Gargalo no meu Combo?

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Jul 2014, 23:00
Localização: Pindamonhangaba

Gargalo no meu Combo?

Mensagempor JokerPow » 12 Abr 2015, 22:24

Boa noite,

Tenho um DBX VE e recentemente comprei umas baterias... Duas Turnigy 3s 2200mah 20-30C.... Meu amigo me orientou a usar as duas baterias em paralelo pois assim as preservaria... Gosto de usa-las individualmente por achar que o carro mais leve fica mais ágil e balanceado... Não ligo em ficar trocando bateria a cada 15 min... Após o uso elas não esquentam muito... Mas a realidade é que as duas em paralelo somam as descargas atigindo os 60A, forçando menos as mesmas... O que acham? O motor é um Orion Vortex 10 KV 2800 (Não sei quantos ampere puxa) e o ESC um HobbyKing 80A... Tem gargalo no meu combo? O que recomendam fazer?

Valeu.




 Thunder Tiger SSR      PRO 15BX      Futaba Magnum 2PL      Byron      Citroen Xsara

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Gargalo no meu Combo?

Mensagempor Abib » 13 Abr 2015, 08:06

Soma-se as capacidades, então teria 20C de 4400mA..

Eu recomendo pegar um amperimetro e verificar quantos Watts seu conjunto está puxando..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Jul 2014, 23:00
Localização: Pindamonhangaba

Re: Gargalo no meu Combo?

Mensagempor JokerPow » 13 Abr 2015, 10:09

Então só se somam as capacidades? as descargas não?
Como é o procedimento para medir os watts do conjunto?
Poe o amperímetro nos três fios do motor e acelera?
Tendo este valor, qual o cálculo a ser feito?

Valeu!!!




 Thunder Tiger SSR      PRO 15BX      Futaba Magnum 2PL      Byron      Citroen Xsara

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Gargalo no meu Combo?

Mensagempor Abib » 13 Abr 2015, 10:22

Descarga é algo inerente à construção e geometria da bateria. Ela não se modifica quando ligada com outra bateria.

O que acontece é que se você tinha 2200mAh à 20C (portanto 44A de descarga), ligando em paralelo as baterias, terá 20C de 4400mAh (88A de descarga).

O Amperimetro vai entre a bateria e ESC. Ele te dará o consumo total do sistema.. Depois de plugado, basta andar normalmente com o carro por uma volta. O amperímetro normalmente mostra qual a corrente e potência de pico e é por ela que nos baseamos para dimensionar a bateria..

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=10080




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Jul 2014, 23:00
Localização: Pindamonhangaba

Re: Gargalo no meu Combo?

Mensagempor JokerPow » 13 Abr 2015, 10:58

Então somam-se as descargas? Com uma tenho 44A e com duas 88A?
Legal esse aparelho da HobbyKing, mas ainda sendo chinês deve estar os seus 100 e tantos reais por aqui.
Testar com amperímetro normal na bancada não resolve né?
Tem que haver a resistência dos pneus e o peso do carro na pista para se ter maior precisão correto?




 Thunder Tiger SSR      PRO 15BX      Futaba Magnum 2PL      Byron      Citroen Xsara

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Gargalo no meu Combo?

Mensagempor Abib » 13 Abr 2015, 11:15

Cuidado para não confundir. Descarga é medida em C da bateria. Isso não se altera. O que você terá é uma maior corrente disponível.

Se marcar o pico, pode ser que sirva, se o amperimetro tiver capacidade de medir corrente alta (acima dos 100A)..

Se ligar numa bancada, vai ter a leitura do consumo do carro numa bancada..

Se andar numa pista, terá o consumo do carro numa pista..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Jul 2014, 23:00
Localização: Pindamonhangaba

Re: Gargalo no meu Combo?

Mensagempor JokerPow » 13 Abr 2015, 11:41

De qualquer forma juntando as duas baterias seria o mais recomendado a se fazer mesmo? Ou acha que tudo bem usar uma por vez?
Achei esse aparelho no ML, será que serve para medir alguma coisa? Acho que não registra as máximas...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... igital-_JM




 Thunder Tiger SSR      PRO 15BX      Futaba Magnum 2PL      Byron      Citroen Xsara

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Jul 2014, 23:00
Localização: Pindamonhangaba

Re: Gargalo no meu Combo?

Mensagempor JokerPow » 13 Abr 2015, 11:50

Mesmo sendo uma diferença talvez pequena, medir com o carro na bancada (rodas no ar) acusaria mais watts e menos amperes do que quando testado com a resistência do solo, andando normalmente. Correto?




 Thunder Tiger SSR      PRO 15BX      Futaba Magnum 2PL      Byron      Citroen Xsara

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Gargalo no meu Combo?

Mensagempor Abib » 13 Abr 2015, 12:31

A diferença será brutal.

Imagine acelerar pedalando uma bicicleta a 30Km/h com a roda suspensa e depois diretamente na rua..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes