duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Avatar do usuário
Mensagens: 19
Registrado em: 22 Fev 2013, 22:00
Localização: Carazinho/RS

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor Bushido » 22 Jul 2014, 15:51

leokp2008 escreveu:boa tarde galera, tenho algumas duvidas em relação aos motores e baterias, primeiro vamos ao motor:
o significa essa classificação de motors brushelles tipo 9t 10t etc....? quanto mais t mais torque ou mais final?
eu tenho um kit ezrun motor 9t e esc de 35 amperes sera que vai dar certo?
outra duvida é com as baterias de lipo, o "c" das baterias se calcula fazendo a amperagem x "c"?
sendo assim tenho uma bateria de 5000mah a 20c, então ela fornecera 100amp para o esc de 35 amperes? é suficiente para alimentar esse combo que citei acima?
outra coisa tenho uma summit 1/10, e vou usar uma lipo de 6000mah a 30c, ou seja ela libera 180amp para o esc, sera que ta bom ou vai danificar o mesmo?

as baterias de lipo zippy são boas? ja usei as turnigy nano tec e não deram muito certo, elas incharam, usei 2 de 2200mah 40 a 80c em uma revibho, incharam muito rapido e olha que não força elas, sempre usei o cult offo do esc dela ativado para detecção de baixa voltagem.

pessoal que puder me ajudar desde ja eu agradeço, forte abraço a todos.


Bom, nem li as outras mensagens, vou tentar passar um pouco do meu conhecimento sobre o assunto.

Sobre o combo, os T's são a quantidade de voltas de fiação no "miolo" do induzido. Quanto mais T's, mais torque. Veja, por exemplo, motores para rock crawling, que pede muuuuita força: eles são normalmente 20T prá cima, dependendo da escala.

Sobre o ESC, acho que 35A é meio fraco. Eu, por exemplo, no meu HSP on-road, uso um ESC 100A com um motor Bullistorm Brushless 8.5T. O ideal é dar um UP nesse ESC aí.

Sobre a bateria, o C é a taxa de descarga por hora. Ou seja, 1C = amperagem da bateria. Se ela for 5000mAh 1C, vai descarregar, em uma hora, os 5.000 mAh. No caso, as baterias normalmente começam em 10~20C, o que quer dizer que, hipoteticamente, uma bateria 5.000mAh 20C vai descarregar 100.000mAh em uma hora. Claroq ue isso não é possível, pois ela só tem os 5.000mAh para descarregar, o que vai fazer com que ela dure apenas uma pequena fração de 1 hora. normalmente, uma bateria com essa expecificação vai durar entre 12~17 minutos, podendo ser menos ou mais do que isso de acordo com o que se exige do modelo, da amperagem do ESC, da potência do motor...

Sobre as marcas, uso atualmente uma Zippy Flymax 5000mAh 20C softcase. É barata, e desde que se carregue da forma correta, dura mais de 100 ciclos (recargas). O segredo é, sempre que possível, carregar a bateria a no máximo 2C (no caso da minha, 10.000mAh, ou até menos). A minha eu carrego sempre a 1C, ou seja 5A no iMax B6. Aliás, é isso que faz a bateria inchar: cargas feitas a mais de 1,5 ou 2C. Se cuidar e carregar sempre a 1C, ela vai durar muito tempo.

Espero ter ajudado um pouco.

[]'s


Na garagem:
HSP Flying Fish/ Subaru Impreza Samurai (Drift / Rally)NA GARAGEM
Turnigy Mini Rally Extreme 1/16
Redcat Rockslide RS10 XT
Novo no RC? http://highvoltagerc.wordpress.com/


 Redcat Rockslide RS10      2x RC370 Brushed      Lansu digital 3DT 2.4GHz      Elétrico      Original      Padrão do carro      Rua da frente de casa

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 775
Registrado em: 01 Ago 2011, 23:00
Localização: são paulo

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor leokp2008 » 23 Jul 2014, 00:43

obrigado pela atenção amigo.




 traxxas jato 3.3 tqi      trx 3.3      traxxas 2.4ghz tqi      vp power      jato      anaconda      rua

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 775
Registrado em: 01 Ago 2011, 23:00
Localização: são paulo

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor leokp2008 » 23 Jul 2014, 10:18

so mais uma duvida, eu tenho um combo trackstar com esc de 80amp, motor de 5200kv, 56amp continuo, se eu usar uma lipo de 5000mah, com descarga de 60~120c ficaria bom? digo isso pq usei uma vez uma lipo de 6800mah 70c em um motor de 3500kv e ficou muito bom.

valeu amigão.

Avatar do usuário
Mensagens: 19
Registrado em: 22 Fev 2013, 22:00
Localização: Carazinho/RS

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor Bushido » 23 Jul 2014, 16:42

leokp2008 escreveu:so mais uma duvida, eu tenho um combo trackstar com esc de 80amp, motor de 5200kv, 56amp continuo, se eu usar uma lipo de 5000mah, com descarga de 60~120c ficaria bom? digo isso pq usei uma vez uma lipo de 6800mah 70c em um motor de 3500kv e ficou muito bom.

valeu amigão.


Nessa configuração, deve ficar ótimo... só cuidar a relação prá não esquentar e correr pro abraço... AUEhUAHEuAHEuh


Na garagem:
HSP Flying Fish/ Subaru Impreza Samurai (Drift / Rally)NA GARAGEM
Turnigy Mini Rally Extreme 1/16
Redcat Rockslide RS10 XT
Novo no RC? http://highvoltagerc.wordpress.com/


 Redcat Rockslide RS10      2x RC370 Brushed      Lansu digital 3DT 2.4GHz      Elétrico      Original      Padrão do carro      Rua da frente de casa

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 775
Registrado em: 01 Ago 2011, 23:00
Localização: são paulo

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor leokp2008 » 23 Jul 2014, 18:40

valeu mano.




 traxxas jato 3.3 tqi      trx 3.3      traxxas 2.4ghz tqi      vp power      jato      anaconda      rua

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 775
Registrado em: 01 Ago 2011, 23:00
Localização: são paulo

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor leokp2008 » 24 Jul 2014, 16:46

amigão vamos ver se vc consegue me ajudar: tenho um combo trackstar turningy com esc de 80 amp, e motor de 5200kv, tenho tb o cartão de programaçao dele, porém não to conseguindo programar ele, ser aqui ta com defeito ou não to sabendo fazer?
eu coloco no cartão o cabo que vai no esc throttle, ai eu ligo o esc e ele so fica vermelho na primeira posição, e se eu desligo e depois ligo o esc com o botão ja pressionado do esc ele liga e acende todos os leds de cada linha de uma so vez e vai descendo aceso e depois quando solto em qualquer lina ele volta a acender apenas o primeiro led do cartão.

sera que to fazendo algo errado?

obrigado desde ja.




 traxxas jato 3.3 tqi      trx 3.3      traxxas 2.4ghz tqi      vp power      jato      anaconda      rua

Anterior

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes