Esc ideal p/ usar bateria lipo 3s num motor 3300kv 12t.

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Out 2015, 23:31

Esc ideal p/ usar bateria lipo 3s num motor 3300kv 12t.

Mensagempor TohruRC » 12 Out 2015, 00:01

Olá pessoal!
Sou novo nesse mundo de automodelismo.
Recentmente recebi meu primeiro automodelo um buggy hsp 1/10 com motor brless 3300kv 12T e esc de 45A com uma bateria lipo 2s, kit rtr. Tudo funcionando perfeitamente.
Contudo eu queria ter a possibilidade de usar baterias lipo 3s para correr de forma mais "esportiva" e também para explorar mais o mundo do automodelismo.
Eu já sei que meu motor puxa até 59amps e estou mais ou menos certo de que meu esc de 45amps não aguenta, contudo depois de várias pesquisas pela interwebs, vi alguns vendedores oferecendo kits com esc de 45amps e motor 3300kv 12t (literalmente o mesmo combo que tenho) dizendo ao mesmo tempo que esse kit aceita bateria 2s e 3s e isso me deixou na duvida. Sei que também existe a relação pinhão/coroa que pode interferir nisso, contudo ainda não explorei muito essa parte.
Portanto gostaria de saber se algum membro pode me ajudar, pois não tenho certeza se vou ter que trocar o esc, por um com mais resistencia, ou se posso usar o esc de 45amps com baterias lipo 3s nesse motor.
Espero ter sido claro!
Desde já agradeço!

Ps.: se tiver alguem do ceará aqui no fórum deixo o convite para em dezembro (espero) vir correr na pista off-road que estou montando aqui na fazenda!
Valeu!

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Esc ideal p/ usar bateria lipo 3s num motor 3300kv 12t.

Mensagempor Abib » 13 Out 2015, 08:18

Normalmente ESCs genéricos chineses costumam aguentar menos do que realmente se divulga, e isso é um agravante quando se tenta fazer um "overclock" do seu sistema.

Dizer que é possível ou não usar 3S depende de diversos fatores além da relação pinhão e coroa, como tipo de pista, pneus, forma de condução, etc.

Porém Pinhão e coroa particpam com grande fatia na drenagem de corrente que será puxada pelo motor ao ESC.

Dito isso, a melhor coisa seria pegar um amperímetro e analisar a corrente de sua configuração atual e depois testar a 3S de forma amena, e analisar o quanto de corrente seu motor puxa, diminuindo o pinhão dependendo da necessidade.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes