Fonte para o carregador IMax B6.

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Fonte para o carregador IMax B6.

Mensagempor MastterD » 14 Nov 2014, 14:54

Olá pessoal,

comprei um carregador IMax B6 com o intuito de carregar baterias LiPo (no caso, baterias Zippy de 2S, 30C e 4000 mah).

O produto não vem com fonte. Tenho uma fonte comum de 12V e 3A.

Procurei se a fonte poderia ser utilizada na Internet mas não encontrei respostas com o foco que procurava. O que gostaria de saber é se seria seguro utilizar essa fonte, sendo que a recomendada é de 12V e 5A.

Pretendo carregar as baterias a 0,5C, ou seja, 2A. Carregando desse jeito, não haveria problemas em utilizar essa fonte mais fraca?

É a minha primeira vez com o carregador e baterias LiPo. Carregá-las a 0,5C é o ideal para prolongar a vida útil?




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1286
Registrado em: 27 Set 2009, 23:00
Localização: Curitiba

Re: Fonte para o carregador IMax B6.

Mensagempor nbrancalhaojr » 14 Nov 2014, 15:05

Se for carregar a 2A pode usar essa fonte sem problema.
Caso queira carregar a mais que 3A precisará de uma fonte nova.
Procure no ebay por fontes para LED, costumam ter um ótimo custo x benefício.

Quanto as lipos, eu costumo carregas as minhas a 1C sem problemas.

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Fonte para o carregador IMax B6.

Mensagempor MastterD » 14 Nov 2014, 15:20

nbrancalhaojr escreveu:Se for carregar a 2A pode usar essa fonte sem problema.
Caso queira carregar a mais que 3A precisará de uma fonte nova.
Procure no ebay por fontes para LED, costumam ter um ótimo custo x benefício.

Quanto as lipos, eu costumo carregas as minhas a 1C sem problemas.

Agradeço pela resposta.

Mais uma coisa: se tratando da primeira carga da bateria, eu devo carregá-la mais lentamente? Talvez 0,25C (1A)?




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Fonte para o carregador IMax B6.

Mensagempor Abib » 14 Nov 2014, 15:33

Uma carga mais lenta pode gerar uma qualidade de carga melhor, fazendo ela durar sensivelmente mais do que se carregada a 2C, por exemplo..

Sobre a fonte, teoricamente, se carregar a 2A, pode até funcionar, mas dificilmente as fontes entregam aquilo que está na marcação, sendo possível que durante esta carga a fonte esquente além do aceitável.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 23 Nov 2013, 21:00
Localização: Rockville-MD USA

Re: Fonte para o carregador IMax B6.

Mensagempor Favelander » 14 Nov 2014, 18:00

Boa Noite,

Cara tenho esse mesmo carregador, é muito simples achar essa fonte para vender, no meu caso, encontrei no camelo aqui da cidade, é a mesma que vende no hobbyking, segue abaixo a especificação:

input 110/220V ~50/60Hz 120W
0utput 5A max

é a mesma utilizada para laptop, entretanto fique atento, pois o carregador liga de 12V a 18V, e essas fontes geralmente tem uma chavinha que voce regula a voltagem de saida....que vai até 24V, fica ligado para
ligar no máximo em 18v

Abraço
Favelander


O Senhor é o meu pastor e nada me faltara.

 8igth 4.0 RR      Protec      DX3S      20%

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Fonte para o carregador IMax B6.

Mensagempor MastterD » 03 Dez 2014, 07:03

Agradeço a todos que responderam.

Consegui carregar minhas baterias sem maiores complicações utilizando a fonte "duvidosa" que citei.

Ocorreu, porém, justamente o que o Abib comentou: a fonte parece não suportar adequadamente a carga sequer a 2A, sendo que promete 3A. Consegui carregar uma bateria LiPo, da citada acima, normalmente a 2A. Em seguida, coloquei uma bateria NiMH da Traxxas, 8.4V 3000mah para carregar, também a 2A. Após algum tempo (carregou a bateria até um pouco mais da metade), o carregador desarmou e apresentou erro na voltagem de entrada. Concluí, pois, que a fonte esquentou e isso provavelmente a fez ter problemas e diminuir a voltagem que fornece. Como o mínimo que o carregador precisa é 12V, ele desarmou. Esperei um tempo para esfriar e ele completou a carga normalmente.

Logo comprarei uma fonte melhor mesmo.

Favelander escreveu:Boa Noite,

Cara tenho esse mesmo carregador, é muito simples achar essa fonte para vender, no meu caso, encontrei no camelo aqui da cidade, é a mesma que vende no hobbyking, segue abaixo a especificação:

input 110/220V ~50/60Hz 120W
0utput 5A max

é a mesma utilizada para laptop, entretanto fique atento, pois o carregador liga de 12V a 18V, e essas fontes geralmente tem uma chavinha que voce regula a voltagem de saida....que vai até 24V, fica ligado para
ligar no máximo em 18v

Abraço
Favelander

Vou ter que comprar dessa fonte universal mesmo. As fontes dos notebooks que tenho operam a 19.5V.




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Fonte para o carregador IMax B6.

Mensagempor Abib » 03 Dez 2014, 07:39

Uso uma Fonte de PC e consigo carregar uma 8S a 3A.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Fonte para o carregador IMax B6.

Mensagempor MastterD » 03 Dez 2014, 08:43

Abib escreveu:Uso uma Fonte de PC e consigo carregar uma 8S a 3A.

Daquelas fontes normais de PC, genéricas mesmo?

Acho que tenho uma aqui, vou verificar se funciona. É fácil ligar nela?




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Fonte para o carregador IMax B6.

Mensagempor Abib » 03 Dez 2014, 09:00

Basicamente basta ligar o fio preto no terra e o fase no amarelo da fonte.

MAs tenha em mente que nesta utilização ela não fornecerá os "400W" prometidos na etiqueta..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Fonte para o carregador IMax B6.

Mensagempor MastterD » 04 Dez 2014, 07:00

Abib escreveu:Basicamente basta ligar o fio preto no terra e o fase no amarelo da fonte.

MAs tenha em mente que nesta utilização ela não fornecerá os "400W" prometidos na etiqueta..

Já conheço o "estilo" dessas fontes genéricas. Algumas prometem até 500W de potência e queimam se você tenta puxar 220W ou mais... Lamentável...

De qualquer forma, creio que meu carregador não necessitará sequer da metade da potência real que essas fontes conseguem fornecer. Então não terei problemas em utilizar.

Verei o que consigo aqui. Obrigado pela resposta.




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Fonte para o carregador IMax B6.

Mensagempor MastterD » 15 Dez 2014, 08:09

A fonte de PC funcionou aqui, mas vou comprar uma nova para usar com segurança. A que eu tenho está antiga e já havia dado problema em um computador antigo.

Obrigado pela dica.




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

 
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mai 2014, 23:00
Localização: Cascavel-PR

Re: Fonte para o carregador IMax B6.

Mensagempor jcesars » 11 Mai 2015, 19:15

Boa tarde pessoal, sou novo no forum e novo no automodelismo também, comprei um carregador I-max B6 e o mesmo não veio com fonte, tenho uma fonte como o amigo acima mencionou, de 12V e 3A de saída que vi que não é a melhor opção, a minha dúvida é: Tenho uma outra fonte de note que fornece 19V, 4.7A de saída e 90W de potência, posso usar ela normalmente? Pois se não me engano o I-Max suporte até 18V e 60W.

Obrigado pela atenção!!




 Mugen MBX7      Dynamite .21      Nitro      Clube de auto de Cascavel-PR

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes