Dúvida sobre pico em carga de bateria NiMH.

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Dúvida sobre pico em carga de bateria NiMH.

Mensagempor MastterD » 15 Dez 2014, 08:29

Pessoal,

tenho um carregador IMax B6, que utilizo para carregar baterias LiPo e NiMH. Com as baterias LiPo não estou tendo problemas.

No entanto, fui carregar uma bateria NiMH antiga, original do meu automodelo, uma Traxxas Power Cell de 7 células (8.4V) e 3000mah. A bateria estava completamente descarregada (até o carrinho quase não andar mais). Utilizei uma corrente de 1.8A (até comprar uma fonte genérica de PC para ligar o carregador, a fonte que utilizo atualmente só suporta adequadamente até isso) e vi, quase no final do processo, que o mostrador apontava ter carregado pouco mais de 3200mah. A voltagem que estava apontando era próxima de 10,3V. O que me preocupou era o fato de a bateria ter esquentado muito, de tal forma que já chegava a incomodar (bem quente mesmo) ao ser colocada na mão. Estava utilizando uma sensibilidade de pico de 5mv. Desconectei a bateria imediatamente ao ver a temperatura.

Minha dúvida é: qual a sensibilidade de pico adequada para carregar essa bateria? Quanto vocês usam? É normal a bateria esquentar tanto desse jeito (sei que NiMH esquenta, mas estou achando que foi demais)? Quando usava o "carregador burro" original do carrinho, a bateria esquentava, mas nem tanto assim. Ela está bem antiga, já usei muito.




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Dúvida sobre pico em carga de bateria NiMH.

Mensagempor Abib » 15 Dez 2014, 08:40

O correto seria utilizar uma corrente muito menor durante esta carga, já que a bateria esquentou demais.

Baterias à zero carga não devem ser carregadas de forma tão brutal como foi feito. A corrente precisa ser baixa durante muitas horas para que a recuperação seja feita de forma lenta e ordenada na química das células.

A tensão informada no final da carga pouco importa, pois normalmente a tensão enviada é maior do que a bateria realmente vai ter depois de ligada ao circuito.

Baterias NiMh possuem um delta peak muito menor quando comparado às baterias de NiCd. Neste caso, isso significa que sua bateria já estava carregada, não emitiu um delta peak maior que 5V e o B6 continuou injetando corrente, esquentando sua bateria.

Nestes casos, recomendo zerar o Delta Peak e terminar a carga quando a capacidade for atingida (não sei se é possível fazer este tipo de ajuste neste carregador)..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Dúvida sobre pico em carga de bateria NiMH.

Mensagempor MastterD » 15 Dez 2014, 08:47

Abib escreveu:O correto seria utilizar uma corrente muito menor durante esta carga, já que a bateria esquentou demais.

Baterias à zero carga não devem ser carregadas de forma tão brutal como foi feito. A corrente precisa ser baixa durante muitas horas para que a recuperação seja feita de forma lenta e ordenada na química das células.

A tensão informada no final da carga pouco importa, pois normalmente a tensão enviada é maior do que a bateria realmente vai ter depois de ligada ao circuito.

Baterias NiMh possuem um delta peak muito menor quando comparado às baterias de NiCd. Neste caso, isso significa que sua bateria já estava carregada, não emitiu um delta peak maior que 5V e o B6 continuou injetando corrente, esquentando sua bateria.

Nestes casos, recomendo zerar o Delta Peak e terminar a carga quando a capacidade for atingida (não sei se é possível fazer este tipo de ajuste neste carregador)..

Agradeço pela resposta, Abib.

Nesse caso, então, qual a corrente ideal a ser utilizada para a carga? Já recebi recomendações de sempre esgotar a bateria NiMH no carrinho antes de colocar para carregar, para evitar o efeito memória. Mas, desse jeito, seria necessário então utilizar sempre uma corrente menor?

Sua recomendação seria, então, limitar o carregador para desativar quando carregar os 3000mah? Tem como configurar sim.




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Dúvida sobre pico em carga de bateria NiMH.

Mensagempor Abib » 15 Dez 2014, 09:05

O mais indicado seria uma corrente baixa, algo em torno de 100mAh, 200mAh.. mas você pode ir testando correntes maiores desde que sua bateria não esquente acima de 60ºC.. É por isso que alguns carregadores possuem um termômetro que corta a corrente quando a bateria chega à uma certa temperatura.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Dúvida sobre pico em carga de bateria NiMH.

Mensagempor MastterD » 16 Dez 2014, 09:08

Abib escreveu:O mais indicado seria uma corrente baixa, algo em torno de 100mAh, 200mAh.. mas você pode ir testando correntes maiores desde que sua bateria não esquente acima de 60ºC.. É por isso que alguns carregadores possuem um termômetro que corta a corrente quando a bateria chega à uma certa temperatura.

Estou limitando a bateria pela quantidade de carga mesmo... assim não tenho preocupação. Fiz um teste carregando a 0,5A e limitei a 3000mah, não esquentou tanto. Acho que assim ficou bom.

Esse carregador tem o sensor de temperatura, mas o termômetro é vendido à parte...




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Piloto Racer
 
Mensagens: 458
Registrado em: 20 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Dúvida sobre pico em carga de bateria NiMH.

Mensagempor pantcholino » 16 Dez 2014, 17:04

Bom ...

Vou falar pela minha experiencia..

Tive somente 12 baterias dessas e carregava todas juntas com meu IMAX... A carga delas sempre foi monitorada po mim ....

Colocava elas pra carregar durante 1hora com 3000mah, depois mais uma 1hora com 1500mah e terminava com 500mah ate o carregador dar por terminada a recarga.
Usava a placa de carregamento paralela e tirava o cutoff do carregador afinal eram 12 baterias de 3000mah e isso passava tranquilamente a quantidade do carregador vem pre configurado. Quanto a voltagem ja falaram... nao importa muito ...

Nao limite a 300mah pois as baterias nao sao precisas com isso e muito menos o carregador.... Se entrar mais do que deve a bateria não pega a carga .... A verificação do IMAX por exemplo é a cada 10 minutos por default. Se vc limitar a carga nominal com certeza vai entrar menos ... e ela nao vai estar totalmente carregada ...

Se vale uma dica... Sempre descarregue ela por completo antes de recarregar .... Eu ciclo as minhas a cada 3 cargas...

As cargas demoravam em torno de 8/10 horas .... As baterias sempre esquentam....

Mas se as mesmas esquentarem muito e sempre e sinal que a resistencia interna dela ta bichada e essa bateria ta indo pro saco.

Cargas rápidas tendem a melhorar o punch, mas consequentemente esquenta e nao conseguem "encher" a bateria....
Cargas lentas tendem a melhorar o tempo andando porem haja paciência pra esperar ....

É isso ... Adoro as NIMH heheheheheh


Abços




 Inferno GT2/Ken Block/Summit      Vortex 8/Vellineon 380/Dewalt      KT 201/TQ 2.4/TQI 2.4      2S - 3S - 4S      Aston Martin/Ford Fiesta      Sintec/Alpha RC      TODAS

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Dúvida sobre pico em carga de bateria NiMH.

Mensagempor Abib » 17 Dez 2014, 06:56

Células de NiMH, assim como NiCd, possuem rendimento coulométrico em torno de 70% quando novas.. Isso significa que normalmente, 30% da carga fornecida é perdida na forma de calor e outras perdas.
Quanto maior a corrente de carga, maior a temperatura da bateria e menor seu rendimento.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Dúvida sobre pico em carga de bateria NiMH.

Mensagempor MastterD » 18 Dez 2014, 08:12

Agradeço pelas respostas, pessoal.

Pois bem, minha bateria NiMH já tem quase dois anos de uso constante, logo já deve sim estar próxima do fim de sua vida útil... Faz sentido ela ter seus problemas. Conservei ela bem, usei muito, aproveitei bastante, fiquei satisfeito. Faz pouco tempo que comecei a usar baterias LiPo, de qualquer maneira.

Eu sempre uso até o final para colocar para carregar, li sobre o efeito memória. Nesse sentido estou tranquilo.

Quando comecei a usar as LiPo, a NiMH perdeu seu brilho. Só consegui ver vantagens em utilizar LiPo, tirando o fator risco. Mas claro que eu não ia deixar ela parada, quanto mais runtime melhor. :)

Quando for carregar a NiMH, é ficar observando bem mesmo, e carregar lentamente...




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Dúvida sobre pico em carga de bateria NiMH.

Mensagempor MastterD » 18 Dez 2014, 18:30

Pessoal, e se eu aumentar a configuração de sensibilidade de pico de carga da bateria no carregador? Será que pode resolver? Quais os efeitos que seriam provocados?




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Dúvida sobre pico em carga de bateria NiMH.

Mensagempor Abib » 19 Dez 2014, 06:51

Faça o teste.. O que pode acontecer é que qualquer flutuação pode ser interpretada como delta peak e o carregador finalizar a carga sem a bateria ter realmente carregado por completo..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Dúvida sobre pico em carga de bateria NiMH.

Mensagempor MastterD » 21 Dez 2014, 08:26

Abib escreveu:Faça o teste.. O que pode acontecer é que qualquer flutuação pode ser interpretada como delta peak e o carregador finalizar a carga sem a bateria ter realmente carregado por completo..

Vou testando aqui com valores variados. Subindo aos poucos e observando.

No entanto, acho que essa bateria realmente já era... carrega menos que deveria, esquenta muito mais do que deveria, fornece bem menos força do que deveria... Usei demais, até que ela durou bem.




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes