duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 775
Registrado em: 01 Ago 2011, 23:00
Localização: são paulo

duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor leokp2008 » 11 Fev 2014, 12:18

boa tarde galera, tenho algumas duvidas em relação aos motores e baterias, primeiro vamos ao motor:
o significa essa classificação de motors brushelles tipo 9t 10t etc....? quanto mais t mais torque ou mais final?
eu tenho um kit ezrun motor 9t e esc de 35 amperes sera que vai dar certo?
outra duvida é com as baterias de lipo, o "c" das baterias se calcula fazendo a amperagem x "c"?
sendo assim tenho uma bateria de 5000mah a 20c, então ela fornecera 100amp para o esc de 35 amperes? é suficiente para alimentar esse combo que citei acima?
outra coisa tenho uma summit 1/10, e vou usar uma lipo de 6000mah a 30c, ou seja ela libera 180amp para o esc, sera que ta bom ou vai danificar o mesmo?

as baterias de lipo zippy são boas? ja usei as turnigy nano tec e não deram muito certo, elas incharam, usei 2 de 2200mah 40 a 80c em uma revibho, incharam muito rapido e olha que não força elas, sempre usei o cult offo do esc dela ativado para detecção de baixa voltagem.

pessoal que puder me ajudar desde ja eu agradeço, forte abraço a todos.




 traxxas jato 3.3 tqi      trx 3.3      traxxas 2.4ghz tqi      vp power      jato      anaconda      rua

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor Abib » 11 Fev 2014, 12:30

T = Turns, voltas..

Quanto maios a quantidade de voltas, mais torque e menos final.. é o contrário de KV..

9t com 35A dependerá do carro que instalará este combo e qual será a relação de pinhão/coroa. Vai precisar medir para saber se dá certo ou não.

Sua conta de C está correta, mas não confunda o seguinte: A bateria PODE fornecer,e não fornece aquela corrente. Tudo depende do que o sistema pedir..

É o que costumo dizer: Ligar uma lampadinha de lanterna de carro de 0,1Ah de consumo numa bateria de 60A não vai queimar a lampada..

Tudo vai depender do que seu motor vai pedir, de acordo com onde você anda, pneus, peso do carro, relação de engrenamento e principalmente dedo.

A Bateria boa é ThunderPower, Hyperion, Kokam, baterias caras..

Baterias baratas são praticamente todas iguais.. você compra aquilo que você paga..

Eu uso Zippy de 30C nos Mambas que uso nos 1/8.. Duram um ano comigo.. depois disso a resistência interna aumenta e elas começam a durar pouco..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 775
Registrado em: 01 Ago 2011, 23:00
Localização: são paulo

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor leokp2008 » 11 Fev 2014, 12:52

vou instalar em um sakura zero s, coral se não me engano de 80 e pinhão de 23, sera que vai ficar bom? lembrando quero apenas brincar não corro em pistas, usarei ele em um misto de andar em retas e fazer drift.

ja a summit acho que vai bem pois usava uma bateria de 5000mah 25c da traxxas e eu brincava mais de 1h com ela.




 traxxas jato 3.3 tqi      trx 3.3      traxxas 2.4ghz tqi      vp power      jato      anaconda      rua

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor Abib » 11 Fev 2014, 13:21

Não sei qual é o combo que o pessoal costuma usar nos Sakuras, tampouco o pinhão/coroa..

Recomendo dar uma pesquisada no que o pessoal tem instalado nestes modelos, para saber se está OK ou não..

Lembrando que o pico de consumo do motor está justamente na aceleração e frenagem..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 775
Registrado em: 01 Ago 2011, 23:00
Localização: são paulo

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor leokp2008 » 11 Fev 2014, 13:57

OK, MAIS QUANDO VC DISSE ACIMA QUE A BATERIA PODE FORNECER A AMPERAGEM DETERMINADA PELO "C" X APERAGEM, MAIS NÃO QUER DIZER QUE FORNEÇA, O QUE QUER DIZER COM ISSO?
PELO QUE EU ENTENDI ELA PODE FORNECER 100 AMPERES POR EXEMPLO, MAIS SO FORNECERA SE O MOTOR EXIR ISSO DELA? SE NÃO ELA FORNECERA APENAS A AMPERAGEM QUE O ESC CONSUMIR?
NESSE CASO ENTÃO A BATERIA MESMO SENDO DE 20C 5000MAH ELA TRABALHA COM FOLGA ENTÃO É ISSO? E SER EU COLOCAR UMA COM 80 "C" ENTÃO SERA DESPERDICIO?




 traxxas jato 3.3 tqi      trx 3.3      traxxas 2.4ghz tqi      vp power      jato      anaconda      rua

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor Abib » 12 Fev 2014, 05:53

Exatamente..

É preciso saber quanto seu sistema irá puxar para dimensionar a bateria que será usada..

Colocar uma bateria que tem capacidade de fornecer 300A num esc que não tem como puxar mais do que 50A é desperdício..
É bom usar um Wattimetro para saber exatamente quanto seu ESC está consumindo de corrente..

Entretanto é sempre bom deixar uma folga, principalmente nas baterias chinesas, onde o descrito quase nunca bate com a realidade..

Percebo isso com as minhas Zippy 30C: Elas são feitas para fornecer 150A com folga, mas não é difícil vê-las inchadas num carro que não consome mais do que 120A de pico no wattimetro..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 775
Registrado em: 01 Ago 2011, 23:00
Localização: são paulo

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor leokp2008 » 12 Fev 2014, 18:28

boa noite pessoal, eu estava pesquisando e vi que o esc requer uma programação, pois bem como é feita essa programação atraves do cartão que vem junto com o esc? o que devo configurar e como? sera que o esc ezrun 35 amp ja vem com cult off? ele é programavem tb?
outra duvida, o fio que vem no esc para que seja ligado no receptor, devo ligar ele no canal onde alimenta o receptor ou no canal 1 que seria aceleração?
pessoal desculpem minha ignorancia é que os modelos eletricos que eu tenho ja vieram prontos, esse que to montando agora me surgiram diversas duvidas, tenho mais pratica com combustão mesmo, mais gostei dos eletricos tambem so preciso me adaptar mais com ele.

obrigado a todos.




 traxxas jato 3.3 tqi      trx 3.3      traxxas 2.4ghz tqi      vp power      jato      anaconda      rua

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor Abib » 13 Fev 2014, 05:53

Consulte o Manual. Lá explica como se deve fazer a programação.

Liga-se no canal do acelerador.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 775
Registrado em: 01 Ago 2011, 23:00
Localização: são paulo

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor leokp2008 » 13 Fev 2014, 07:25

então no canal onde geralmente se liga a bateria para que seja alimentado o receptor fica vago? o que vai alimentar o receptor? ligando o cabo do esc na entrada do acelerador ja alimenta o receptor?

o manual vem em ingles, eu queria apenas o basico de configuração para eu usar o auto, nada de muito enfeite.




 traxxas jato 3.3 tqi      trx 3.3      traxxas 2.4ghz tqi      vp power      jato      anaconda      rua

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor Abib » 13 Fev 2014, 07:32

Sim, fica vago. Sim, alimenta.

O básico já vem configurado de fábrica.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 775
Registrado em: 01 Ago 2011, 23:00
Localização: são paulo

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor leokp2008 » 13 Fev 2014, 08:04

é que eu tinha dado uma pesquisada e vi que tem que configurar o neutro, acelerador freio e ré do esc com o radio.




 traxxas jato 3.3 tqi      trx 3.3      traxxas 2.4ghz tqi      vp power      jato      anaconda      rua

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor Abib » 13 Fev 2014, 08:55

Isso se chama Throttle Range Calibration, e não necessita de cartão de programação.

Está descrito na página 2 no Manual: http://www.hobbywing.com/uploadfiles/sx ... -13-v2.pdf

Não é um procedimento imprescindível se seu rádio estiver com os ATV/EPAs zerados.
Mas é bom fazer para que o ESC saiba exatamente quais os limites de aceleração e frenagem do transmissor.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 775
Registrado em: 01 Ago 2011, 23:00
Localização: são paulo

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor leokp2008 » 27 Fev 2014, 07:13

bom dia pessoal olhem esse kit abaixo descrito seria uma boa opção apenas para lazer?

Motor Yeah Racing Modificado 540 Sensored Brushless13.5T 3000kv para Carros 1:10
ESC Speed Passion Reventon Stock Club Race Brushless Metal Black para Carros 1:10
Chassi 3Racing Sakura XI Sport 1/10 RC Touring #KIT-SAKXI-S
Servo FEETECH Low Profile Digital Metal Gear para Carros 1:10 RC Touring Car
Bateria Lipo Pack 70C 7.4v 6800mah Hard Case para Carros 1:10




 traxxas jato 3.3 tqi      trx 3.3      traxxas 2.4ghz tqi      vp power      jato      anaconda      rua

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 775
Registrado em: 01 Ago 2011, 23:00
Localização: são paulo

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor leokp2008 » 28 Fev 2014, 20:01

pessoal to com dificuldade de programar a ré desse esc, ele vai pra frente e freia mais não vai pra tras, e nem consigo configurar mais nada, sera que esse esc não tem ré?

http://www.speedpassion.net/uploadfiles ... th2013.pdf

ta usando esse esc e esse motor amaixo:

Motor Yeah Racing Modificado 540 Sensored Brushless13.5T 3000kv para Carros 1:10
ESC Speed Passion Reventon Stock Club Race Brushless Metal Black para Carros 1:10

valeu.




 traxxas jato 3.3 tqi      trx 3.3      traxxas 2.4ghz tqi      vp power      jato      anaconda      rua

Avatar do usuário
Mensagens: 23
Registrado em: 22 Mar 2014, 22:00
Localização: eldorado

Re: duvida com motor e bateria de lipo!!!!

Mensagempor marcoshc » 26 Abr 2014, 01:13

oi galera sou novo aqui e ainda estou pegando a manha alguem sabe me dizer sobre a bateria lion power elas são baterias boas para aeromodelo tenho um jato sport jet da hobby king to querendo comprar umas dessas baterias e gostaria de saber se alguem já teve essa bateria e possa falar sobre ele valeu fica na paz galera


louco por automodelo

 kyosho      25.1      2,4 hzs      nitro      mad force      off roads

Próximo

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes