TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Sport
 
Mensagens: 231
Registrado em: 22 Out 2010, 22:00
Localização: cuiaba mt

TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor slayer » 30 Mai 2017, 02:29

Fala galera, tranquilo?
Meu nome é Gustavo e ha um bom tempo não participo do grupo. Tive uma breve passagem a alguns anos e parei com o hobby.
Nesse meio tempo, ganhei de um conhecido, dois automodelos que ele tinha parado em casa, um on road e outro off road (ambos antigos)
Revirando minhas coisas, veio a vontade de transformar um deles em elétrico, pois são bem antigos e estão faltando algumas peças (de motor).
Pois bem, sou COMPLETAMENTE LEIGO no assunto, e queria a ajuda de vocês! Quero começar de baixo,montar ele eletrico fraco no começo, para
que se der certo eu possa ir fazendo up em motor e etc. Lembrando que quero montar por passa tempo, apenas ser uma experiencia que quero passar.
Gosto dessa parte de mecânica e a maior diversão vai ser a transformação e os ups que virão (brincar é consequência kkkkkk)
Vamos ao que interessa:
Gostaria de saber qual motor, na faixa de ate 200,00 (novo ou usado) eu posso estar adquirindo para começar e ver se dará certo essa ideia.
Não quero gastar muito no projeto inicial, pois sou leigo e a chance de não dar certo também existe!

Apos eu comprar e testar se o motor dará certo ( se consigo encaixa-lo com eficiência no espaço que ha) vou pedindo ajuda para as demais peças.
(ajuda para colocar fotos do auto aqui pra vocês verem)

abraços




 slayer 3.3      3.3 traxxas      traxxas      original slayer      originais slayer      lagoa travisan

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor Abib » 30 Mai 2017, 09:03

Bom, você não comentou qual a escala do modelo que pretendes converter..

Eu postei um outro colega no no tópico viewtopic.php?f=56&t=60651 sobre a conversão de um Buggy 1/8.. O valor do combo que eu encontrei no Aliexpress aumentou um pouco e está um pouco acima do teto que vc pretende gastar. E este combo é o mais caro das conversões que costumam ser feitas. Combo para 1/10 são mais baratos..

Acho que uma boa fonte de informação seria pegar na mão um modelo elétrico original com as mesmas características daquele que você pretende converter, e ver quais foram as soluçoes adotadas para a conversão, como montante, posicao da bateria, engrenamento, etc..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
 
Mensagens: 231
Registrado em: 22 Out 2010, 22:00
Localização: cuiaba mt

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor slayer » 30 Mai 2017, 12:40

Entao amigo, acabei esquecendo de citar mesmo.
Ele é 1/10, on road, tração 4x4.
Queria algo realmente "fraco" no começo, pois queria primeiramente ter a certeza que ira funcionar.




 slayer 3.3      3.3 traxxas      traxxas      original slayer      originais slayer      lagoa travisan

Piloto Sport
 
Mensagens: 231
Registrado em: 22 Out 2010, 22:00
Localização: cuiaba mt

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor slayer » 30 Mai 2017, 12:54

Abib escreveu:Bom, você não comentou qual a escala do modelo que pretendes converter..

Eu postei um outro colega no no tópico viewtopic.php?f=56&t=60651 sobre a conversão de um Buggy 1/8.. O valor do combo que eu encontrei no Aliexpress aumentou um pouco e está um pouco acima do teto que vc pretende gastar. E este combo é o mais caro das conversões que costumam ser feitas. Combo para 1/10 são mais baratos..

Acho que uma boa fonte de informação seria pegar na mão um modelo elétrico original com as mesmas características daquele que você pretende converter, e ver quais foram as soluçoes adotadas para a conversão, como montante, posicao da bateria, engrenamento, etc..



Achei esse combo no ML. Daria certo ?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... or-esc-_JM

OBBS: o montante e fixadores vou procurar eu mesmo fazer, com chapas de aluminio. Tentar posicionar e alinhar a relação da cora e pinhão da
melhor forma possivel no espaço disponivel que tenho no auto.




 slayer 3.3      3.3 traxxas      traxxas      original slayer      originais slayer      lagoa travisan

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor Abib » 30 Mai 2017, 15:46

Este combo é para modelos 1/8.. você pode procurar por combos 1/10 com 3500 de kv..

Agora é importante saber se o modelo é de correia, de cardan, se o motor vai de lado ou longitudinal..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
 
Mensagens: 231
Registrado em: 22 Out 2010, 22:00
Localização: cuiaba mt

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor slayer » 30 Mai 2017, 18:52

Segue duas fotos que tirei dele ontem...
Imagem
Imagem
Ele é correia




 slayer 3.3      3.3 traxxas      traxxas      original slayer      originais slayer      lagoa travisan

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor Abib » 31 Mai 2017, 07:41

slayer escreveu:Segue duas fotos que tirei dele ontem...
Imagem Imagem
Ele é correia


Vai ser um desafio encaixar um motor que encaixe sem encostar no Pulley da correia central..
Pode tentar se basear em conversões dos HPI RS4 para guiar algumas soluçoes em sua conversão..

Neste exemplo, a coroa foi reposicionada para o meio do chassis.. porém isso pode implicar em algumas perdas mecânicas (falta de robustez no eixo do Pulley) e dinâmicas (desbalanceamento)..
Imagem Imagem




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
 
Mensagens: 231
Registrado em: 22 Out 2010, 22:00
Localização: cuiaba mt

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor slayer » 18 Set 2017, 17:30

Então galera, como eu tinha dito que tinha 2 automodelos antigos, resolvi trocar o projeto (rsrsrs)
O novo projeto sera transformar um buggy tomahawk identico a esse do link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -24ghz-_JM em elétrico

Já desmontei o toda parte que não sera mais usada, motor, tanque, servos de acelerador, suporte de escapamento...
olhei na internet um motor 3650 4300KV a prova brushless com ESC 60A. Esse combo que citei é suficiente ? lembrando que quero apenas brincar de leve...
As baterias e o restante vou ver apos comprar o esc e motor




 slayer 3.3      3.3 traxxas      traxxas      original slayer      originais slayer      lagoa travisan

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor Abib » 19 Set 2017, 07:54

Motores Brushless usados em modelos 1/10 Onroad e Offroad normalmente não são os mesmos. Nos Onroad, usamos mais KV para termos potência no final das retas. No OffRoad, usamos motores com menos KV para termos mais torque e aceleração.

Como havia comentado, acho que uma boa fonte de informação seria pesquisar por um modelo elétrico original com as mesmas características daquele que você pretende converter, e ver quais foram as soluçoes adotadas para a conversão, inclusive modelo do combo usado para aquela instalação.

Por exemplo: O Kyosho DBX 1/10 Brushless usa um motor de 2800KV. Se colocar um motor de alto KV terá que reduzir todos os engrenamentos para não queimar o combo..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
 
Mensagens: 231
Registrado em: 22 Out 2010, 22:00
Localização: cuiaba mt

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor slayer » 19 Out 2017, 21:42

Abib escreveu:Motores Brushless usados em modelos 1/10 Onroad e Offroad normalmente não são os mesmos. Nos Onroad, usamos mais KV para termos potência no final das retas. No OffRoad, usamos motores com menos KV para termos mais torque e aceleração.

Como havia comentado, acho que uma boa fonte de informação seria pesquisar por um modelo elétrico original com as mesmas características daquele que você pretende converter, e ver quais foram as soluçoes adotadas para a conversão, inclusive modelo do combo usado para aquela instalação.

Por exemplo: O Kyosho DBX 1/10 Brushless usa um motor de 2800KV. Se colocar um motor de alto KV terá que reduzir todos os engrenamentos para não queimar o combo..



Boa noite Abib, tranquilo ?
Como praticamente só voce que tem respondido aqui, vou perguntar pra você.
Pedi o motor elétrico na internet, e pedi também os pinhão (jogo) de 15T a 20T.
Mas fui ver se casava o pinhão com a coroa do carro, e eles não casaram ! :(
Como o carro era a combustão, existe algum pinhão específico para comprar ?
Os espaços da coroa são bem maiores que do pinhão do motor, praticamente cabe 2 dentes do pinhão para 1 da coroa.
Se puder me ajudar..desde já agradeço




 slayer 3.3      3.3 traxxas      traxxas      original slayer      originais slayer      lagoa travisan

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor Abib » 20 Out 2017, 06:39

Existem basicamente 4 padrões para tamanho dos dentes de engrenagem dos pinhões:

MOD 1 é que existe 1mm (módulo) de espaço entre os Dentes.. Estes dentes são largos e costumam ser usados em modelos grandes e com motores mais fortes.

Pitch 32 (32 dentes por polegadas que dá 25.4/32 = 0,793 ou módulo 0,8) é normalmente usado em modelos 1/10.

Pitch 48 (25.4/48 = 0.53 - chamado de MOD 0.6 no sistema métrico) é usado em modelos mais antigos

Piitch 64 (25.4/64 = 0.39 - ou módulo 0,4) usado normalmente em modelos elétricos leves.

Sim, é impossível casar engrenagens de módulos diferentes.

Sua coroa está com cara de ser MOD 1, e seus pinhões devem ser de módulo 0,8.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
 
Mensagens: 231
Registrado em: 22 Out 2010, 22:00
Localização: cuiaba mt

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor slayer » 20 Out 2017, 10:50

Abib escreveu:Existem basicamente 4 padrões para tamanho dos dentes de engrenagem dos pinhões:

MOD 1 é que existe 1mm (módulo) de espaço entre os Dentes.. Estes dentes são largos e costumam ser usados em modelos grandes e com motores mais fortes.

Pitch 32 (32 dentes por polegadas que dá 25.4/32 = 0,793 ou módulo 0.8) é normalmente usado em modelos 1/10.

Pitch 48 (25.4/48 = 0.53 - chamado de MOD 0.6 no sistema métrico) é usado em modelos mais antigos

Piitch 64 (25.4/64 = 0.39 - ou módulo 0,4) usado normalmente em modelos elétricos leves.

Sim, é impossível casar engrenagens de módulos diferentes.

Sua coroa está com cara de ser MOD 1, e seus pinhões devem ser de módulo 0,8.


Entendido! mas como faço para casa-las?




 slayer 3.3      3.3 traxxas      traxxas      original slayer      originais slayer      lagoa travisan

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor Abib » 20 Out 2017, 11:01

É, então.. ou você procura alguma coroa que encaixe no seu modelo de mesmo módulo que os pinhões que você comprou, ou terá que procurar por pinhões que casem com o módulo da sua coroa atual.

Não é possível casar engrenagens de módulos diferentes.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
 
Mensagens: 231
Registrado em: 22 Out 2010, 22:00
Localização: cuiaba mt

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor slayer » 30 Out 2017, 16:30

Abib escreveu:É, então.. ou você procura alguma coroa que encaixe no seu modelo de mesmo módulo que os pinhões que você comprou, ou terá que procurar por pinhões que casem com o módulo da sua coroa atual.

Não é possível casar engrenagens de módulos diferentes.


Dando continuação no "projeto"
Chegaram hoje o moto e ESC que pedi da china. Sei que esses conjuntos não são os melhores, mas optei por começar com elas, levando em consideração que não possuo experiencia em nada relacionado a automodelismo elétrico, então se eu for começar destruindo um kit, que seja um barato kkkkkkk.
Pois bem, apos a chegada do conjunto esc+motor, eu liguei eles com uma bateria de NImh que tenho e me certifiquei que estão funcionando.
Pedi também o pinhão novo MOD1 para casar com a coroa.
Proximo passo: Esperar o pinhão chegar, casa-lo com a coroa, fixar o motor elétrico e dimensionar da melhor forma (distribuir peso da melhor forma)
Mas no meio tempo me surgiu uma duvida... Qual bateria de lipo usar? pensei na 3s de 40C! posso usa ela?
O esc+motor que possuo é esse https://pt.aliexpress.com/item/GoolRC-U ... 34cf33df60

Lembrando que o uso do automodelo sera apenas para diversão, nada de pistas (ate porque aqui na cidade não possui), apenas brincar na rua em frente a minha casa, ou na quadra de futsal.




 slayer 3.3      3.3 traxxas      traxxas      original slayer      originais slayer      lagoa travisan

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor Abib » 31 Out 2017, 06:46

Até dá pra usar 3s, mas acho que o melhor seria usar 2S nestes tipos de combo.. com 3S talvez você deixe o modelo muito forte e como ele não foi feito para ser elétrico, acaba sendo muito pesado e pode acabar quebrando ou queimando alguma coisa.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Próximo

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes