreterem por estarem mal dimensionados.

Sem dizer que isso "brocha" né ...da a maior raiva ... kkkk

Acho eu que todos ja fizemos isso uma vez na vida !!! ACelerar sem medo .... hehehheeh

Compre baterias parrudas .... Aí vc acelera sem dó !


Abços




 Inferno GT2/Ken Block/Summit      Vortex 8/Vellineon 380/Dewalt      KT 201/TQ 2.4/TQI 2.4      2S - 3S - 4S      Aston Martin/Ford Fiesta      Sintec/Alpha RC      TODAS

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: Superaquecimento ou dedo pesado?

Mensagempor Serpadu » 21 Jan 2014, 17:25

Levanta um pouco a hélice, que ai ela fica mais fora quando acelera e o consumo diminui, logicamente, a temperatura tambem.




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes